https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.
Post by DuCp
B-lins

Se não for pedir demais. Por favor coloque as imagens usando o celular na horizontal. ( landscape )

Obrigado

Abraços Du.
DuCp
Posts: 11
Been thanked: 10 times
Send a message

Post by DuCp
B-lins

Obrigado

Tinha esperança de terem usado mais as laterais no modo navegação.

De qualquer forma acho que melhorou.

Abraços Du.
DuCp
Posts: 11
Been thanked: 10 times
Send a message

Post by ErivertonMartins
mauricioleonardi wrote:
PlacidoFerreira wrote:
FabioFrmg wrote: - Os mapas estão com menos detalhes, não existe diferenciação por cores, parques, lagos, etc... Muito confuso de observar e interpretar de maneira lógica. Foi dado ênfase ao trajeto com sucesso, mas cortaram informações demais.
Olá Fábio,

Eu já achei o layout do mapa melhor do que antes.
Talvez você mude de opinião neste quesito (pelo menos no modo dia) alterando o Esquema de cor do mapa de Padrão para Editor de mapas. ;)

Configurações > Conf. de exibição > Esquema de cor do mapa > Editor de mapas.

Abs!
O novo desenho aproximou do Maps. Ou vice-versa. Acho que querem deixar mais com a cara de GPS. No entanto, os desenhos arrendondados com cores harmônicas, deixou o Waze mais agradável.
Verdade! o Esquema de cor "Editor de mapas" fica melhor para visualizar principalmente os places!
ErivertonMartins
State Manager
State Manager
Posts: 278
Has thanked: 232 times
Been thanked: 136 times
Send a message

Post by FabioFrmg
Olha, algumas coisas melhoraram na versão Final, outras coisas ainda parece estar em fase Beta.

A interface limpa demais precisa ser estudada tela a tela para ver onde pode ser aplicada com eficiência. Quase sempre o resultado final não é tão intuitivo e compromete o entendimento por parte do usuário. Um bom exemplo é a falta de bordas mais claras e diferenciação de cores na tela para selecionar "em rota" "no acostamento" e "outro lado"
A tela inteira é exibida na cor cinza escuro e se não prestar atenção errar o toque ficou muito fácil.

Sou beta tester do Waze 4.0 a tempos e venho reclamando muito da dificuldade de discernimento para entender onde ficam as áreas de toque para os botões em algumas telas (Exceto alertas que realmente melhorou), reclamo também da ausência de labels com texto informativo em algumas telas.

Algumas coisas melhoraram, mas outras estão muito confusas.
"Não somos obrigados a ser especialistas em hieróglifos."

Todo desenvolvedor de interface mobile deveria considerar esse fato para o usuário leigo.

A linha de navegação azul da rota esta gorda demais e as marcações de trânsito moderado, intenso e parado quase não podem ser vistas no novo layout. Para acompanhar sua rota é excelente, mas para identificar pontos de trânsito ficou bem mais complicado.

O gerenciamento de favoritos ainda esta desastroso, com inúmeros bugs. Para ter uma ideia ao tentar apagar um entrada do histórico recente o botão de lixo remove um favorito salvo.
Já reportei ainda em fase beta e na versão final não foi corrigido.

O erro no alerta de radares continua existindo...
Ele só alerta antes de 500 metros de distância do radar e SE você estiver acima da velocidade. Ou seja, se ingressar na via a menos de 500 metros do radar e ultrapassar a velocidade do radar não será alertado.

E por falar em alertas de velocidade. Geral esta criticando o alerta superior na cor verde, afinal a cor verde remete a algo positivo, dentro da lei. Alertas de velocidade deveriam ser na cor amarela ou vermelha.

De positivo mesmo apenas a nova tela para envio de alertas com botões maiores em tela inteira. Isso sim realmente facilitou. Porém a tela subsequente na mesma cor cinza escuro para todos os botões é confusa e complicada de usar.

Agora vou acompanhar o consumo de bateria para ver se realmente diminuiu.
FabioFrmg
Posts: 6
Has thanked: 40 times
Been thanked: 12 times
Send a message

Post by FabioFrmg
Sim, apesar da empolgação inicial com um visual renovado, aos poucos utilizando o novo Waze na prática, você vai descobrindo que houve um enorme retrocesso com a remoção de informações e recursos do produto.

A logística para aprimorar o uso de layout só foi acertada no novo menu de alertas, do resto o Waze como um todo regrediu tornando bem mais complicado encontrar funções uteis que algumas até deixaram de existir.
É muito comum um motorista clicar no botão para calcular uma nova rota alternativa e isso agora se tornou mais complicado e fácil de errar.

