Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Post Reply
Forum rules
Waze Blog EN/Blog PT/Facebook/G+
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
Logomarca, imagens, vídeos
Parcerias do Waze, Connected Citizens e Emissoras

Restrições de conversão x circulação x wazeopedia - Dúvida

Post by bmrmezenga
Boa tarde pessoal.

Aqui na cidade tem uma ruazinha e 2 retornos que são restritos a passagem de caminhões via sinalização.
Neles, notei que usaram a restrição de conversão (seta amarela). Enquanto nessa ruazinha eu havia colocado restrição no segmento.

Então fui tentar entender e estava lendo sobre restrições, e me deparei com a Wazeopedia dizendo o seguinte:

"É possível ativar restrição parcial do tráfego por determinados segmentos ou conversões, especificando dia e horário. É possível ainda especificar até o tipo de veículo (por exemplo - restrição apenas para caminhões), mas esta função ainda não está ativa no cliente. No momento qualquer restrição de tipo de veículo impede todo o tráfego por aquele segmento/conversão."

Pergunto então, qual vantagem e desvantagem de usar restrição no segmento ou na conversão, e peço explicar essa frase, que no momento se restringir vai restringir a tudo.
Será que no segmento que eu coloquei restrição de caminhão agora o Waze também não vai rotear nada por lá?

Agradeço a ajuda.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times

POSTER_ID:17854068

1

Send a message

Post by antigerme
bmrmezenga wrote:Boa tarde pessoal.

Aqui na cidade tem uma ruazinha e 2 retornos que são restritos a passagem de caminhões via sinalização.
Neles, notei que usaram a restrição de conversão (seta amarela). Enquanto nessa ruazinha eu havia colocado restrição no segmento.

Então fui tentar entender e estava lendo sobre restrições, e me deparei com a Wazeopedia dizendo o seguinte:

"É possível ativar restrição parcial do tráfego por determinados segmentos ou conversões, especificando dia e horário. É possível ainda especificar até o tipo de veículo (por exemplo - restrição apenas para caminhões), mas esta função ainda não está ativa no cliente. No momento qualquer restrição de tipo de veículo impede todo o tráfego por aquele segmento/conversão."

Pergunto então, qual vantagem e desvantagem de usar restrição no segmento ou na conversão, e peço explicar essa frase, que no momento se restringir vai restringir a tudo.
Será que no segmento que eu coloquei restrição de caminhão agora o Waze também não vai rotear nada por lá?

Agradeço a ajuda.
Permalinks ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by bmrmezenga
Nao coloquei porque queria entender conceitos da edição.

Estou só pelo cel pq estou viajando, ai não consigo PL tb.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
ErsonSergio wrote:Bom dia! Pelo que estou entendendo você está falando de duas coisas diferentes.

A restrição ( Quando o segmento fica tracejado de amarelo)
Você permite/proíbe determinados tipos de veículos transitar por aquele segmento.

Conversão difícil ( Quando a seta fica amarela)
Se você escolher que virar à esquerda na rua tal é dificultoso no horário de pico. Você informa lá, e o app vai livrar qualquer veículo de fazer essa conversão. A não ser que ele desmarque no App evitar conversões difíceis

Espero ter ajudado. Abraço !
Na verdade é a questão da seta amarela, que não é a conversão difícil (não sei se ela fica amarela também).

Se leva o mouse na conversão e tica difícil, beleza, ele vai dar uma penalidade de tempo grande ali ou atuar conforme o ajuste do app.

Já tem como você levar o mouse na conversão e clicar adicionar restrição, aí você restringe veículos e tal.
A dúvida é, tanto faz usar restrição de conversão ou circulação?

Tipo, até considerando a via, eu posso fazer uma rua se comportar como mão única só proibindo as conversões. No caso das restrições é a mesma coisa, pois já vi lugares onde editores restringiram a conversão, outros restringe a via.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
Foi claro sim. É exatamente a dúvida. O exemplo que dei sobre a direção da via é mais para exemplificar pois se usarmos na conversão, a depender da via, vai ter o mesmo efeito prático.

Eu estou adotando restringir o seguimento, com base na sinalização do lugar. Tipo, se há uma placa no início de uma rua (no exemplo prático, proibido caminhão) eu restrinjo o seguimento 24 horas.

Sei que hoje isso não muda nada, pois o app não considera, mas se está assim hoje é que no futuro possa levar em consideração, então já cadastrei os que tem na cidade que eu edito.
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by bmrmezenga
Tipo, nesse lugar usaram restrição de conversão.

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =372797170

Eu tenho usado restrição de circulação, como aqui:

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =155912928
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by ErsonSergio
Bom dia! Pelo que estou entendendo você está falando de duas coisas diferentes.

A restrição ( Quando o segmento fica tracejado de amarelo)
Você permite/proíbe determinados tipos de veículos transitar por aquele segmento.

Conversão difícil ( Quando a seta fica amarela)
Se você escolher que virar à esquerda na rua tal é dificultoso no horário de pico. Você informa lá, e o app vai livrar qualquer veículo de fazer essa conversão. A não ser que ele desmarque no App evitar conversões difíceis

Espero ter ajudado. Abraço !
ErsonSergio
Country Manager
Country Manager
Posts: 903
Has thanked: 619 times
Been thanked: 333 times
Send a message
Erson Sérgio

Post by MauricioCGB
bmrmezenga wrote:Tipo, nesse lugar usaram restrição de conversão.

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =372797170

Eu tenho usado restrição de circulação, como aqui:

https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =155912928
Se a restrição é do segmento, coloca no segmento.
Se a restrição é da conversão (pode acontecer de um segmento permitir caminhões mas alguma conversão para esse segmento não ser permitida para caminhões), coloca na conversão.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6194
Has thanked: 852 times
Been thanked: 932 times
Send a message

Post by sulstore
No meu entender essa parte do texto da Wazeopedia não se aplica mais.

https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... r%C3%A1rio
No momento qualquer restrição de tipo de veículo impede todo o tráfego por aquele segmento/conversão.
Restrições como Caminhões por enquanto é só no WME, quem sabe num futuro o waze libere para o APP.
sulstore
State Manager
State Manager
Posts: 816
Has thanked: 290 times
Been thanked: 256 times
Send a message