Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Rota Diferente no Waze? Pode não ser um erro!

Post by
Amigos,

Eu prolonguei esse post, mas cada vez mais estou corrigindo "erros" apontados no mapa sobre rotas.

Então especialmente para os que estão começando a utilizar o Waze, vamos detalhar o suposto erro e explicar brevemente.

Usuario navega para um endereço, porém o Waze traça uma rota diferente para o destino, então o usuário informa "erro no mapa".

Explicação : O Waze traça a rota mais rápida sem engarrafamentos e/ou transito pesado. Sendo assim, na maioria dos casos, a rota traçada pelo Waze não está errada, apenas é o melhor caminho para você.

ISSO NÃO É UM ERRO!~

A verdade, é que não estamos acostumados com esse tipo de GPS, que trabalha em tempo real. Embora as falhas existam, e nem sempre a rota é a correta, estamos trabalhando para que o Waze fique cada vez mais confiável. Depende de nós usuarios.

Fica a Dica aos novos, ao invés de informar o erro no mapa, tente seguir pela rota indicada na próxima vez ;)

Em caso de Duvida, use o fórum!
só tem fera aqui! já aprendi bastante(e tenho muito a aprender com eles) e sei que vão ajudar. :)

Abracos,

Marcos Givisiez

POSTER_ID:9264525

1

Send a message

Post by adrianojbr
DFPRATA wrote:Também encontro ocasionalmente casos de "rota sugerida frequentemente ignorada", que o caminho está correto, ou seja, poderia ser seguido, mas o aviso está lá.

Estou encerrando como "não identificado". Está correto?
após fazer o que o edulg sugerir e não encontrar nada errado, marque sim como "não identificado".
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

ahessler69
Posts: 6
Has thanked: 1 time
Send a message
Attachments

Post by alexnrocha
Como vocês estão tratando esses erros no editor de mapas? Como "Resolvido" ou como "Não identificado"? Já vi vários erros reportados pelo usuários e de rota rápida (sugerida) em vez da que ele quer seguir. O cuidado que tenho é de olhar se todos os sentidos da via estão corretos.
wecke wrote:(esta mensagem refere-se a problemas com uma rota na zona norte da cidade de São Paulo)

Estava pesquisando o forum para ver se já havia sido comentado e acabei caindo meste tópico.

Eu percebi que nesta área (Av. Santos Dumont, São Paulo, Brazil) havia vários reports de erro de rota. Eu mesmo reportei um. O caminho sugerido (originalmente) é "péssimo", com vários semáforos, incluindo um de três fases. Outros usuários (que já foram tratados) também reportaram o mesmo erro - porém, ainda na av. Brás Leme. Somente o meu aviso de erro ficou pendente.

Não dá para acreditar que às 20h30 de uma sexta à noite, sem trânsito algum, haja razão para indicar uma outra rota que não a mais direta. A rota sugeria, inclusive, pegar a marginal Tietê. Eu conheço a região e sei que... não há razão lógica para tal caminho.

Assim, o que sugerem? Acabei não achando uma resposta sobre como proceder na resolução do aviso de erro de um usuário. Tratar como não identificado, mesmo sendo óbvio que houve um erro de rota? Eu pelo menos tive o cuidado de ver se alguém havia mudado o sentido de algum segmento - e todo os segmentos da rota estavam com o sentido correto e com permissão de tráfego.

https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTTTTTTFT
waze-rota-20130114-10h56.jpg
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1855
Has thanked: 535 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
canetafina wrote:
alexnrocha wrote:Como vocês estão tratando esses erros no editor de mapas? Como "Resolvido" ou como "Não identificado"? Já vi vários erros reportados pelo usuários e de rota rápida (sugerida) em vez da que ele quer seguir. O cuidado que tenho é de olhar se todos os sentidos da via estão corretos.
Opa

A grande maioria dos "erros de rota", ou seja, as famosas "roubadinhas", são problemas de edição mesmo, como permissões, erro no seguimento, entre outros, mas tem uma pequena parte, que por mais que vc "fuça" não acha o problema. Já fiquei encucado com isso, mas seguindo orientações dos mais experientes, tenho tratado os reportes de erro de rota assim:
Esse reporte tem duas situações: A primeira é quando o usuário simplesmente não concordou com a rota, pois talvez, não entendeu que o waze quis tirar de um transito congestionado para um caminho mais tranquilo ou era o caminho mais curto (isso depende da configuração do waze no aparelho), geralmente, vc identifica isso fácil, quando a rota waze (linha roxa) segue um caminho diferente que o usuário optou (linha verde), nesse caso, mesmo assim, verifico as permissões, entre outros problemas, não encontrando nada de errado, marco como "Não identificado". Agora, a segunda situação, é quando o waze dá uma "roubadinha", geralmente, sai de uma via principal, retornando logo depois, também fácil de identificar que foi uma "roubadinha" e, por mais que procure por problemas não acha nada. O que faço, pulo o reporte e passo para o próximo, depois com mais calma, volto e procuro de novo por problemas. Bom, se não achar nada, pela segunda vez, vou nos seguimentos da "roubadinha", geralmente, são ruas residenciais, zero seus históricos, tomando o cuidado de criar, novamente, as permissões. Creio que, como foi uma anomalia, o waze voltará aprender esse trecho e não fará mais rota desnecessária por ali. Depois disso, marco como "Resolvido". :)

