Postos de gasolina no WME

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Postos de gasolina no WME

Postby caiocaiu » Tue Sep 17, 2019 11:05 pm

Olá pessoal! Sou novo por aqui (mas estou a usar o Waze há algum tempo, embora esta conta seja nova), e queria discutir sobre como postos de gasolina aparecem no Waze.

Penso que postos de gasolina e estacionamentos deviam ser partes integrais do mapa do Waze -- afinal, ele é um app para motoristas. O que me tem incomodado é como os postos de gasolina aparecem no mapa: os pequenos são em geral pequenos de mais, se não prestar atenção dá pra pensar que é um restaurante drive-thru, não um posto de gasolina com lava carros e loja de conveniência.

Eu moro atrás de um posto de gasolina e no mapa, a área do posto é menor que a própria seta que representa minha posição! (Sei que posso dar zoom in no mapa, mas mesmo apertando no botão para reposicionar o GPS, o botão no canto inferior esquerdo, ele ainda é menor que a seta.)

Acho que isso pode ser um problema, visto que postos deviam ser bastante visíveis por serem úteis a motoristas no app. Por isso, queria entrar num consenso com vocês sobre aumentar a área de postos de gasolina. Como a área não inclui lojas de conveniência, lava carros, restaurantes, e outros. Afinal, uma loja de conveniência de um posto de gasolina faz parte do posto, né?

Não tô pedindo pra mudarem tudo de uma só vez. Penso que devia ser algo mais gradual, a partir do mais urgente (postos pequenos). Queria saber o que vocês pensam.
Last edited by caiocaiu on Wed Sep 18, 2019 9:13 pm, edited 1 time in total.
caiocaiu

Has thanked: 0 time
Been thanked: 3 times

Re: Postos de gasolina no WME

Postby VitorGoiabeira » Wed Sep 18, 2019 11:40 am

Eu discordo de você, acho que não há necessidade de ver a área do posto no mapa, contanto que ele apareça corretamente na pesquisa. Considero que a atual definição de desenhar apenas a área de abastecimento seja o melhor no momento e podemos criar os demais locais ao redor dele.
Existem muitos postos que não tem conveniência, outros que é um restaurante que não é do mesmo posto e por aí vai, por isso e outros motivos prefiro do jeito que está.
Mas a discussão sempre é válida, acho que os moderadores do fórum podem arrastar essa discussão para um tópico já existente.
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
Xiaomi Mi 9 - 6GB RAM - 128 GB ROM - Android 9.0.0
VitorGoiabeira
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 384 times
Been thanked: 650 times

Postby denysdgcf » Wed Sep 18, 2019 12:22 pm

caiocaiu wrote:Olá pessoal! Sou novo por aqui (mas estou a usar o Waze há algum tempo, embora esta conta seja nova), e queria discutir sobre como postos de gasolina aparecem no Waze.

Penso que postos de gasolina e estacionamentos deviam ser partes integrais do mapa do Waze -- afinal, ele é um app para motoristas. O que me tem incomodado é como os postos de gasolina aparecem no mapa: os pequenos são em geral pequenos de mais, se não prestar atenção dá pra pensar que é um restaurante drive-thru, não um posto de gasolina com lava carros e loja de conveniência.

Eu moro atrás de um posto de gasolina e no mapa, a área do posto é menor que a própria seta que representa minha posição! (Sei que posso dar zoom in no mapa, mas mesmo apertando no botão para reposicionar o GPS, o botão no canto inferior esquerdo, ele ainda é menor que a seta.)

Acho que isso pode ser um problema, visto que postos deviam ser bastante visíveis por serem úteis a motoristas no app. Por isso, queria entrar num consenso com vocês sobre aumentar a área de postos de gasolina. Como a área não inclui lojas de conveniência, lava carros, restaurantes, e outros. Afinal, uma loja de conveniência de um posto de gasolina faz parte do posto, né?

Não tô pedindo pra mudarem tudo de uma só vez. Penso que devia ser algo mais gradual, a partir do mais urgente (postos pequenos). Queria saber o que vocês pensam.

Bom dia, @caiocaiu!
Seja bem vindo ao fórum!
Sugiro a leitura sobre Adicionar postos de combustíveis da Wazeopedia.
Poderia informar o permalink do posto próximo à sua residência para verificarmos um possível problema?
Permalink - O que é e como gerar
Obrigado. ;)

VitorGoiabeira wrote:Mas a discussão sempre é válida, acho que os moderadores do fórum podem arrastar essa discussão para um tópico já existente.

Vitor, bom dia!
Poderia citar o link do referido tópico? :D
Obrigado e abraços. ;)
Denys Fonseca
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
"Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!"
Manual de Edição Fórum Brasil
denysdgcf
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 750 times
Been thanked: 6406 times

Postby MauricioCGB » Wed Sep 18, 2019 12:26 pm

caiocaiu wrote:Olá pessoal! Sou novo por aqui (mas estou a usar o Waze há algum tempo, embora esta conta seja nova), e queria discutir sobre como postos de gasolina aparecem no Waze.

Existe um problema em aumentar a área dos postos.
O aplicativo gera um alerta quando entra na área do posto para informar preços.
Se fizer isso, por exemplo, no posto próximo de sua casa, toda vez que abrir o aplicativo estando em casa,vai receber o alerta. Resultado, usuários vão desligar o alerta de informar preços por conta desse aborrecimento.
Ou seja, sem chance.
MauricioCGB
PartnerCoordinator
PartnerCoordinator

Has thanked: 477 times
Been thanked: 697 times

Postby caiocaiu » Wed Sep 18, 2019 9:32 pm

VitorGoiabeira wrote:acho que não há necessidade de ver a área do posto no mapa, contanto que ele apareça corretamente na pesquisa.

