IBGE - Malha Viária

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: IBGE - Malha Viária

Postby jabms19 » Sat Dec 31, 2016 5:43 pm

Nelson_Ramos wrote:
jabms19 wrote:Qual a confiabilidade dessa base de dados do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... arios_kmz/)?

Tenho notado muitas divergências entre ela e diversas cidades do interior do MA, além dela apresentar algumas lacunas e repetições excessivas de nomes de rua em cidades bem pequenas.

Júlio,
As informações por si só podem ser consideradas fidedignas. Pela experiência que tenho com estes dados eles são absolutamente verdadeiros. O problema talvez seja a compilação destes dados para o mapa, tem algo errado no caminho entre o PDA do recenseador e a compilação para o mapa, que faz com que apareçam estes erros, isto acontece nos mapas de várias cidades. Tenho visto que estes erros aparecem com menos frequência em alguns mapas de determinadas regiões o que me leva a acreditar que algumas agências regionais do IBGE são mais cuidadosas no levantamento e na compilação dos dados do que outras.

Saudações...

Algumas cidades do interior do MA precisam de uma revisão completa, com base nessa base de 2010, o mapa do Waze tá muito diferente, no que se refere à nomenclatura das vias.
jabms19

Has thanked: 10 times
Been thanked: 23 times

Postby Jefresongil » Mon May 08, 2017 11:44 am

Nelson_Ramos wrote:
jabms19 wrote:Algumas cidades do interior do MA precisam de uma revisão completa, com base nessa base de 2010, o mapa do Waze tá muito diferente, no que se refere à nomenclatura das vias.

Meu Caro,
É de se estranhar, tivemos um raid no Maranhão a pouco tempo e era para estar tudo tinindo. Vc tem um exemplo de cidade com esta condição para podermos avaliar?

Nelson, só esclarecendo....

O Raid não foi pente fino algum nem no Maranhão, nem no Piaui, nem do Pará....

O pente foi bem Grosso, certamente. :lol: :lol: :lol: E estamos trabalhando pra acertar estes detalhes.

Abçs.
Jefresongil
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 4943 times
Been thanked: 1211 times

Postby Jefresongil » Mon May 08, 2017 12:48 pm

No que tange a Nomes de Ruas, certamente que precisa de uma boa verificação. Te mandei um PM, e se precisar vamos usar o Forum do MA para continuar este assunto.

Abçs.

jabms19 wrote:
Nelson_Ramos wrote:
jabms19 wrote:Qual a confiabilidade dessa base de dados do IBGE (ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do ... arios_kmz/)?

Tenho notado muitas divergências entre ela e diversas cidades do interior do MA, além dela apresentar algumas lacunas e repetições excessivas de nomes de rua em cidades bem pequenas.

Júlio,
As informações por si só podem ser consideradas fidedignas. Pela experiência que tenho com estes dados eles são absolutamente verdadeiros. O problema talvez seja a compilação destes dados para o mapa, tem algo errado no caminho entre o PDA do recenseador e a compilação para o mapa, que faz com que apareçam estes erros, isto acontece nos mapas de várias cidades. Tenho visto que estes erros aparecem com menos frequência em alguns mapas de determinadas regiões o que me leva a acreditar que algumas agências regionais do IBGE são mais cuidadosas no levantamento e na compilação dos dados do que outras.

Saudações...

Algumas cidades do interior do MA precisam de uma revisão completa, com base nessa base de 2010, o mapa do Waze tá muito diferente, no que se refere à nomenclatura das vias.
Jefresongil
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 4943 times
Been thanked: 1211 times

Postby denysdgcf » Sat May 13, 2017 3:11 pm

Boa tarde,

Após ciberataque, alguns sites foram retirados do ar, dentre eles: IBGE e Petrobras.
Com isso não está sendo possível consultar as informações dos Postos de Combustíveis (ANP) e fazer consultas no IBGE (informações das cidades e baixar mapas).

Fonte: G1

Abraços. ;)
Denys Fonseca
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
"Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!"
Manual de Edição Fórum Brasil
denysdgcf
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 742 times
Been thanked: 6397 times

Postby ErivertonMartins » Tue May 16, 2017 12:09 am

denysdgcf wrote:Boa tarde,

Após ciberataque, alguns sites foram retirados do ar, dentre eles: IBGE e Petrobras.
Com isso não está sendo possível consultar as informações dos Postos de Combustíveis (ANP) e fazer consultas no IBGE (informações das cidades e baixar mapas).

Fonte: G1

Abraços. ;)

No site do IBGE até no momento deste post não se consegue baixar os arquivos .shp.
Somente é possível visualizar diretamente no Portal dos Mapas.

Enviado de meu Galaxy S7 usando Tapatalk
Eriverton
Belo Horizonte, MG / SM: MG e GO /
[ img ][ img ][ img ][ img ] [ img ][ img ]
ErivertonMartins
State Manager
State Manager

Has thanked: 336 times
Been thanked: 219 times

Postby ErivertonMartins » Thu Jun 29, 2017 4:34 pm

Para conhecimento!

Regiões Geográficas Intermediárias e as Regiões Geográficas Imediatas

A Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 apresenta um novo quadro regional vinculado aos processos sociais, políticos e econômicos sucedidos em território nacional desde a última versão da Divisão Regional do Brasil publicada na década de 1990. Seu objetivo é atualizar as articulações das cidades entre si, em termos de circulação de pessoas, serviços e informações, por exemplo, e com isto subsidiar o planejamento e gestão de políticas públicas em níveis federal e estadual e disponibilizar recortes para divulgação dos dados estatísticos e geocientíficos do IBGE para os próximos dez anos.

A Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 buscou incorporar novos atores ao processo de delimitação das Regiões Geográficas, incluindo o conhecimento local das diferentes formas de organização do espaço brasileiro. Para isto, contou com a participação de órgãos de planejamento estaduais por meio de uma parceria mediada pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), e com o trabalho de unidades do IBGE em todo o território nacional.
Eriverton
Belo Horizonte, MG / SM: MG e GO /
[ img ][ img ][ img ][ img ] [ img ][ img ]
ErivertonMartins
State Manager
State Manager

Has thanked: 336 times
Been thanked: 219 times

Postby andresonmelo » Wed Dec 27, 2017 2:21 pm

arthurfsv wrote:Aí não sei se isso pode ser feito, mas de todo modo, as imagens não estão muito desalinhadas e vc também pode cruzar as faces com a imagem real no WME. :)

Li o tópico inteiro e não vi como faz isso! Alguém pode me ajudar? Estou revisando cidades no meu estado e se fosse possível tal cruzamento na mesma tela facilitaria e agilizaria o trabalho.

Também notei isso
andresonmelo
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 10 times
Been thanked: 99 times

Postby romulo-nunes » Wed Jan 10, 2018 9:56 pm

Diante desses pequenos problemas descritos anteriormente (divergências com alguns nomes já registrados, repetições de nomes de ruas, nomes de ruas como ponto de referência (ex.: TRAVESSA DA RUA DO CEMITERIO PARA O CONJUNTO ALBANO FRANCO)), quão confiáveis são os mapas para essa finalidade? Acredito que nem tudo podemos aproveitar.
[ img ] [ img ] [ img ] [ img ]
Arapiraca - Alagoas - Brasil
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 41 times
Been thanked: 122 times

Postby romulo-nunes » Tue Jan 23, 2018 3:11 pm

Pra quem quiser ver as mesmas instruções, porém com ilustrações... :lol: :lol:

http://romulonunes.pro.br/waze/Obtendo%20os%20nomes%20das%20ruas%20com%20os%20dados%20do%20IBGE.pdf
[ img ] [ img ] [ img ] [ img ]
Arapiraca - Alagoas - Brasil
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 41 times
Been thanked: 122 times

Postby paulogustavoPI » Sat Feb 24, 2018 2:31 pm

Aqui em Teresina, bastou eu olhar as ruas ao redor de minha casa pra verificar erros muito grosseiros. Ruas invertidas, que mudam de nome a cada quadra, ou travessas que nem existem (desconheço a existência de travessas em minha cidade). Perdi a confiança logo de cara. :cry:
Paulo Gustavo
@paulogustavoPI
SM Piauí
Teresina - PI - Brasil
[ img ] [ img ] [ img ] [ img ] [ img ]
paulogustavoPI
State Manager
State Manager

Has thanked: 512 times
Been thanked: 329 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas