Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!

Post Reply

[Proposta Regra] Modelo "K" nas autoestradas

Post by dbcm
Mestres, partilho o modelo K que se tem vindo a falar, para afinarmos onde devemos e não devemos usar.

Exemplo:
https://www.waze.com/editor?env=row&lon ... 495&zoom=6
Screen Shot 2020-06-01 at 20.18.07.png
(674.57 KiB) Downloaded 200 times
Screen Shot 2020-06-01 at 20.18.25.png
(294.01 KiB) Downloaded 197 times
Screen Shot 2020-06-01 at 20.18.34.png
(251.48 KiB) Downloaded 196 times
- Quem segue na AE não recebe qq aviso.
- Quem entra na AE recebe o mantenha-se à esquerda
- Quem segue sempre na rampa recebe o saia à direita
- Quem sai da AE recebe saia à direita

Tópicos a afinar
- quando há split de vias?
- como se encaixa este modelo com as laves?
dbcm
Coordinators
Coordinators
Posts: 644
Has thanked: 201 times
Been thanked: 698 times

POSTER_ID:190125

1

Send a message
It's so Magic™ | Y U N0 W0RK? ¯\_(ツ)_/¯

Post by dbcm
linguasaltitante wrote:Uma questão para a qual me alertaram foi o ângulo máximo entre o segmento da AE e o segmento de saída (rampa): qualquer coisa abaixo dos 30º, por forma a evitar que o mapa na app / carplay não "rode demasiado"!
É um bom ponto para se meter como regra nos K. Eu tenho usado um ângulo ainda mais aberto.

Outra das regras que se pode ter, não dar agilidade nos ângulos é forçar a indicação correcta.
dbcm
Coordinators
Coordinators
Posts: 644
Has thanked: 201 times
Been thanked: 698 times
Send a message
It's so Magic™ | Y U N0 W0RK? ¯\_(ツ)_/¯

Post by Hugo_Moreira
Acerca do modelo dos K e respectivas indicações TTS, nada a apontar.

Penso que devem ser usadas sempre que haja uma via de entrada na AE que depois se transforma em saída. É nestes pontos que têm mais vantagens, por permitirem diferencias as instrucções do TTs em função da origem dos wazers no ponto de união do K

Fala-se da possibilidade de as lanes mostrarem as setas a seguir em frente a quen continue na AE, sem que isso envolva qualquer indicação vocal. Caso isto efectivamente venha a ser possivel, sou de opinião que deve ser colocado nestes pontos, principalmente nos casos em que a via da direita deixa de existir e passa a ser saída.

Relativamente aos angulos das saídas, @linguasaltinante, podemos criar um ponto nos nossos trajectos habituais, de forma a que se teste a perspectiva com Android auto, Caplay e com as app's normais. De forma a que a experiência seja o mais agradável de forma universal.

Atenção, que ter angulos demasiado fechados, levará à necessidade de forçar as lanes, pois elas aproximam-se ao intervalo de 45º mais próximo.
Hugo_Moreira
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 834
Has thanked: 479 times
Been thanked: 502 times
Send a message

Post by Hugo_Moreira
linguasaltitante wrote:
Hugo_Moreira wrote: Relativamente aos angulos das saídas, @linguasaltinante, podemos criar um ponto nos nossos trajectos habituais, de forma a que se teste a perspectiva com Android auto, Caplay e com as app's normais. De forma a que a experiência seja o mais agradável de forma universal.
@Hugo_Moreira o exemplo que deixei no meu post é familiar de ambos ;)
Esse está exactamente a 25º.
Amanhã testo como está agora online (sem lanes), e entretanto deverá haver mapupdate para testar as lanes que acabo de lá colocar. Assim também verificamos como me aparecem no Carplay.
Deixei comentário no local a indicar os testes
Hugo_Moreira
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 834
Has thanked: 479 times
Been thanked: 502 times
Send a message

Post by linguasaltitante
Uma questão para a qual me alertaram foi o ângulo máximo entre o segmento da AE e o segmento de saída (rampa): qualquer coisa abaixo dos 30º, por forma a evitar que o mapa na app / carplay não "rode demasiado"!

Não sei qual a experiência de cada um dos wazers, mas pessoalmente este exemplo https://www.waze.com/pt-PT/editor?env=r ... ,140819446 funciona, a meu ver, bastante bem do ponto de vista visual pois na app como que dá a ideia de "mudança de via", sendo que no caso em concreto o ângulo é de 25º

Just saying ... ;)
linguasaltitante
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 388
Has thanked: 216 times
Been thanked: 183 times
Send a message

Post by linguasaltitante
Hugo_Moreira wrote: Relativamente aos angulos das saídas, @linguasaltinante, podemos criar um ponto nos nossos trajectos habituais, de forma a que se teste a perspectiva com Android auto, Caplay e com as app's normais. De forma a que a experiência seja o mais agradável de forma universal.
@Hugo_Moreira o exemplo que deixei no meu post é familiar de ambos ;)
paulomeireles71 wrote: Desde que a querstão do Carplay se colocou, tenho procurado que os ângulos rondem os 15º com a via principal; assim, os dois braços diagonais do K fazem cerca de 30º entre eles um ângulo muito aceitável. Outra questão que ainda não está endereçada é a eventual pertinência de se ter um pequeno segmento no braço esquerdo superior do K para dar uma indicação mais completa do que apenas o nome da via.
@paulomeireles71 acho que no que diz respeito aos "braços" do K a sugestão dos 15º que se transformam em 30º, como sempre, é de um detalhe assinalável :D e creio que deverá ter bons resultados em termos visuais na app / carplay ... Difere um pouco do meu exemplo mas nada como testar!

Quanto ao segundo ponto que mencionas, sou da opinião que somente uma avaliação caso a caso poderá permitir uma tomada de decisão. Tens algum exemplo prático para que possamos avaliar!?

Cpm
linguasaltitante
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 388
Has thanked: 216 times
Been thanked: 183 times
Send a message

Post by linguasaltitante
olivetreePT wrote: "Quem entra na AE recebe o mantenha-se à esquerda" - Aqui SEM TTS (no máximo "continue). Vejamos, numa situação normal (via de aceleração/rampa) Quem entra, já lá está "dentro" independentemente do numero de vias que essa estrada tenha.
Boas @olivetreePT. Não estou totalmente de acordo, apesar de compreender o teu ponto de vista, pois vejamos: esta situação dos nós em K surge nos locais em que a via de aceleração é, ela própria, também uma via de desaceleração / saída, daí a vantagem da edição em forma de K (do ponto de vista das instruções TTS).

Sendo a via em causa, para quem entra, ela própria uma via de saída, há necessidade de uma manobra para se manter à esquerda da mesma, pois uma leitura literal do "continue" pode ser entendida como "continue na via ... que é ela própria de saída".

É verdade que tudo isto tem um pouco muito de preciosismo e assenta numa ideia de que nos guiaríamos apenas pelas instruções de voz. Pessoalmente, guio-me muito mais pelo que vejo na app (forma como a via se desenvolve, sentido das curvas, cruzamentos, etc.). Portanto, estamos a discutir um detalhe que é isso mesmo ... um detalhe ... mas um que, aceito, pode fazer a diferença, daí esta salutar discussão :lol:
linguasaltitante
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 388
Has thanked: 216 times
Been thanked: 183 times
Send a message

