Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by rafael6089
A utilização de rampas é um tema que não é muito claro para mim também.

Na wiki, na seção Ramps diz:

- Quando o tráfego se move entre duas rodovias (Highways) que estão em níveis diferentes, sem a utilização de semáforos ou sinais de parada, usa-se rampas. - OK, aqui tá fácil (eu acho)

O que eu entendo dessa afirmação é:
Se os dois segmentos conectados forem rodovias no mesmo nível (0 normalmente) não usa Ramp;
Se os dois segmentos forem rodovia em níveis diferentes (uma 0 e outra 1, por exemplo) e tem algum semáforo ou parada também não usa Ramp.

- Outro exemplo típico são as rampas de entrada e saída de uma rodovia. Vias que ligam uma Highway com um Service Roads/Parking Roads devem ser tratados como rampas e nomeadas de acordo, ("Saída para..." por exemplo)

Aqui também fala em rampa de entrada e saída, então eu entendo que a Rodovia sempre deve estar num nível mais alto do que a outra via para usar Ramp.(Ex.: A rodovia com nível 1 e a Service road com nível 0).

Resumindo o que eu entendi: Só usa Ramps quando um dos segmentos é uma rodovia e está em nível mais alto do que o outro segmento ao qual a rodovia se conecta (independente da categoria) e sem semáforos ou paradas.

Ou mais simples ainda: Sempre que tiver um desnível de uma rodovia em relação ao próximo segmento, o segmento que fizer a conexão vai ser da categoria Ramp. Ou seja, uma rampa na vida real é uma Ramp no Waze.

Daí vem a exceção:

Mais abaixo na mesma página da wiki, na seção de Casos Especiais, fala em Conectores do mesmo nível. Ali diz:

- Ramps no Waze só devem ser utilizadas para situações em que duas Highways têm um cruzamento de níveis diferentes e suas respectivas entradas e saídas. A exceção são para as Highways quando o conector é sinalizado e possui nome.

Aqui já não fala mais em rampas de entrada e saída, só fala em "suas respectivas entradas e saídas". E a frase também ficou formulada de uma forma que não fica claro se as entradas e saídas também devem ter níveis diferentes. Aí que começa a confusão pra mim.

Isso quer dizer que num exemplo como esse aqui usa-se ramp mesmo que as duas vias sejam do mesmo nível e nomeia o segmento de "Saída 133" só por ser uma saída sinalizada? Se não for sinalizada não usa Ramp?

Se for isso mesmo, acho que seria interessante acrescentar na Wiki o motivo de usar a categoria Ramp nesta exceção mesmo que não seja uma rampa na vida real. Pra mim não está claro qual a razão de usar Ramp neste caso.

Resumindo (de novo) o que eu entendo:
- Rampa na vida real (desnível de uma pista para outra pista) usa Ramp. (sempre sem paradas)
- Saída de rodovia sinalizada (mesmo sendo do mesmo nível) usa Ramp também. (sempre sem paradas)
- Todo o resto é conector de mesmo nível (não usa Ramp)


Nos teus exemplos eu não usaria Ramps em lugar nenhum, pois você sempre está conectando pistas que parecem estar no mesmo nível. E eu vejo um monte de gente fazendo isso. Não sei se é porque estava assim no basemap e usam como exemplo ou se é uma das "melhores práticas".

Só não sei se algum caso entra na exceção de ter uma placa nomeando a saída. Eu não vi nenhuma dando uma olhada rápida no Street View aí.

Mas também estou curioso para saber a opinião de Wazers mais experientes e seu meu entendimento está correto. :mrgreen:
rafael6089
Posts: 25
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by rafael6089
Eu também posso ajudar, mas acho que posso ajudar mais como revisor, até porque ainda tenho uma visão mais de iniciante e posso ver se ficou "entendível". E acho que seria interessante escrever a Wiki de forma mais didática para iniciantes, não só como uma referência para usuários mais experientes.

E quando faço uma crítica (espero que sempre construtiva) é sempre sobre o objeto da discussão, jamais sobre quem fez ou alterou alguma coisa, até porque isso aqui é só um passatempo para a maioria, e todos ainda precisam trabalhar para ganhar dinheiro às vezes (mas só às vezes :mrgreen: )

Também é bem mais fácil só apontar erros e defeitos depois que alguma coisa já está pronta, por isso deixo aqui os meus parabéns para quem tomou a iniciativa e ajudou a construir a wiki do jeito que está.

Bom, voltando ao que interessa, depois do que o scarlogarcia esclareceu acho que a definição/utilização de Ramp ficaria assim:
A categoria Ramp é utilizada para (e somente) entradas e saídas de Rodovias (vias da categoria Highways - lembre-se de que no editor Ramp fica dentro da categoria Highways) que não possuam semáforos ou paradas, mesmo quando as vias conectadas estejam no mesmo nível da Rodovia. Não é necessária a existência de uma rampa física (desnível entre vias).
Todo o resto é conector de mesmo nível (não usa Ramp)

Exemplos de Ramps (lista não exaustiva): {incluir algumas imagens para exemplos}

Entrada de Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street, Street, Service Road, etc. para Freeway
Entrada de Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street, Street, Service Road, etc. para Major Highway
Entrada de Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street, Street, Service Road, etc. para Minor Highway
Saída de Freeway para Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street, Street, Service Road, etc.
Saída de Major Highway para Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street, Street, Service Road, etc.
Saída de Minor Highway para Freeway, Major Highway, Minor Highway, Primary Street, Street, Service Road, etc.

O motivo de usar Ramp nestes casos é porque para esta categoria os comandos de voz dados pelo Waze serão antecipados, dando uma margem maior para o motorista caso ele precise mudar ou permanecer em alguma faixa específica da via.

O segmento Ramp neste caso deve ser nomeado de acordo com as placas que estão na via.
Exemplo: Saída 111 - Acesso a... {incluir uma imagem de exemplo}

Exemplos de não Ramps (lista não exaustiva):

Saída de Freeway para Major Highway com parada (ou semáforo)
Entrada de Freeway para Major Highway com parada (ou semáforo)
Saída de Primary Street para Street (mesmo em níves diferentes com rampa física)
Entrada de Primary Street para Street (mesmo em níves diferentes com rampa física)

Quando o tráfego se move entre duas vias e nenhuma é da categoria Highways, estes segmentos de ligação não são tecnicamente rampas para o Waze.
Nestes casos a entrada ou saída deve ser da mesma categoria da via de menor categoria, mais informações aqui.

Retornos em nível na rodovia também não são Ramps. Nesse caso deve-se utilizar o recomendado em retornos.

Peso no cálculo de melhores rotas (offline e/ou sem estatísticas): 65

O que acharam? Tá certo? Tá errado? Muito confuso? Faltou alguma coisa?
rafael6089
Posts: 25
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by rafael6089
antigerme wrote:Oba! gostei.

Vou alterar só algumas besteiras, ok? não gosto muito da utilização de ( ) para aposto explicativo.
Sem problema.
rafael6089
Posts: 25
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Foi apontado aqui pelo Rafael e pelo Paulo como há necessidade de atualizaçao da Wiki. Gostaria de lembrar a voces que a wiki é construida pela comunidade (por nós) a partir do que definimos aqui (no forum) baseados principalmente em testes objetivos. Assim como uma caracteristica/propriedade de estrutura do mapa hoje funciona de uma maneira, amanha pode funcionar de outra forma nos nossos mapas. A Wiki tambem requer manutençao frequente para acompanhar as evoluçoes e, muitas vezes, progressos.

A Wiki internacional (como é sempre lembrado pelo André de que ela foi apoderada pelos Norte Americados) servem de base para nossa Wiki, mas assim que traduzida e com as decisoes que todos nós tomamos em conjunto no forum, ela sofre uma "antropofagia" e adquiri caracteristicas para nos atender melhor de acordo com nosso Codigo Brasileiro de Transito e diversas outras particularidades das nossas malhas viárias.

O forum é o instrumento que nos permite reciclar as informaçoes das wikis para que nao fiquem defasadas e confusas.

Se voces que acompanham forum e Wiki tem esta confusao toda podemos imaginar o que as Ramps representam para outros editores.


Como o Paulo falou, o comando no TTS de "saia" que acontece em uma saida de Highway nao é dependente da Ramp neste caso. Mas este comando pode ser importante para quem vai entrar em uma Highway.

A Ramp em uma Highway tambem faz com que o comando de "saia" dado seja antecipado mais antecipado ao mesmo comando dado a outras vias de saída do tipo nao "Ramp". Se nao me engano o comando é dado com 30 segundos de antecedencia a virada para demais vias e 60 segundo para vias do tipo Ramps.

Como o antigerme falou, o peso da via e diversas outras caracteristicas de Highway das Ramps que nao conhecemos tambem pesam no calculo das rotas, principalmente dentro da cidade.


Eu acho que o Rafael sumarizou bem quanto aos usos de Ramps (retirei a primeira linha do resumo dele)
rafael6089 wrote:
Resumindo (de novo) o que eu entendo:
- Saída de rodovia sinalizada (mesmo sendo do mesmo nível) usa Ramp também. (sempre sem paradas)
- Todo o resto é conector de mesmo nível (não usa Ramp)

Utilizamos Ramps para todas as saídas e entradas de vias da categoria Highway. Talvez a minha falta de clareza quanto a este uso de Ramp tenha gerado a confusao que o Paulo descreveu acima. Preciso deixar claro que nao é qualquer entrada e saída de um segmento como os "retornos". Tenho visto muita gente colocando retornos de vias de mao unica como Ramps. Os retornos entre as vias devem ser do mesmo tipo de suas vias.

A base de traduçao da Wiki foi e tem sido feita por muita gente diferente que está por aqui hoje e outras que nao temos noticias ha tempos. A manutençao dela é feita a muito custo por poucas pessoas que alem da traduçao cuidam de diversos outros assutos relacionados ao Waze como corrigir os erros do app que aparecem na tela de seus aparelhos, traduçao de todas novas versoes do app e propagandas, preparar documentaçoes, gerenciar conflitos de usuários, refazer rotas que funcionavam bem e estao destruidas, dar suporte as mais diversas duvidas, etc.

Precisamos de ajuda para organizar a Wiki e que suas alteraçoes sejam amplamente divulgadas por aqui antes, bem como o antigerme diversas vezes pergunta por aqui: "posso colocar isto na wiki?" E todos tem a oportunidade de contribuir.

Hoje temos contado com uma ajuda muito grande o ciamagno que está traduzindo TUDO que passa pro sua frente. Apesar de suas traduçoes serem otimas ele ainda precisa de revisores antes de sua traduçao direta antes de fazermos a "antropofagira" destes textos. Atualmente ele tem investido algum esforço neste projeto dentre outros. http://www.waze.com/wiki/index.php/Manu ... u%C3%A1rio
Obs: existem outros editores dedicados a estas traduçoes. O proprio ciamagno e tchelow podem listar os nomes aqui melhor do que eu.

A Wiki é super importante para nos dar alguma ordem entre os editores e uma direçao para caminharmos. A oferta de contribuiçao do amfadel é muito bem vinda e apreciada.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
antigerme wrote:
paulosteiner wrote:Ufa, posso respirar aliviado agora então. ;)
O Scarlogarcia arrasou na explicação.
É por isso que ele é o "gerente" da turma. :ugeek:

Ah, que isto?... :oops: Nao há gerente aqui e a turma é muito unida
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by Tchelow
Se desejar dar uma ajuda na atualização, tradução e/ou padronização da Wiki será muito bem vindo. Temos feito o possível para deixá-la cada vez mais clara, mas às vezes temos que trabalhar pra ganhar algum dinheiro. :lol: :lol: :lol:

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by thiagob76
Lí e re-lí esse post algumas vezes e a Wiki também e meu ponto de vista para utilização de "ramps" ficou assim:
Acredito que as ramps devem ser utilizadas em highways para as conexões que sejam diretas, ou seja que tenha acesso direto à outra via ou com no máximo uma placa de dê a preferência. Quando existisse uma placa de pare( o ctb prevê que você é obrigado a parar quando tem um placa de pare, não pode simplesmente olhar e seguir) acredito que devesse ser usada a mesma classificação da via de menor precedência.
Como o peso de uma ramp para o cálculo da rota é bem mais alto que de uma primary street o waze prevê que você vá sair e/ou entrar bem rápido naquela via.
Abraço,
Thiago B.
thiagob76
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 1061
Has thanked: 91 times
Been thanked: 518 times
Send a message