- Os mapas estão com menos detalhes, não existe diferenciação por cores, parques, lagos, etc... Muito confuso de observar e interpretar de maneira lógica. Foi dado ênfase ao trajeto com sucesso, mas cortaram informações demais.
- Falta de acabamento nas telas com uso de bordas, botões melhor definidos, labels explicativos e de nomenclatura, etc...
- Uso abusivo de mesma cor de baixo contraste. Cinza escuro
- E na parte de funcionalidade... Rapazes... Ufa! convenhamos... Que %$#%#%# de sistema de alerta de radar é esse?!?
A comunidade Beta vem pedindo mudanças a tempos e parece que são ignorados sumariamente. Estive lendo lá tópicos com queixas a mais de ano.

Estamos vivendo uma era perigosa de desenvolvedores pós anos 90 com programadores saindo das nossas faculdades e universidades que parecem estar bitolados em interfaces minimalistas voltadas para touchscreen e esquecem que eles precisam desenvolver seus produtos para utilizadores que são leigos e não tem a mesma percepção do que lhes parece obvio.

É o que chamo de programação voltada para hieróglifos com EasterEggs escondendo funções e recursos. Isso é um erro primordial, pois pressupõe que o usuário já nasce sabendo da existência e de como usar aquela função "cool" que o desenvolvedor decidiu colocar.
Eu até acho válido polir o layout desde que o objetivo de facilitar a usabilidade seja atingido. Ocorre que na prática ao remover informações da tela limpando informações demais, deixando apenas símbolos e desenhos para serem interpretados pelo usuário que é leigo o efeito pode ser o contrário. O usuário pode acabar perdendo muito tempo tentando entender ou descobrir como se utiliza e para que serve aquele determinado botão (isso se ele conseguir entender que ali é um botão ou recurso)
É o caso da nova interface do Waze. Ela carece de lógica. O layout em algumas telas é confuso de diferenciar áreas de informação de áreas de toque. Usar a mesma cor para tudo na mesma tela é um erro grotesco.
FabioFrmg
Posts: 6
Has thanked: 40 times
Been thanked: 12 times
Send a message

Post by FabioFrmg
Olha, mudei o mapa para o layout editor de mapa e realmente melhorou bastante no modo diurno, porém o modo noturno esta triste demais.

Depois de mais alguns dias usando exaustivamente a nova versão e observando outras reclamações aqui no Forum (inglês) e outras redes sociais pude enumerar os principais problemas da versão do Waze 4.

São eles:

1- Perdeu detalhes importantes de acabamento no mapa, pontos de interesse, nomes de ruas, corredores de ônibus, cercas, enfim...
Como venho sempre dizendo, interface bonita e limpa nem sempre significa melhor e mais funcional. Quando opta-se por uma simplificação para deixar o aplicativo mais leve e rápido é preciso sempre ter em mente a finalidade do aplicativo e dosar o corte nas informações de forma que não comprometa sua usabilidade.

2- As interações entre as telas estão sem lógica. Transições de tela exageradas causam perda de tempo. A justificativa de deixar o aplicativo mais leve e rápido não pode comprometer a usabilidade mais uma vez. Perdeu botões de acesso rápido, transparências que facilitavam a visualização, etc...

3- O gerenciamento de favoritos e preços de combustíveis estão completamente bugados.
A função de deslizar para a direita a entrada no histórico recente para exibir o botão de lixo remove entrada dos favoritos permanentes. Não tem lógica.
E a verdadeira remoção do histórico recente esta muito escondida necessitando de ao menos umas 4 telas até chegar na opção.
Sério... Nem um garoto de 12 anos de idade conseguiria fazer algo tão amador.

4- A linha roxa de rota esta gorda/grossa demais e impede ver as marcações de trânsito ao longo da rota. As ruas também engrossaram demais.
A noite a linha roxa é substituída por uma linha azul e passa a nítida impressão de estarmos conduzindo dentro de um rio. A lógica de geografia mandou lembranças... :evil:

5- Sumiu a opção de ver todos os alertas nas proximidades sem que o usuário defina uma rota o que era fundamental para quem navega sem traçar uma rota especifica.

6- Os ícones são grandes demais onde não precisa e pequenos onde devem ser maiores no mapa. São diversos erros conceituais de design que atrapalham bastante o entendimento das informações.

7- O botão na janela popup para reportar que um alerta não existe é indecifrável.
Eu particularmente só o descobri porque já era usuário do Waze na versão antiga e usei a lógica. Mas, usuários novos sem ler um manual de explicação nunca conseguirão entender que aquela função existe ou para que serve aquele botão ao lado do símbolo de positivo.

