Waze na Mídia

Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Re: Waze na Mídia

Postby css43 » Wed Sep 18, 2019 5:55 pm

Prefeitura apresenta parceria com aplicativo Waze

A Prefeitura de Porto Alegre apresenta para a imprensa e convidados, nesta quarta-feira, 18, às 10h, no Paço Municipal, o projeto de parceria com o aplicativo Waze, por meio do programa Waze for Cities, que tem o objetivo de prestar orientações de tráfego e melhorar a mobilidade.

A intenção da parceria é ampliar a credibilidade das informações disponíveis na plataforma, com a aferição de metodologias e bases de dados próprios da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A medida vai contribuir para a disponibilidade de informações sobre intervenções e serviços da prefeitura que tragam impacto para a circulação urbana.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Carlos
Country Manager: BRASIL
State Manager: PA / MA / PI
Area Manager: MAO / BSB
Dica: Leia a Wazeopedia, apresente-se no Fórum e comece a editar o mapa.
css43
Country Manager
Country Manager
 
Posts: 351
Joined: Tue Jan 27, 2015 6:04 pm
Has thanked: 143 times
Been thanked: 282 times

Waze Carpool ganha pontos de carona em São Paulo.

Postby LucasKellermannn » Tue Nov 05, 2019 7:27 pm

O Waze anunciou nesta terça-feira (5) que o Carpool passará a contar com pontos físicos para ajudar os motoristas e os passageiros a se encontrarem. A empresa está testando a novidade em São Paulo, onde dois modelos já estão sendo utilizados.

Mais informações no site da TecnoBlog:
https://tecnoblog.net/313263/waze-carpo ... sao-paulo/
Attachments
Screenshot_20191105-162328__01.jpg
(242.08 KiB) Downloaded 76 times
Lucas Kellermann (AM - Médio Vale do Itajaí)
"Qualidade é melhor que quantidade"
"Enviado do meu forno-microondas usando Tapatalk"
[ img ][ img ]
LucasKellermannn
 
Posts: 165
Joined: Fri Mar 20, 2015 9:04 pm
Location: Indaial, SC
Has thanked: 314 times
Been thanked: 121 times

Re: Waze na Mídia

Postby georgenqueiroz » Sun Nov 10, 2019 11:23 am

‘O carro autônomo não vai resolver o trânsito sozinho’, diz presidente do Waze

Há um clima de otimismo quando se fala sobre o futuro com carros sem motorista. Afinal, não precisar dirigir parece algo incrível para muita gente. Mas para Noam Bardin, presidente executivo do Waze, isso não é o suficiente. Preocupado com congestionamentos, ele afirma que a nova tecnologia pode torná-los ainda mais caóticos no futuro. Para resolver esse problema, o israelense prega que as pessoas precisam parar de andar sozinhas em seus veículos e começar a compartilhar suas viagens por aí. “Se não mudarmos nossa rotina, o trânsito só vai piorar cada vez mais, não importa se você está numa Ferrari ou num carro popular”, diz.

Bardin é parte interessada nessa mudança de hábito: desde 2018, sua empresa oferece no Brasil o Waze Carpool, serviço que conecta motoristas com bancos vazios a passageiros dispostos a pagar uma pequena quantia, para “rachar o combustível”, aos condutores. Mais do que só uma proposta para ajudar a resolver o trânsito, o Carpool é também uma das formas que a empresa encontrou para faturar, cobrando uma comissão sobre as viagens.

Na entrevista a seguir, Bardin fala mais sobre o negócio de caronas do Waze, tira dúvidas sobre como de fato o aplicativo funciona e fala sobre a relação de sua companhia com a divisão de carros autônomos Waymo, da Alphabet.

O Waze Carpool teve 2 milhões de corridas desde que começou a operar no Brasil, em agosto de 2018. Só em São Paulo, são 4,5 milhões de usuários fazendo, em média, duas viagens por dia. Não é um número baixo de caronas?

Os 4,5 milhões de motoristas mostram o potencial do Carpool. Se algumas centenas de milhares toparem dar caronas, o impacto pode ser grande. Por outro lado, esses números mostram que a mudança de comportamento é difícil. Agora, estamos provocando as pessoas para fazer algo diferente, como dar uma carona ou deixar o carro em casa e pedir uma. É por isso que este é um projeto de longo prazo. Mas se não mudarmos nossa rotina, o trânsito só vai piorar cada vez mais. Há bons argumentos para mudar: o custo de ter um carro, o tempo que se perde dentro deles, o impacto na saúde e no meio ambiente. Ao mesmo tempo, a preguiça também fala mais alto – e ela é o nosso maior concorrente.

