Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by fernandoauk
Fala, meu povo!

Gostaria de saber se temos consenso quanto a delimitação da área de um posto de combustível, está deve abranger somente a cobertura das bombas, ou deve abranger toda área que o posto ocupa, inclusive pátio?
Vi outra postagem que tem pergunta nesse sentido, mas não vi uma resposta satisfatória.

Pela imagem da Wazeopedia para edição de Locais/Posto de combustível deve-se colocar toda área adjacente da coberta.

Abraço
fernandoauk
Posts: 38
Has thanked: 1 time
Send a message

Post by MauricioCGB
caiocaiu wrote:Olá pessoal! Sou novo por aqui (mas estou a usar o Waze há algum tempo, embora esta conta seja nova), e queria discutir sobre como postos de gasolina aparecem no Waze.

Penso que postos de gasolina e estacionamentos deviam ser partes integrais do mapa do Waze -- afinal, ele é um app para motoristas. O que me tem incomodado é como os postos de gasolina aparecem no mapa: os pequenos são em geral pequenos de mais, se não prestar atenção dá pra pensar que é um restaurante drive-thru, não um posto de gasolina com lava carros e loja de conveniência.

Eu moro atrás de um posto de gasolina e no mapa, a área do posto é menor que a própria seta que representa minha posição! (Sei que posso dar zoom in no mapa, mas mesmo apertando no botão para reposicionar o GPS, o botão no canto inferior esquerdo, ele ainda é menor que a seta.)

Acho que isso pode ser um problema, visto que postos deviam ser bastante visíveis por serem úteis a motoristas no app. Por isso, queria entrar num consenso com vocês sobre aumentar a área de postos de gasolina. Como a área não inclui lojas de conveniência, lava carros, restaurantes, e outros. Afinal, uma loja de conveniência de um posto de gasolina faz parte do posto, né?

Não tô pedindo pra mudarem tudo de uma só vez. Penso que devia ser algo mais gradual, a partir do mais urgente (postos pequenos). Queria saber o que vocês pensam.
Existe um problema em aumentar a área dos postos.
O aplicativo gera um alerta quando entra na área do posto para informar preços.
Se fizer isso, por exemplo, no posto próximo de sua casa, toda vez que abrir o aplicativo estando em casa,vai receber o alerta. Resultado, usuários vão desligar o alerta de informar preços por conta desse aborrecimento.
Ou seja, sem chance.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MauricioCGB
caiocaiu wrote:Estranho -- isso não acontecem comigo, porque sempre passo literalmente ao lado do posto de gasolina e nunca aparece nenhuma notificação. Também, posso estar errado, mas o app mostra pop-ups de alerta de postos num raio de uns 500 m. O mais estranho é que às vezes aparece para mim, mas outras vezes, mesmo quando passo por uma esquina com um posto de gasolina ou até quando vou abastecer meu carro, não aparece nenhum pop-up. Então, não acho que seja (nem que se tornaria) realmente um problema na maioria das vezes.
Nada de estranho, está funcionando corretamente, o alerta para informar preços não é para ficar aparecendo para quem está na rua e não está dentro da área do posto. Por isso que a área não pode exceder à área real.

E, para aparecer o alerta para informar preços, ele tem que estar habilitado no app.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MauricioCGB
caiocaiu wrote: Então não seria realmente um problema aumentar a área dos postos para incluir outras partes. Não acho que ninguém vá pensar, "Ué, estou na loja de conveniência do posto — porque é que tô recebendo alerta sobre o posto?", porque a pessoa vai estar na propriedade do posto. Minha ideia nunca foi de aumentar a área e incluir partes que não são propriedades de postos de gasolina.
Passa o Permalink do posto para podermos avaliar.
Como vi que vc não quis passar aqui no fórum, pode ser por PM.

Mauricio
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MauricioCGB
CvTomaz wrote:
caiocaiu wrote: Então, sobre isso eu não discuto. Mesmo novato entendo porque áreas não devem tocar em vias.
É questão de lógica neh?
caiocaiu wrote: Pera, voltaram atrás? Como assim? Além disso, seria possível prover um link para a thread sobre essa decisão que tomaram?
Quando vi que os postos aqui da cidade estavam tendo sua geometria alterada, questionei ao meu grande Mentor o por que disso e se estava correto a alteração. Ele me respondeu que hava tido sim essa mudança na Wazeopedia, mas que havia sido alterado novamente para como está atualmente.
Houve uma solicitação do Staff para que fosse feita essa alteração, redução das áreas dos postos para que não gerasse alerta para usuários que não estivessem no posto. Num primeiro momento a sugestão foi reduzir para a área da cobertura das bombas, depois informaram que poderia abranger também a área do pátio.
Esse o motivo das duas alterações.

