Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by danielborges93
FernandoAReis wrote:Esse trevo precisa de uma boa revisão.
Na verdade está bem atualizado, passo por aí toda semana :)
FernandoAReis wrote:somente estes seriam Estadual pois são parte da AL-220 e não acesso ou saída
Não entendi porque esses dois não são acesso ou saída. Pode explicar melhor?
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by danielborges93
São Paulo é uma zona, véi heheh.

Então, eu tinha entendido que as ligações Rodovia - Rodovia não eram pra existir, e assim fazer Rodovia - Rampa - Rodovia. Depois disso comecei a ajustar ligações desse tipo aqui em AL, mas só com rodovias de nomes diferentes, como é o caso que estamos discutindo (BR-101 - AL-220). (mais um exemplo de alteração que fiz)
FernandoAReis wrote:A AL-220 começa logo na saída da BR-101 e não alguns metros depois.
Blz, entendi, mas nesse caso o motorista sai da BR-101 e entra na AL-220, daí não seria do tipo Rampa? Idem para a outra ponta (sai da AL-220 e entra na BR-101).

Pegando exemplos da RRT, nesse caso as duas rodovias se cruzam em elevações diferentes, onde nenhuma das duas terminam/começam, consigo entender a utilização de rampas. Mas nesse caso é um pouco mais difícil de entender. Não conheço a região, mas pelo que tô entendendo, aí começa/termina a SP-250. Não estou entendendo porque aqui não é do tipo rampa :/

Talvez seja melhor deixar mais claro o que caracteriza uma entrada e saída de rodovia pra saber se devemos utilizar ou não rampas. A wiki caracteriza rampa quando o tráfego se move entre as duas sem parada.
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by danielborges93
FernandoAReis wrote:É extremamente recomendável você usar Rodovia1-Rampa-Rodovia2 quando a segunda retorna pra primeira, pois evita escapadinhas (Detours). Mas é a velha história... na dúvida, pergunta, pois cada caso é um caso.

No segundo PL da Raposo eu ainda preciso revisar, não está 100%.

O RRT está fazendo um trabalho de adequação de retornos e como a Raposo é uma das piores (ou melhores) rodovias pra se fazer esse trabalho, apareceram praticamente todos os tipos de conexões e muuuuitas dúvidas. Nos próximos dias irei acrescentar esse caso com explicação lá no post, blz?
Blz man, fico no aguardo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by danielborges93
mikenit wrote:Em toda situação de drástica mudança de direção em rodovias, onde uma manobra exige uma significa diminuição de velocidade em um trevo, e que não se trata de uma simples curva da via, como é o caso deste "retorno", eu usaria rampa
Tipo aqui? Fiz esse percurso agora pela manhã, sentido 'Norte', e a instrução que o app deu foi "Mantenha a esquerda". Está correto?

OBS.: Pelo que já foi dito antes nesse tópico, sei que umas alterações precisam ser feitas...
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by danielborges93
valginhak wrote:o segmento da BR-101 que está sem nome, gerou a instrução "Mantenha a Esquerda".
Humm, entendi. Então se eu nomear essas saídas/entradas a instrução vai ser diferente? Pq eu acho que não era nem pra falar nada.
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by danielborges93
Caramba, velho! Não vi que tava sem nome. Mas já estava assim. Já estou vendo isso com os managers daqui. Valeu!
danielborges93
State Manager
State Manager
Posts: 382
Has thanked: 138 times
Been thanked: 93 times
Send a message

Post by Fepol
valginhak wrote:
danielborges93 wrote:
valginhak wrote:o segmento da BR-101 que está sem nome, gerou a instrução "Mantenha a Esquerda".
Humm, entendi. Então se eu nomear essas saídas/entradas a instrução vai ser diferente? Pq eu acho que não era nem pra falar nada.
Daniel, esse segmento que marquei, pertence a BR-101? Está sem nome, então precisa nomeá-lo!
Quanto as rampas eu faria diferente do que está mapeado, mas seria melhor você discutir esse assunto com seu mentor, no Forum Alagoas ou com a Equipe RRT.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... =300231277
Daniel, só um detalhe aí nesse trecho, esses segmentos que são o inicio/final da rodovia são categoria estadual ;)

Abraço
Fepol
Country Manager
Country Manager
Posts: 862
Has thanked: 855 times
Been thanked: 266 times
Send a message
Felipe Politano Beraldo de Almeida
Rapid Response Team
https://s.waze.tools/c4s.pnghttps://s.waze.tools/s0100.pnghttps://s.waze.tools/beta.png
AM- São Sebastião-SP / Ilhabela-SP
São José dos Campo/SP

Post by FernandoAReis
danielborges93 wrote:
tuliothales wrote:Vou dar um UP nesse tópico aqui porque ele merece ser lido por muitos editores.
Agora quem vai dar o UP sou eu :P Mas com algumas dúvidas.

Então... Lendo as mensagens deu pra entender um pouco, mas ainda tô com dúvidas... Em geral o que entendi foi o seguinte:
  • Ligações entre vias do tipo Rodovias, deve-se usar Rampa;
  • Ligações entre vias do tipo Rodovias e do tipo Rua, deve ser um conector e ser do tipo da rua.
Visto isso, essas vias na verdade eram para ser do tipo Rua (em especial, Principal), categorizando um conector de mesmo nível, certo? Mas o que acontece nesses dois casos (1 e 2)? São rotatórias que permitem entrar ou sair da rodovia. São rampas mesmo ou conectores de mesmo nível (visto que elas conectam uma Rodovia com uma Rua)?
Daniel, veja um desses casos que eu ajustei:

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 032&zoom=8

Nada impede de usar rampa nesse caso, vai funcionar também. Mas esse caso pode não ser exemplo para padronização de outro. O mais aconselhável é utilizar a categoria da via seguinte à saída da rodovia. (Ajustei a geometria pois você tinha deixado um segmento de 3 metros na rodovia e o Waze não roteia por segmentos menores que 5 metros... iria "dar ruim")

Nos casos 1 e 2 do seu texto, os retornos circulares (não são rotatórias) precisam ser da mesma categoria da via principal, no caso Federal. Os segmentos de entrada e saída - por serem ligações entre a rodovia e o retorno - faça-os como Rampa. Aproveite e desapareça com esses nomes "Ac. xxxx" ;)
FernandoAReis
Posts: 1322
Has thanked: 865 times
Been thanked: 628 times
Send a message

Post by FernandoAReis
danielborges93 wrote:Ajustei as outras entradas para Principal.
FernandoAReis wrote:Nos casos 1 e 2 do seu texto, os retornos circulares (não são rotatórias) precisam ser da mesma categoria da via principal, no caso Federal. Os segmentos de entrada e saída - por serem ligações entre a rodovia e o retorno - faça-os como Rampa.
Não entendi muito bem o que deve ser Rodovia e o que deve ser Rampa. Você tem algum exemplo parecido com esse pra que eu possa ver?

Valeu!


Fiz um, quer fazer o outro? :D
FernandoAReis
Posts: 1322
Has thanked: 865 times
Been thanked: 628 times
Send a message

Post by FernandoAReis
danielborges93 wrote:Opa Fernando, agora entendi! Valeu pela explicação :)
FernandoAReis wrote:Fiz um, quer fazer o outro? :D
Na verdade eu não tenho permissão ainda :( Ainda estou no nível 1 (com toda empolgação [emoji14] ). Eu vejo com os Area Managers de AL pra desbloquear os segmentos quando eu estiver prestes a editar (infelizmente não posso nesse momento).

Valeu pela ajuda!

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Perfeito!!!

Boas edições!! ;)
FernandoAReis
Posts: 1322
Has thanked: 865 times
Been thanked: 628 times
Send a message