reports

Moderators: krankyd, adriansinger, Unholy, davipt, pvaladares

reports

Postby davipt » Tue Sep 25, 2012 1:26 pm

Caros Wazeers,

Caso tenham reportado alguma coisa por esse país fora e precisem de ajuda, reportem aqui a zona do report e de preferência mais detalhes sobre qual o problema ou qual a correção que necessitam, para que um AM da zona ou um CM possam corrigir o problema.

Tenho visto vários problemas espalhados pelo país fora, mas geralmente só por ter feito scroll por acaso para essa zona, ou seja, não conseguimos ver os problemas todos do pais pois não podemos fazer mais zoom out para os apanhar, e não podemos andar a fazer scroll pelo país todo à procura dos problemas.
Last edited by davipt on Mon Oct 15, 2012 10:37 pm, edited 1 time in total.
Image
Bruno D. Rodrigues | Global Champ | Coordinator and Manager for Portugal | Expert iPhone and others
Forum PT | Wiki PT | Facebook PT | Twitter PT
davipt
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 248 times
Been thanked: 405 times

Re: reports

Postby davipt » Thu Nov 01, 2012 11:15 am

migueis wrote:
pvaladares wrote:
pvaladares wrote:Em alternativa podes escrever "@" ou "@migueis" na descrição para sabermos que ninguém devemos editar a não ser o utilizador "migueis".
Não sabia que isso é seria uma regra para que ninguem mexe-se mas como disse em cima, acho que não se deve fechar um report se não identificar o mesmo salvo se esseproblema já tiver sido reportado à demasiado tempo.

Grande parte dos reports têm sido criados sem informação nenhuma e deixados ao acaso sem que o reporter se lembre mais deles.

No editor antigo era menos mau porque os reports tinham o nome do reporter, e era possível responder de volta e comunicar com o reporter para obter mais informação ou saber se o reporter iria resolvê-lo.

O que se tem falado aqui no forum (mas não deve estar claro no wiki) é um compromisso até que o novo editor tenha essas features de volta, e a recomendação que cada user report tenha no mínimo a informação de quem reportou, para que se possa saber de quem é e poder ignorar ou contactar o reporter de volta.

No iphone pode-se criar um keyboard shortcut que permite com duas teclas escrever um texto completo (o meu diz "nota pessoal davipt, não fechar!"). No android ouvi que se tem de instalar uma app para isso.

É perfeitamente compreensível que seja difícil escrever qualquer tipo de nota enquanto se conduz. Eu mal consigo gatafunhar algumas palavras que depois nem eu percebo só porque é extremamente fácil escrever no iPhone e tenho a mão livre por ter caixa automática ;) Mas tens de compreender que quando um editor olha para o mapa, neste momento, não faz ideia se um report vai ser corrigido pelo reporter, ou mesmo há casos que se corrige algumas coisas mas continua-se na dúvida se era esse o problema ou não.

PS: eu pessoalmente crio sempre reports como "invalid route" porque parece-me ser o unico report que depois no mapa mostra o report, a rota sugerida e a rota real, o que dá mais informação caso seja uma seta errada, um segmento com sentido errado, uma estrada nova que o "pave" não capturou, e mais importante, o sentido (para ter reports tipo "dir galp esq repsol"), etc. Os outros tipos de reports não mostram isto.
Image
Bruno D. Rodrigues | Global Champ | Coordinator and Manager for Portugal | Expert iPhone and others
davipt
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby davipt » Thu Nov 01, 2012 11:41 am

migueis wrote:Não posso deixar de discordar.
Um report com menos de 24 horas não é caso para pensar que vai ficar ao abandono.
Custa aceitar mas a razão é-me devida.

Tens razão, mas também tens de compreender o ponto de vista dos editores que têm sofrido com as alterações todas que têm havido no editor, principalmente quando desaparecem features, e há apenas promessas vagas se voltam ou não. Os editores estão só a tentar fazer o melhor que podem, com as ferramentas e informação que têm!

Por exemplo, a feature do icon do report mudar de amarelo para laranja para vermelho conforme vai passando o tempo é bastante recente (poucas semanas acho). O script de extensão para poder esconder reports só apareceu (ou só o descobrimos) há uma ou duas semanas.

É obvio que um report com um dia ou mesmo uma semana deve ser mantido a ver se lhe pegam, mas imagina, no passado recente, que olhas para o mapa e vês duzias de reports todos iguais e sem forma de saber quando foram abertos, por quem, e que erro é, sem ir clicando em cada um deles e esperar segundos pelo zoom. Após vários meses nesta situação, compreendo quando um editor tem a tentação, mesmo inconsciente, de tentar limpar aquilo tudo o melhor que pode e com a informação limitada que têm. E lendo os forums, é o mesmo problema nos outros paises.

Portanto a unica coisa que pedimos é que se tente ajudar uns aos outros e que cada um faça pressão no waze para recuperar o que falta, e para isso as features têm reaparececido a pouco e pouco, e do nosso lado tenta-se deixar o report com a informação minima - o nick, o nick e "i'll be back" ou o que for possível. E que do outro lado, se instale o script e se esconda e espere uns dias até tentar resolver qualquer report novo, a menos que seja algo realmente obvio.

PS: há outra razão para esta situação (diria mesmo "tradição") que felizmente tem acontecido muito menos recentemente - há uns meses era típico uma rota e os seus reports demorarem bastantes dias até aparecerem no editor, o que quer dizer que um gajo fazia um report e ao fim de uma semana já se tinha esquecido dele ou já não se lembrava exactamente do que era o problema, ou já alguem tinha pegado nele e tentado resolver. Felizmente que isto já não acontece, o máximo que tenho visto são uma ou duas horas de atraso em rotas com mais de 100KM.
Image
davipt
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby davipt » Tue Nov 27, 2012 12:23 pm

pvaladares wrote:Fica aqui UR que encontrei que vai demorar algum tempo a resolver...
https://world.waze.com/editor/?zoom=2&l ... TTTTTTTTFT

Sem alguém quiser aproveitar para testar o script do street 2 river... ;)

Quem pode corrigir o "IC29 A29 etc" que não conheço o norte?

O rio já está criado mais um bocado. Agora só falta o resto para o lado de espanha para lá da A24
Image
davipt
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby davipt » Thu Nov 29, 2012 1:35 am

pvaladares wrote:O que fazer com este: https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTTTTTTFT ?
Tic tac...

Eu pessoalmente os que não tenho a certeza de qual é o problema deixo ficar até ficarem vermelhos (14 dias acho) e depois ou tento corrigir o melhor que percebi, ou se não vir nada para corrigir fecho com "not identified".

Os que digam "não fechar" e com nome, deixo estar também até ficar vermelho, depois contacto o dono. Os sem nome como este... deixa ficar vermelho e fecha com not identified.

A ultima versão do UR script já funciona correctamente e permite novamente esconder reports durante a sessão (e filtrar por keys, etc.). Portanto escondo esses e como faço restart ao firefox todos os dias, volto a esconder os mesmos até ficarem vermelhos.

PS: tens um monte de radares e unterminated roads para corrigir só nesse bocado ;)
Image
davipt
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby migueis » Sun Oct 28, 2012 10:28 pm

Boa noite, verifiquei que o pvaladares fechou dois erros que detectei ontem no Porto.
Isto contece-me muitas vezes de alguem tentar resolver, não percebe e fecha o pedido que fica por resolver.
Como é que sei agora onde é que reportei para corrigir o que está mal?
Um deles foi uma indicação de viragem à esquerda numa linha continua. E outro uma junção incorrecta num cruzamento que o cliente em vez de mandar seguir em frente mandou virar à esquerda e logo à direita. O cruzamento estava mal desenhado.
Como posso agora saber o ponto onde reportei para corrigir?
Não devia o tempo de outra pessoa intervir ser mais dilatado para evitar estas confusões?
Ou se um problema for reportado tem imediatamente que ser fechado? :roll:
Desculpem o desabafo, mas perco o interesse em reportar seja o que for, porque afinal os problemas mantêm-se.
Image
Waze 3.2.2.0 • iPhone w/iOS6 • Enthusiastic Wazer! @ Esposende
migueis

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby migueis » Sun Oct 28, 2012 11:59 pm

pvaladares wrote:Por cada problema reportado recebes um email com o respectivo permalink. Isto permite melhorares a edição actual.
migueis wrote:Como é que sei agora onde é que reportei para corrigir o que está mal?
...
Como posso agora saber o ponto onde reportei para corrigir?