Post by linguasaltitante
paulomeireles71 wrote:Há ainda uma questão que tenho quanto às lanes. As regras - se as interpretei bem - dizem que o número de lanes deve ser o de lanes acessíveis a partir do ponto onde estão definidas. No entanto, isso dá coisas estranhas em alguns lugares, como aqui.
Está de acordo com as regras, e só tem 3 lanes. Mas é estranho. O mesmo para quem vem a entrar no IC19 vindo da Radial de Benfica. Quem vem ali poderia ficar mais bem servido se o Waze mostrasse as 5 lanes que existem de facto.
Para já, nestes locais segui estritamente as regras, quanto mais não seja para dar visibilidade ao problema, mas acho que é assunto a discutir, para se decidir como queremos fazer.
"Sou adepto" de uma estética visual que, mediante um rápido vislumbre da app, possa ajudar a perceber o que está em causa mais adiante, sejam lanes, curvas, cruzamentos, bifurcações, whatever. Há quem me chame "viciado no ecrã" :roll: :lol: . Isto para dizer que, nesse caso que indicas, sou da opinião de que as 5 lanes são uma ajuda visual ao nível daquilo com o que o wazer se vai deparar e, por consequência, uma mais valia (mesmo que as 2 mais à esq. nunca estejam disponíveis para quem entra no IC19 vindo da Radial de Benfica)!
linguasaltitante
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 388
Has thanked: 216 times
Been thanked: 183 times
Send a message

Post by olivetreePT
dbcm wrote:Mestres, partilho o modelo K que se tem vindo a falar, para afinarmos onde devemos e não devemos usar.

Exemplo:
https://www.waze.com/editor?env=row&lon ... 495&zoom=6
Screen Shot 2020-06-01 at 20.18.07.png
Screen Shot 2020-06-01 at 20.18.25.png
Screen Shot 2020-06-01 at 20.18.34.png
- Quem segue na AE não recebe qq aviso.
- Quem entra na AE recebe o mantenha-se à esquerda
- Quem segue sempre na rampa recebe o saia à direita
- Quem sai da AE recebe saia à direita

Tópicos a afinar
- quando há split de vias?
- como se encaixa este modelo com as laves?
Boa tarde malta.Aqui vai a minha opinião.
"Quem segue na AE não recebe qq aviso" - Aqui neste caso existiria apenas o aviso de saída "saia à direita" até aqui não há duvidas.
"Quem entra na AE recebe o mantenha-se à esquerda" - Aqui SEM TTS (no máximo "continue). Vejamos, numa situação normal (via de aceleração/rampa) Quem entra, já lá está "dentro" independentemente do numero de vias que essa estrada tenha. Ora logo desde o inicio da rampa (e não é preciso conhecer a zona) o Wazer sabe que está a entrar em alguma estrada principal ou seja a a manobra está concluída, não sendo preciso mais indicação nenhuma. O Mantenha-se à esquerda para quem não conhece pode levar o Wazer a cometer uma infração, ou seja "manda-lo" tudo para a esquerda, concluindo assim que caso haja TTS tem que ser o "continue" porque já lá estou dentro e só tenho que seguir a minha marcha.
O resto das opções estou 100% de acordo.
olivetreePT
Waze Local Champs
Waze Local Champs
Posts: 65
Has thanked: 51 times
Been thanked: 36 times
Send a message

Post by olivetreePT
Neste tema, tenho a minha opinião muito vincada ainda que aberto a novas ideias. Nestes casos sou a favor do que diz o @davipt, que as indicações TTS devem ser sempre iguais à realidade ) ao que vemos na sinalização). Com isto partilho convosco um DOC que escrevi em tempos para "acabar" com o KL em AEs que também se pode adaptar aqui.
https://docs.google.com/document/d/1ovn ... NhyYO/edit
Esta é a minha justificação para acabar com o KL e quando tiver que ser, aplicar o continue, podendo ser aplicado em "alguns" casos dos "K", principalmente nos casos em que as rampas de entrada e saída sejam longas - exemplo: https://www.waze.com/pt-PT/editor/?env= ... =389826151
Já nos casos conhecidos como caracóis, não me choca nada o que tem sido feito até agora.
olivetreePT
Waze Local Champs
Waze Local Champs
Posts: 65
Has thanked: 51 times
Been thanked: 36 times
Send a message