Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Roteamento (preferido / neutro / desfavorável)

Post by
Olá pessoal,

Estou um pouco desatualizado e queria confirmar algo.

O ROTEAMENTO faz com que a via se comporte num nível acima de sua categoria ou abaixo, correto?

Acho que o principal uso seria rodovias dentro de zonas urbanas. Aqui, por exemplo, o correto é que as vias principais estejam com o roteamento preferido para conectar as rodovias estaduais?



Em que outros casos vcs têm usado?

Valeu!

POSTER_ID:16890746

1

Send a message

Post by Angelo_1903
VitorGoiabeira wrote:
denysdgcf wrote: Vitor, informei que a função de roteamento "favorável" e "desfavorável" somente fica habilitada para Lvl4+.
Claro que não tem possibilidade de colocar "desfavorável" em via tipo "Rua". 8-)
Abraços. ;)
Mas deveria ter...para ser penalizada.
O roteamento favorável e desfavorável somente considera o comportamento da via como uma categoria acima ou abaixo. Como não existe categoria abaixo de street, não há como desfavorecer. Assim como não há a possibilidade de favorecer uma Expressa.
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1685
Has thanked: 998 times
Been thanked: 1173 times
Send a message

Post by Angelo_1903
bmrmezenga wrote:Boa tarde. Estive lendo um tópico onde se discutia uma eota entre cidades.

Outro dia simulei uma rota que ele a rota que vejo como mais rápida (apesar de mais longe um pouco) era a segunda alternativa dada.

Há algum tipo de análise que pode ser feita nos dados de tráfego registrados para confirmar qual rota é de fato mais rápida e se eventualmente a rota que ele escolhe como mais rápida ele está fazendo por questões de categoria ou roteamento?

Edit.
Eu instalei o script Speed Route e por ele, indica claramente a rota que estou dizendo como mais rápida, mas no app e no live map, indica a outra, por 2 minutos de diferença.
o Script não pega dados do Live Map? porque a diferença?
Experimenta testar com outros dias e outros hotários.
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1685
Has thanked: 998 times
Been thanked: 1173 times
Send a message

Post by antigerme
valginhak wrote:
OlavoAG wrote: O ROTEAMENTO faz com que a via se comporte num nível acima de sua categoria ou abaixo, correto?
Sim, é exatamente esse o resultado do roteamento.
OlavoAG wrote:Acho que o principal uso seria rodovias dentro de zonas urbanas. Aqui, por exemplo, o correto é que as vias principais estejam com o roteamento preferido para conectar as rodovias estaduais?
O correto é antes verificar se as rodovias não se conectam dentro da sua categoria (Estadual, Federal), pois em alguns casos quando as rodovias já eram existentes e foram "engolidas" pelos centros urbanos, elas já estariam interligadas entre si.

Mas, se por alguma razão elas estão isoladas, então devemos utilizar o roteamneto para conectá-las, mantendo as vias urbanas o mais próximo possível da situação real.
Disse tudo!

Muitas rodovias cortam as cidades e até recebem nome de Avenida e etc. Temos que ter o maior cuidado para não quebrarmos rotas longas. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
VitorGoiabeira wrote:
denysdgcf wrote: Olá,
É assim mesmo, mas a função fica somente habilitada para editores Lvl4+.
Veja em: Níveis de Edição
Abraços. ;)
Só uma observação, a opção "desfavorável" não está disponível para lvl4, pelo menos não para mim.
Diga logo que está querendo transformar em desfavorável uma Street :P
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Angelo_1903 wrote:
VitorGoiabeira wrote:
denysdgcf wrote: Vitor, informei que a função de roteamento "favorável" e "desfavorável" somente fica habilitada para Lvl4+.
Claro que não tem possibilidade de colocar "desfavorável" em via tipo "Rua". 8-)
Abraços. ;)
Mas deveria ter...para ser penalizada.
O roteamento favorável e desfavorável somente considera o comportamento da via como uma categoria acima ou abaixo. Como não existe categoria abaixo de street, não há como desfavorecer. Assim como não há a possibilidade de favorecer uma Expressa.
No seu WME não tem a "Super Expressa"?! :o
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
bmrmezenga wrote:
bmrmezenga wrote:Eu tenho feito isso algumas vezes para ver se ele aprende.
Aqui pouca gente usa, então acho que só eu não faz tanta influencia nos dados históricos.

Tipo, outro dia era feriado, a rua deserta, e ele tava dando vermelhinho na avenida no horário de 17:00, que sempre fica mesmo.
Acho que como aqui tem pouco uso, os dados históricos ficam por muito tempo.
Estávamos discutindo noutro post os pontos de GPS que aparecem no VME, falaram em semanas e atualiza, nada como meses ou anos, mas perto de casa, o bendito ponto de GPS azul que corta em linha reta o bairro sobre as casas está lá ainda, e já tem 2 meses que vejo ele kkk
Testei hoje, gastei gasolina mas testei.

