Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by canetafina
EngGeorge wrote: Encontrei alguns "erros" semelhantes na minha terrinha (Natal) e vim pesquisar...
Acreditava se tratar de fuga de trânsito, mas dois cenários narrados aqui me chamaram atenção: o conceito das "roubadinhas" e a possibilidade de monitorar as velocidades médias das vias. Posso estar enganado, mas vi aí "A luz" para entender esses URs (quando todas as permissões estão OK e vc se pega perguntando pq danado o waze sugeriu essa rota).
Opa

Tem como enviar o permalink onde consta essa "roubadinha"?

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
EngGeorge wrote:\o/ :D

Srs., fui atrás do WME (e do pequeno ajuste para permitir aos mortais terem acesso às informações de velocidade média do trecho) e constatei que, realmente, a velocidade média das vias ao longo das rotas "erradas" são melhores que o último trecho da rota "certa" (primary). Resta saber se esse comportamento é normal ou carece de RESET. O problema que vejo é que no último trecho da rota "correta" (em ambos os casos que olhei) existe um semáforo, o que joga contra estatística de velocidade. Porém, se o fluxo de veículos da primary fosse direcionado para a "roubadinha", seria um caos momentâneo até que as estatísticas se atualizassem e desconsiderassem o trecho... (teoricamente é um ciclo vicioso)
E então? Deixa estar?
Bom, pode ser o Waze fazendo o seu trabalho, ou seja, algo normal.
O WME não está funcionando corretamente, essa área não estou conseguindo visualizar. Entretanto, pelas suas informações, parece-me que o waze desvia por ali, justamente, por achar que é a melhor rota. Tem que observar se foi num horário de pico, mas se foi num horário sem transito, daí podemos supor que seja uma "roubadinha" e procurar por possíveis erros.
Raros são os desvio sem explicação, muitos interpretam como um erro desconhecido, mas é o waze trabalhando. Provavelmente, o motorista não gostou da rota de fuga, interpretando como um erro. Tudo tem que ser analisado.
Encontrando outra situação de "roubadinha" sem explicação, por favor, poste aqui no fórum para analisarmos e buscarmos uma solução juntos.
Fazendo uma estatística por alto, 99% das "roubadinhas" tem explicação e resolução.
Se o outro caso está sem mexer, envia-nos.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
antigerme wrote: Por mim deixa.

Não me parece roubadinha por algum problema de edição, me parece que realmente é a melhor rota.
+1
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
ricardoaziz wrote: Penso que quando não tem esta entrada e saida do posto o Waze entenderia que você parou na via o que pode indicar um congestionamento.

Ricardo Aziz
Opa

O problema é que, mesmo em condições normais de uso do GPS, muitas das vezes, o waze não "entendeu" que vc entrou em um posto, isto em rota, devido a pequena distância entre a via principal e a via do posto. Já fora de rota, ele "entende" mais fácil, identifica bem, na maioria das vezes, que entrou num posto. Isto tem haver como o waze é configurado, internamente, em relação a estes desvios em rota e fora dela.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
ifeghali wrote: o waze adora isso, acontece o tempo todo comigo exatamente nesse trecho... como você, eu sempre ignoro.
Opa

Importante que mande qual o trecho para verificarmos se é algum problema de edição. Recentemente, a lateral da Brasil foi revisada, mas pode ter surgido problemas novos.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
diasgs wrote: Tem um trecho que eu passo todo dia e que o Waze insiste em sugerir rotas muito mais longas e demoradas. Ele erra por insistir em ignorar o acesso destacado neste mapa:

https://world.waze.com/editor/?lon=-43. ... =195362250

Eu já olhei muitas vezes este trecho do mapa e não vejo nenhum problema nele. É possível "ensinar" para o Waze que este bendito acesso existe?

Abraços,
Opa

Vamos por culpa, por enquanto, no rollback e as duas atualizações que ocorreram referentes ao dia 10. Esta área estava sendo toda editada quando ocorreu o rollback.
Bom, fiz um ajuste para forçar atualização. Vamos ver a próxima e testar.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
marxmr wrote:O Waze tá mandando a galera na contramão?

https://world.waze.com/editor/pt_BR/?zo ... TTTTTTTTFT
Opa

Sim, pois o waze deve ter ficado sem opção na hora de traçar a rota e como tem 6 reverse connections naqueles segmentos, isto facilitou para que o waze tivesse a contra-mão como uma opção razoável, apesar de ter uma penalidade alta para que isto não ocorra.
Retirei os reverses, a princípio não irá mais ocorrer. Entretanto, sugiro dar uma geral na área para ver se as edições estão de acordo, ou seja, verificar se não têm possíveis rotas "quebradas".
Aproveitei para retirar todos os reverses ao longo da R. Pedro II. Favor verificar se as permissões estão ok.
Segue a imagem dos reverses:
reverse.jpg
(30.9 KiB) Downloaded 2822 times
Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
marxmr wrote:O que são reverse connections? É algo que qualquer editor possa editar?
Opa

Geralmente, quando alteramos um segmento de mão dupla para mão única, o sistema deixa "marcado" que, ainda, é uma opção à contra-mão, mas como disse, penalidade alta para impedir, mas é uma possibilidade. Entretanto, mesmo sem o reverse, o waze, ainda pode utilizar a contra mão, porém a penalidade é mais alta que a do reverse, só se realmente não tiver opção alguma.
Para identificar e corrigir, utilize este e este script. Estes addons, também, tem outras funções que ajudam na edição.
Para conhecer outros addons/scripts, clique aqui.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
marxmr wrote: Os scripts são o WME Color Highlights e o WME Junction Node Fixer?
Isto.
E o WME Junction Node Fixer mostra algum erro ou é só selecionar a junção e apertar Q? As duas ações indicam que tava tudo certo?
Mostra, veja:
reverse2.jpg
(39.36 KiB) Downloaded 2627 times
Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
Iroh wrote:Tenho percebido que esses supostos erros em geral surgem na sugestão de desvios para livrar semaforos, ja vi por mais de uma vez ele sugerindo pegar uma faixa que é utilizada como retorno para cruzar vias principais. Eu mesmo ja me deparei com uma situação onde a via a minha frente estava livre e a rota mandava pegar uma secundaria para voltar a mesma via menos de 50 metros a frente.
Opa

Mais de 90% destes tipos de erros tem uma explicação, ou é problema de edição ou é a melhor alternativa para desviar da lentidão. Entretanto, tem as inexplicadas que ocorre devido a algum erro nível sistema, como alguma falha na consulta de dados no momento do calculo da rota, podendo ser persistentes em alguns locais, porém isto vai sendo resolvido durante ajustes constantes no algorítimo de roteamento e na otimização do processamento dos dados.
Sinceramente, tem diminuído muito estas "roubadinhas" inexplicáveis. Caso tenha encontrado alguma, poste aqui.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto