Locked

[Ler isto antes de editar]Vamos padronizar o waze Português!

Post by
Boas:
A nossa comunidade têm vindo a crescer cada vez mais mas de momento ainda não definimos regras bem claras acerca do modo de como devemos editar as estradas do nosso Portugal.

Numa leitura atenta ao forum, verifiquei que só existe acordo em toda a comunidade nos nomes que se devem dar às ruas: não se abrevia... por tudo resto é necessário definir regras bem claras pois corre-se o risco de se estar a trabalhar para aqueçer (está frio mas mm assim é sempre mau)

Por isso proponho aqui que se faça um apanhado de regras que todos os utilizadores tenham que cumprir de modo a termos um mapa todo bonito e XPTO.

Dos tópicos principais que apanhei do forum até agora:

Abreviaturas:
Devem ser utilizados sempre nomes completos, por exemplo:
Avenida Dr. Fernando Aroso em vez de Av. Dr. Fernando Aroso
Rua Óscar da Silva em vez de R. Óscar da Silva

Estradas paralelas:
"Acho que se deve usar duas estradas paralelas em 2 casos:
- Quando os dois sentidos são demasiadamente afastados provocando problemas de navegação se forem modelados como apenas uma estrada.
- Em estradas com separador central de forma a ser mais fácil representar pontos em que se podem fazer inversões de marcha."

No entanto não se chegou a um consenso acerca deste ponto.
Pessoalmente gosto mais de utilizar duas estradas paralelas para as estradas largas, mas na prática (moro na periferia da grande lisboa) uma só estrada é muito mais pratica do que duas.
Por exemplo na A1 a norte de lisboa, com duas estradas é impossível navegar nas estradas que passam perto da auto-estrada (e ainda existem bastantes), por isso penso que utilizando uma estrada central seja o melhor em termos práticos. Lá fora utilizam-se duas estradas, mas nós cá que eu conheça não temos nenhuma auto-estrada com mais de 3 faixas.
Nas auto-estradas normais (duas faixas) isto funciona perfeitamente! Para 3 nunca testei.

Este tópico está aberto a discusão e digam de sua justiça

Tipos de estradas consoante o tipo:
Axx Freeways
IPs Major Highways
ICs Minor Highways
Nacionais e estradas "principais" - Primary Street
Tudo o resto - Street.

Este tópico é um primeiro draft, provavelmente ainda alguns assuntos que devem ser acordados entre nós... por favor digam de vossa justiça, e todo o tipo de sugestões são bem vindas.

POSTER_ID:862787

1

Send a message
Last edited by nestum on Tue May 17, 2011 1:06 pm, edited 1 time in total.

Post by adriansinger
cristianofurtadoba wrote:Como posso editar as ruas??? estou querendo aproveitar que estou no momento ocioso e editar as ruas que conheço.
Oi não pode editar as ruas que conhece, mas as ruas que você percorreu com waze ativado (também podem ser ruas que você conhece ;) )

Para saber como editar no waze, a gente recomenda ler o nosso wiki

http://www.waze.com/wiki/
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2111 times
Send a message
Adrián Singer
Emeritus Community Manager

Post by adriansinger
davipt wrote:
pivale wrote:
davipt wrote:acho que não atribuem velocidades ao tipo de estrada. alem disso estariamos tramados, por exemplo o IC17 novo a partir de alges é todo a 70KM/h mas é um IC na mesma :)
Não sei se o adriansinger, que costuma participar, pode confirmar isto.
Queria ter a certeza que não vamos estar a reportar transito complicado quando são apenas os limites de velocidade a cauzar as baixas velocidades.
Em relação às velocidades, há a outra página onde se podem votar para novas features e pelo que percebi não há nada em relação a velocidades. Eu votei num item que permite definir por cada troço de estrada qual é a velocidade máxima, pois definir velocidades apenas por tipo de estrada não chega. exemplos a IC17 que é 100 a partir de algés, 70 a partir da ic19, nos tuneis (e com radares), depois passa para 80 ou 100 ou o que é até cruzar com a A8, e acho que depois é 100 ou 120. Nas streets normais tambem há muito caso que não é os 50 das localidades, mas 40 ou mesmo 30 ao pé de escolas. Por isso deviamos ter para cada troço uma input box no cartouche para dizer o limite de velocidade real da estrada.
Não, a velocidade não define o tipo de estrada. Podem ver o exemplo da comunidade espanhola - http://www.waze.com/wiki/index.php/Como ... %C3%B1a%29
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Send a message
Adrián Singer

Post by adriansinger
rbmota wrote:Vale o que vale, mas recebi este tweet do waze: "Users can now add toll roads to the map editor. And" (ficou cortado...)
Há que verificar e validar!
Isso foi um erro do nosso CM em Inglês. Você não segue a nossa conta do Brasil? @waze_br
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Send a message
Adrián Singer

Post by antigerme
Qual o motivo de não abreviar os logradouros e prefixos?

No Brasil passamos pela mesma discussão de padronização, talvez possamos compartilhar algumas experiências. :D
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
davipt wrote:
antigerme wrote:Qual o motivo de não abreviar os logradouros e prefixos?
Foi decisão há bastante tempo, inclusive nesta thread. Eu pessoalmente concordo, pois a única abreviação que consigo suportar visualmente é a Av., todas as outras (vide a página wiki do brasil) soam-me erradas. Agora que me aparecem "R. qq coisa" no FourSquare não resisto a corrigir logo o nome da rua.

Por outro lado pelo que percebi das threads dos brasileiros, também têm a ver com a probabilidade de virmos a ter text-to-speech em português e embora seja contrário à decisão deles, pareceu-me que a unica abreviação que o tts conhecia era av., ou seja, irá soar muito mal. Mas as outras abreviações também, os Dr. e S.(ão) e etc, mas estas temos de assumir que vai correr mal anyways pois duvido que o TTS consiga ler certos nomes de ruas que tenho visto por esse país fora ;)
Nós resolvemos utilizar as abreviações para economizar espaço na tela do smartphone. Aqui existe nomes de ruas muito compridos que muitas vezes são exibidos em 2 linhas no smartphone, mesmo em modo paisagem/landscape. Com a versão 3.5 que está vindo a situação de falta de espaço na tela vai piorar.

O TTS você já pode começar a testar aqui
http://www.nuance.com/vocalizer5/flash/index.html
A Nuance é a fornecedora do software TTS para o Waze. Quase todas as abreviações e logradouros são suportadas, precisamos solicitar apenas a adição de algumas.

É costume em Portugual abreviar logradouros?
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by cristianofurtadoba
Como posso editar as ruas??? estou querendo aproveitar que estou no momento ocioso e editar as ruas que conheço.
cristianofurtadoba
Send a message

Post by Gfiles
Olá Todos,

Conforme as Conversas aqui eu concordo com as Estrada por Extenso e a nomenclatura do tipo da estradas.

Em relação a Cidade é aonde eu tenho mais duvidas.

O que eu estou a fazer:
No caso de Lisboa no nome de cidade ponho o Bairro, por exemplo Santo Condestável.

O que acham melhor?
Santo Condestável ou Santo Condestável, Lisboa?

Cumprimentos,
Gfiles
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by Gfiles
Olá Todos,

Em Relação ao assunto de 1 ou 2 estradas, eu acho 1 Estrada com Divisão o mais util.

O uso desta aplicação é no Cliente, não no Web. Por isso para fazer navegação é mais simples fazer contas só com uma via tanto nas autoestradas com nas avenidas.

Na edição das mapas temos que ser simples e não fidignos a nível visual.

Por isso eu concordo é usar 1 estrada bidirrecional.

My 2 Cents.
Gfiles
Send a message

Post by Gfiles
Ola Malta,

Existe um problema com algumas das alterações aos tipos da estrada que esta a ser feitos.

Vi a pouco que a estrada EN6 / Marginal esta classificado como "Major Highway", A alguns meses atrase eu pus como "primary Street".

Porque? Eu gosto de usar a função "Avoid Highways" para não pagar portagens, mas para isto funcionar estradas nacionais (que não tem portagens tem) de ser "Primary Streets"

O que eu já descobri nos rotiamentos:
A Função "Avoid Highways" sempre para "Freeways, Major Highways e Minor Highways" que isto dizer que se queremos usar o Waze para evitar Portagens Todos as IP e IC tem de ser "Primary Streets" e só as Autoestradas é que vão se "Freeways".

Pessoalmente acho que tudo que é estrada Nacionais deve ser classificado como "Primary Streets" independentemente se isto vai fazer como que o Visual das mapas parecem Pobres.

Para mi o Waze é uma aplicação funcional e não um para mostrar mapas bonitas.
Estradas tem de ser simples e Com a classificação apropriada.

Por isso eu mantém que devem usar a classificação que foi proposta logo no inicio desta discussão.

E a Marginal de Cascais tem de ser um Primary Street.

Porque quando uso um Caminho para cascais, a aplicação manda me pelas aldeias todos no meio e o percurso demora quase 2 horas a fazer.

my 2 cents
Gfiles
Send a message

Post by Gfiles
Ok malta,

Vamos então votar num sistema de tipos da estrada?

Já houve aqui muita conversa do que deve ser e não e vou dar agora a minha opinião:

Freeways - Axx (Todos) IP e IC'S com 3+ Vias Ex: IC19
Major Highways - IC's e IP's que não encaixa nos Freeways.
Minor Highways - Estradas Nacionais com 2+ Vias e Entre Localidades
Primary Streets - Estradas Nacionais em Localidades.
Streets - As restantes estradas.

My 2 Cents.
Gfiles
Send a message