Escudos das rodovias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Waze Champs Brazil

Forum rules
Confira nosso Manual de edição ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Comunicar erros de IGN e Staff, use este formulário, para o restante tente contato por PM.
Imagens de satélite completamente desalinhadas da realidade (traços GPS) aqui. Receber notificação de imagem atualizada aqui
Relatar um resultado de Place errado oriundo do Google, use este formulário e para problemas com ADS, use este.
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Escudos das rodovias

Postby agm2112 » Tue Oct 23, 2012 3:07 pm

Tenho nos últimos dias feito um esforço no RJ e SP para adequar o nome das rodovias ao padrão que será adotado no nome das mesmas, para incluir a numeração da estrada com seu respectivo escudo, como por exemplo "BR-116 Rod. Pres. Dutra" será mostrado no mapa com um ícone "BR-116", e o nome
"Rodovia Presidente Dutra" será falado no sistema TTS corretamente durante a navegação.

Pergunto: alguém sabe quando isto será implementado no Brasil ? No momento o TTS fala por extenso o código... peguei a SP-171 outro dia e a Raquel falou "São Paulo cento e setenta e um".
Image
agm2112
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 13 times
Been thanked: 45 times

Re: Escudos das rodovias

Postby scarlogarcia » Tue Oct 23, 2012 10:47 pm

agm2112 wrote:Tenho nos últimos dias feito um esforço no RJ e SP para adequar o nome das rodovias ao padrão que será adotado no nome das mesmas, para incluir a numeração da estrada com seu respectivo escudo, como por exemplo "BR-116 Rod. Pres. Dutra" será mostrado no mapa com um ícone "BR-116", e o nome
"Rodovia Presidente Dutra" será falado no sistema TTS corretamente durante a navegação.

Pergunto: alguém sabe quando isto será implementado no Brasil ? No momento o TTS fala por extenso o código... peguei a SP-171 outro dia e a Raquel falou "São Paulo cento e setenta e um".

Acho que podemos pedir a implementaçao desta funcionalidade nos nossos mapas aos desenvolvedores. Alguem acha que deveriamos segurar um pouco mais ou ja podemos começar?

Ainda existem muitas rodovias que nao estao no formato esperado...
scarlogarcia
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 718 times
Been thanked: 1311 times

Postby hebermc » Wed Oct 24, 2012 7:11 am

scarlogarcia wrote:
agm2112 wrote:Tenho nos últimos dias feito um esforço no RJ e SP para adequar o nome das rodovias ao padrão que será adotado no nome das mesmas, para incluir a numeração da estrada com seu respectivo escudo, como por exemplo "BR-116 Rod. Pres. Dutra" será mostrado no mapa com um ícone "BR-116", e o nome

Acho que podemos pedir a implementaçao desta funcionalidade nos nossos mapas aos desenvolvedores. Alguem acha que deveriamos segurar um pouco mais ou ja podemos começar?

Ainda existem muitas rodovias que nao estao no formato esperado...

Ainda tem muita rodovia no formato "Rodovia TIPO-NUMERO" ou "Rodovia NOME TIPO-NUMERO". Mas acho que quanto antes implementarem a função melhor, vai fazer com os que insistem em nomear do modo errado mudem de atitude. Travar uma BR inteiro é um saco...
ImageImageImageImage
SM Pernambuco / CM Brasil
Links importantes
hebermc
Waze Local Champs
Waze Local Champs

Has thanked: 266 times
Been thanked: 496 times

Postby agm2112 » Thu Oct 25, 2012 6:35 pm

Eu tb voto em pedir logo esta implementação... com os escudos aparecendo fica mais fácil de fazer a "propaganda" para nomearmos corretamente as estradas.
Image
agm2112
Country Manager
Country Manager

Postby scarlogarcia » Thu Nov 01, 2012 3:58 am

Tenho boas notícias.

Estamos iniciando o processo de implantaçao dos estudos das rodovias intermunicipais e interestaduais.

O que precisamos:

1) Aplicar o formato resolvid pela Wiki a todas highways e freeways.
  • UF-XXX (onde as letras UF representam o código do Estado brasileiro e o XXX, com 3 dígitos, é o código da estrada;
  • BR-XXX (onde XXX é o código de cada rodovia) e as estaduais de UF-XXX (onde as letras UF representam o código do Estado brasileiro e o XXX, com 3 dígitos, é o código da estrada)

2) Definir exatamento como será a nomeclatura das rodovias. Exemplo:
    a) "BR-123";
    b) "BR -123";
    c) "BR- 123".

• Pelo que temos conversado aqui no forum e na Wiki a opçao que adotamos é dada pela letra a). Ou seja, sem espaço entre o hífen e o codigo de Estado e codigo da via.
  • Os codigos do Estado deverão estar em caixa alta.
        Exemplos:
        Correto BR-XXX, SP-XXX, DF-XXX,...
        Incorreto Br-XXX, Sp-XXX, Df-XXX

3) Qual será o formato dos escudos? Precisamos de exemplos reais em fotografias para que os designers do Waze possam customizar escutos legais para a gente.

Como os escudos serao inseridos por um script que reconhecerá somente as highways e freeways que obedecem a configuraçao dada aqui em a) e b), penso que seria uma boa ideia a gente colocar o maior numero possivel de vias neste formato. Nao sei o quao frequente correrao o script para adicionar escudos em vias que nao estiverem na configuraçao correta na primeira corrida do script.

Abraços.
scarlogarcia
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Postby agm2112 » Thu Nov 01, 2012 12:22 pm

O meu voto (e o que já coloquei por dezenas de rodovias por aí ... :roll: ) é o que achei no wikipedia:

Image

Image

Letras maiúsculas, traço, número, sempre com 3 digitos e sem espaço: BR-040
Image
agm2112
Country Manager
Country Manager

Postby mauriciomartins82 » Thu Nov 01, 2012 2:51 pm

Acho que o formato poderia ser do tipo UF-XXX (nome da rodovia, caso tenha)

Ex: BR-324 Leste, BR-324 Oeste, BA-052 Estrada do Feijão

o que vocês acham???
Waze Champ: Brazil
Area Manager: Salvador/BA
Wazer user on Galaxy S4 I9505
mauriciomartins82

Has thanked: 2 times
Been thanked: 3 times

Postby EulerAlves » Thu Nov 01, 2012 3:06 pm

Quanto ao padrão dos escudos, eu voto que eles precisam ser conforme o Código de Trânsito. E é este mesmo código que põe o padrão de nomenclatura usando o hífen sem espaços.
EulerAlves

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby antigerme » Thu Nov 01, 2012 3:55 pm

euleralves wrote:Quanto ao padrão dos escudos, eu voto que eles precisam ser conforme o Código de Trânsito. E é este mesmo código que põe o padrão de nomenclatura usando o hífen sem espaços.

A ideia é esta mesmo, usar o padrão oficial.

Vocês podem conseguir algumas fotos das placas/escudos?
Image AM - Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook/G+
Aprenda em: Manual do usuário | Manual de edição | Quiz
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2654 times
Been thanked: 6402 times

Postby scarlogarcia » Thu Nov 01, 2012 4:53 pm

Estou aguardando aparecerem alguns questionamentos para checar juntamente com estes aqui:

1) Se um editor desavisadamente fizer Br-XXX em vez de BR-XXX o escudo será inserido?

2) Se um editor nomear a via, como o Mauricio falou aqui a cima, como BR-XXX+espaço+nome da via, o script reconhecerá o padrao inicial BR-XXX e adicionará o escudo?

Alguem ve algo que tem feito ou algo que poderia comprometer a criaçao dos escudos em uma determinada rodovia?

Abraço
scarlogarcia
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Next

Return to Mapas e edição de mapas