Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Radares

Post by scarlogarcia
patajones wrote:Aqui em BSB é tanto radar novo e tantos que mudaram de lugar e tão poucas atualizações dos mapas waze, que está uma tremenda bagunça...

No tópico "Categorizar e nomear vias" veio a tona questionamento sobre como tratar os radares. Resolvi abrir este novo tópico para maiores discursões sobre validação e deleção de radares, como também para guiar editores de mapa que acompanharem as conversas.



Anotaçao que devemos ter no mapa é de dois radares sobrepostos sempre que houver um semáforo com o radar do tipo "Velocidade + Luz vermelha" ("Speed trap" e "Red Light Radar" para detecçao de alta velocidade e/ou avanço de sinal vermelho respectivamente)?
agm2112 wrote:Eu nem olho mais...já desabilitei esse layer a muito tempo, senão só vejo radar no mapa!
:shock:


1) Devemos manter 2 radares em um semáforo?
Apesar dos radares de samaforo serem bonitos, bacanas, etc, eles nao alertam quando você esta’ na pista acima da velocidade limite. Radar de velocidade dao o alerta.

Quero que o Waze me alerte quanto a velocidade (para eu nao ser multado) e também quero evitar sobreposição de radares no mapa, quando radares de semáforo desempenham dupla função. Sobre este assunto o Adrian nos esclareceu que
adriansinger wrote:Se vocês querem que Waze de o alerta, sinalizar só como radar de velocidade.

Portanto, tem algumas semanas que venho deletado radares de semáforo. A questão foi colocada no fórum e segue abaixo algumas respostas resumidas
antigerme wrote: Aqui em SSA todos os radares de semáforo também são de velocidade. Como eu gosto de ser alertado uso só o de velocidade no mapa.
...
...
...
Radar de velocidade e semáforo TEM que ter os sensores no asfalto, força de lei. A legislação é nacional e estou mandando o link pois já o tenho "debaixo da manga" para enviar para os usuário de SSA.
http://www2.set.salvador.ba.gov.br/fisc ... ronica.asp
lucasm2 wrote: Comigo o waze sempre avisa quando tem radar de semáforo+velocidade. Não tem porque ter 2 radares, nem é bom por radar de velocidade quando também for de sinal...

Quanto a deletar radares do tipo semáforo:
vladpierami wrote:scarlogarcia
Eu Concordo.
Caso todo mundo concorde, aplicarei isto em SP Tambem.

vladpierami
dvenancio wrote:Vou aplicar em Campinas.
Diego

As citações acima tem a finalidade de resumir outros 2 topicos sobre o assunto (veja aqui e aqui).






2) Como tenho tratados os radares quando dirijo?

scarlogarcia wrote:A medida que vou dirigindo eu vou fazendo um printScreen no celular para determinar se existe radar fixo e sua posiçao exata no mapa.


3) Como tenho tratados os radares no editor de mapas do Waze?


Deleção de radares:

- Deleto TODOS radares nao aprovados que tiverem mais de 2-3 meses de idade;
(Obs: Nao acho que esta postura seja interessante em cidades com pequeno fluxo de Wazers.)

- Deleto radares do tipo "Red Light camera" aprovados ou nao aprovados (antigos e novos).
(Obs: Existem radares que nao desempenham dupla função, portanto, estes nao devem ser apagados)


Validação dos radares:

Faço a validação do radar e de sua posição no mapa a partir das imagens de printscreen de quando dirijo.

Uma alternativa a voce ficar rodando toooooda a cidade e fazendo printscreen e' quanto a um link que o Andre apresentou para teste. E' o link de mapa que informa a posição dos radares: MAPA

A partir deste link tenho visto que:
  • - posicionamento do radar não e’ exato;
    - ele acerta bem na velocidade da pista indicada pelo radar;
    - ele acerta bem quando informa que existe um radar em determinada regiao;
    - nao informa todos radares da pista (informa a grande maioria);
Cuidados importantes: exitem direitos de uso de informações de mapas como o do Google Maps, Google Earth, etc. Provavelmente existe direito de uso das informações deste mapa de radar, portanto, ela nao poderia guiar TODAS nossas edições de mapas, mas um ou outro caso isolado.

Um repositório de dados de radares muito preciso quando a existência e posição de radares estão disponíveis pela “ MapLink Radar”. Novamente, estas informações nao podem ser utilizadas irrestritamente nas nossas edições.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times

POSTER_ID:1025273

1

Send a message

Post by patajones
gilsonluis wrote:Eu marco um erro no mapa indicando aqui radar e a velocidade.
Depois entro no editor e procuro os marcadores.
Bem mais fácil do que usar printscreen.
o problema aqui em bsb gilson, é que tem dezenas de marcadores espalhados nas vias e radares de 500 a 500 metros (até menos) e muitos radares que foram movidos de lugar.
patajones
Posts: 178
Has thanked: 2 times
Been thanked: 43 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Tchelow wrote:O uso do maparadar é liberado, inclusive você pode exportar arquivos para importar nos GPS's.
Eu achei que nao fosse liberado porque as informaçoes dos radares estao em um mapa da google (maplink).

Valeu pela informaçao, Tchelow.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Listagem dos radares do Distrito Federal: https://getran.detran.df.gov.br/site/ve ... adares.jsp
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Fortaleza agora tem Google street view. Pode ser uma ajuda para conferir os radares. :)


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Agora que voce falou, fui checar pra Brasilia. Agora temos Google Street View pra Brasilia tambem! :)
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Tchelow wrote:
scarlogarcia wrote:Fortaleza agora tem Google street view. Pode ser uma ajuda para conferir os radares. :)
Só cuidado, pois as imagens geralmente são meio antigas.

Abraços,
Bom colocar isto aqui, Marcelo. Valeu.

As de Brasilia estao com cerca de 6 meses a um ano de idade.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Por este link aqui voce pode encontrar listas de radares de diversas cidades.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Ontem a noite usei Google Street View para verificar radares. Deu para localizar de forma extremamente precisa a posiçao de muitos radares.

Recomendo. Muito bom.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Gilson, o que o patajones disse é que nem sempre a precisão do gps é suficiente em brasilia para usar sua estratégia.


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message