Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by antigerme
guisolleiro wrote:Olá a todos. Sei que o último post deste topic foi há um tempo já.
Fiquei com a dúvida se chegaram ou não a um padrão sobre se deixamos os retornos com o nome "retorno" na situação 1 que o Olavog comentou "1) O retorno típico, que foi feito para isso, ligando ao outro sentido da via https://world.waze.com/editor/?zoom=7&l ... =156261737 ".

Abs
O links está quebrado.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
guisolleiro wrote:
antigerme wrote:
O links está quebrado.

Opa, segue de novo https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... =156261737
Você prefere "mantenha a esquerda na Av. Luís Viana, Salvado" ou "mantenha esquerda no Retorno"?

A primeira opção parece meio confusa e não ajuda em nada na navegação. Sempre coloco nos retornos o nome "Retorno". ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by canetafina
caslubas wrote: Esta avenida, como todos podem observar, não é duplicada, mas recentemente um editor Level 5 a duplicou, eu não consigo entender as vantagens disso, será pelo intenso tráfico desta avenida? no meu ponto de vista, ela deveria ser simplesmente mão dupla e se fosse possível, elevaria sua categoria.
Opa

Não quer dizer que nesta ultima atualização foi feita a duplicação, pois já deveria está assim, porém ele pode ter feito ajustes no nome da cidade em vários segmentos de uma vez, por exemplo, e ficou o registro no nome dele. Além do mais, o trabalho de "desduplicação" é um tanto complexo e requer alguém que conheça bem o local para isto. Geralmente, CM evita realizar este tipo de edição em local que não conhece, tanto para duplicar como ao contrário.
Isso tem ocorrido com outros avenidas, portanto, queria fazer uma sugestão, que tal um tópico fixo com orientações sobre uma PADRONIZAÇÃO? desculpem-me caso isso já exista, eu não encontrei.

Acho que seria muito bom, e como para toda regra existem exceções, creio que um outro tópico fixo deveria existir, para que tratassemos as exceções em conjunto, decidindo a melhor solução que não levasse a erros nos percursos sugeridos, que a meu ver, é hoje um dos pontos falhos no waze.
Existe orientação sobre quando duplicar ou não em nosso manual de edição na wiki, em "As melhores práticas em edição de mapas", aqui.
Só para refletir sobre o assunto, não quero dizer que isso seja uma panacéia, mas ajudaria e muito! principalmente a iniciantes como eu, já que dediquei um bom tempo a leitura de tópicos do fórum e me deparei com muitas contradições nas práticas de edição.
Aos inciantes, existe um post específico para orientação, aqui.
O fórum discutimos, também, situações específicas que fogem um pouco da diretriz do manual de edição, devido as características peculiar de cada local, lendo fora do contexto, realmente, pode dar ideia de confusão. Por isso que é importante ter como base o manual de edição para lidar com as exceções de forma consciente.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
caslubas wrote: Apesar de ter lido todos os links (não encontrado pela wiki, acho a busca uma lástima, mas pelo tópico de links importantes), sempre passa algo despercebido, é muita informação e metodologia toda nova.

Mas ainda continuo pensando que um tópico fixo no fórum iria ajudar muito.
A wiki está para ser reorganizada, centralizando os conteúdos, de uma maneira que facilite o usuário a encontrar o que procura.
No momento, to tentando entender claramente, quando nomear um segmento com "acesso", ou seja, tenho dúvidas em como categorizar os segmentos que fazem ligação entre vias, dos diversos tipos.
De modo geral, evita-se nomear um segmento como "Acesso", mas entendo que tem situações que, talvez, seja necessário. O mais adequado é nomear "Acesso há alguma coisa". Por ex: Acesso Av. Brasil, Acesso Rod. Washington Luiz, Ac. Shopping Tal, etc. Portanto, é um segmento exclusivo para aquele acesso, ou seja, uma informação útil para navegação. Agora, não nomeando, muitas das vezes já resolve. Por ex.: se um segmento liga a Av. Beltrana e a Av. Ciclana e, este segmento, não tem nome, de acordo com o ângulo de saída da Av. Beltrana, a instrução seria: "Mantenha/Vire à esq/dir em Av. Ciclana, ou seja, vai dizer o nome do próximo segmento que se conecta.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by caslubas
Caros, minha cidade tem sofrido (a meu ver) com a duplicação de vias, que nem canteiro central tem, e outras, cujo canteiro central tem meio metro de largura, vejo isso com pesar, pois acredito, que esse procedimento leva a instruções de manobras errôneas.

Atribuo isso a falta de padrões claros e definidos, vou postar um exemplo, no permalink abaixo:

https://world.waze.com/editor/pt_BR/?zo ... FTTTTTFTTT

Esta avenida, como todos podem observar, não é duplicada, mas recentemente um editor Level 5 a duplicou, eu não consigo entender as vantagens disso, será pelo intenso tráfico desta avenida? no meu ponto de vista, ela deveria ser simplesmente mão dupla e se fosse possível, elevaria sua categoria.

Isso tem ocorrido com outros avenidas, portanto, queria fazer uma sugestão, que tal um tópico fixo com orientações sobre uma PADRONIZAÇÃO? desculpem-me caso isso já exista, eu não encontrei.

Acho que seria muito bom, e como para toda regra existem exceções, creio que um outro tópico fixo deveria existir, para que tratassemos as exceções em conjunto, decidindo a melhor solução que não levasse a erros nos percursos sugeridos, que a meu ver, é hoje um dos pontos falhos no waze.

Só para refletir sobre o assunto, não quero dizer que isso seja uma panacéia, mas ajudaria e muito! principalmente a iniciantes como eu, já que dediquei um bom tempo a leitura de tópicos do fórum e me deparei com muitas contradições nas práticas de edição.

Abs!
caslubas
Posts: 25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 4 times
Send a message
Carlos Alberto - Born to be root
Opensuse Linux User
Motorola Razr I

Post by caslubas
Obrigado pelo esclarecimento, fiquei preocupado em iniciar a desduplicação e acabar em lock, aqui em campo grande existem muitas avenidas que estão duplicadas indevidamente, mas eu realmente não lembro de ter reparado se isso é recente ou não.

Portanto, já que conheço muito bem esta avenida, posso iniciar a desduplicação.
O fórum discutimos, também, situações específicas que fogem um pouco da diretriz do manual de edição, devido as características peculiar de cada local, lendo fora do contexto, realmente, pode dar ideia de confusão. Por isso que é importante ter como base o manual de edição para lidar com as exceções de forma consciente.
Apesar de ter lido todos os links (não encontrado pela wiki, acho a busca uma lástima, mas pelo tópico de links importantes), sempre passa algo despercebido, é muita informação e metodologia toda nova.

Mas ainda continuo pensando que um tópico fixo no fórum iria ajudar muito.

Demorei um bocado para entender o funcionamento das rotatórias, consegui sacar bem, depois que passei a conhecer os tipos (normais e anormais ou os dois).

No momento, to tentando entender claramente, quando nomear um segmento com "acesso", ou seja, tenho dúvidas em como categorizar os segmentos que fazem ligação entre vias, dos diversos tipos.

Abs!
caslubas
Posts: 25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 4 times
Send a message
Carlos Alberto - Born to be root
Opensuse Linux User
Motorola Razr I

Post by ciamagno
antigerme wrote:
amfadel wrote:Devemos nomear a via como Retorno ou deixar sem nome? Já vi as duas formas e na wiki não fala nada.
Eu prefiro retorno, gosto de ouvir "Em 500m vire/mantenha a esquerda no retorno". Tem gente que prefere deixar sem nome para o TTS usar o nome do próximo segmento, algo como "Em 500m vire/mantenha a esquerda em <nome do próximo segmento>"

Você prefere qual? Acha válido criarmos um padrão?
Eu acho bom criar sim.

Eu me acostumei sem nome em retornos, mas faco o que a galera decidir.
ciamagno
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 800
Has thanked: 78 times
Been thanked: 267 times
Send a message

Post by ciamagno
fgiraudo wrote:
Walterllc wrote:Falando em retornos, deparei-me com a falta de alguma ferramenta especifica para impedir um retorno numa via duplicada sem impedir as outras conversões que são permitidas. A solução que encontrei está no permalink abaixo. Seria essa a única forma mesmo ou existe alguma outra solução mais elegante?

https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... TTTTTTTTFT
mas quem tá vindo pela avenida pode virar a esquerda? (sem fazer o retorno)

Pois eh, fiquei meio assim tambem...eu nao me lembro direito se pode ou nao no brasil...

Me corrijam se estou errado:

-Placa Proibido virar a esquerda(nao pode retornar a esquerda)?

-Placa Proibido retornar a esquerda(pode virar a esquerda em vez de retornar)?
ciamagno
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 800
Has thanked: 78 times
Been thanked: 267 times
Send a message

Post by clebersonpertile
Eu sempre mapeei esses retornos (os comuns de BR) sem nome. Mas realmente, parece ser melhor colocar "Retorno" como nome dele.
clebersonpertile
Posts: 79
Has thanked: 8 times
Been thanked: 10 times
Send a message
https://www.waze.com/wiki/images/5/5a/W ... M_only.png

Cleberson Pertile
AM - Pato Branco (PR)

Post by fgiraudo
Walterllc wrote:Falando em retornos, deparei-me com a falta de alguma ferramenta especifica para impedir um retorno numa via duplicada sem impedir as outras conversões que são permitidas. A solução que encontrei está no permalink abaixo. Seria essa a única forma mesmo ou existe alguma outra solução mais elegante?

https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... TTTTTTTTFT
mas quem tá vindo pela avenida pode virar a esquerda? (sem fazer o retorno)
fgiraudo
Posts: 1
Send a message