Este é o espaço específico para o aplicativo. Aqui você pode relatar problemas durante a utilização do aplicativo, perguntar sobre funcionalidades, recursos ou navegação e solicitar correção na localização do pino de anúncios

Post Reply
Forum rules
Confira nosso Manual do usuário/app ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar. ;)
Quer ajudando sendo um beta tester? se inscreva aqui.
Antes de relatar um problema: ative o modo debug, envie os logs e abra um ticket.

Dúvida: compartilhamento de localização - linhas estranhas

Post by alexnrocha
Bom dia, ;)
Compartilho dúvida, pois achei bem intrigante essas linhas "vermelhas" e "pretas" no acompanhamento de direção, recurso carona. Alguém sabe dizer que linhas estranhas são essas?
IOS 6.1 com Safari
Waze 3.5.3.0
carona_waze.jpg
(210.96 KiB) Downloaded 1773 times
É isso! 8-)
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times

POSTER_ID:8164620

1

Send a message

Post by alexnrocha
A primeira impressão que tive foi de bug mesmo. Até porque nunca tinha visto a linha preta. mesmo com trânsito parado. Mas é como falaram é tudo relativo a velocidade.
Agora tá mais que entendido. Vlw :D
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
canetafina wrote:
davipt wrote:
canetafina wrote:O que estava "embolado" mais, era a questão de uma coisa aparecendo no livemap (recurso carona) e a outra na navegação. Daí aprovetei para fazer umas perguntas relacionadas. :)
Na navegação queres dizer no cliente, ou na estrada real? Se houver tráfego no livemap mas não no cliente, pode acontecer o livemap estar desactualizado em relação ao cliente. Ou seja, o que interessa é que o tráfego e reports no cliente sejam o mais aproximado possivel ao mundo real. O livemap... enfim, está bem desactualizado :(
Sim, só estava explicando que minha dúvida começou por conta em que local apareciam as linhas pretas, daí percebi que era no livemap e não no aplicativo (navegação).
Olhando rápido, a screenshot da pergunta inicial, parecia ser o aplicativo no smartfone. :D
Sei que há uma diferença entre os dois, mas tinha uns detalhes que desconhecia a respeito de velocidades médias, de como o waze trata isso, por isso fiz umas perguntas adicionais :) mas me sinto satisfeito com as explicações. :)
Tá mais que explicado, principalmente por conta das velocidades médias :D
Obrigado 8-) Show de bola
+1
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
clebersonprt wrote:linhas pretas: bumper to bumper traffic (tráfego parado)
linhas vermelhas: tráfego pesado/intenso
linhas laranjas: tráfego moderado
linhas amarelas: tráfego leve
sem linhas: tráfego fluindo normalmente ^^
Só para constar, todas estas cores são relativas, dependem do histórico de velocidade da via.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
clebersonprt wrote:
antigerme wrote:
clebersonprt wrote:linhas pretas: bumper to bumper traffic (tráfego parado)
linhas vermelhas: tráfego pesado/intenso
linhas laranjas: tráfego moderado
linhas amarelas: tráfego leve
sem linhas: tráfego fluindo normalmente ^^
Só para constar, todas estas cores são relativas, dependem do histórico de velocidade da via.
Uia! achei que fossem fixas, pois sempre observo as mesmas descrições… :D
Você está corretíssimo. O relativo é a velocidade que cada cor aparece.

Uma rua que a velocidade média 120km/h se ela engarrafar e estiver a 30km/h provavelmente a cor será preta. Uma rua que a velocidade média é 40km/h e tiver um engarrafamento com velocidade de 30km/h provavelmente a rua não será pintada, no máximo um amarelinho. :mrgreen:

Pelos motivos acima que nunca uso as cores para escolher minha rota no olhometro, sempre mando o app me dizer qual a melhor rota.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
davipt wrote:Há também o caso de estradas novas que não tenham ainda passagens suficientes.

Quando há passagens suficientes numa via, o tipo de estrada é irrelevante - pode haver majors com média 50 e streets com média 90, e portanto com reports de tráfego correctos. Via editor, com o script certo, dá para ver a média da via.

Quando a estrada é nova e/ou não teve ainda passagens suficientes, pelo que sei há uma média interna (não visível no editor) que é diferente para cada tipo de via. Por exemplo quando altero uma estrada principal no interior de Portugal para minor ou major, é normal durante algum tempo ver a estrada constantemente amarela ou vermelha, mesmo com valores altos - inclusive dizer que há tráfego com média de 90km/h, quando 90 é o limite fora das localidades -, mas quanto mais passagens houverem menos "erros" destes vão acontecer.
Quando a via não tem histórico algum as velocidades padrão são baseadas em tipos
  • Freeway - 100km/h
  • Major - 75km/h
  • Minor - 65km/h
  • Ramps - 65km/h
  • Primary - 30km/h
  • Todo o resto - 20km/h
Fonte: navigate/navigate_cost.c

Code: Select all

   switch (cfcc) {
      case ROADMAP_ROAD_FREEWAY:
         m_s = (float)(100 / 3.6);
         break;
      case ROADMAP_ROAD_PRIMARY:
         m_s = (float)(75 / 3.6);
         break;
      case ROADMAP_ROAD_SECONDARY:
      case ROADMAP_ROAD_RAMP:
         m_s = (float)(65 / 3.6);
         break;
      case ROADMAP_ROAD_MAIN:
         m_s = (float)(30 / 3.6);
         break;
      default:
         m_s = (float)(20 / 3.6);
         break;
   }
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
canetafina wrote:1. No caso, linhas pretas e vermelhas, como perguntado inicialmente, é sobre o recurso carona, que usa o live map, que utiliza os dados do wazers online, fazendo relação aos históricos, isso?
Isso.
canetafina wrote:2. Tem, outra coisa, são as cores laranjas a vermelhas que ocorrem durante a navegação, informações de velocidades médias. Portanto, dados em tempo real dos wazers. Correto?
Correto.
canetafina wrote: Seguindo esse raciocínio, é valido dizer em relação a citação:
thiagob76 wrote: Fábio, digo André ,
como funciona exatamente essas notificações de velocidade.
Quando ninguém passa pela via ele utiliza o histórico, é isso?
Acontece, eventualmente, de eu estar numa direção da via e olhar uma linha vermelha na outra direção da via, sendo que olho pro lado e o trânsito está fluindo perfeitamente.
Abraço,
Veja se é isso:
O que é mostrado é a média de uma certa extensão, ou seja, se uma avenida tem, digamos, 3Km e que metade dela está a quase 0 km e a outra metade a média é de 40 km, o waze irá calcular a média total desses 3Km e teria o resultado de uns 20 km, marcando toda essa extensão de seguimentos como vermelho, por exemplo. É por isso que um motorista, numa via ao contrário, visualizar o trecho que não está parado, mas olhando o aplicativo verá vermelho. Entretanto, poderia ser, também, que o trecho já está liberado e ainda não atualizou no aplicativo.
A velocidade do segmento é dado pelo tempo que você leva para percorrer todo o segmento, tempo que leva para sair de uma junção e chegar na próxima.

Antes o antigo editor mostrava a velocidade do segmento e tinha um bug bem interessante que depois foi corrigido. Um segmento de 100m e velocidade de 60km/h, se você esticasse o segmento para 200m a velocidade da via ficava como 120km/h. Era interessante alguns casos que a via virava 600, 700km/h e alguém passando a 120 marcava a via automaticamente como engarrafada.

A base de segmentos só armazena o tempo que você demorou para sair de uma junção a outra.
canetafina wrote:Então antigerme, ou um outro amigo :D Procede isso?
Não queira saber o que tem de gente que para o carro e não desliga o app ou, para o carro no posto de gasolina/estacionamento sem os segmentos internos mapeados e acaba poluindo o histórico e gerando falsos alertas de engarrafamentos.
davipt wrote:
antigerme wrote: Quando a via não tem histórico algum as velocidades padrão são baseadas em tipos
  • Freeway - 100km/h
  • Major - 75km/h
  • Minor - 65km/h
  • Ramps - 65km/h
  • Primary - 30km/h
  • Todo o resto - 20km/h
Fonte: navigate/navigate_cost.c
(...)
Isso é o código da versão 2.x? A 3.x já não é open, podem ter mudado (ou não). Mas é bom saber.
Vou colocar em nossa Ghost Town segmentos dos tipos acima com tamanhos 100, 75, 65, 30 e 20 para saber o tempo de travessia que o Waze irá informar.
https://world.waze.com/editor/?zoom=4&l ... TTTFTTTTFT
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
clebersonprt wrote:O Waze "ignora" se você estiver parado a 100 metros de uma junção?
Céus. A maioria das quadras aqui da minha cidade não tem 100 metros. Nunca vai funcionar esse recurso então :(
Isso é expeculação, mito.

Eu moro nesta área residencial e vez ou outra alguém deixa o Waze ligado e o danado marca a via como vermelha. As quadras não tem 100m. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11758
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by canetafina
Olá pessoal

Antigerme, uma ajudinha, por favor, só para não perder o foco inicial :D

Não sei, mas acho que está havendo uma mistura, ou estou me confundindo mesmo. Não pelas definições, mas pelos locais das coisas :)

1. No caso, linhas pretas e vermelhas, como perguntado inicialmente, é sobre o recurso carona, que usa o live map, que utiliza os dados do wazers online, fazendo relação aos históricos, isso?

2. Tem, outra coisa, são as cores laranjas a vermelhas que ocorrem durante a navegação, informações de velocidades médias. Portanto, dados em tempo real dos wazers. Correto?
Seguindo esse raciocínio, é valido dizer em relação a citação:
thiagob76 wrote: Fábio, digo André ,
como funciona exatamente essas notificações de velocidade.
Quando ninguém passa pela via ele utiliza o histórico, é isso?
Acontece, eventualmente, de eu estar numa direção da via e olhar uma linha vermelha na outra direção da via, sendo que olho pro lado e o trânsito está fluindo perfeitamente.
Abraço,
Veja se é isso:
O que é mostrado é a média de uma certa extensão, ou seja, se uma avenida tem, digamos, 3Km e que metade dela está a quase 0 km e a outra metade a média é de 40 km, o waze irá calcular a média total desses 3Km e teria o resultado de uns 20 km, marcando toda essa extensão de seguimentos como vermelho, por exemplo. É por isso que um motorista, numa via ao contrário, visualizar o trecho que não está parado, mas olhando o aplicativo verá vermelho. Entretanto, poderia ser, também, que o trecho já está liberado e ainda não atualizou no aplicativo.

Então antigerme, ou um outro amigo :D Procede isso?
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto