Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Post Reply
Forum rules
Waze Blog EN/Blog PT/Facebook/G+
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
Logomarca, imagens, vídeos
Parcerias do Waze, Connected Citizens e Emissoras

Projeto Embaixadas e Consulados em outros idiomas

Post by scarlogarcia
Olá a todos!

Gostaria de informar sobre um projeto que estou trabalhando e de convidar quem tiver interesse para participar.

A proposta é de deixar as embaixadas e consulados no brasil todos mapeados e, alem disto, acessíveis na busca por 5 idiomas: 1) Portugues, 2) inglês, 3) espanhol, 4) frances e 5) lingua nativa da repartição.

Para a tradução mais precisa possível, eu penso em contar com a colaboração dos editores dos outros países para tradução. Será a primeira vez que desenvolveremos um projeto nosso a nível global para o melhor resultado possível.

Alem da melhorar o mecanismo de busca no Brasil, a proposta é também de gentilmente solicitar que editores de outros países também insiram em seus países os nossos consulados e embaixadas. Sem duvidas isto deixará o Waze com uma utilidade a mais para brasileiros quando no exterior.

Ainda estou no passo de elaboração da planilha. De definir a melhor organização (clique aqui para acessa-la). Toda sugestão é benvinda.

A quem tiver interesse em fazer parte do projeto, o que voce pode fazer?
- Sugestores, criticas e ideias em geral;
- Sugestoes, criticas e ideias quanto a organização dos dados;
- Alimentar os dados da planilha e fazer as correções dos nomes, de como deverão ser traduzidos por estrangeiros.

Fonte de dados:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/relacoes-bilaterais

Exemplo de dado extraído de embaixada/consulado brasileiro no exterior:
Para Dinamarca temos nesta lista o hiperlinks de Dinamarca. Este hiperlink nos leva a esta pagina das relações bilaterais Brasil-Reino da Dinamarca.

Ao final da pagina, temos "Representação do Brasil na Dinamarca" que contem informações sobre os places que tenho alimentado a lista de embaixadas/consulados do Brasil no exterior.


Abraço,
Carlos.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times

POSTER_ID:1025273

1

Send a message

Post by carolsguerra
Olá Pessoal!

Encontrei esse site com informações que podem ser interessantes para esse projeto. Bem, as informações podem ser desatualizadas, bem como a confiabilidade das mesmas pode não ser a melhor. No entanto, tem bastante informações lá, acho que vale a pena conferir.

Abraços. ;)
carolsguerra
Posts: 206
Has thanked: 178 times
Been thanked: 202 times
Send a message

Post by carolsguerra
Olá pessoal!

Acho que poderia ser estabelecido um cronograma, dividido por etapas, tipo assim:

Etapa 1- Inserir os dados na planilha;
- aqui poderíamos ver quantas pessoas têm participando do projeto para dividir pôr a quantidade de países que possui relações Bilaterais, assim cada pessoa ficava responsável em inserir e conferir as informações na planilha por país, tanto de representações Brasileiras como representações no Brasil. Cada pessoa ficaria responsável por xx países. De acordo com esse link do Itamaraty existe a relação de 196 países e entes com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

Etapa 2- Inserir/conferir os places das embaixadas/consulados/etc no Brasil;
-Depois que todos os dados estiverem na planilha poderíamos organizar por estado, assim cada pessoa poderia verificar os que estão na sua área de edição;

e assim por diante....Enfim, só uma sugestão mesmo.

Abraços!
carolsguerra
Posts: 206
Has thanked: 178 times
Been thanked: 202 times
Send a message

jwagner_alves
Posts: 2
Send a message

Post by MauricioCGB
Como fonte oficial, temos esse sítio -> Relações Exteriores - Relações Bilaterais.

Nele encontram-se os endereços das representações estrangeiras no Brasil, como também as brasileiras no exterior.

O trabalho não é pequeno. :o :o

Como exemplo, comparei alguns resultados sobre a Itália do site acima com o da rete consolare e estão iguais, já ajuda muito.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by MCiolfi
Dentro.

Fiz só uma linha como exemplo:
Embaixada da Alemanha
Embassy of Germany
Embajada de Alemania
Ambassade d'Allemagne
Botschaft der Bundesrepublik Deutschland
Se for isso, me confirme que faço mais um pouco para os demais paises. ;)

abraço,
MCiolfi
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 290
Has thanked: 372 times
Been thanked: 149 times
Send a message

Post by OlavoAG
Muito legal o projeto! Mas ele parece quietinho, neh? rs

Eu havia feito uma planilha, mas como sou péssimo nisso, não vou publicar. Minha ideia é cada página da planilha ter uma letra e cada editor vai pegando uma letra e colocando nela as informações das embaixadas e consulados dos outros países no Brasil que começam com aquela letra. Me parece mais simples.

Paralelamente, esse editor vai colocando em outra planilha, em inglês, os dados de nossas embaixadas/consulados nesses países para depois divulgar ao mundo :)

Não me parece uma forma integrada com outros países, mas é só uma ideia.
OlavoAG
Posts: 611
Has thanked: 63 times
Been thanked: 269 times
Send a message
OLAVO GASPARIN


Country Manager - Brazil
Area Manager - Cape Town - South Africa

Post by scarlogarcia
MCiolfi wrote:Dentro.

Fiz só uma linha como exemplo:
Embaixada da Alemanha
Embassy of Germany
Embajada de Alemania
Ambassade d'Allemagne
Botschaft der Bundesrepublik Deutschland
Se for isso, me confirme que faço mais um pouco para os demais paises. ;)

abraço,
Oi, Marcio.

É isto mesmo! mas so tem um probleminha...se voce for fazer tudo sozinho será um trabalho descomunal e a proposta é de preparar o material para envolver o pessoal de outros países. Se voce fizer tudo será ótimo por um lado e por outro a gente pode não conseguir envolver muito o pessoal de outros países para inserirem os consulados onde os brasileiros não tem permissão de edição.

Fico contente por ter voce neste projeto. No momento eu dou espaço para quem quiser participar e tocar o projeto. O projeto caminha de acordo com o ritmo que vocês propõe aqui. Portanto, proponha cronograma, açoes e etc. É uma oportunidade para aqueles que quiserem participar de um projeto legal.

Algumas vezes o projeto pode ficar sem participantes ou sem iniciativa como este está por estes últimos dias. Porem, ele não será engavetado. Neste caso de falta de participações eu toco o projeto.

Gostaria so de chamar a atenção com o que escrevi sobre oportunidade de participação e funcionamento. O projeto é uma oportunidade para algumas pessoas elaborarem seu primeiro projeto importante com a comunidade alem de projetos com edições e mentoraçao, que são muito importantes também. Mas uma oportunidade que se apresenta como na historieta de "Cavalo selado não passa duas vezes". É a oportunidade também de dirigir ativamente o projeto.

Algo que facilitaria muito seria exportar estes dados para um editor de textos. A carolguerra conseguiu fazer isto a partir de um outro site. Para ver se os dados são confiáveis e se podemos usa-lo, precisaríamos checar algumas embaixadas e consulados menos "estáveis" como o da Mauritania e não tanto o da Italia, como o gentilmente Mauricio fez. Eu chequei dois deles que não me lembro exatamente quais são e as informações eram exatamente as mesmas.

Bem, eu apreciaria ouvir sugestões, criticas, avaliações, propostas...e damos juntos o rumo para o trabalho.

Abraço!
Carlos.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Ola, Newton. Obrigado pelas palavras.

Minhas duvidas e opiniões abaixo.
valginhak wrote:seria importante que conseguíssemos cooptar para esse grupo no minimo um editor em cada estado, que tocaria o projeto contando é obvio, com a participação dos demais editores. Nos estados onde não conseguirmos nenhum participante, alguém do grupo poderá assumir essa atividade.
Aqui voce se refere a Estado brasileiro e não Estado Nação, certo?
Embaixadas no Brasil estão so no DF. Os consulados não estão presentes em todos Estados brasileiros e inserir places por la não será uma dificuldade. Acho que mobilizar gente de 27 UFs pra discutir padronização e montar equipes de edição vai deixar a coisa muito pesada e lenta.

Aqui neste projeto, o trabalho maior é de preparar os dados, organizar e traduzir alguma coisa para o inglês (e deixar coisa para os estrangeiros traduzirem para idiomas nativos de todos os países onde temos representação brasileira). Inserir no mapa no Brasil não será problematico. Inserir em alguns países será um desafio mas nada impossível também. Vamos resolvendo um problema de cada vez na medida que eles entram na nossa lista de tarefas.
valginhak wrote: A principio devemos estabelecer um padrão único de inserção dos dados, o que facilitará no momento da pesquisa pelo Wazer.
Não existe mistério para isto. O padrão é o que tem no Itamaraty e como fica a tabela de onde os dados serão copiados. Não vejo com o que se preocupar neste assunto.

O que precisamos é começar a preparar os dados que poderao ser traduzidos pelo pessoal de outros países para inserir consultados brasileiros no exterior. Portanto precisamos:
  1. Dados de embaixadas e consulados no Brasil;
  2. Dados de embaixadas e consulados no exterior;
Se os dados do site apresentado aqui pela carolguerra estão corretos, entao ja temos todos estes dados listados acima. O que falta neste momento? Verificar se estes dados são confiáveis. Se os dados deste site estão de acordo com o Itamaraty no link que deixei em postagem acima. Verificar se os dados estão corretos principalmente para repartições que não são grandes como a Italiana, Americana, Francesa...

Eu dei uma conferida rápida mas seria bom se tivesse mais alguém para conferir se os dados de la e do Itamaraty são os mesmos. Se não forem, vemos o que poderíamos usar.
valginhak wrote: Acho que a proposta do Márcio já é um bom começo, e estou me propondo a colaborar com o projeto aqui no Paraná, e se necessário em outro estado que não tenhamos participantes.
Seja benvindo a bordo! :D Vamos discutindo e avançando!

Abraço,
Carlos.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by StanisBR
Legal, amanhã vou ver os links com mais calma, mas a princípio tenho interesse sim em participar. Abçs.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
StanisBR
State Manager
State Manager
Posts: 286
Has thanked: 95 times
Been thanked: 52 times
Send a message