Utilização de ramps

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Waze Champs Brazil

Forum rules
Confira nosso Manual de edição ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Comunicar erros de IGN e Staff, use este formulário, para o restante tente contato por PM.
Imagens de satélite completamente desalinhadas da realidade (traços GPS) aqui. Receber notificação de imagem atualizada aqui
Relatar um resultado de Place errado oriundo do Google, use este formulário e para problemas com ADS, use este.
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Utilização de ramps

Postby leuuuuu » Tue Jan 08, 2013 2:30 pm

Conforme orientação de Scarlogarcia, gostaria de demonstrar uma utilização de ramp com rodovias, pois após conversar com ele, e ler as orientações de edição, percebi a necessidade de usa-las em alguns pontos. Porém outro AM alterou a categorização dessas ramps e de alguns trechos, então pode ser que o meu método de categorização não esteja correto e gostaria da opinião dos demais.

Abaixo segue um exemplo do modo como estava o trevo:
Image

E aqui, como eu entendo que seria a correta categorização das pistas deste trevo:
Image

Ainda seguindo a mesma lógica, tenho usado ramp em todas as saídas/entradas de rodovias, ligadas a pistas de menor peso, conforme exemplo:
Image

Aguardo opiniões dos demais :)

Obrigado.
leuuuuu
State Manager
State Manager

Has thanked: 1 time
Been thanked: 4 times

Re: Utilização de ramps

Postby rafael6089 » Tue Jan 08, 2013 11:54 pm

A utilização de rampas é um tema que não é muito claro para mim também.

Na wiki, na seção Ramps diz:

- Quando o tráfego se move entre duas rodovias (Highways) que estão em níveis diferentes, sem a utilização de semáforos ou sinais de parada, usa-se rampas. - OK, aqui tá fácil (eu acho)

O que eu entendo dessa afirmação é:
Se os dois segmentos conectados forem rodovias no mesmo nível (0 normalmente) não usa Ramp;
Se os dois segmentos forem rodovia em níveis diferentes (uma 0 e outra 1, por exemplo) e tem algum semáforo ou parada também não usa Ramp.

- Outro exemplo típico são as rampas de entrada e saída de uma rodovia. Vias que ligam uma Highway com um Service Roads/Parking Roads devem ser tratados como rampas e nomeadas de acordo, ("Saída para..." por exemplo)

Aqui também fala em rampa de entrada e saída, então eu entendo que a Rodovia sempre deve estar num nível mais alto do que a outra via para usar Ramp.(Ex.: A rodovia com nível 1 e a Service road com nível 0).

Resumindo o que eu entendi: Só usa Ramps quando um dos segmentos é uma rodovia e está em nível mais alto do que o outro segmento ao qual a rodovia se conecta (independente da categoria) e sem semáforos ou paradas.

Ou mais simples ainda: Sempre que tiver um desnível de uma rodovia em relação ao próximo segmento, o segmento que fizer a conexão vai ser da categoria Ramp. Ou seja, uma rampa na vida real é uma Ramp no Waze.

Daí vem a exceção:

Mais abaixo na mesma página da wiki, na seção de Casos Especiais, fala em Conectores do mesmo nível. Ali diz:

- Ramps no Waze só devem ser utilizadas para situações em que duas Highways têm um cruzamento de níveis diferentes e suas respectivas entradas e saídas. A exceção são para as Highways quando o conector é sinalizado e possui nome.

Aqui já não fala mais em rampas de entrada e saída, só fala em "suas respectivas entradas e saídas". E a frase também ficou formulada de uma forma que não fica claro se as entradas e saídas também devem ter níveis diferentes. Aí que começa a confusão pra mim.

Isso quer dizer que num exemplo como esse aqui usa-se ramp mesmo que as duas vias sejam do mesmo nível e nomeia o segmento de "Saída 133" só por ser uma saída sinalizada? Se não for sinalizada não usa Ramp?

Se for isso mesmo, acho que seria interessante acrescentar na Wiki o motivo de usar a categoria Ramp nesta exceção mesmo que não seja uma rampa na vida real. Pra mim não está claro qual a razão de usar Ramp neste caso.

Resumindo (de novo) o que eu entendo:
- Rampa na vida real (desnível de uma pista para outra pista) usa Ramp. (sempre sem paradas)
- Saída de rodovia sinalizada (mesmo sendo do mesmo nível) usa Ramp também. (sempre sem paradas)
- Todo o resto é conector de mesmo nível (não usa Ramp)

Nos teus exemplos eu não usaria Ramps em lugar nenhum, pois você sempre está conectando pistas que parecem estar no mesmo nível. E eu vejo um monte de gente fazendo isso. Não sei se é porque estava assim no basemap e usam como exemplo ou se é uma das "melhores práticas".

Só não sei se algum caso entra na exceção de ter uma placa nomeando a saída. Eu não vi nenhuma dando uma olhada rápida no Street View aí.

Mas também estou curioso para saber a opinião de Wazers mais experientes e seu meu entendimento está correto. :mrgreen:
rafael6089

Been thanked: 2 times

Postby paulosteiner » Wed Jan 09, 2013 3:49 pm

Olá!

O rafael6089 descreveu com perfeição o mesmo problema que venho enfrentando desde comecei a editar os mapas do Waze.

Tenho encontrado a mesma dificuldade entre seguir o que propõe a Wiki, ou o que dizem nos fóruns com relação à utilização de Ramps. Na verdade, não é unanimidade, pois já vi uns usuários dizendo que se usa Ramps estritamente em casos de níveis diferentes (com algumas exceções) e outros dizendo que Ramps devem ser usadas para todo e qualquer acesso de rodovia.

Também fiquei confuso ao ler a Wiki sobre a utilização de Ramps.
A propósito, com relação aos casos citados acima pelo leuuuuu, a Wiki diz:
Minor Highway para Primary Street, deve ser do tipo Primary Street;

Por isso que havia mudado o tipo de conector para Primary Street.

Ao não conseguir entender muito bem o que a Wiki queria dizer com "A exceção [para a utilização de Ramps quando não há diferença de nível] são para as Highways quando o conector é sinalizado e possui nome."
Tá, mas isso é muito vago, então cliquei na nota que aparece exatamente ao final da frase, o que me levou para a Wiki em Inglês, da qual a Wiki em português foi traduzida. A tradução no entanto, foi incompleta, pois ao final da página há um tópico esclarecendo que exceção é essa para conectores sinalizados e que possuem nome.

Eu imagino que o mapa de base tivesse muitas Ramps (pelo que pude perceber editando áreas que ninguém ainda havia editado), e daí talvez tenha se formado o hábito de usá-las indiscriminadamente.

De qualquer forma, a Wiki diz o seguinte:
Embora algumas vezes referido como rampas, para o Waze não. Ramps no Waze só devem ser utilizadas para situações em que duas Highways têm um cruzamento de níveis diferentes e suas respectivas entradas e saídas. A exceção são para as Highways quando o conector é sinalizado e possui nome.

Mas ao olhar o texto original na Wiki em inglês, eu traduziria de forma um pouco menos confusa:

Embora algumas vezes tratados como rampas, para o Waze estes segmentos não o são. Rampas no Waze deveriam ser apenas usadas para situações em que duas vias de níveis diferente têm um cruzamento, ou se a situação for a mesma de uma das exceções listadas abaixo [saídas numeradas com nome.]

No entanto, já levantei essa questão aqui no Fórum, e o Scarlogarcia disse que rampas devem ser usadas para qualquer entrada/saída de rodovia. Aí que eu fico em dúvida! Pois é um usuário super experiente. :cry:

Espero que possamos chegar a um consenso, pois quando chego numa situação dessas eu encosto na cadeira, coço a cabeça e fico me perguntando "e agora, é Ramp ou não é?".
Se for o caso, até mudar ou atualizar as intruções da Wiki, de maneira que fique mais clara.

PS. O que eu já vi pessoas dizendo que para o melhor funcionamento do TTS, usa-se Ramps, pois assim a instrução será "saia à direita/esquerda", embora isso seja verdade, a Wiki estabelece que

4. Se s-in é uma rodovia e s-out não, a instrução é: "SAIA A DIREITA".

Ou seja, se você estiver numa rodovia, e houver uma saída, independente de estar essa classificada ou não como Ramp, a instrução dada será "saia à...". (Notem, no entanto, que o ângulo da curva se aplica na escolha do comando de voz.)
paulosteiner
State Manager
State Manager

Been thanked: 3 times

Postby amfadel » Wed Jan 09, 2013 6:02 pm

Na wiki tá bem confuso. Pelo que entendi entre a wiki e posts no forum é: qualquer conexão (entrada e saída) de rodovia é ramp.

Qualquer conexão em nível diferente (mesmo entre primary street e street, no caso de pontes com alças dentro de cidade) é ramp.

Qualquer outra conexão em nível segue o que diz em conectores em nível.

Mas concordo que a Wiki precisa ser atualizada com respeito a ramps para simplificar a explicação e deixar claro quando deve ser usada.

Como gerar Permalink - Dúvidas? Comece por aqui - Guia Rápido de Edição
amfadel

Has thanked: 129 times
Been thanked: 243 times

Postby antigerme » Wed Jan 09, 2013 6:45 pm

amfadel wrote:Qualquer conexão em nível diferente (mesmo entre primary street e street, no caso de pontes com alças dentro de cidade) é ramp.

Opa!

Ramps é da classe de rodovias, tem até peso maior que Primary, usa só nas conexões com rodovias.
Image AM - Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook/G+
Aprenda em: Manual do usuário | Manual de edição | Quiz
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2908 times
Been thanked: 7947 times

Re: Re: Utilização de ramps

Postby amfadel » Wed Jan 09, 2013 11:00 pm

antigerme wrote:
amfadel wrote:Qualquer conexão em nível diferente (mesmo entre primary street e street, no caso de pontes com alças dentro de cidade) é ramp.

Opa!

Ramps é da classe de rodovias, tem até peso maior que Primary, usa só nas conexões com rodovias.

Era o que eu pensava, mas vi rampas desse tipo, perguntei em outro tópico mas acho que passou desapercebido.

Vou desfazer onde vi isso e usar apenas para conexões com rodovias.

O restante como eu descrevi esta correto?

Enviado de meu Milestone usando o Tapatalk 2

amfadel

Postby Tchelow » Wed Jan 09, 2013 11:48 pm

Se desejar dar uma ajuda na atualização, tradução e/ou padronização da Wiki será muito bem vindo. Temos feito o possível para deixá-la cada vez mais clara, mas às vezes temos que trabalhar pra ganhar algum dinheiro. :lol: :lol: :lol:

Abraços,
Marcelo Romera
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!
Tchelow

Has thanked: 12 times
Been thanked: 80 times

Re: Re: Utilização de ramps

Postby amfadel » Thu Jan 10, 2013 1:04 am

Tchelow wrote:Se desejar dar uma ajuda na atualização, tradução e/ou padronização da Wiki será muito bem vindo. Temos feito o possível para deixá-la cada vez mais clara, mas às vezes temos que trabalhar pra ganhar algum dinheiro. :lol: :lol: :lol:

Abraços,

Qualquer um pode alterar? Se sim, alguém precisa aprovar ou vai direito? Eu posso ajudar sim, mas seria bom uma revisão principalmente no começo pra não fazer besteira. :)

Enviado de meu Milestone usando o Tapatalk 2

amfadel

Postby scarlogarcia » Thu Jan 10, 2013 2:33 am

Foi apontado aqui pelo Rafael e pelo Paulo como há necessidade de atualizaçao da Wiki. Gostaria de lembrar a voces que a wiki é construida pela comunidade (por nós) a partir do que definimos aqui (no forum) baseados principalmente em testes objetivos. Assim como uma caracteristica/propriedade de estrutura do mapa hoje funciona de uma maneira, amanha pode funcionar de outra forma nos nossos mapas. A Wiki tambem requer manutençao frequente para acompanhar as evoluçoes e, muitas vezes, progressos.

A Wiki internacional (como é sempre lembrado pelo André de que ela foi apoderada pelos Norte Americados) servem de base para nossa Wiki, mas assim que traduzida e com as decisoes que todos nós tomamos em conjunto no forum, ela sofre uma "antropofagia" e adquiri caracteristicas para nos atender melhor de acordo com nosso Codigo Brasileiro de Transito e diversas outras particularidades das nossas malhas viárias.

O forum é o instrumento que nos permite reciclar as informaçoes das wikis para que nao fiquem defasadas e confusas.

Se voces que acompanham forum e Wiki tem esta confusao toda podemos imaginar o que as Ramps representam para outros editores.

Como o Paulo falou, o comando no TTS de "saia" que acontece em uma saida de Highway nao é dependente da Ramp neste caso. Mas este comando pode ser importante para quem vai entrar em uma Highway.

A Ramp em uma Highway tambem faz com que o comando de "saia" dado seja antecipado mais antecipado ao mesmo comando dado a outras vias de saída do tipo nao "Ramp". Se nao me engano o comando é dado com 30 segundos de antecedencia a virada para demais vias e 60 segundo para vias do tipo Ramps.

Como o antigerme falou, o peso da via e diversas outras caracteristicas de Highway das Ramps que nao conhecemos tambem pesam no calculo das rotas, principalmente dentro da cidade.

Eu acho que o Rafael sumarizou bem quanto aos usos de Ramps (retirei a primeira linha do resumo dele)
rafael6089 wrote:
Resumindo (de novo) o que eu entendo:
- Saída de rodovia sinalizada (mesmo sendo do mesmo nível) usa Ramp também. (sempre sem paradas)
- Todo o resto é conector de mesmo nível (não usa Ramp)

Utilizamos Ramps para todas as saídas e entradas de vias da categoria Highway. Talvez a minha falta de clareza quanto a este uso de Ramp tenha gerado a confusao que o Paulo descreveu acima. Preciso deixar claro que nao é qualquer entrada e saída de um segmento como os "retornos". Tenho visto muita gente colocando retornos de vias de mao unica como Ramps. Os retornos entre as vias devem ser do mesmo tipo de suas vias.

A base de traduçao da Wiki foi e tem sido feita por muita gente diferente que está por aqui hoje e outras que nao temos noticias ha tempos. A manutençao dela é feita a muito custo por poucas pessoas que alem da traduçao cuidam de diversos outros assutos relacionados ao Waze como corrigir os erros do app que aparecem na tela de seus aparelhos, traduçao de todas novas versoes do app e propagandas, preparar documentaçoes, gerenciar conflitos de usuários, refazer rotas que funcionavam bem e estao destruidas, dar suporte as mais diversas duvidas, etc.

Precisamos de ajuda para organizar a Wiki e que suas alteraçoes sejam amplamente divulgadas por aqui antes, bem como o antigerme diversas vezes pergunta por aqui: "posso colocar isto na wiki?" E todos tem a oportunidade de contribuir.

Hoje temos contado com uma ajuda muito grande o ciamagno que está traduzindo TUDO que passa pro sua frente. Apesar de suas traduçoes serem otimas ele ainda precisa de revisores antes de sua traduçao direta antes de fazermos a "antropofagira" destes textos. Atualmente ele tem investido algum esforço neste projeto dentre outros. http://www.waze.com/wiki/index.php/Manu ... u%C3%A1rio
Obs: existem outros editores dedicados a estas traduçoes. O proprio ciamagno e tchelow podem listar os nomes aqui melhor do que eu.

A Wiki é super importante para nos dar alguma ordem entre os editores e uma direçao para caminharmos. A oferta de contribuiçao do amfadel é muito bem vinda e apreciada.
scarlogarcia
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 1005 times
Been thanked: 1801 times

Postby leuuuuu » Thu Jan 10, 2013 11:13 am

Utilizamos Ramps para todas as saídas e entradas de vias da categoria Highway. Talvez a minha falta de clareza quanto a este uso de Ramp tenha gerado a confusao que o Paulo descreveu acima. Preciso deixar claro que nao é qualquer entrada e saída de um segmento como os "retornos". Tenho visto muita gente colocando retornos de vias de mao unica como Ramps. Os retornos entre as vias devem ser do mesmo tipo de suas vias.

Acho que com isso o Carlos matou a charada! :D
leuuuuu
State Manager
State Manager

Been thanked: 4 times

Next

Return to Mapas e edição de mapas