Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Postos de gasolina no WME

Post by Inactive user -1696234344-
Olá pessoal! Sou novo por aqui (mas estou a usar o Waze há algum tempo, embora esta conta seja nova), e queria discutir sobre como postos de gasolina aparecem no Waze.

Penso que postos de gasolina e estacionamentos deviam ser partes integrais do mapa do Waze -- afinal, ele é um app para motoristas. O que me tem incomodado é como os postos de gasolina aparecem no mapa: os pequenos são em geral pequenos de mais, se não prestar atenção dá pra pensar que é um restaurante drive-thru, não um posto de gasolina com lava carros e loja de conveniência.

Eu moro atrás de um posto de gasolina e no mapa, a área do posto é menor que a própria seta que representa minha posição! (Sei que posso dar zoom in no mapa, mas mesmo apertando no botão para reposicionar o GPS, o botão no canto inferior esquerdo, ele ainda é menor que a seta.)

Acho que isso pode ser um problema, visto que postos deviam ser bastante visíveis por serem úteis a motoristas no app. Por isso, queria entrar num consenso com vocês sobre aumentar a área de postos de gasolina. Como a área não inclui lojas de conveniência, lava carros, restaurantes, e outros. Afinal, uma loja de conveniência de um posto de gasolina faz parte do posto, né?

Não tô pedindo pra mudarem tudo de uma só vez. Penso que devia ser algo mais gradual, a partir do mais urgente (postos pequenos). Queria saber o que vocês pensam.
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times

POSTER_ID:17893913

1

Send a message
Last edited by Inactive user -1696234344- on Wed Sep 18, 2019 9:13 pm, edited 1 time in total.

Post by Inactive user -1696234344-
VitorGoiabeira wrote:acho que não há necessidade de ver a área do posto no mapa, contanto que ele apareça corretamente na pesquisa.
A questão é que postos de gasolina são locais de área, então além de aparecerem em pesquisas, deviam aparecer também no mapa.
VitorGoiabeira wrote:Existem muitos postos que não tem conveniência, outros que é um restaurante que não é do mesmo posto e por aí vai
Então é só colocar até onde o posto vai. O ponto que quis fazer foi para postos pequenos que podem ter uma área maior no mapa. Não acho que devia incluir outros locais que não fazem parte de um tal posto só para fazer com que o posto seja maior. No entanto, se o posto possuir algum outro local (muitos têm, mesmo que pequenos) como lanchonete, acho que devia incluir, até porque faz parte do posto.
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Inactive user -1696234344-
denysdgcf wrote:Bom dia, @caiocaiu!
Seja bem vindo ao fórum!
Sugiro a leitura sobre Adicionar postos de combustíveis da Wazeopedia.
Obrigado! :D
Já havia feito a leitura desse artigo. O meu problema é mais quanto à parte sobre área útil. Muitos postos já são pequenos, penso que limitar a área deles para a área de abastecimento seja bem ruim, especialmente para vizualizar no mapa.
denysdgcf wrote:Poderia informar o permalink do posto próximo à sua residência para verificarmos um possível problema?
Permalink - O que é e como gerar
Olha, por questão de privacidade, acho melhor não postar o permalink da área porque é onde moro nvr. Mas não vejo problemas em lhe enviar uma mp com o permalink se quiser. De qualquer forma, o local em si não possui problemas. O posto toma quase toda a área quadrada onde está, mas fica do lado de um mercado. Na área em si que o posto fica, há uma loja de conveniência e um restaurante fechado. O que penso seria em aumentar a área do posto para incluir a loja de conveniência e o restaurante (que fazia parte do posto), mas não o mercado porque não faz parte do posto. Assim, o limite do posto seria até à linha aproximada do meio-fio (sem encostar a avenida onde fica de frente). Seria quase 3/4 da área quadrada de onde fica. Porque a área em si não é muito grande, a área do posto também não seria, mas seria bem mais visível do que já é.
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Inactive user -1696234344-
MauricioCGB wrote: Existe um problema em aumentar a área dos postos.
O aplicativo gera um alerta quando entra na área do posto para informar preços.
Se fizer isso, por exemplo, no posto próximo de sua casa, toda vez que abrir o aplicativo estando em casa,vai receber o alerta. Resultado, usuários vão desligar o alerta de informar preços por conta desse aborrecimento.
Ou seja, sem chance.
Estranho -- isso não acontecem comigo, porque sempre passo literalmente ao lado do posto de gasolina e nunca aparece nenhuma notificação. Também, posso estar errado, mas o app mostra pop-ups de alerta de postos num raio de uns 500 m. O mais estranho é que às vezes aparece para mim, mas outras vezes, mesmo quando passo por uma esquina com um posto de gasolina ou até quando vou abastecer meu carro, não aparece nenhum pop-up. Então, não acho que seja (nem que se tornaria) realmente um problema na maioria das vezes.
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Inactive user -1696234344-
MauricioCGB wrote:o alerta para informar preços não é para ficar aparecendo para quem está na rua e não está dentro da área do posto. Por isso que a área não pode exceder à área real.
Então não seria realmente um problema aumentar a área dos postos para incluir outras partes. Não acho que ninguém vá pensar, "Ué, estou na loja de conveniência do posto — porque é que tô recebendo alerta sobre o posto?", porque a pessoa vai estar na propriedade do posto. Minha ideia nunca foi de aumentar a área e incluir partes que não são propriedades de postos de gasolina.
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Inactive user -1696234344-
Wow, não sabia que meu painel era público. Obrigado Waze! /s
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Inactive user -1696234344-
CvTomaz wrote:Minha opinião sobre o assunto nesse tópico.