É possível imaginar muita gente interessada em caronas, mas pouca gente oferecendo. Há mais demanda que oferta?

O problema está nos dois lados. Tanto motoristas quanto passageiros têm receio de fazer a primeira viagem. Outro desafio é achar o preço correto que seja barato para o passageiro, mas valha a pena para que o motorista desvie sua rota

Como o Waze ganha dinheiro?


Hoje, temos dois modelos de negócio: o Carpool e os anúncios. Neste segundo lado, estamos indo bem. Não somos a plataforma certa para todo tipo de propaganda, mas podemos ajudar quem tem uma loja física – afinal, só em São Paulo, falamos com 4,5 milhões.

Muita gente usa o Waze, mas não entende como o app funciona. Pode explicar?

Imagine que, nesse minuto, há centenas de milhares de motoristas andando em São Paulo. Agora, pense que você poderia perguntar para todos eles como está o trânsito, só para decidir qual caminho você vai pegar para sair de casa. É isso o que o Waze faz, em tempo real: captamos as informações de rota e de velocidade de cada usuário. Com esses dados, bem como a média histórica de tráfego em cada rua, podemos mostrar quais são os melhores caminhos. Usar o Waze é como perguntar qual é a melhor rota para milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Ao desviar rotas para ruas menos movimentadas, o Waze causa impacto em bairros residenciais. Como o sr. vê isso?

Não fomos nós que criamos as regras para as ruas, foi o poder público. Se há uma rua em que carros podem passar, então há uma rota. Tenho certeza de que as pessoas que reclamam que sua vizinhança está movimentada também usam o Waze em outros bairros – e adoram quando conseguem chegar mais rápido.

O sr. fala bastante sobre carros autônomos. Qual a relação do Waze com a Waymo, a divisão de veículos sem motorista da Alphabet, que controla o Google?

Falamos bastante, mas as duas empresas têm uma jornada de longo prazo. Nós, com caronas; eles, com carros autônomos. Haverá tipos mistos de transporte no futuro. O que eu sei é que precisamos que mais pessoas ocupem um veículo só, senão o trânsito não vai mudar. A mudança de comportamento tem que acontecer antes dos carros autônomos. Depois deles, não vai fazer diferença – afinal, você poderá dormir no meio do trânsito, então não vai se importar. Os carros autônomos não vão resolver o trânsito sozinhos. Precisamos que as pessoas dividam os carros. Mas podemos resolver isso: se todos dermos caronas a partir de amanhã, o problema do trânsito pode ser resolvido!

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

https://www.istoedinheiro.com.br/o-carr ... e-do-waze/
George Queiroz

[ img ][ img ][ img ]
georgenqueiroz
Beta tester
Beta tester
 
Posts: 364
Joined: Wed Jul 11, 2012 10:32 pm
Has thanked: 137 times
Been thanked: 150 times

Re: Waze na Mídia

Postby Josevaldos950 » Sun Nov 10, 2019 1:19 pm

Waze agora alerta motoristas que estão se aproximando de linhas de trem

São Paulo – A fim de fornecer maior segurança para seus usuários, o aplicativo de navegação por satélite Waze agora irá avisar aos motoristas quando estiverem se aproximando de uma linha férrea que esteja em movimento.

Em parceria com a companhia brasileira de soluções logísticas VLI, responsável por milhares de quilômetros ferroviários de todo o território do Brasil, o app irá disparar alertas – assim como o faz quando há engarrafamento ou acidente nas pistas comuns – para avisar o motorista quando se aproximar de uma linha de trem.

A atualização vem da necessidade de o motorista redobrar a atenção ao estar próximo de um cruzamento ferroviário, seguindo as dicas das placas existentes em locais de ferrovia: “Pare, olhe e escute”. Para os alertas serem acionados, basta que o motorista selecione uma rota onde exista alguma linha ferroviária ativa e que possa colocar o motorista em perigo.

A medida é para prevenir acidentes nestes locais, e a VLI tem projetos que educam e responsabilizam os motoristas para manterem um comportamento mais seguro enquanto estão na direção.

Em nota, o gerente de Engenharia Ferroviária da VLI, João Silva Júnior, informou que a parceria com o app serve para estimular as pessoas a adotarem um estilo de direção – seja para motoristas de carro, bicicletas ou motos – mais seguro, fazendo com que se torne um hábito: “Trata-se de um aplicativo muito popular e acreditamos que a tecnologia será uma aliada para evitarmos situações de risco e sensibilizar os condutores da necessidade de parar antes de atravessar os cruzamentos”, disse.

Confira, abaixo, algumas das normas de segurança propostas pela VLI para auxiliar os motoristas que estão próximos a linhas de ferroviais:

:arrow: Troque a pressa por atenção. Antes de atravessar um cruzamento, pare, olhe para os dois lados da ferrovia e escute;
:arrow: Ao cruzar a linha, motoristas devem abaixar os vidros e o som do carro;
:arrow: Se escutar a buzina do trem, fique atento e espere ele passar;
:arrow: Motoristas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados;
:arrow: Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver se aproximando, aguarde sua vez.

Fonte:https://exame.abril.com.br/tecnologia/waze-agora-alerta-motoristas-que-estao-se-aproximando-de-linhas-de-trem/
Josevaldos950
Beta tester
Beta tester
 
Posts: 116
Joined: Tue Jan 15, 2019 8:09 pm
Has thanked: 139 times
Been thanked: 66 times

Re: Waze na Mídia

Postby anjim » Sat Jan 11, 2020 12:52 am

Waze ou Google Maps: quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Há alguns meses o Google comprou o Waze por 966 milhões de dólares. Porém, os dois aplicativos continuam ativos (Google Maps e o próprio Waze). Então, qual dos dois utilizar no dia a dia?

O Waze é um aplicativo de mapas social: a partir do momento que você começa a utilizá-lo, ele vai aprendendo seus caminhos e passa a mostrar automaticamente as melhores rotas. Quando você se depara com algum bloqueio, acidente, engarrafamento ou obras, basta lançar um alerta que automaticamente todos os outros usuários serão notificados e seus Wazers alterarão as rotas de maneira a evitar esse empecílho. E claro que é possível visualizar essas informações de trânsito que os outros reportam, em tempo real.

Ele funciona como qualquer GPS, mostrando a navegação em tempo real. Quando tem algum alerta ou algo que impeça o trânsito na sua área, automaticamente uma nova rota é calculada, e você é avisado na tela.

Waze - Iniciar Navegação
[ img ]
Waze - Navegação Waze - Nova rota
[ img ]

Waze - Navegação
[ img ]
Waze - Nova rota
[ img ]
Há também um rastreador dos seus amigos. Digamos que você vá a um jogo no Morumbi, automaticamente ele detecta quais outros amigos estão vindo e mostra uma lista da distância que cada um está, além do tempo estimado para que eles cheguem.

Waze - Amigos
[ img ]
Além disso, você pode ver as condições do tráfego pela internet, no site do Waze.
[ img ]
Waze - Ver no site

Já o Google Maps é uma ferramenta mais abrangente, mas não apresenta os recursos sociais do Waze (aprender seu caminho diário e reportar os inconvenientes do trânsito, por exemplo). Com o Maps você pode ver as rotas de um lugar para o outro, ver informações de trânsito (que vêm do Waze e de outras fontes oficiais, como a CET/SP), ver como utilizar transporte público (números dos ônibus, trem, metrô), ou direções para ir caminhando. Além disso, ele mostra informações sobre estabelecimentos comerciais e locais públicos.

Google Maps - Escolher rota
[ img ]

Google Maps - Navegação Google Maps - Rotas
[ img ]

Google Maps - Navegação
[ img ]
Google Maps - Rotas
[ img ]
Com o Google Maps você também escolhe um destino, ele te mostra a navegação, além de rotas alternativas, te informando o trânsito em cada rota.

O diferencial em relação ao Waze vem com o transporte público e as imagens de satélite, além de mostrar também as informações de trânsito colhidas da própria rede do Waze.

Google Maps - Transporte público
[ img ]
Google Maps - Satélite Google Maps - Transito
[ img ]

Google Maps - Satélite
[ img ]
Google Maps - Transito
[ img ]
Outro recurso excelente do Maps é o Street View, que te coloca "dentro" do mapa, permitindo literalmente caminhar pelo local desejado, com imagens muito detalhadas.

Então, qual o melhor? Realmente não tem como julgar, depende das suas necessidades. O Waze é mais um aplicativo que te ajuda muito nas idas e vindas do trabalho, pois aprende seu caminho e automatiza muita coisa. Já o Maps você pode usar em qualquer lugar, pois exibe muito mais informações sobre tudo, porém não aproveita tanto as informações compartilhadas pela rede de usuários.

Ainda não tem os aplicativos? Baixe-os já: Waze (Play Store / App Store), Google Maps (Play Store / App Store)

https://canaltech.com.br/software/Waze-ou-Google-Maps/
Last edited by anjim on Sat Jan 11, 2020 12:57 am, edited 1 time in total.
anjim
Waze Mentor
Waze Mentor
 
Posts: 211
Joined: Sun Jan 31, 2010 4:45 pm
Has thanked: 238 times
Been thanked: 177 times

Re: Waze na Mídia

Postby anjim » Sat Jan 11, 2020 12:57 am

Ford quer ter versão própria do Waze, e quem fornecerá dados é o seu carro


Fabricante avalia soluções urbanas de mobilidade, com carros elétricos compartilhados onde não há ônibus e análise de locais onde há congestionamento
Por Nelson dos Santos, de Las Vegas (EUA)

[ img ]

Ford mapeou todo o trânsito da cidade de Ann Arbor, próxima a Detroit, em Michigan, EUA
Ford mapeou todo o trânsito da cidade de Ann Arbor, próxima a Detroit, em Michigan, EUA (Divulgação/Ford)

No futuro, é possível que seu automóvel dedure quando você der aquela freada forte para evitar uma batida ou um atropelamento. Mas não se preocupe, ele fará isso para melhorar a sua vida – na verdade, de todos.

Uma mobilidade com mais qualidade apresentada pela Ford envolve o estudo do trânsito das grandes cidades usando dados produzidos pelos próprios automóveis da marca.

A solução foi apresentada durante a CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos.

[ img ]
Zonas de maior conflito foram delimitadas no mapa (divulgação/Ford)

“Usamos informações como frenagens intensas ou baixa velocidade média, cruzando com os dados de localização, para entender onde ficam os pontos mais críticos da cidade”, explica Bill Frykman, diretor de inovações em mobilidade da Ford.

O executivo destaca que essas informações são coletadas somente com autorização do cliente, e que elas são feitas de forma anônima, sem vincular os dados a quem os produziu.

Com isso a marca detectou diversos cruzamentos críticos no centro de Ann Arbor, cidade próxima a Detroit (ambas no estado de Michigan), onde ocorreram diversas frenagens bruscas e colisões de diferentes proporções.

Essas informações alimentaram programas de inteligência artificial, que também fizeram uma análise completa do tráfego da cidade antes, durante e após os horários de pico.

[ img ]
Ideia da marca é estender a tecnologia para outras cidades americanas, como Austin, Detroit e Indianapolis (Divulgação/Ford)

Isso permitiu à Ford desenvolver estratégias para, em parceria com a prefeitura local, tentar mitigar áreas mais críticas da cidade.

“Nossos estudos descobriram, inclusive, grandes áreas da cidade que não eram atendidas de forma adequada pelo transporte público”, conta Frykman.

Para amenizar a questão, a Ford firmou parcerias e passou a ofertar veículos elétricos para até seis pessoas que cobrem percursos normalmente não atendidos pelos ônibus locais.

Segundo a Ford, os primeiros testes em Michigan foram um sucesso e a plataforma de análise também será aplicada em Austin, Indianápolis, Pittsburgh e Detroit.

[ img ]
São Paulo tem versão tupiniquim
Central Nissan Multi-App 2 Em São Paulo, CET usa dados do aplicativo Waze para entender o trânsito
Em São Paulo, CET usa dados do aplicativo Waze para entender o trânsito (Reprodução/Internet)

Não há como a empresa adotar o mesmo sistema no Brasil, já que os Ford do nosso mercado não possuem internet integrada ao sistema multimídia, um dos requisitos para alimentar a plataforma da companhia.

Por outro lado, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) paulistana já vem usando os dados do Waze para entender problemas pontuais da capital ou mesmo atender mais rapidamente a acidentes ou interferências no trânsito.

Como ocorre com os carros da Ford, a coleta de dados do usuário do Waze é feita de forma anônima e usa elementos como horários que o motorista mais roda, velocidade e localização.

https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... seu-carro/
anjim
Waze Mentor
Waze Mentor
 
Posts: 211
Joined: Sun Jan 31, 2010 4:45 pm
Has thanked: 238 times
Been thanked: 177 times

Re: Waze na Mídia

Postby anjim » Sat Jan 11, 2020 1:12 am

Waze funciona offline? 5 perguntas e respostas sobre o aplicativo de GPS
O que são os símbolos no Waze? Tire suas dúvidas sobre o aplicativo de mapas
Por Marcela Franco, para o TechTudo

05/01/2020 07h00 Atualizado há 5 dias

O Waze é um aplicativo de navegação GPS que auxilia motoristas a chegarem em seus destinos. O serviço está disponível para Android e iPhone (iOS) e apresenta informações atualizadas sobre condições do trânsito, acidentes, blitz policiais, bloqueios de vias e condições climáticas, segundo a interação em tempo real de usuários. Algumas perguntas sobre o app podem surgir durante o uso, como Waze funciona offline? O que são os símbolos no mapa do Waze? Tire suas dúvidas a seguir com cinco perguntas e respostas sobre o Waze.


Waze funciona offline? Tire suas dúvidas sobre o aplicativo de GPS — Foto: Rodrigo
Fernandes/TechTudoWaze funciona offline? Tire suas dúvidas sobre o aplicativo de GPS — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Waze funciona offline? Tire suas dúvidas sobre o aplicativo de GPS — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Waze funciona offline?
Para utilizar todas as funções do Waze é necessário estar conectado à Internet, já que as informações do trânsito são modificadas em tempo real e a conexão garante um mapa atualizado. Apesar disso, é possível salvar rotas caso esteja sem dados móveis por meio de um truque no app. Mas, nesse caso, é necessário buscar o destino em um local onde o celular ainda esteja conectado à Internet, e a rota será salva no aplicativo apenas depois que o Waze carregar o trajeto.


Reprodução/Helito Beggiora
Usando o Waze offline — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

2. O que significa Waze?
A empresa, de origem israelenese, foi criada a partir do projeto FreeMap Israel, que buscava construir um banco de dados digital gratuito com ajuda quase total da comunidade do seu idealizador. O criador do FreeMap Israel se juntou a mais dois colegas e, em 2008, o Waze surgiu com o nome LinQmap, mas logo ocorreu a mudança para o título atual.

O termo Waze é derivado da palavra do idioma inglês “ways”, que significa caminhos. O vocábulo traz a ideia dos “diversos caminhos” que se tem de chegar ao destino desejado. Em 2013, a empresa foi comprada pelo Google e, desde então, a companhia possui os direitos do Waze.

3. Como o Waze ganha dinheiro?
O Waze Ads é a fonte principal de receita do aplicativo de GPS. O serviço é responsável pela exibição de publicidade de locais e empresas durante o trajeto de usuários. Restaurantes, mercearias e cafeterias exibem seus anúncios e oferecem descontos aos motoristas baseados na sua localização.

A publicidade está disponível no app de três maneiras: “branded pins” (pinos localizados no mapa de navegação), quadro de avisos digital (que aparece quando o motorista está parado) e a inclusão de resultados promovidos na pesquisa dentro do app.


Mira
@Mira_Analytics
@Waze conquers ‘digital dark zone’ with in-car, #DOOH ad coordination - @McDonald 's campaign showed drivers in-car ads that mirrored billboards - via @sengineland https://buff.ly/2TLsceA

View image on Twitter
9:01 AM - Mar 26, 2019
Twitter Ads info and privacy
See Mira's other Tweets

4. Waze avisa radar e/ou mostra blitz?
O Waze é um aplicativo colaborativo e, assim, os próprios usuários sinalizam os locais onde os radares e blitz estão localizados. Para fazer isso, é só tocar em "Alertar" e selecionar a opção "radar" para escolher o tipo de radar no local.


Seja um colaborador e acione um alertar no Waze — Foto: Marcela Franco/ Techtudo

5. Como entender os símbolos do Waze?
O aplicativo possui vários símbolos nos mapas. Entre os pins estão: perigo (sinal de exclamação), bate-papo (representado por balões verdes), blitz (ícone de policial), entre outros. O Waze ainda permite que os usuários compartilhem seu humor com outros motoristas em determinadas partes do trajeto. As opções de humor vão desde frustração até sonolência.


[
Nas fotos, os ícones estão sinalizando radares e obras nos mapas do Waze — Foto: Marcela Franco/ Techtudo

https://www.techtudo.com.br/listas/2020 ... -gps.ghtml
anjim
Waze Mentor
Waze Mentor
 
Posts: 211
Joined: Sun Jan 31, 2010 4:45 pm
Has thanked: 238 times
Been thanked: 177 times

Re: Waze na Mídia

Postby caltedde » Tue Jan 14, 2020 11:54 am

Bem legal.....

@Anjim, eu nao consigo mais esta tela de amigos com mesmo destino...... e ja faz tempo.
Nao sei se é o beta que uso ou nao.... :(
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
[ img ][ img ][ img ][ img ]
caltedde
Coordinators
Coordinators
 
Posts: 2929
Joined: Wed Oct 23, 2013 2:18 pm
Has thanked: 2546 times
Been thanked: 2779 times

Previous

Return to Comunidade do Brasil

Who is online

Users browsing this forum: No registered users