A questão é que postos de gasolina são locais de área, então além de aparecerem em pesquisas, deviam aparecer também no mapa.

VitorGoiabeira wrote:Existem muitos postos que não tem conveniência, outros que é um restaurante que não é do mesmo posto e por aí vai

Então é só colocar até onde o posto vai. O ponto que quis fazer foi para postos pequenos que podem ter uma área maior no mapa. Não acho que devia incluir outros locais que não fazem parte de um tal posto só para fazer com que o posto seja maior. No entanto, se o posto possuir algum outro local (muitos têm, mesmo que pequenos) como lanchonete, acho que devia incluir, até porque faz parte do posto.
caiocaiu

Postby caiocaiu » Wed Sep 18, 2019 9:50 pm

denysdgcf wrote:Bom dia, @caiocaiu!
Seja bem vindo ao fórum!
Sugiro a leitura sobre Adicionar postos de combustíveis da Wazeopedia.

Obrigado! :D
Já havia feito a leitura desse artigo. O meu problema é mais quanto à parte sobre área útil. Muitos postos já são pequenos, penso que limitar a área deles para a área de abastecimento seja bem ruim, especialmente para vizualizar no mapa.

denysdgcf wrote:Poderia informar o permalink do posto próximo à sua residência para verificarmos um possível problema?
Permalink - O que é e como gerar

Olha, por questão de privacidade, acho melhor não postar o permalink da área porque é onde moro nvr. Mas não vejo problemas em lhe enviar uma mp com o permalink se quiser. De qualquer forma, o local em si não possui problemas. O posto toma quase toda a área quadrada onde está, mas fica do lado de um mercado. Na área em si que o posto fica, há uma loja de conveniência e um restaurante fechado. O que penso seria em aumentar a área do posto para incluir a loja de conveniência e o restaurante (que fazia parte do posto), mas não o mercado porque não faz parte do posto. Assim, o limite do posto seria até à linha aproximada do meio-fio (sem encostar a avenida onde fica de frente). Seria quase 3/4 da área quadrada de onde fica. Porque a área em si não é muito grande, a área do posto também não seria, mas seria bem mais visível do que já é.
caiocaiu

Postby caiocaiu » Wed Sep 18, 2019 10:00 pm

MauricioCGB wrote:Existe um problema em aumentar a área dos postos.
O aplicativo gera um alerta quando entra na área do posto para informar preços.
Se fizer isso, por exemplo, no posto próximo de sua casa, toda vez que abrir o aplicativo estando em casa,vai receber o alerta. Resultado, usuários vão desligar o alerta de informar preços por conta desse aborrecimento.
Ou seja, sem chance.

Estranho -- isso não acontecem comigo, porque sempre passo literalmente ao lado do posto de gasolina e nunca aparece nenhuma notificação. Também, posso estar errado, mas o app mostra pop-ups de alerta de postos num raio de uns 500 m. O mais estranho é que às vezes aparece para mim, mas outras vezes, mesmo quando passo por uma esquina com um posto de gasolina ou até quando vou abastecer meu carro, não aparece nenhum pop-up. Então, não acho que seja (nem que se tornaria) realmente um problema na maioria das vezes.
caiocaiu

Postby MauricioCGB » Thu Sep 19, 2019 1:09 pm

caiocaiu wrote:Estranho -- isso não acontecem comigo, porque sempre passo literalmente ao lado do posto de gasolina e nunca aparece nenhuma notificação. Também, posso estar errado, mas o app mostra pop-ups de alerta de postos num raio de uns 500 m. O mais estranho é que às vezes aparece para mim, mas outras vezes, mesmo quando passo por uma esquina com um posto de gasolina ou até quando vou abastecer meu carro, não aparece nenhum pop-up. Então, não acho que seja (nem que se tornaria) realmente um problema na maioria das vezes.

Nada de estranho, está funcionando corretamente, o alerta para informar preços não é para ficar aparecendo para quem está na rua e não está dentro da área do posto. Por isso que a área não pode exceder à área real.

E, para aparecer o alerta para informar preços, ele tem que estar habilitado no app.
MauricioCGB
PartnerCoordinator
PartnerCoordinator

Postby caiocaiu » Thu Sep 19, 2019 2:56 pm

MauricioCGB wrote:o alerta para informar preços não é para ficar aparecendo para quem está na rua e não está dentro da área do posto. Por isso que a área não pode exceder à área real.

Então não seria realmente um problema aumentar a área dos postos para incluir outras partes. Não acho que ninguém vá pensar, "Ué, estou na loja de conveniência do posto — porque é que tô recebendo alerta sobre o posto?", porque a pessoa vai estar na propriedade do posto. Minha ideia nunca foi de aumentar a área e incluir partes que não são propriedades de postos de gasolina.
caiocaiu

Postby MauricioCGB » Thu Sep 19, 2019 11:54 pm

caiocaiu wrote:Então não seria realmente um problema aumentar a área dos postos para incluir outras partes. Não acho que ninguém vá pensar, "Ué, estou na loja de conveniência do posto — porque é que tô recebendo alerta sobre o posto?", porque a pessoa vai estar na propriedade do posto. Minha ideia nunca foi de aumentar a área e incluir partes que não são propriedades de postos de gasolina.

Passa o Permalink do posto para podermos avaliar.
Como vi que vc não quis passar aqui no fórum, pode ser por PM.

Mauricio
MauricioCGB
PartnerCoordinator
PartnerCoordinator

Next

Return to Mapas e edição de mapas