8 - O popup de alerta de radar é exibido na "cor verde" o que remete a algo equivocadamente positivo e ocupa quase toda tela atrapalhando a visualização do mapa na navegação.

No mundo inteiro alertas são na cor amarela ou vermelha.

9 - O gerenciamento para telas em diferentes resoluções e suas proporções esta horrível. Parece que foi programado por estagiários.
Usar o Waze na posição horizontal se tornou impossível.

10- O aplicativo trava aleatoriamente o tempo todo ao realizar transições entre os alertas ou ao perder o sinal do satélite.

11- Falta contraste nas telas. Tudo é muito escuro ou na mesma cor (cinza escuro ou branco) o que confunde o usuário, especialmente ao dirigir usando visão periférica.

12- O alerta de velocidade no velocímetro ainda precisa ser muito melhorado. Diversas vias com velocidade de 50km/h exibem alertas de 40km/h e outras somente a 60km/h. Esta uma bagunça total a definição das velocidades nas vias com o velocímetro.

E finalmente de positivo mesmo até agora só o novo Menu com botões de alerta em tela cheia que facilita selecionar as opções por quem esta dirigindo e precisa reportar um alerta.

Ao meu ver parece que o Waze 4 foi disponibilizado para o público precocemente quando ainda deveria ter permanecido um bom tempo em versão Beta para que as correções fossem realizadas.

Ao pesquisar em redes sociais, poucas vezes se viu tantas críticas a um novo design. Isso me lembra a interface Metro do Windows 8 que sofreu uma enxurrada de críticas e acabou obrigando a Microsoft a recuar e voltar atrás no Windows 10.
FabioFrmg
Posts: 6
Has thanked: 40 times
Been thanked: 12 times
Send a message

Post by FabioPcPiracicaba
Toda novidade sempre é bom, com certeza vai cada vez ficando melhor, estamos agora ansiosos pelo update, kkkkkkk, quando sai??
FabioPcPiracicaba
Posts: 54
Been thanked: 17 times
Send a message
FabiopcPiracicaba
AM - Piracicaba-SP
https://sign.waze.tools/images/signatur ... -small.png

Post by FabioPcPiracicaba
fred-porto wrote:rsrs... pessoal, vcs perceberam a última frase do comercial? "Um novo waze, em breve para iphone"

óbvio que, por ter um hardware único, é mais fácil programar pra iOS... pelo jeito, o android virá depois... inclusive o layout da nova versão caiu muito bem para o sistema da Apple.. não achei parecido com o Material Design do google...
Eu vi isso também no final e até desanimei, kkkkkkkkk
FabioPcPiracicaba
Posts: 54
Been thanked: 17 times
Send a message
FabiopcPiracicaba
AM - Piracicaba-SP
https://sign.waze.tools/images/signatur ... -small.png

Post by Fepol
DuCp wrote:B-lins

Se não for pedir demais. Por favor coloque as imagens usando o celular na horizontal. ( landscape )

Obrigado

Abraços Du.
Antes tarde do que nunca Du, uma de cada pra comparar!
http://images.tapatalk-cdn.com/15/10/23 ... 1a208b.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/10/23 ... fb691f.jpg


Enviado via Tapatalk,
Fepol
Fepol
Country Manager
Country Manager
Posts: 862
Has thanked: 855 times
Been thanked: 266 times
Send a message
Felipe Politano Beraldo de Almeida
Rapid Response Team
https://s.waze.tools/c4s.pnghttps://s.waze.tools/s0100.pnghttps://s.waze.tools/beta.png
AM- São Sebastião-SP / Ilhabela-SP
São José dos Campo/SP

Post by Fepol
Achei interessante a forma que mostra o mapa de acordo com a velocidade (zoom automático):

Com zoom automático (acho que a maioria que reclama que não aprece o mapa é a toa)
IMG_4015.PNG
(78.73 KiB) Downloaded 435 times
Zoom pressionado a tela
IMG_4016.PNG
(141.58 KiB) Downloaded 432 times
Fepol
Country Manager
Country Manager
Posts: 862
Has thanked: 855 times
Been thanked: 266 times
Send a message
Last edited by Fepol on Tue Nov 03, 2015 3:14 pm, edited 1 time in total.
Felipe Politano Beraldo de Almeida
Rapid Response Team
https://s.waze.tools/c4s.pnghttps://s.waze.tools/s0100.pnghttps://s.waze.tools/beta.png
AM- São Sebastião-SP / Ilhabela-SP
São José dos Campo/SP