Mauricio
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MauricioCGB
CvTomaz wrote:
MauricioCGB wrote: Houve uma solicitação do Staff para que fosse feita essa alteração, redução das áreas dos postos para que não gerasse alerta para usuários que não estivessem no posto. Num primeiro momento a sugestão foi reduzir para a área da cobertura das bombas, depois informaram que poderia abranger também a área do pátio.
Esse o motivo das duas alterações.

Mauricio
Hummmmm. Ordens superiores. Sendo assim, tiveram que obedecer, kkkk. Agora está explicado :D
Fácil perceber que vc é novo no Waze. ;)
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MauricioCGB
caiocaiu wrote:Isso soa bastante esquisito, porque para uma pessoa receber um alerta assim ela precisa de estar dentro da área marcada como do posto, né? Então é possível aumentar as áreas dos postos para incluir outros locais (que fazem parte do posto) e limitar a área à linha do meio-fio ou semelhante, para que a área não encoste em estradas. Isso não seria efetivo?
Verificou a Wazeopedia?
Acha que o texto está confuso? Divergência entre o que está escrito e os exemplos??
Qual o problema?
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MauricioCGB
fernandoauk wrote:Fala, meu povo!

Gostaria de saber se temos consenso quanto a delimitação da área de um posto de combustível, está deve abranger somente a cobertura das bombas, ou deve abranger toda área que o posto ocupa, inclusive pátio?
Vi outra postagem que tem pergunta nesse sentido, mas não vi uma resposta satisfatória.

Pela imagem da Wazeopedia para edição de Locais/Posto de combustível deve-se colocar toda área adjacente da coberta.

Abraço
Mais fácil dizer o que ela não deve fazer.
A área de abrangência dos postos não deve "cobrir" os sinais de GPS dos veículos que estão trafegando nas vias próximas, para que eles não recebam os alertas referentes aos postos de gasolina, como atualização de preços de combustível e outros.
De forma que somente os veículos que entrarem no posto recebam esses alertas.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by Sacripanta
Prezados,

Outro dia, recebi uma crítica de uma edição da seguinte forma:

É Assim que se mapeia via de Postos de gasolinha ? ao redor da bomba ?
Clique Aqui (<- esse clique é o permalink do posto esquinas R. Jorge Velho x Av. Santos Dumont).


Observando no LIVE MAP (Hoje -25), vejo que as vias internas adicionadas não formaram junção em seus pontos inicias. Assim peço que um leitor lá compareça e corrija. Esse erro não foi apontado na crítica e nem corrigido até a presente data.

Preservo o autor da crítica, quero entender o que mais houve de errado.

1) Na imagem, o posto está escondido atrás de um prédio. Difícil delimitar. Essa delimitação não é de minha autoria.
2) Foi criado pelo STAFF em 2014 sem vias internas. Adicionei as vias nos dois lados, sentido único pois as vias de acesso são de mão única também.

As diretrizes do Manual de Edição trazem:
...
Diretrizes
Postos de combustíveis, no Brasil, devem ser mapeados segundo as seguintes diretrizes:

Sempre deve ser usado Local (área) com a categoria "Posto de combustível" e deve cobrir todo o pátio do posto de combustível para que ele seja visível no cliente (aplicativo do Waze).
Deve ser adicionada a via interna do posto para prevenir que o Waze tenha uma falsa detecção de congestionamento no local.
As vias de entrada e de saída dos postos devem ser do tipo "Estacionamento" com sentido de direção e permissões de conversão verificadas.
Em postos situados em vias urbanas, essas vias devem ser de mão dupla. Já em postos situados em rodovias, o sentido de direção deve ser o mesmo da via ao qual é conectado.


Não vejo como as vias adicionadas prejudiquem o mapeamento e onde estariam fora das diretrizes. Peço auxílio nessa compreensão.
Obrigado.
Sacripanta
Posts: 68
Has thanked: 15 times
Been thanked: 2 times
Send a message
Last edited by Sacripanta on Sat Jan 25, 2020 5:59 pm, edited 1 time in total.

Post by Sacripanta
E quando deparamos com postos em que não foram assinaladas vias internas? Devemos adicioná-las segundo recomendam as diretrizes do Manual de Edição, entendo, devem ser traçadas como "PARKING LOT ROAD".
Sacripanta
Posts: 68
Has thanked: 15 times
Been thanked: 2 times
Send a message