Eu acho que, igual exemplifica na Wazeopedia, o posto, assim como qualquer outro place Área, não deve tocar na via (E nem nos pontos GPS das vias), a não ser que a via faça parte do place.
Então, sobre isso eu não discuto. Mesmo novato entendo porque áreas não devem tocar em vias.
CvTomaz wrote:Com relação à área do posto, fiquei sabendo que há algum tempo atrás, parece que chegaram à conclusão que o melhor seria que a área do posto fosse apenas a parte coberta do mesmo, em que ocorre o abastecimento (Após isso, muitos postos nem aparecem visível no App e tem área inferior à 250m²). Não concordo com isso, mas parece que voltaram atrás, correto?
Pera, voltaram atrás? Como assim? Além disso, seria possível prover um link para a thread sobre essa decisão que tomaram?
CvTomaz wrote:E esse aqui? Veja como ficou geometricamente no WME.
Sinceramente, pra mim isso é muito esquisito, especialmente porque tem todo esse espaço ao redor. E outra coisa estranha -- porque é que o restaurante do lado do porto tem o tipo área? Não devia ser um ponto, como os outros locais ao redor no mapa? A meu ver a área do posto devia incluir o restaurante (no Google Maps, diz que o restaurante está localizado dentro do posto), e o restaurante devia no máximo ser um ponto dentro do posto.
CvTomaz wrote:Com relação aos poup-ups, pra mim aparece só na ocasião de eu parar na via, a poucos metros do posto (E não aparece com o veículo em movimento), numa esquina com semáforo, por exemplo, no qual nessa esquina tem um posto (Aqui por exemplo). E assim continuou mesmo após terem alterado os places para somente a área de abastecimento (Como no exemplo). Assim que arranca o veículo, o poup-up some. Então, por mim (Ao contrário de como está no exemplo) a área deve ser mesmo a área pertencente ao posto, respeitando as premissas que disse acima.
Isto é interessante. Eu nunca prestei atenção em quando pop-ups apareciam. Isto então significa que ter mudado o tamanho dos postos não fez diferença para os pop-ups. A única diferença que causou foi que deixou os postos mais difíceis de serem vistos.
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by Inactive user -1696234344-
MauricioCGB wrote:Houve uma solicitação do Staff para que fosse feita essa alteração, redução das áreas dos postos para que não gerasse alerta para usuários que não estivessem no posto. Num primeiro momento a sugestão foi reduzir para a área da cobertura das bombas, depois informaram que poderia abranger também a área do pátio.
Esse o motivo das duas alterações.
Mauricio
Tem um link sobre isso? Estava a haver algum problema com alertas sobre postos de gasolina?

Isso soa bastante esquisito, porque para uma pessoa receber um alerta assim ela precisa de estar dentro da área marcada como do posto, né? Então é possível aumentar as áreas dos postos para incluir outros locais (que fazem parte do posto) e limitar a área à linha do meio-fio ou semelhante, para que a área não encoste em estradas. Isso não seria efetivo?
Inactive user -1696234344-
Posts: 8
Been thanked: 4 times
Send a message

Post by alemenezes
Brenozow wrote:Olá!

1 - No Wazeopedia não está bem claro sobre qual área cobrir, diz assim: "Sempre deve ser usado Local (área) com a categoria "Posto de combustível" e deve cobrir a área exclusiva de abastecimento do posto de combustível". Essa área exclusiva, entende-se por coberturas e pátios ou somente coberturas? No Wazeopedia, podemos ver nas imagens que estão sendo marcados não só a cobertura (ilha de abastecimento) como também todo o pátio de abastecimento.
Essa área exclusiva, entende-se por coberturas e pátios ou só a área de abastecimento. Não está sacramentado. Só nao invada as ruas com a área do posto.

2 - Em determinado posto tem uma lanchonete e um lava jato, ambos operados pelo próprio posto. Nesse caso, entraria no mesmo place (tipo área) do posto como outras categorias? Ou seja, deveríamos também incluir os demais serviços (deixando em excuro-ativo sempre "posto de combustível")?
Você pode adicionar categorias ao local ou criar places de ponto adicionais para serviços adicionais com outros nome. Ex: Posto Abasteça Bem e Lanchonete Passa Fome, são places diferentes, logo podem ter places distintos no mapa. Se for conveniencia só adicione a categoria.

3 - No posto X, temos um restaurante e uma lanchonete que não são operados pelo próprio posto. Incluiríamos assim um novo place (tipo ponto) para esses estabelecimentos, mesmo que estejam contemplados no place (tipo área) do posto de combustível? Ou seja, em um shopping center, vejo que o place principal cobre uma enorme área e as demais empresas que ali estão funcionando, têm seus places (tipo ponto).
Resposta acima na 2

4 - No Wazeopedia diz: "O ponto de referência deve ser nomeado com o nome do posto (não apenas como "Posto" ou com a bandeira do posto)." Considerando que esse ponto de referência esteja relacionado ao nome principal do posto, em caso de não constar o nome nos registros da ANP ou da Receita Federal quando nos referimos ao nome fantasia, devemos então levar em consideração que o nome cadastrado na Razão Social será o nome prinicipal do posto no place do Waze?
Nome fantasia, se nao tiver use a Razão Social

5 - No Wazeopedia diz: "A bandeira do posto deve ser selecionada de forma correta. Se houver uma bandeira ausente, solicite sua inclusão através do Fórum. Sem estes dados o posto não funcionará no Waze." Mesmo que não seja selecionada uma bandeira no determinado campo, as buscas através do Waze não funcionariam mesmo que esteja pesquisando sobre a palavra Posto que na teoria contemplaria no nome principal do posto?
Nunca testei, se é pra selecionar uma opção de bandeira pq deixar sem pra ver se funciona? :lol:

6 - No caso do posto que tem uma bandeira, mesmo existindo o campo "BANDEIRA" para ser selecionada a bandeira correta (ou branca para os que não sabemos visto que na ANP ou o posto possui uma bandeira ou é branca, não existindo um posto "sem bandeira" já que a "bandeira branca" contemplaria isso) seria justo inserir como nome alternativo o nome "Posto BANDEIRA" considerando que BANDEIRA seria a bandeira correta do posto, desde que não seja um posto bandeira branca?
Não, bandeira nao é nome

7 - Considerando que um posto pagou uma publicidade para ficar em destaque (sei que não temos como alterar as configurações e na maioria das vezes os pinos estão nos lugares errados, existinto um formulário para que possamos registrar esses erros para que sejam corrigidos), vai aparecer a bandeira. Porém, mesmo que seja selecionada a bandeira do place corretamente, na busca através do aplicativo no celular, selecionando o tipo "Postos de Combustível" sempre retornará dessa maneira, ignorando o nome verdadeiro do posto e aparecendo a bandeira apenas para as inserções que foram pagas. Diferentemente se pesquisarmos pela palavra posto que assim (tanto o aplicativo quanto no computador) retornariam os postos sem a apresentação da bandeira, exceto se forem os postos oriundos das inserções pagas.
Não se preocupe com propaganda patrocinada, se é assim é pq o Waze quis assim, o produto é deles.

8 - Em postos 24 horas, sabemos que nas propriedades do place, em "Mais informações", consta o campo "horário de funcionamento". Digamos que o posto Y funciona das 06:00 até as 22:00, todos os dias. Se um wazer realizar uma busca às 23:30, levando em consideração que os filtros da busca venham a estar dando como resultado esse posto Y, realmente o Waze traria esse posto Y como resultado? Geralmente as pessoas buscam pelo nome "Posto 24h" ou "Posto 24 horas" quando se referem aos postos que tem seu funcionamento 24 horas. Não seria prudente colocarmos esses nomes como nomes alternativos?
A busca nao é afetada pelo horário, o app só avisa se está aberto ou nao.
Não é pra usar Posto 24h no nome, até pq nao é o nome do local, preencha o Nome e no campo horário o horário. Por isso tem o aviso aberto nos places.


