Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by GuibaBR
Acredito que provavelmente seja o contrário, continuem a desduplicação. Estamos discutindo isso também nesse tópico: http://world.waze.com/forum/viewtopic.p ... 20#p529693

De qualquer maneira, acabei de fazer uma desduplicação para testar a solução para os U-turns e garantir que esse é o melhor jeito.


(edit: talvez a desduplicação não seja o melhor jeito. Ver o tópico indicado)
GuibaBR
Posts: 592
Has thanked: 542 times
Been thanked: 295 times
Send a message
Last edited by GuibaBR on Mon Aug 26, 2013 7:00 pm, edited 1 time in total.
Guilherme (GuibaBR)
LC/CM - Brasil | SM - São Paulo

Post by guisolleiro
Olá a todos. Sei que o último post deste topic foi há um tempo já.
Fiquei com a dúvida se chegaram ou não a um padrão sobre se deixamos os retornos com o nome "retorno" na situação 1 que o Olavog comentou "1) O retorno típico, que foi feito para isso, ligando ao outro sentido da via https://world.waze.com/editor/?zoom=7&l ... =156261737 ".

Abs
guisolleiro
Posts: 130
Has thanked: 12 times
Been thanked: 7 times
Send a message
AM São Paulo - Capital

Post by guisolleiro
antigerme wrote:
O links está quebrado.

Opa, segue de novo https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... =156261737
guisolleiro
Posts: 130
Has thanked: 12 times
Been thanked: 7 times
Send a message
AM São Paulo - Capital

Post by guisolleiro
antigerme wrote:
Você prefere "mantenha a esquerda na Av. Luís Viana, Salvado" ou "mantenha esquerda no Retorno"?

A primeira opção parece meio confusa e não ajuda em nada na navegação. Sempre coloco nos retornos o nome "Retorno". ;)
Concordo, até porque fica mais claro que tem um retorno, e não fica dúvida de um erro. Quando alguém dá indicação, costumamos falar "quando estiver na avenida x, pega o retorno".
Como vejo retornos com e sem nome, e houve a discussão de padronizar, mas sem uma conclusão clara como no caso das mini-rotatórias, preferi confirmar!

Valeu!
guisolleiro
Posts: 130
Has thanked: 12 times
Been thanked: 7 times
Send a message
AM São Paulo - Capital

Post by olavog
Legal a discussão e queria contribuir com minha humilde opinião :arrow:

Retornos se tem aos montes e feitos de diferentes formas. Como sempre no Waze, devemos nos atentar à especificidade do local.

Vejo basicamente 2 tipos de retorno, conforme já mencionados aqui.
1) O retorno típico, que foi feito para isso, ligando ao outro sentido da via.
https://world.waze.com/editor/?zoom=7&l ... =156261737
Aqui concordo em nomear como retorno. É a única função dele.
Lembrando que devemos nos atentar aos ângulos de saída e entrada nas vias, dependendo de como queremos que a instrução seja dada pelo Waze. Há a tendência de se desenhar as vias conforme à realidade, mas em retornos menores talvez seja melhor fazer a saída próxima a 90 graus para que o Waze diga "vire". Aqui tem neste exemplo https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... TTTFTTTFTT > para sair o ângulo é suave, é criada uma pista para isso e, por isso, a instrução melhor seria "saia". Já para entrar na via o ângulo é prox a 90 graus, para se dizer "vire".

2) Uma parte de outra via que se usa para retorno.
2.1) Aqui a street cruza nossa primary street https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... =155756632
Acho que o nome deve permanecer igual da street. Talvez colocar "retorno" como alternate name?

2.1) A street não cruza a primary mas nasce/morre nesta. Acho que o segmentinho não deveria ter nome para que o Waze se adapte à rota que esteja fazendo. Este segmentinho ser parte da street é uma questão filosófica-existencial rs, por isso a neutralidade de não ter nome pode ser útil. Não sei quanto ao tipo de via que seria...