Vlw!
então... intuitivamente estava fazendo certo, identificando e colocando como "não identificado". Logo, editores com níveis iniciais não devem atuar no segundo caso mencionado por você. Apesar de ser fácil identificar essa situação da roubadinha. Certo? Não encontrei nada no wiki e no manual de edição sobre essas "opções extras". São recursos de AM?
Essas dicas ajudam bastante. vlw :D
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1855
Has thanked: 535 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
canetafina wrote:Ops :D

Lembrei que tinha já uma boa discussão, de forma geral, sobre alertas de erro. Segue o link http://www.waze.com/forum/viewtopic.php ... erro+geral
Inclusive dá uma idéia de como proceder com os erros não identificados, sendo o maior problema, para que isso ocorra, é quando são reportados como "Erro geral no mapa" e sem uma descrição (pois é complicado o motorista digitar) e sem rotas traçadas. Como já foi discutido lá, o bom era se o sistema possibilitasse, ao editor, enviar uma mensagem ao usuário que reportou o problema, bem como uma comunicação mais rápida, entre os editores, pelo próprio editor de mapa.
Acredito que estão trabalhando nisso.

Vlw!
Essa interação com o usuário que relatou o problema, também senti falta. :cry: Tomara que isto esteja na lista de implementações. ;) Assim como a tradução da mensagem que é enviada por e-mail... nem todos entendem.

Com relação a fechar o erro, compartilho da mesma opinião de vocês. Dúvida de iniciante 8-)

Valeu gente :twisted:
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1855
Has thanked: 535 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
ifeghali wrote:
lebarros wrote:Voltando na Av. Brasil em direção ao Centro, o Waze traçou a rota normalmente, mas aí mandou que eu pegasse a pista lateral, percorresse uns 200m (no chute), o voltasse pra pista principal.
o waze adora isso, acontece o tempo todo comigo exatamente nesse trecho... como você, eu sempre ignoro.
Mandem o permalink. Pode ser que seja um erro de edição ou não, as famosas roubadinhas do Waze. Com certeza deve ter MP por vários usuários estarem ignorando a rota.
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1855
Has thanked: 535 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
diasgs wrote: Isto também acontece direto comigo. Em alguns casos eu até entendo, pois se uma via te dá mais opções de caminhos que a outra e as duas estão equivalentemente engarrafadas, vai que uma das rotas melhora neste meio tempo...

Agora mesmo encontrei uma reclamação de "Missing road" onde o problema foi exatamente este. Olha só a rota, via PLR, sugerida pelo Waze:
http://i43.tinypic.com/24pkzgl.jpg

Permalink: https://world.waze.com/editor/?lon=-43. ... =155108882

Comigo o Waze regularmente pega desses "atalhos" nos seguintes segmentos: Vai entender... :roll:
Olá, diasgs!
Nas pistas laterais não encontrei erros. Quanto as paradas exclusivas de ônibus, basta alterar para Parking Lot Road. Como estacionamento prevenirá que o sistema forneça rota ou crie atalhos. Services road são roteáveis e explica o recebimento desse atalho como opção ;)
Abraços,
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1855
Has thanked: 535 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
jlpassos wrote:Bom dia!

Percebo que o Waze pode se confundir com algumas informações sobre as vias.
Todos os dias faço um mesmo trajeto e sempre o Waze me informa rotas melhores. Mas apenas em uma via o Waze costuma errar. Geralmente a via referida tem trânsito intenso/parado no lado oposto a minha rota. Desta forma meu trajeto seria livre. Mas o Waze todos os dias me dá opção de seguir em frente, tal opção não seria um bom caminho.

[]´s
Luis Passos
Oi Luis, a escolha de uma rota depende do cruzamento de algumas informações e uma delas são os registros históricos da via. A falta dessa informação também pode ser uma das causas. O simples fato de ignorar uma rota ou reportar um erro no mapa é uma forma de contribuir para a melhoria dos mapas e registros nas vias por onde você dirige. Com mais informações, ponto de origem, destino e um permalink, facilitaria a identificação do possível erro.
Abraços
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1855
Has thanked: 535 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by Angelo_1903
Estou com 3 MP em que o Report é "Rota sugerida frequentemente ignorada" e em todas tudo leva a crer que foi uma rota alternativa que o Waze sugeriu para o usuário evitar o engarrafamento. Li neste tópico que não há detecção automática de que o usuário ignorou a rota, que isso somente era identificado por uma UR. Porém as postagens datavam de mais de 2 anos. A questão é: Hoje o Waze reporta automaticamente a "desobediência" do usuário? Pelo que eu entendi, sim. E nestes casos, em que o usuário simplesmente ignora a rota alternativa, a solução para a MP é "Não identificado"?
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1685
Has thanked: 998 times
Been thanked: 1173 times
Send a message

Post by Angelo_1903
Eu utilizo o Route Speeds e simulo as possíveis rotas, se o usuário informar o dia e horário, fica mais preciso ainda identificar qual era a rota mais rápida naquele instante em que ele reportou o erro.
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1685
Has thanked: 998 times
Been thanked: 1173 times
Send a message