Voltinhas desnecessárias e outros problemas

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Voltinhas desnecessárias e outros problemas

Postby finesko » Wed Dec 05, 2012 11:14 am

Caros,

Tenho notado muita reclamação de usuários com um vício bobo do Waze: o navegador frequentemente manda pegar uma perpendicular, dar a volta no quarteirão ou fazer um "U-Turn" e voltar pela mesma rua alguns metros à frente. Vejam o exemplo.

[ img ]

Pior ainda, quando uma conversão à esquerda é proibida, ele manda pegar à direita, fazer um "u-turn" mágico (digo mágico porque ele não avisa que é para fazer esta pequena barbeiragem), e voltar para cruzar a via.

Para mim, isso é coisa do software de navegação. Será que alguém está olhando isso?

Detalhe, antes que o digam: sim, todas as conexões estão corretas!

Abraços,
John
Attachments
waze_volta.jpg
(175.77 KiB) Downloaded 5468 times
finesko

Has thanked: 493 times
Been thanked: 909 times

Re: Voltinhas desnecessárias e outros problemas

Postby quantumjedi » Wed Dec 05, 2012 11:18 am

Você poderia, por favor, enviar o permalink?
Um abraço.
quantumjedi
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 218 times
Been thanked: 507 times

Postby finesko » Wed Dec 05, 2012 11:23 am

Não é o problema de um local somente. Isso acontece muito.

De qualquer forma, o do exemplo está aqui:
https://world.waze.com/editor/?lon=-46. ... TTTTTTTTFT

Outro que já apareceu bastante é esse:

O pessoal vem pel Chucri Zaidan, sentido sul, e o Waze pede para pegar essa rua ao lado do Hyatt, fazer o retorno e voltar à Chucri Zaidan, uns 10 metros à frente.
finesko

Postby finesko » Wed Dec 05, 2012 11:39 am

Aqui um belo exemplo de "U-Turn Mágico":

Attachments
waze_volta2.jpg
(224.98 KiB) Downloaded 5519 times
finesko

Postby quantumjedi » Wed Dec 05, 2012 11:43 am

Obrigado pelos permalinks.
Não estão relacionadas com o problema que você trouxe, mas, olhando o mapa, fiquei com algumas dúvidas.
Por que a marginal está no nível (level) -1? Eu só uso nível negativo quando uma estrada passa por baixo (sub-solo mesmo) de outra.
Conheço bem o que são as Ramps nas auto-estradas. Pelo que li, aqui no Brasil estão sendo usadas para ligar via em níveis (level) diferentes. Entendi errado?
Um abraço,
Heber
quantumjedi
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 218 times
Been thanked: 507 times

Postby antigerme » Wed Dec 05, 2012 12:11 pm

Pessoal,

Vocês tem que entender que não é só vocês que editam os mapas, alguém pode ter corrigido antes que vocês vissem, a maioria que edita nem frequenta o fórum. ;)

Olhei o primeiro permalink de Finesko e não encontrei erro mas quando comparei com o livemap a via está completamente diferente.

O Waze gosta muito de dar umas roubadinhas para fugir do trânsito mas estes casos que vocês estão relatando é erro no mapa.
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3442 times
Been thanked: 10004 times

Postby hebermc » Wed Dec 05, 2012 9:30 pm

Eu já vi erros destes aqui em Recife em que eu fui o ultimo a editar varios meses atras. Acho que o Waze está tendo algum erro de roteamento.
hebermc
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 711 times
Been thanked: 856 times

Postby antigerme » Wed Dec 05, 2012 10:02 pm

hebermc wrote:Eu já vi erros destes aqui em Recife em que eu fui o ultimo a editar varios meses atras. Acho que o Waze está tendo algum erro de roteamento.

Algumas vezes o erro está mais para frente e o Waze acaba dando algumas voltinhas desnecessárias para evita-lo.

O Adrian tinha removido anteriormente o u-turn das rotas mas parece que voltou, já falamos com ele.
antigerme
Coordinators
Coordinators

Postby finesko » Wed Dec 05, 2012 10:35 pm

Obrigado pelas idéias. Vamos aos pontos levantados:

- Marginal com nível -1: sei lá! :lol: Nem tinha percebido mas não acho que faça diferença nesse caso. Depois corrijo.
- Ramps: Heber, acho que você entendeu certo (pelo menos é o que entendi). Convencionou-se que a Marginal Expressa seria uma Minor Highway e a local uma Primary Street. Nesse caso, a ligação entre elas seria uma rampa. Agora só Deus sabe porque a Ponte Estaiada é uma rampa - e estava bloqueada e assim ficou.
- Outros editores: tenho tentado observar isso e não acho que é o caso. Se fosse, a data da última edição seria recente e geralmente não é. Já peguei muitos lugares assim, em que outros já tinham corrigido (tipo ontem) o erro. Mas não acho que seja esse o problema. Acho que o hebermc concorda.
- "Roubadinhas": acho que esse é o problema mesmo. Como a pista está congestionada em alguns momentos, o Waze acha que vale à pena dar uma voltinha no quarteirão, ou algo assim, e ganhar preciosos segundos. Deveria ter uma consideração de "custo/benefício". Além disso, no mundo real, essas voltinhas nunca ganham nada, porque fominhas não deixam você entrar de volta.
- Os "U-Turns Mágicos" continuam um mistério... :roll:

Valeu!
finesko

Postby antigerme » Wed Dec 05, 2012 10:55 pm

Finesko wrote:- Outros editores: tenho tentado observar isso e não acho que é o caso. Se fosse, a data da última edição seria recente e geralmente não é. Já peguei muitos lugares assim, em que outros já tinham corrigido (tipo ontem) o erro. Mas não acho que seja esse o problema. Acho que o hebermc concorda.

Só uma dica. Sempre olhem no livemap e testem por lá.

Muita gente reclama que o editor está correto mas não verifica como está o mapa nos smartphones, esta verificação você faz pelo livemap. 99% dos casos que o pessoal relata quando olha no livemap encontra o erro.

Antes eu fazia questão de entrar caso a caso para olhar e PROVAR o contrário do que vocês relatam e mostrar o erro de edição, não faço mais isso, cansei de toda vez ter que PROVAR que o erro é de edição. Vocês já sabem que podem usar o livemap mas não o usam para encontrar erros. :evil:

Finesko wrote:- "Roubadinhas": acho que esse é o problema mesmo. Como a pista está congestionada em alguns momentos, o Waze acha que vale à pena dar uma voltinha no quarteirão, ou algo assim, e ganhar preciosos segundos. Deveria ter uma consideração de "custo/benefício". Além disso, no mundo real, essas voltinhas nunca ganham nada, porque fominhas não deixam você entrar de volta.

Com o tempo as roubadinhas ganham um histórico e o Waze as diminui muito.

Finesko wrote:- Os "U-Turns Mágicos" continuam um mistério... :roll:

Não é mistério não.

O Waze liberou estes retornos na mesma via mas depois de reclamarmos muito os devs retiraram esta opção de rota para o Brasil. Parece que alguém do Waze fez algum "ops" e liberou novamente os u-turn para o Brasil.
antigerme
Coordinators
Coordinators

Next

Return to Mapas e edição de mapas