9 - Levamos em consideração que o posto não tenha seu horário de funcionamento devidamente preenchido, então em uma busca no Waze, não seria mostrado nos resultados das pesquisas?
Sempre vai mostrar, só nao mostra se está aberto

10 - Para postos que possuem estacionamentos, sejam eles pagos ou não, deveríamos criar um place estacionamento e adicionar o máximo de informações? Geralmente os estacionamentos dos postos estão associados aos clientes que acabam abastecendo, não sendo cobrado taxas para isso. Entendo, que nesse caso, seria um estacionamento do tipo privativo. Essa área seria considerada também como área útil de um posto de combustível, entrando assim também na área do place principal?
Aréa para parada ou estacionamento isolado? Onde você deixa o carro e paga por deixar ele lá e pode sair e ia passear? Cuidado pra nao confundir área de descanso com estacionamento. Se for estacionamento é um outro place não?

11 - Consta no Wazeopedia somente a principal fonte de consulta sobre postos que é a ANP porém alguns colaboradoras indicaram também uma busca pelo nome do posto vindo a utilizar o número de cnpj na Receita Federal. Creio que seria apenas uma forma de ajudar mas nesse caso entraria também como uma fonte secundária de consulta?
Não tem o nome na ANP?

12 - Em caso de postos que vendem GNV (gás natural veicular), não constam nas opções de produtos esse campo (não sei se o Staff já está vendo a possibilidade em adicionar esse tipo de produto nas próximas atualizações), é prudente utilizarmos como nome alternativo "Posto GNV" ou "GNV" para facilitar a busca de postos que trabalham com esse tipo de produto? Ou somente colocaríamos no campo descrição essas informações?
Eu coloco em DESCRIÇÃO

Espero ter me expressado da melhor forma possível pois não tenho o pensamento de tumultuar ou julgar quem está certo ou errado. A minha intenção é esclarecer as dúvidas para que erros não se repitam. Vale a pena lembrar que existem regras a serem seguidas e é importante que sejam esclarecidas da melhor forma possível, facilitando assim para todos, inclusive para os novatos.

Forte abraço.
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1325
Has thanked: 386 times
Been thanked: 637 times
Send a message

Post by Brenozow
Olá!

Recebi uma orientação de que a área do place do posto de combustível deve compreender entre a cobertura (ilhas de abastecimento) e área útil do posto. Até ai tudo bem, mas devemos levar em consideração que nessa área útil temos (ou não), alguns serviços que são oferecidos pelo próprio posto. Serviços estes que são operados pelo próprio dono posto ou por outros donos.

Tenho algumas dúvidas que estão relacionadas aos postos de combustíveis e gostaria de compartilhar aqui para debatermos da melhor forma possível.

1 - No Wazeopedia não está bem claro sobre qual área cobrir, diz assim: "Sempre deve ser usado Local (área) com a categoria "Posto de combustível" e deve cobrir a área exclusiva de abastecimento do posto de combustível". Essa área exclusiva, entende-se por coberturas e pátios ou somente coberturas? No Wazeopedia, podemos ver nas imagens que estão sendo marcados não só a cobertura (ilha de abastecimento) como também todo o pátio de abastecimento.

2 - Em determinado posto tem uma lanchonete e um lava jato, ambos operados pelo próprio posto. Nesse caso, entraria no mesmo place (tipo área) do posto como outras categorias? Ou seja, deveríamos também incluir os demais serviços (deixando em excuro-ativo sempre "posto de combustível")?

3 - No posto X, temos um restaurante e uma lanchonete que não são operados pelo próprio posto. Incluiríamos assim um novo place (tipo ponto) para esses estabelecimentos, mesmo que estejam contemplados no place (tipo área) do posto de combustível? Ou seja, em um shopping center, vejo que o place principal cobre uma enorme área e as demais empresas que ali estão funcionando, têm seus places (tipo ponto).

4 - No Wazeopedia diz: "O ponto de referência deve ser nomeado com o nome do posto (não apenas como "Posto" ou com a bandeira do posto)." Considerando que esse ponto de referência esteja relacionado ao nome principal do posto, em caso de não constar o nome nos registros da ANP ou da Receita Federal quando nos referimos ao nome fantasia, devemos então levar em consideração que o nome cadastrado na Razão Social será o nome prinicipal do posto no place do Waze?

5 - No Wazeopedia diz: "A bandeira do posto deve ser selecionada de forma correta. Se houver uma bandeira ausente, solicite sua inclusão através do Fórum. Sem estes dados o posto não funcionará no Waze." Mesmo que não seja selecionada uma bandeira no determinado campo, as buscas através do Waze não funcionariam mesmo que esteja pesquisando sobre a palavra Posto que na teoria contemplaria no nome principal do posto?

6 - No caso do posto que tem uma bandeira, mesmo existindo o campo "BANDEIRA" para ser selecionada a bandeira correta (ou branca para os que não sabemos visto que na ANP ou o posto possui uma bandeira ou é branca, não existindo um posto "sem bandeira" já que a "bandeira branca" contemplaria isso) seria justo inserir como nome alternativo o nome "Posto BANDEIRA" considerando que BANDEIRA seria a bandeira correta do posto, desde que não seja um posto bandeira branca?

7 - Considerando que um posto pagou uma publicidade para ficar em destaque (sei que não temos como alterar as configurações e na maioria das vezes os pinos estão nos lugares errados, existinto um formulário para que possamos registrar esses erros para que sejam corrigidos), vai aparecer a bandeira. Porém, mesmo que seja selecionada a bandeira do place corretamente, na busca através do aplicativo no celular, selecionando o tipo "Postos de Combustível" sempre retornará dessa maneira, ignorando o nome verdadeiro do posto e aparecendo a bandeira apenas para as inserções que foram pagas. Diferentemente se pesquisarmos pela palavra posto que assim (tanto o aplicativo quanto no computador) retornariam os postos sem a apresentação da bandeira, exceto se forem os postos oriundos das inserções pagas.

8 - Em postos 24 horas, sabemos que nas propriedades do place, em "Mais informações", consta o campo "horário de funcionamento". Digamos que o posto Y funciona das 06:00 até as 22:00, todos os dias. Se um wazer realizar uma busca às 23:30, levando em consideração que os filtros da busca venham a estar dando como resultado esse posto Y, realmente o Waze traria esse posto Y como resultado? Geralmente as pessoas buscam pelo nome "Posto 24h" ou "Posto 24 horas" quando se referem aos postos que tem seu funcionamento 24 horas. Não seria prudente colocarmos esses nomes como nomes alternativos?

9 - Levamos em consideração que o posto não tenha seu horário de funcionamento devidamente preenchido, então em uma busca no Waze, não seria mostrado nos resultados das pesquisas?

10 - Para postos que possuem estacionamentos, sejam eles pagos ou não, deveríamos criar um place estacionamento e adicionar o máximo de informações? Geralmente os estacionamentos dos postos estão associados aos clientes que acabam abastecendo, não sendo cobrado taxas para isso. Entendo, que nesse caso, seria um estacionamento do tipo privativo. Essa área seria considerada também como área útil de um posto de combustível, entrando assim também na área do place principal?

11 - Consta no Wazeopedia somente a principal fonte de consulta sobre postos que é a ANP porém alguns colaboradoras indicaram também uma busca pelo nome do posto vindo a utilizar o número de cnpj na Receita Federal. Creio que seria apenas uma forma de ajudar mas nesse caso entraria também como uma fonte secundária de consulta?

12 - Em caso de postos que vendem GNV (gás natural veicular), não constam nas opções de produtos esse campo (não sei se o Staff já está vendo a possibilidade em adicionar esse tipo de produto nas próximas atualizações), é prudente utilizarmos como nome alternativo "Posto GNV" ou "GNV" para facilitar a busca de postos que trabalham com esse tipo de produto? Ou somente colocaríamos no campo descrição essas informações?

Espero ter me expressado da melhor forma possível pois não tenho o pensamento de tumultuar ou julgar quem está certo ou errado. A minha intenção é esclarecer as dúvidas para que erros não se repitam. Vale a pena lembrar que existem regras a serem seguidas e é importante que sejam esclarecidas da melhor forma possível, facilitando assim para todos, inclusive para os novatos.

Forte abraço.
Brenozow
Posts: 55
Has thanked: 25 times
Been thanked: 17 times
Send a message
Breno Machado
AM - Ilhéus/BA
Waze Map Editor Level 3
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ia.svg.pnghttps://s.waze.tools/c3.png
Consulte nossa: Wazeopedia