Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

H-Turns (Retornos em vias paralelas)

Post by CleitonCasarotto
Sei que todos conhecem os U-turns aquela bendita setinha verde em forma de anzol, que quase nunca usa, mas, acredito que poucos tenham ouvido falar em H-turns então vamos lá.

H-turns ou curvas em H numa tradução livre são um tipo de conversão em formato de "H" e que tem um algoritmo específico para gerencia-las que foi ativado no Brasil a pouco tempo.



Mas o que mudou?

Até agora o algoritmo de rotas não dava retorno nesse tipo de cruzamento mesmo estando todas as conversões liberadas desde que esse cruzamento atendesse alguns requisitos. Um destes requisitos e o mais conhecido era que o segmento que liga as duas vias paralelas ter menos de 15 metros.
Com a ativação no Brasil do algoritmo para H-turns este desabilitou o algoritmo anterior que limitava esses retornos, então, agora praticamente todos estes retornos estão permitidos e isso poderá gerar algumas URs de conversões proibidas que passaram a ser sugeridas pelo servidor de rotas.
Apesar de agora praticamente todos os retornos estarem habilitados, para receber a instrução "Retorne" visualmente e no TTS precisa alguns requisitos.
-Via de ida e volta estarem praticamente paralelas.
-Segmento que liga as duas tem menos de 30 metros sendo que o ângulo de entrada não importa.
-Não estar em uma Junction Box.



Então porque habilitar esse bendito?

São duas as razões:
1 - Em muitos locais esse retorno é permitido, principalmente em cidades menores, contudo não era usado pelo Waze a menos que fossem em largas avenidas com canteiros de 16 metros ou mais.
2 - Mesmo quando estes retornos eram usados o usuário recebia a instrução "Vire a esquerda" e "Vire a esquerda" novamente. Agora com este algoritmo o usuário recebe a instrução "Retorne na Av ou Rua XXX" o que fica muito melhor.

Como resolver as URs?

Na verdade a solução é bem simples apesar de não estar acessível a todos os níveis de usuários. Basta criar uma Junction Box (JB) ou Caixa de Junção (CJ) que são a mesma coisa e permitem corrigir esses possíveis problemas que venham a surgir.




Se você não tem acesso a esse recurso é só pedir pelo fórum que alguém o ajudará com isso ;)
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times

POSTER_ID:16633295

1

Send a message
Last edited by CleitonCasarotto on Tue Sep 29, 2020 12:16 pm, edited 1 time in total.
Reason: Inserir mais detalhes das características

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by aldo_rezende
Bom dia!

Ressuscitando o tópico, que aliás, está muito rico em informações, gostaria de complementar e atualizar o que testei em Brasília.

Os H-turns ou retornos com menos de 30 metros o TTS sempre dá o comando "Retorne", independente de o segmento estar nomeado ou não. O nome "Retorno" acho importante manter, pois visualmente aparece a palavra no mapa e ajuda na navegação. O ângulo de entrada não interfere, mas se possível, aplicar entre 45 e 90 graus. A geometria também não interfere ,  mas sempre fazer o mais simples possível.

Sobre os retornos com mais de 30 metros, percebi que temos 2 tipos de comandos, a depender da geometria do retorno. "mantenha a esquerda e depois vire a esquerda" ou "vire a esquerda e novamente vire a esquerda". O TTS não pronuncia o nome "Retorno", mesmo que nomeado.  Em nenhum caso , recebi o comando "retorne". 

Acho que seria importante uma discussão sobre o que o colega @asileu postou logo acima, nessas imagens, e tentarmos uma padronização:

download/file.php?id=69467&t=1

download/file.php?id=69468&t=1

"Antecipar " o retono , conforme a figura 2, gera o comando de "mantenha", o que acho interessante, mas fica em desacordo com o que está escrito na Wiki, em não mapear a faixa de desaceleração. Nos dois casos acima, não vi, nenhum efeito no roteamento nos testes que fiz.



 
 
 
aldo_rezende
Country Manager
Country Manager
Posts: 53
Been thanked: 17 times
Send a message

Post by alemenezes
MauricioCGB wrote: Não alterar retorno para que se enquadrem? Como assim?
Se não tem divisão de faixa que justifique incluir a via de desaceleração, se é só uma obra de arte (desenho redondinho, bonitinho) do editor, acho que tem que alterar sim, para que a instrução fique melhor e para que não tenha que forçar instrução.
E como sempre, ninguém melhor do que o editor local para corrigir o mapa.
Concordo! Se tem uma regra natural agora não tem porque forçar. Inclusive retiramos o nome Retorno de vários segmentos quando ajustamos os retornos pros H Turns
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1325
Has thanked: 386 times
Been thanked: 637 times
Send a message

Post by alemenezes
GuibaBR wrote:
CleitonCasarotto wrote:
GuibaBR wrote:Vão ficar aqui os pedidos para proibição de H-turns via JB ou vão criar um tópico? (ou liberar pra L4? ;) )

Já trazendo alguns:

Proibir tanto pra quem vai pro sul quanto norte. Pode fechar UR: https://www.waze.com/editor?env=row&lon ... t=14789592

Proibir tanto pra quem vai pro sul quanto norte. Pode fechar UR: https://www.waze.com/editor?env=row&lon ... t=14774688

Vizinha da anterior, proibir só para quem está indo sentido norte e quer voltar pro sul: https://www.waze.com/editor?env=row&lon ... =154077712
Feito todas Guilherme

Quanto as sugestões acho que você mesmo pode criar esse tópico em SP e vamos discutir essa mudança para lv4 tambem

Grande abraço
Tópico criado! Se os L5 e L6 puderem monitorá-lo (e algum moderador puder piná-lo)...
Algo de errado nao está certo..."Página não encontrada"
Por que não usar o "Ajuda nas edições do mapa"?
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1325
Has thanked: 386 times
Been thanked: 637 times
Send a message

Post by Aron_Zmm
Estava olhando a Wazeopedia e, sobre os retornos, há duas instruções por lá que, aparentemente, conflitam com o que foi explicado aqui:
"...
De uma forma geral, se a conversão é, exclusivamente, para retorno, nomeie o segmento como Retorno. Nas demais situações, analise o conjunto de segmentos envolvidos.
...
O traçado do retorno deve seguir exatamente o desenho da pista...
".

Sobre não nomear como retorno, como ficaria a instrução de voz?

Sobre os retornos arredondados e com pista de desaceleração (que seguiriam o desenho da pista), terão que ter os ângulos alterados para serem identificados pelo algoritmo?

[ ]
Aron_Zmm
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 349
Has thanked: 161 times
Been thanked: 111 times
Send a message

Post by Aron_Zmm
Não sei se é o entendimento comum, mas entendo que não se deve dirigir olhando o mapa e que o "estado da arte" seria a instrução por voz ser tão clara que dispensasse desviar o olhar do motorista para o smartphone.
Partindo disso acredito que deveria ser priorizado o método que produzisse a melhor instrução, e nisso continuo com a dúvida: faz redondo (quando redondo) como manda a wazeopedia ou faz o "H"?
Aron_Zmm
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 349
Has thanked: 161 times
Been thanked: 111 times
Send a message

Post by Aron_Zmm
Concordo, e aí vem a dúvida: se estiver "redondinho", conforme alguns estão, não atenderá aos ângulos para ser identificado como retorno.
Creio que, então, valha partir para um desenho mais simples.
Aron_Zmm
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 349
Has thanked: 161 times
Been thanked: 111 times
Send a message

Post by asileu
Fala turma!

Na oportunidade quero estender a conversa do Retorno em H para as nossas Rodovias com retorno em "U". Antes dos recursos atuais para ajustes nas instruções, foram estabelecidas as seguintes regras no Wazeopedia:
Retornos
De uma forma geral, se a conversão é, exclusivamente, para retorno, nomeie o segmento como Retorno. Nas demais situações, analise o conjunto de segmentos envolvidos.

Devemos categorizá-los com o mesmo tipo de via que o retorno serve, por exemplo um retorno de uma Simples deve ser classificado como Simples, de uma Principal deve ser Principal; A mesma coisa para os outros tipos de via.

O traçado do retorno deve seguir exatamente o desenho da pista e, desta forma, as orientações de voz serão MANTENHA ou VIRE conforme o ângulo envolvido na edição. Não nomeie um retorno com o mesmo nome da via principal, isso faz com que seja dada uma instrução desnecessária de MANTENHA toda vez que passamos por eles.

Havendo pista de desaceleração, apenas, mapeie o retorno e ajuste o ângulo para que a instrução de voz seja MANTENHA. Assim, não mapeie a pista de desaceleração do retorno, dividindo-o da via principal.
O detalhe é que estou observando no mapa alguns locais similares mapeados fora da regra:
situacao01.JPG
Situação 01
(43.59 KiB) Downloaded 117 times
situação 02.JPG
Situação 02
(48.65 KiB) Downloaded 114 times
A Situação 01 está de acordo com o Wazeopedia. Já a Situação 02 está próxima às instruções atuais para retorno em vias paralelas.

Fiz um recorte das instruções da Alessandra, considerando ainda a existência de faixas.

Situação 01:
"À x metros use a faixa da esquerda para manter à esquerda." Ao se aproximar da conversão, temos a orientação: "Mantenha-se à esquerda para Retorno".

Situação 02:
"À x metros use a faixa da esquerda para Retornar.". Ao se aproximar: "Retorne em BR-365".

Gostaria de saber como vamos lidar com isso para evitar que o app instrua de forma divergente para o Wazer. Se mudamos o Wazeopedia ou seguimos a regra lá estabelecida.
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message

Post by asileu
CleitonCasarotto wrote:Por favor passe o PL desses locais
Olá Cleiton!

Tem esses exemplos: 01, 02, 03, 04, 05 entre outros.

Mas na verdade não estou me referindo a um caso específico, mas dos retornos em "U" como um todo:
retorno.JPG
Retorno em U DNIT
(42.03 KiB) Downloaded 109 times
Tks!
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message

Post by biuick84
denysdgcf wrote: Não precisa retirar o nome do segmento perpendicular, pois o algoritmo o desconsidera. ;)
Independente disso, se o segmento não tem nome, não precisamos inventar os nomes! Tem lá uma avenida de 300km e um monte de segmento imperceptível sem zoom e a olho nu com um "Retorno" bem grandão escrito no mapa hehehehe.

O pessoal nomeava como retorno pra forçar a instrução a fazer algum sentido no TTS... agora, nem tem mais essa desculpa! :lol:
biuick84
Posts: 1348
Has thanked: 468 times
Been thanked: 650 times
Send a message