Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.
Post by Biomoreno
Olá,
Meu nome é Isabel, sou bióloga, botânica e professora de biologia. Moro em Miracema, interior do Rio, mas vou a Campos dos Goytacazes, onde estudo, quase todos os dias, por isso, edito mais nessas duas cidades e aos arredores.
Já conhecó o waze faz algum tempo, mas comecei a editar a pouco tempo.
Sobre a participação das mulheres na edição ser menor, me arrisco a dizer que é pela sobrecarga de responsabilidades. Lógico que não é uma regra, mas na maioria dos casos, o homem trabalha, as vezes trabalha e estuda e ajuda um pouco em casa e tem o seu tempo de lazer. No caso das mulheres, é trabalho, estudos, casa, crianças, academia, escola das crianças, cuidados pessoais... ou seja... deveríamos ter direito a um clone! rs rs rs...
Tenho uma vida muito atarefada, mas me apaixonei pelo waze e estou adorando as amizades que fiz na comunidade de editores. Nem que sejam poucos minutinhos, reservo um tempo do meu dia pro waze. pra mim, é uma terapia!
Contem comigo!
Biomoreno
Posts: 26
Has thanked: 57 times
Been thanked: 60 times
Send a message

Post by Biomoreno
Respondendo atrasada, mas parabéns a todas as mulheres!


Biomoreno
Enviado via Tapatalk
Biomoreno
Posts: 26
Has thanked: 57 times
Been thanked: 60 times
Send a message

Post by Biomoreno
Olá pessoal,

Eu tenho um palpite pra explicar o número tão baixo de mulheres no waze. Acredito que seja um dos fatores que mais influenciam nesse número.

Vou falar pela minha experiência. Quando entrei no waze, bati a cabeça 6 meses até aprender a editar. Até aprender a usar as ferramentas, os scrips, a saída era pedir ajuda no chat ou depois de um tempo, postava pedidos de ajuda nos fóruns. Muitas vezes encontrei editores dispostos a ensinar. Fiquei encantada com a paciência de alguns. mas a cada erro de edição que cometia, recebia pms super grosseiras.
Todo editor novato vai cometer erros, editores experientes também. Hoje ainda cometo alguns erros, mas nenhum nunca foi intencional. Alguns editores são educados e sabem abordar um novato nessa situação, mas esse não é o cado da grande maioria.

Um editor só toma gosto pela coisa, depois que aprende um pouquinho. No caso das mulheres, acredito que sejam mais sensíveis a esse tipo de grosserias, e por isso, acabam desistindo antes de tomar gosto pela edição.

Um trabalho em equipe exige respeito ao tratar o colega e também uma boa vontade em tornar o ambiente agradável!
Acho que o waze deva investir mais nisso.
um grande abraço a todos!
Biomoreno
Posts: 26
Has thanked: 57 times
Been thanked: 60 times
Send a message

Post by Biomoreno
Rs rs rs... Prefiro a voz do outro carinha...
Biomoreno
Posts: 26
Has thanked: 57 times
Been thanked: 60 times
Send a message

Post by biuick84
Levantando outras hipóteses, já que sou do lado "da maioria":

A cultura do carro ser coisa de homem não pode estar também colaborando pra isso? A mulher já sofre um preconceito lascado no trânsito, aí vê esse monte de cueca aqui, provavelmente entre as primeiras reações instintivas vai ser lembrar dos "vai pilotar um tanque" que ouvem todos os dias no trânsito...

Será que campanhas neutras, no sentido de não serem voltadas exclusivamente para mulheres, mas com um texto que sensibilize a elas particularmente, por exemplo com mensagens na abertura do APP informando que os mapas, locais, e tudo o mais que aparece na tela do mapa é feito por usuários que também são editores, não podem ter efeito de matar 2 coelhos, conscientizando a maioria que acha que nós somos um grande departamento de atendimento a alertas em Israel de que na verdade somos engenheiros, biólogos, professores, motoristas, estudantes, contadores, médicos, que doam parte do seu tempo para melhorar a vida de todo mundo no trânsito, não quebra esse pé atrás feminino e o desconhecimento geral?

"Entrevistas", com editores(as), mais ou menos no formato do Bi-Weekly com o staff, postadas no Face/G+ do WazeBR, pra mostrar quem são os caras que mantém o mapa pra todo mundo, ajudem a quebrar o gelo, apresentar quem está por trás do mapa incentiva mais editores ao mesmo tempo que afasta um pouco o receio feminino de se meter no meio de um "bando de TI-guys machistas que vão me xingar na primeira pergunta" ao mostrar que somos de todas as formações, juntos por um mapa melhor para todos...
biuick84
Posts: 1348
Has thanked: 468 times
Been thanked: 650 times
Send a message

Post by caltedde
Hoje mesmo teve uma se apresentando no Forum e erramos o gênero, demos boas vindas como masculino !!

Faz parte !!
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by caltedde
denysdgcf wrote:
caltedde wrote:Hoje mesmo teve uma se apresentando no Forum e erramos o gênero, demos boas vindas como masculino !!

Faz parte !!
Verdade...já corrigi lá! :D
Mas na apresentação deveria informar o nome, pois somente com o username fica difícil saber se é masculino ou feminino. ;)

É verdade Denys , eu ja sabia pois atendi a UR e chamado no Chat.
Mas o Nome sempre é primordial nestes casos, evita isso.
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by caltedde
GnomoPink wrote:Às mulheres e editoras do Waze: toda nossa admiração, reconhecimento, carinho e respeito!

Feliz Dia Internacional das Mulheres!!! ---{@

Um abraço a todas vocês, em especial à querida Regina; um ícone na edição de mapas e exemplo pra nós; como editora e pessoa ;)

Abraxxx...
Faço das palavras de nosso "orador mór" mister Gnomo :lol: :lol: a de toda a comunidade de editores !!
Parabáns a todas mulheres maravilhosas que nos dao força no dia a dia e alvará liberado para editar !! 8-) 8-)
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by caltedde
Biomoreno wrote:Rs rs rs... Prefiro a voz do outro carinha...
Conforme pedidos de alguns usuários esse "carinha" tem nome.....

"Ricardão" ! :lol: :lol: :lol:
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by carolsguerra
Oi pessoal! Tudo bem?!

Bom, vou lançar aqui a minha opinião sobre o Tema “Mulheres no Waze”, mas antes de começar queria dizer que achei uma ideia super bacana discutirmos esse tema. O engraçado é que essa semana discuti um tema parecido com esse.

Bom deixa eu ver se eu entendi, a “problemática” em questão é a ausência da participação feminina como editoras no waze, e o objetivo seria tornar a plataforma mais amigável para aumentar o percentual de participação feminina visando um maior número de colaboradores. Correto?! Caso não seja essa linha de pensamento me avisem.

(Na minha opinião) Possíveis causas da ausência feminina:

- Barreiras Culturais/ ausência feminina no Mercado de TI: Acho que o fato da ausência de mulheres no setor de TI impacta bastante. Ora, se temos um maior quantitativo de homens com domínio na área de tecnologia, consequentemente será mais propício termos mais o “perfil” masculino voltado a ter interesse em edição do waze, visto que o waze se enquadra no ramo da TI. Não que para se tornar editor seja necessário ser do ramo da TI mas quando se é, e se tem uma maior facilidade em entender essa parte um pouco mais técnica de como a ferramenta funciona, como se instala os scripts, as extensões e etc, isso gera uma vantagem e quando não se tem pode gerar uma barreira. Bem, as mulheres foram/são criadas de forma diferente dos homens, ou seja, é cultural.“Começa na infância. O computador virou um brinquedo de meninos. Não à toa, metade das famílias americanas coloca o PC doméstico no quarto do filho, segundo o livro Unlocking the Clubhouse: Women in Computing” (Ok, isso está mudando \o/ mas ainda temos a evoluir). Tanto é que, as vezes que comentei com amigas (que não são da TI) que colaborava com o waze e se elas gostariam de editar eu ouvi: “vish amiga, não entendo nada de computador, acho que você tá virando nerd!” (rsrsrs). E pra falar a verdade, eu mesma já tive essa visão.

- “Isolamento”: Quando você começa a editar e vai descobrindo que a maioria dos editores são homens você se sente um pouco “isolada”, não que vocês homens da comunidade waze são responsáveis por isso, pelo contrário, quando vamos interagindo percebemos que vocês são bastantes receptivos, ponto pra vocês! Mas antes de interagir, a primeira impressão é a que fica, se coloquem no nosso lugar, onde vocês estariam em uma plataforma que a maioria dos colaboradores fossem mulheres, aposto que vocês não ficariam tão à vontade de interagir e de pedir ajuda (vergonha). Bom, eu não ligo muito pra isso, na faculdade já tive disciplinas em que era a única mulher da turma, coordeno um GT de CMS onde todo o grupo é masculino, na turma do MBA sou a única mulher também, isso p mim já normal. Enfim, mas acho que pra quem não está acostumada isso influência.

- Falta de conhecimento: A Falta de conhecimento das “regras” de edições influenciam, meio que no início por não ter experiência a pessoa fica um pouco perdida, sem saber o que fazer, como fazer e por onde começar. Muitas vezes não dispomos de tempo para ir atrás das informações. Além do fato de muitas pessoas ainda não possuírem o conhecimento de que é possível editar os mapas e da existência da comunidade, não que isso seja um fato que ocorre só com mulheres, acho que vale para todos.

(Na minha opinião) Possíveis formas de melhorar a participação feminina:

- Maior divulgação de que o waze é um aplicativo colaborativo, que é a comunidade de editores que ajudam a melhorar e atualizar os mapas do Waze e como se tornar um editor.

- Elaborar e divulgar um “guia” indicando os passos de como se tornar um editor, da utilização da ferramenta do fórum e do wme; onde achar as informações, de forma mais condensada, referentes as boas práticas de edições; sugerir por onde começar a editar e por ai vai....Alguns podem pensar “ah, mas ai a pessoal também tem que se dedicar a procurar os caminhos das pedras”, sim tem sim, mas peraí, se o objetivo é atrair mais editoras nada melhor que ajudar a encontrar o caminho de forma mais fácil e rápida;

- Incentivar o debate sobre a falta de mulheres, inserindo conteúdos que inspirem todas e todos a reverter esse quadro, acho que isso já está sendo feito;

Já eu adooooro “frufrus” (hahaha) acho que pela minha assinatura dá para notar, mas concordo com a Regina que quanto à aparência não se tem o que alterar, acho a usabilidade da plataforma boa.

Pelo amorde, escrevi demais, nem sei se vocês terão paciência de ler (hahaha) mas enfim, deixo aqui minha opinião.
carolsguerra
Posts: 206
Has thanked: 178 times
Been thanked: 202 times
Send a message