Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Post Reply
Forum rules
Waze Blog EN/Blog PT/Facebook/G+
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
Logomarca, imagens, vídeos
Parcerias do Waze, Connected Citizens e Emissoras

Teste em túneis

Post by antigerme
Rau!

Queria fazer um experimento para saber o quanto o GPS fica sem sinal após sair do túnel.

O meu aparelho que tem GPS+Glonass fixa rápido, mas ando muito após sair do túnel. Estou agora testando com outro aparelho que só tem GPS para saber onde volta a fixar.

Poderiam testar e se possível até abrir UR para marcar certinho o local onde o GPS foi restaurado?

Com o resultado de vocês já preparo um experimento maior com o resto da comunidade.

O teste é por causa de questões levantadas no GC sobre o novo recurso para túneis no WME, o Irad seu ideia de segmentar os grandes segmentos mas não sabemos o quão grande e se realmente é necessário para os casos brasileiros. Sou do que puxa a corda para "less rules" e embutir tudo que o editor precisa saber no WME. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times

POSTER_ID:2214139

1

Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by Amarildo_taxi_sampa
Túnel SP-021 Rodoanel Mário Covas

Aqui vale traços do GPS, (aqui dei alerta em local) ... :mrgreen:
Teste de Túnel 8.JPG
(92.96 KiB) Downloaded 519 times
Obs: Hoje cheguei mais cedo em casa do batente, aproveitei que peguei uma corrida para o Alphaville e vazei para o Alphavella onde moro. :)

Abs ;)
Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Posts: 1234
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Posts: 1234
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Post by Amarildo_taxi_sampa
Túnel Max Feffer
Teste de Túnel 10.JPG
(68.28 KiB) Downloaded 399 times
Abs ;)
Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Posts: 1234
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Post by antigerme
dud1s wrote:Quanto mais rápido o retorno do GPS na saída do túnel, maior o ganho em manter o túnel segmentado somente no trecho real do túnel? Visto que qualquer trecho marcado como túnel e não sendo túnel real teria uma leitura de segmento túnel sem dados dinâmicos, correto?
Os túneis pelos quais passei, que tenho lembrança, o GPS retornou rápido.
Em nenhum momento teremos ele segmentado exatamente nas bocas (entradas/saídas), isso seria o contrário da melhor função dele, continuar a navegação ao perder o sinal GPS.

O teste que estou pedindo é para abrirmos uma UR ao passar pelo túnel, quero saber o ponto exato e comportamento dos traços GPS e rota. Com a UR consigo anotar distância e tentar criar um valor se necessário segmentar.

Em São Paulo tem muito túnel que termina já em cima de uma instrução ou há divisões internas no túnel, foi exatamente isso o que a comunidade pediu, ter navegação (instruções) ao sair ou dentro do túnel quando não houver sinal GPS.
fred-porto wrote:No caso o meu tem glonass também. Você só quer os que não tem, é isso?
Teste! todo teste está valendo. :)

Eu desencaixotei meu Galaxy Nexus e estou testando com ele só por GPS, a patroa não quis emprestar o aparelho dela. :mrgreen:

PS.: vou mover este post para termos mais gente testando.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
taxi_sampa wrote:
antigerme
Poderiam testar e se possível até abrir UR para marcar certinho o local onde o GPS foi restaurado?
Saída do túnel Noite Ilustrada meu GPS voltou aqui:
Teste de Túnel.JPG
Abs ;)
Muito obrigado Amarildo. :*

GPS voltou fixou após saída do túnel.
Distância: 154 m

Pode só me dizer qual aparelho você está usando? não irá interferir no teste mas gostaria de saber se ele tem glonass.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
RPeMS wrote:Posso ajudar nos testes também.
Por favor, ajude. :)
Observei que algumas vias que tem túneis, tem a info (tunel) desabilitada.
A intenção é fazer os testes em túneis com esta opção habilitada ou desabilitada?
Tanto faz, em teoria o recurso ainda não está funcionando.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
RPeMS wrote:AG,

Encontrei um paper interessante http://nms.csail.mit.edu/papers/ArvindT.thesis.pdf
Fala brevemente sobre o tempo médio de recuperação do sinal de GPS após saída de tunel.

O experimento que sugeriu é muito válido.
Sugestão é que, como as variáveis são muitas, seria interessante se fosse padronizada algumas respostas do tipo: iOS qual versão, Android qual versão... pois a sensibilidade dos GPS's variam por tipo de aparelho, mas se não for fixada alguma equivalência, fica mais complexo chegar a alguma referência com todos resultados.

[]´s

Valeu!

The simplest way we have developed to measure the time to a GPS warm start on a mobile device
is to drive through a tunnel in an urban area (or other known region with poor GPS reception). The
device will lose its GPS lock and re-acquire it when the vehicle emerges from the tunnel. It is easy
to measure the time required for the device to re-acquire its GPS position estimate from the instant
the vehicle emerges from a tunnel. Using this method, we estimated an average “warm start” time
of 6 seconds on the iPhone 3G, and about 12 seconds on the Android G1.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
lxwr wrote:Túnel Noite Ilustrada



Depois vi que tem o Glonass :roll: Samsung J7.
Obrigado!

Distância: 31 m
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
taxi_sampa wrote:Túnel Pres. Jânio Quadros
Teste de Túnel 1.JPG
Abs ;)
Obrigado Amarildo!

Distância: 207 m
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista