Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by diasgs
canetafina wrote: Opa

Importante que mande qual o trecho para verificarmos se é algum problema de edição. Recentemente, a lateral da Brasil foi revisada, mas pode ter surgido problemas novos.

Abraço.
Tem um trecho que eu passo todo dia e que o Waze insiste em sugerir rotas muito mais longas e demoradas. Ele erra por insistir em ignorar o acesso destacado neste mapa:

https://world.waze.com/editor/?lon=-43. ... =195362250

Aí ele sugere loucuras como esta:
http://i41.tinypic.com/sl2npc.jpg

Eu já olhei muitas vezes este trecho do mapa e não vejo nenhum problema nele. É possível "ensinar" para o Waze que este bendito acesso existe?

Abraços,
diasgs
Posts: 18
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by diasgs
alexnrocha wrote:
ifeghali wrote:
lebarros wrote:Voltando na Av. Brasil em direção ao Centro, o Waze traçou a rota normalmente, mas aí mandou que eu pegasse a pista lateral, percorresse uns 200m (no chute), o voltasse pra pista principal.
o waze adora isso, acontece o tempo todo comigo exatamente nesse trecho... como você, eu sempre ignoro.
Mandem o permalink. Pode ser que seja um erro de edição ou não, as famosas roubadinhas do Waze. Com certeza deve ter MP por vários usuários estarem ignorando a rota.
Isto também acontece direto comigo. Em alguns casos eu até entendo, pois se uma via te dá mais opções de caminhos que a outra e as duas estão equivalentemente engarrafadas, vai que uma das rotas melhora neste meio tempo...

Agora mesmo encontrei uma reclamação de "Missing road" onde o problema foi exatamente este. Olha só a rota, via PLR, sugerida pelo Waze:
http://i43.tinypic.com/24pkzgl.jpg

Permalink: https://world.waze.com/editor/?lon=-43. ... =155108882

Comigo o Waze regularmente pega desses "atalhos" nos seguintes segmentos: Vai entender... :roll:
diasgs
Posts: 18
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by diasgs
canetafina wrote:
Opa

Vamos por culpa, por enquanto, no rollback e as duas atualizações que ocorreram referentes ao dia 10. Esta área estava sendo toda editada quando ocorreu o rollback.
Bom, fiz um ajuste para forçar atualização. Vamos ver a próxima e testar.

Abraço.
Parece que agora funcionou! Ao menos no Live Map...

Vou testar via app em 40 minutos. :)

Curioso é que eu criei este segmento em abril, bem antes do rollback, e ele nunca funcionou, mas agora parece que foi!

Obrigado!
diasgs
Posts: 18
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by eduardolourencobr
Ainda não vi nos posts anteriores e é muito importante que todos saibam que o Waze tem alguma configurações básicas que pode ajudar e muito, para isso basta acessar menu/configuração:

Avançado
- Autoaprender rotas a destinos frequentes
Autoaprender destinos frequentes pode ser uma das soluções para esse "erro" de rotas diferentes do seu caminho tradicional.

Navegação
- Evitar vias com pedágio "pode ser ativado"
- Evitar grandes rodovias "pode ser ativado"
- Estradas de terra (permitir ou não)
- Tipo (mais rápida ou mais curta)

A navegação mais rápida sempre fica como rota prioritária e você também pode configurar para caminho mais curto.
eduardolourencobr
Posts: 5
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by edulg
DFPRATA wrote:Também encontro ocasionalmente casos de "rota sugerida frequentemente ignorada", que o caminho está correto, ou seja, poderia ser seguido, mas o aviso está lá.

Estou encerrando como "não identificado". Está correto?
O bom mesmo, quando possível, é verificar por quê a rota está sendo ignorada pelos motoristas. Já vi casos de alterações viárias que ainda não apareciam no Street View bem como uma rua mapeada por dentro de um córrego... e sem ponte!

Abraço!
edulg
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 653
Has thanked: 13 times
Been thanked: 47 times
Send a message

Post by EngGeorge
Olá Srs.!

Encontrei alguns "erros" semelhantes na minha terrinha (Natal) e vim pesquisar...
Acreditava se tratar de fuga de trânsito, mas dois cenários narrados aqui me chamaram atenção: o conceito das "roubadinhas" e a possibilidade de monitorar as velocidades médias das vias. Posso estar enganado, mas vi aí "A luz" para entender esses URs (quando todas as permissões estão OK e vc se pega perguntando pq danado o waze sugeriu essa rota).

Pesquisando sobre o segundo, encontrei um projeto chamado WazeBar* (para Safari) - além do WME Color Highlights extension (para Chrome/Firefox). Alguém usa/conhece o WazeBar? Recomendam?

Obrigado!

P.S.: Acabei fechando como NI após revisar as permissões (antes de chegar ao final do post) :oops: Mas me recordo os locais e rotas e queria voltar lá para verificar com os "novos recursos".

*Fontes:
http://www.rocking-mm.com/WazeBar/
http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=10&t=28031
EngGeorge
Posts: 58
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times
Send a message
George Gilson
Natal-RN
Waze on iOS

Post by EngGeorge
canetafina wrote: Opa

Tem como enviar o permalink onde consta essa "roubadinha"?

Abraço.
Tem sim...

https://world.waze.com/editor/?zoom=6&l ... TTTTTTTTFT

Como disse antes, eu acabei fechando o UR (sorry... :oops: ), mas abaixo fiz um "mapa" do que estava lá. Qualquer dúvida sobre o cenário pode perguntar!
Roubadinha-Natal-EngGeorge.jpg
(86.03 KiB) Downloaded 3882 times
Tem outro caso (menos estranho), mas vamos começar com esse?

Valew!
EngGeorge
Posts: 58
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times
Send a message
George Gilson
Natal-RN
Waze on iOS

Post by EngGeorge
\o/ :D

Srs., fui atrás do WME (e do pequeno ajuste para permitir aos mortais terem acesso às informações de velocidade média do trecho) e constatei que, realmente, a velocidade média das vias ao longo das rotas "erradas" são melhores que o último trecho da rota "certa" (primary). Resta saber se esse comportamento é normal ou carece de RESET. O problema que vejo é que no último trecho da rota "correta" (em ambos os casos que olhei) existe um semáforo, o que joga contra estatística de velocidade. Porém, se o fluxo de veículos da primary fosse direcionado para a "roubadinha", seria um caos momentâneo até que as estatísticas se atualizassem e desconsiderassem o trecho... (teoricamente é um ciclo vicioso)
E então? Deixa estar?
EngGeorge
Posts: 58
Has thanked: 13 times
Been thanked: 7 times
Send a message
George Gilson
Natal-RN
Waze on iOS

Post by everaldorn
Com as constantes atualizações das vias por vezes ocorre este tipo de falha, mas na maioria das vezes percebí que não passam de alargamentos de vias.
everaldorn
Posts: 1
Send a message

Post by finesko
Caros,

Aproveitei a vinda do perito em roteamento do Waze neste final de semana e já passei o problema para ele.

Ele achou super interessante e quer fazer alguns testes antes de mudarmos as coisas.

Portanto, ele pediu que não alterem nada por enquanto até que ele faça os testes ("soon") e aí podemos partir para algumas soluções.

Realmente, parece ser a aderência a Freeways, mas isso pode ser resolvido transformando a Bandeirantes em HWY também. Vamos ver o que ele nos diz.

Manterei-os informados.

Abç
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór