Retornos

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Waze Champs Brazil

Forum rules
Confira nosso Manual de edição ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Comunicar erros de IGN e Staff, use este formulário, para o restante tente contato por PM.
Cadastrar bandeira de postos aqui.

Re: Retornos

Postby alexnrocha » Tue Jul 16, 2013 10:36 am

olavog wrote:Obrigado pela resposta!
Só uma dúvida que me surgiu
"Ninguém procura por endereço de retorno. rs"
O alternate name serve só para busca? Achei que aparecia na rota também. Tipo, estou usando aquele trecho da rua como retorno então a rota o identificaria com o alternate name "Vire em retorno" e não "vire na Rua Professor Fulano" sendo que não vou pegar a rua Prof Fulano.

Nome alternativo aparece apenas nas buscas. Atualizamos recentemente as orientações para retorno e nos casos que o retorno possua outras funções como continuação de rua, deve-se analisar o conjunto de segmentos envolvidos para nomear com o nome como "rua", "sem nome" e etc.

http://world.waze.com/wiki/?title=Como_ ... s#Retornos
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 419 times
Been thanked: 603 times

Retornos

Postby AlFoltran » Tue Dec 11, 2012 7:10 pm

Caros,

Todos os retornos que tenho pego estão sendo orientados da seguintes forma, "Vire a esquerda e depois vire a esquerda". É assim mesmo? Não há uma forma de mapear um retorno para que haja uma orientação do tipo "Retorne a esquerda" ou algo do gênero?

Aliás, gostaria de encontrar orientações mais precisas sobre os retornos em relação aos nomes e forma de desenhá-los, pois na Wiki apenas encontrei informações a respeito do tipo e sobre a não desenhar a pista lateral de retorno.

Obrigado.
AlFoltran

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby AlFoltran » Thu Dec 13, 2012 1:15 pm

Legal!

Outra dúvida... devemos mapear todos os retornos de uma rodovia? Na minha cidade há um retorno que não tem muita utilidade e, portanto, ninguém o usa. Há alguma penalidade, como por exemplo tempo para encontrar uma rota se há muitos segmentos mapeados?

Obrigado.
AlFoltran

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby amfadel » Mon Jan 07, 2013 4:01 pm

Devemos nomear a via como Retorno ou deixar sem nome? Já vi as duas formas e na wiki não fala nada.

Como gerar Permalink - Dúvidas? Comece por aqui - Guia Rápido de Edição
amfadel
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 129 times
Been thanked: 226 times

Postby amfadel » Mon Jul 15, 2013 4:54 pm

olavog wrote:2) Uma parte de outra via que se usa para retorno.
2.1) Aqui a street cruza nossa primary street https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... =155756632
Acho que o nome deve permanecer igual da street. Talvez colocar "retorno" como alternate name?

Aí deve manter o nome da rua que cruza mesmo, como está no mapa. E não precisa colocar retorno no alternate. Ninguém procura por endereço de retorno. rs

olavog wrote:2.1) A street não cruza a primary mas nasce/morre nesta. Acho que o segmentinho não deveria ter nome para que o Waze se adapte à rota que esteja fazendo. Este segmentinho ser parte da street é uma questão filosófica-existencial rs, por isso a neutralidade de não ter nome pode ser útil. Não sei quanto ao tipo de via que seria...

Aqui acho melhor manter o nome da rua transversal também. A "abertura" na avenida é em função da rua e não o contrário. O retorno que é incidental ali por conta da rua que cruza a ilha, mesmo não continuando em frente e morrendo na avenida.

olavog wrote:3) Também deste tipo, onde mais de uma rua é usada para retorno. Eu raramente vejo.
https://world.waze.com/editor/?zoom=7&l ... ,156263607
Mudar o tipo de via para o mesmo tipo da rua para qual se retorna é para forçar o Waze a usar essa rota como retorno? Legal!

Olha, acho que esse é um caso muito específico que o AG colocou como PS. Não acho que isso deva ser usado como regra não.

Como gerar Permalink - Dúvidas? Comece por aqui - Guia Rápido de Edição
amfadel
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 129 times
Been thanked: 226 times

Postby antigerme » Wed Dec 12, 2012 5:12 pm

Walterllc wrote:Parece que o Waze tem mesmo essa limitação. Tem também os casos que quando alguns editores nomeiam o retorno como retorno e é dito: "vire a esquerda em retorno e depois vire a esquerda em ..."

O "vire a esquerda em" é um texto fixo, não da para flexiona-lo de acordo com o nome.

Eu até gosto quando o Waze me fala "Mantenha a esquerda em Retorno". :P

AlFoltran wrote:Caros,

Todos os retornos que tenho pego estão sendo orientados da seguintes forma, "Vire a esquerda e depois vire a esquerda". É assim mesmo? Não há uma forma de mapear um retorno para que haja uma orientação do tipo "Retorne a esquerda" ou algo do gênero?

Aliás, gostaria de encontrar orientações mais precisas sobre os retornos em relação aos nomes e forma de desenhá-los, pois na Wiki apenas encontrei informações a respeito do tipo e sobre a não desenhar a pista lateral de retorno.

Obrigado.

De uma olhadinha em http://world.waze.com/wiki/index.php/Co ... TENHA/SAIA

Se não conseguir identificar o problema, manda o permalink para podermos ajuda-lo.
Image AM - Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook/G+
Aprenda em: Manual do usuário | Manual de edição | Quiz
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 984 times
Been thanked: 1382 times

Postby antigerme » Thu Dec 13, 2012 1:39 pm

Walterllc wrote:Falando em retornos, deparei-me com a falta de alguma ferramenta especifica para impedir um retorno numa via duplicada sem impedir as outras conversões que são permitidas. A solução que encontrei está no permalink abaixo. Seria essa a única forma mesmo ou existe alguma outra solução mais elegante?

https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... TTTTTTTTFT

Realmente está muito deselegante a solução, funcional mas deselegante. :lol:

Normalmente estas vias duplicadas com cruzamento realmente não permitem a pessoa fazer retorno na via duplicada, ferra com todo o trânsito.

Ali talvez não fosse o caso de "desduplicar" a via? A separação existente me parece muito pequena e os traços GPS estão se sobrepondo muito.
pequena_separacao.png
Pequena separação
pequena_separacao.png (439.82 KiB) Viewed 3476 times

desduplicar.png
Traços GPS se sobrepondo muito
desduplicar.png (541.41 KiB) Viewed 3478 times

AlFoltran wrote:Legal!

Outra dúvida... devemos mapear todos os retornos de uma rodovia? Na minha cidade há um retorno que não tem muita utilidade e, portanto, ninguém o usa. Há alguma penalidade, como por exemplo tempo para encontrar uma rota se há muitos segmentos mapeados?

Obrigado.

Sem utilidade? Acho que talvez seja sem utilidade para você mas pode servir para outra pessoa. :D

O Waze cria uma penalidade para cada junção existente, mas, acho super válido mapear tudo e com os tipos corretos. ;)
Waze Blog/Facebook/G+
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby antigerme » Fri Dec 14, 2012 1:35 pm

Walterllc wrote:Adoraria simplificar essas via, mas certamente viria outro editor e duplicaria. Tem uma rapazeada por aqui (AMs mesmo :roll:), que não podem ver nem uma faixa contínua no meio pra sair duplicando tudo. :lol:

Se achar válido "desduplicar" e quiser uma ajuda só falar. ;)

A ideia é falar com os outros editores para saber o motivo da duplicação e quais as vantagens e desvantagens que eles enxergaram.

Eu vi como desvantagem da duplicação o "jeitinho" feito para impedir o retorno. :lol:
Waze Blog/Facebook/G+
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby antigerme » Mon Jan 07, 2013 6:41 pm

amfadel wrote:Devemos nomear a via como Retorno ou deixar sem nome? Já vi as duas formas e na wiki não fala nada.

Eu prefiro retorno, gosto de ouvir "Em 500m vire/mantenha a esquerda no retorno". Tem gente que prefere deixar sem nome para o TTS usar o nome do próximo segmento, algo como "Em 500m vire/mantenha a esquerda em <nome do próximo segmento>"

Você prefere qual? Acha válido criarmos um padrão?
Waze Blog/Facebook/G+
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby antigerme » Tue Jan 08, 2013 1:00 am

Prefiro "desduplicar" do que criar estas soluções deselegantes. O pessoal tem uma mania terrível de duplicar as vias por qualquer coisa, sem avaliar pontos positivos e negativos.

No Brasil podemos fazer tudo, a não ser que seja proibido.

Proibido retornar, a pessoa pode ainda virar as esquerda, só não pode fazer o retorno.
Proibido virar a esquerda, a pessoa não pode virar a esquerda e por consequência também não pode retornar.
Waze Blog/Facebook/G+
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Next

Return to Mapas e edição de mapas