Isso não responde à minha pergunta. Com um permalink tens uma área grande para conseguir aceder ao ponto exacto onde foi reportado torna-se muito dificil pelo menos num ambiente urbano denso.

pvaladares wrote:Podes sempre incluir uma breve descrição do problema, por exemplo:
1 - Um deles foi uma indicação de viragem à esquerda numa linha continua.
2 - E outro uma junção incorrecta num cruzamento que o cliente em vez de mandar seguir em frente mandou virar à esquerda e logo à direita. O cruzamento estava mal desenhado.

Para além de que enquanto conduzes não deves estar a usar o telemóvel, acredita que não dá muito jeito fazê-lo com grandes descrições.
Para mim o turn not alowed e o incorrect junction são mais do que suficientes. Se não consegues identificar, então não deves fechar o problema. Só tens que perceber isso. Tu e todos se queremos e aceitamos colaborações, senão e se é tempo perdido, então avisem por favor.

pvaladares wrote:Em alternativa podes escrever "@" ou "@migueis" na descrição para sabermos que ninguém devemos editar a não ser o utilizador "migueis".
Não devia o tempo de outra pessoa intervir ser mais dilatado para evitar estas confusões?
Ou se um problema for reportado tem imediatamente que ser fechado? :roll:

Não sabia que isso é seria uma regra para que ninguem mexe-se mas como disse em cima, acho que não se deve fechar um report se não identificar o mesmo salvo se esseproblema já tiver sido reportado à demasiado tempo.
Image
migueis

Postby migueis » Thu Nov 01, 2012 11:19 am

Não posso deixar de discordar.
Um report com menos de 24 horas não é caso para pensar que vai ficar ao abandono.
Custa aceitar mas a razão é-me devida.
Image
migueis

Postby migueis » Thu Nov 01, 2012 11:48 am

Obrifago. Compreendo. ;)
Image
migueis

Re: PEDIDOS DE ALTERAÇÃO DE MAPA (USER REPORT)

Postby pvaladares » Tue Oct 09, 2012 8:24 pm

Para aqueles que costumam resolver os pedidos de alteração de mapa e radares, existe um script muito interessante para gerir os User Reports - UROverview Script. O autor do script é o Twister_UK respectivo tópico de desenvolvimento está aqui, participem!

Aqui fica uma breve descrição
Script Summary: Allows UR and camera details to be viewed by hovering over the UR/camera marker

Version: 1.1

Adds a pop-up information box next to any highlighted UR or camera marker, containing an overview (UR/camera type and any additional descriptive text entered by the UR submitter) of that marker.

This allows map editors to quickly check whether any of the visible URs are ones that sound as if they need urgent attention, without having to click on them, wait for WME to zoom into the marker location, read the UR type and description there, realise the UR isn't one that needs attention right now (or is one that another editor has marked as for their eyes only), and then be left with zooming back out to try and regain the map view they had just before clicking the UR... For cameras, it allows editors to quickly highlight those in need of approval, and those that have been added by unregistered users (and are therefore more likely to be well and truly wrong).

Note: Currently does NOT generate the overview pop-up for Waze-generated Problem markers (I'll look at adding in support for these just as soon as we start seeing them again on the UK map...)
Country Manager for Portugal | Champ | Expert Android and others
pvaladares
Waze Local Champs
Waze Local Champs

Has thanked: 35 times
Been thanked: 33 times

Next

Return to Edição do Mapa