Tudo sobre Radares

Moderators: krankyd, adriansinger, Unholy, davipt, pvaladares

Tudo sobre Radares

Postby davipt » Sun Jan 27, 2013 12:03 pm

Para evitar confusões sobre o que é ou não um radar, a versão simplificada das regras do Waze em relação a radares e devidamente aplicadas a Portugal são as seguintes:

- Regra 0: regra de ouro: só é radar se existir equipamento fixo que tire fotografia (ou vídeo) automaticamente em caso de contra-ordenação.

- Regra 1: só são permitidos radares de velocidade (chamados "câmeras" na tradução portuguesa) onde existam radares fixos com câmeras fotográficas ou de vídeo que levem, em caso de excesso de velocidade, a enviarem uma cartinha para casa com uma multa para pagar.

- Regra 2: não são permitidos radares "red-light" no mapa, pois não existem factos que mostrem a existência de qualquer câmera por cima de um semáforo, virado para a frente, que tire fotografia a quem passe um sinal vermelho. Todos os "red-lights" no mapa serão apagados.

- Regra 3: não são permitidos radares "fake" no mapa, pois não têm havido justificação para eles. Ou há radar, ou não há. Todos os "fake" no mapa serão apagados.

- Regra 4: não são permitidos radares móveis, zonas habituais de carros de polícia à paisana, zonas perigosas ou outros casos semelhantes. Devem usar o "Reportar Polícia Visível/Oculta" para os casos de radares móveis.

- Regra 5: os radares de velocidade são activados no mapa independentemente se estão temporariamente desactivados, seja por terem sido vandalizados, ou haver reports em fóruns na Internet referindo que não funcionam. Caso os radares sejam desactivados por haver vários "not here", os editores aceitarão que os condutores da zona consideram os radares inactivos e permanecerão inactivos (mas não apagados) no Waze.

Estas regras são baseadas nas seguintes premisas:

- todos os radares em Portugal, segundo directivas da Europa, são legalmente obrigados a ter um aviso prévio de sinalização de radar. Por exemplo em Lisboa são aqueles painéis grandes de "Radar 80/50" uns metros antes da câmera.

Update: Desmentido da Brisa de Março 2011 em que justificam que independentemente do que é descrito no Decreto nº21/2011 de 3 de Março de 2011, a Brisa não pode nem vai usar os identificadores para controlo de velocidade e portanto qualquer notícia de controlo de velocidade na Via Verde ou nos Pórticos, mesmo com o sinal H43, usando os identificadores, é falsa.

(*) Os pórticos e as portagens podem e devem ser marcadas no mapa usando o landmark "toll booth", para identificação dos locais, em especial quando as imagens de satélite ainda não mostram os pórticos ou garrafões de portagem novos.
Last edited by davipt on Mon Jan 28, 2013 12:43 am, edited 1 time in total.
davipt
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
 
Posts: 2415
Joined: Tue Nov 02, 2010 8:51 am
Location: Oeiras, Portugal
Has thanked: 248 times
Been thanked: 405 times

Return to Edição do Mapa

Who is online

Users browsing this forum: No registered users