3) Também deste tipo, onde mais de uma rua é usada para retorno. Eu raramente vejo.
https://world.waze.com/editor/?zoom=7&l ... ,156263607
Mudar o tipo de via para o mesmo tipo da rua para qual se retorna é para forçar o Waze a usar essa rota como retorno? Legal!
olavog
Posts: 317
Has thanked: 24 times
Been thanked: 68 times
Send a message

Post by olavog
Tchelow wrote:
antigerme wrote:As vias são tão juntas que no app aparecem como uma só, zoom máximo, fora o resto que já levantamos no começo deste tópico.
2013-01-07 22.57.06.jpg
Acho muito deselegante e o pior que tem gente que já está pensando em usar este exemplo. Alterei e agora só esperar a autocorreção colocar a via no local certinho.
Temos que priorizar a funcionalidade ante a aparência... em alguns casos fica esquisito mesmo!

Abraços,
Concordo totalmente com o Tchelow! Acho ótimo este tipo de solução. :D O próprio Wiki americano diz para fazer isso quando uma mesma (e talvez simples e pequena) via tem 2 funções, 2 fluxos diferentes que devam ser discriminados. No visor pode parecer mais gordinho mas não acho que prejudique a navegação. Essa deselegância pode ser diminuída colocando em zoom máximo e pondo um segmento bem pertinho do outro. Ou até sobrepostos, fica mais difícil editar, mas talvez não se precise fazê-lo tão cedo ;) Queremos uma navegação funcional, sem instruções erradas, certo? Às vezes é preciso mesmo fazer um truquezinho (não confundir com jeitinho) para isso. Diferentes opiniões são mais do que bem-vindas, principalmente se vierem acompanhadas dos motivos ;)
Na verdade desduplicar seria o ideal e resolveria o problema, mas isso depende mesmo de um consenso entre quem é da região rs. Vejo que há uma "exagerância" em duplicar vias. Mas grande parte não veio automaticamente do basemap? Mapas importados condizem muito com a realidade, o que nem sempre é bom para nossa navegação funcional.

Quanto à sinalização. Acho que "proibido virar à esquerda" proíbe também de se retornar. O intuito aqui é fazer aquela via de rolagem mais rápida, sem carro parando ali para virar principalmente quando não há espaço para tal (como é o caso em questão).
Já o "proibido retornar" permite virar. Ainda mais sem semáforo, o somente virar não "atrapalha" tanto o trânsito de sentido oposto quanto o retornar.
olavog
Posts: 317
Has thanked: 24 times
Been thanked: 68 times
Send a message

Post by olavog
Obrigado pela resposta!
Só uma dúvida que me surgiu
"Ninguém procura por endereço de retorno. rs"
O alternate name serve só para busca? Achei que aparecia na rota também. Tipo, estou usando aquele trecho da rua como retorno então a rota o identificaria com o alternate name "Vire em retorno" e não "vire na Rua Professor Fulano" sendo que não vou pegar a rua Prof Fulano.
olavog
Posts: 317
Has thanked: 24 times
Been thanked: 68 times
Send a message

Post by oobservador
Olha só a informação que eu vi no nanorep a respeito da funcionalidade "U-Turns":
Sharp angled turns: Such as "U" turns adds an infinite amount of time to the ETA. A penalty will also be given to "U" turns made out of three segments. In some places, if the length of the middle segment (connecting the two larger ones) is larger than 15 meters it wont grant a penalty.
(retirado do artigo "Penalties")


Quer dizer que U-Turns só serão roteados pelo Waze caso não haja outra opção? (nesse caso, o trabalho de desduplicação que está sendo realizado, aqui, em Fortaleza, seria tolice, sendo melhor fazer gambiarras p/ deixar o "Segmento Retorno"> 15m? O.o )
Ou quer dizer que o nanorep está bem desatualizado? hehehe
oobservador
Posts: 144
Has thanked: 38 times
Been thanked: 14 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Desculpe mas tambem nao achei legal a soluçao. :?
Walterl.png
(460.14 KiB) Downloaded 9162 times
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by Tchelow
scarlogarcia wrote:Desculpe mas tambem nao achei legal a soluçao. :?
Walterl.png
Concordo com o Carlos... não ficou muito bom não.
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!