Fiz a rota chegando na praça vindo do meu sogro, ele como sempre mandou eu passar pelo morro (o tipo da rua lá já esteve rua, e principal, em ambos ele manda por lá).
Aí ele calculou tempo de chegada em 8 minutos por lá, e 9 pela avenida, estação e a outra avenida. Sendo que o segundo caminho é mesma distância do morro, 2,3 km.

Fiz o caminho pela avenida ignorando a rota, fiz em 5 min e meio. A indicação era 9.
Curioso, voltei, chamei a rota na praça novamente e aí vim pelo morro e fui no mesmo ponto da praça, cheguei nos mesmos 5 min e meio, mas sacrificando mais o carro, e com certeza gastando mais gasolina.

Não gosto de só reclamar, mas não consigo pensar em nenhuma solução.
Será que essas ruas estão com opção de roteamento +1 setada? Sei que é para Lv4+, mas a gente sequer consegue ver como está.
Não sei qual é sua cidade, mas, provavelmente o Waze não tem dados suficientes para lhe oferecer a melhor rota.

O Waze foi criado para trânsito e continuam mantendo a mesma ideia. Em áreas onde não há a dúvida: "conheço os caminhos mas só não sei agora, por causa do trânsito, qual é o melhor", vá na intuição que vai chegar certeza mais rápido. :)

Eu jamais iria buscar como chegar mais rápido na terra dos meus pais, Cícero Dantas - BA. Não há um problema de trânsito na cidade.

Problemas de trânsito normalmente são das grandes capitais.

Ah... está usando o Waze por não conhecer a área, mude de ferramenta, vá de Google Maps.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
bmrmezenga wrote:Fui no aeroporto hoje, e acompanhei com o waze.

Ele deu uma rota totalmente louca para entrar em Piraúba - MG.

Veja a rota.
Ele manda dar uma volta e pegar umas ruas muito loucas. Ignora as vias principais.

https://www.waze.com/pt-BR/livemap?lon= ... 429&at=now

O que eu vi foi que a via que usamos de entrada (além da que está como estadual) a mão no sentido Guarani não estava como principal, eu ajustei, mas faltou esse pedacinho, que está bloqueado.
https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =236019885
Estas quebras de rotas são fogo!

Baixei o Lock. Joga duro!

Ah... quando precisar de redução de Lock, joga no subforum de AM do estado que a turma local resolve mais rápido. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by Aron_Zmm
Aqui no MS parece ser a solução para rotas longas em que o melhor caminho é a rodovia estadual. Sem priorizar o Waze ignora as estaduais em rotas maiores que 200 km (não tenho certeza desse parâmetro).

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
Aron_Zmm
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 349
Has thanked: 165 times
Been thanked: 111 times
Send a message

Post by Aron_Zmm
Por aqui já está cortando por rodovias estaduais entre Campo Grande e Ponta Porã e entre Campo Grande e Bataguassu. Pena que não tenhamos cobertura de rede móvel para informar as velocidades dos Wazers e, efetivamente, o algoritmo escolher o melhor caminho.

Enviado de meu Note 8 usando o Tapatalk
Aron_Zmm
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 349
Has thanked: 165 times
Been thanked: 111 times
Send a message

Post by arthurfsv
sulstore wrote:Eu ainda não entendi qual é a Lógica para o Waze preferir vias Federais ao Invés de vias Estaduais em Rotas Longas! Alguém me explica? é só pelo nome?

Temos vias Estaduais tão boas ou ruins quanto a uma via Federal. O que de fato serial útil se existisse uma opção para marcarmos uma via simples e uma duplicada.
Estava passeando pelos tópicos aqui e achei essa discussão interessante :)

Negócio é o seguinte: o Waze é um app global gerido por uma equipe relativamente pequena. Não dá pra desenvolver coisas 100% aplicáveis de modo regional (tipo um Waze 100% modelo rodoviário BR), então sempre criam coisas que servem de uma maneira mais ou menos satisfatória pro mundo inteiro, ou boa parte dele.

O peso de categorias acaba servindo pro mundo inteiro, então acabou se adotando um padrão de nomenclatura pro Brasil com base no critério de rotas. Pra quem não lembra, antigamente as rodovias eram categorizadas como "Duplicadas" e "Simples", mas depois que o Waze passou a suportar rotas longas, aí tivemos que sair alterando tudo para "Federal" e "Estadual". Por quê? Em regra, as rodovias mais compridas que temos são Federais, pois várias delas cortam vários estados e regiões do Brasil. Podemos até ter Estaduais bem compridas, mas certamente muitas federais ganham disparado no quesito "comprimento". Além disso, conseguimos obedecer a um critério padronizado em dados oficiais.

O "routing preference" chegou para corrigir essas distorções de rota. Minas Gerais está repleta de rodovias que interligam partes distantes do estado, e antigamente até costurávamos as gambiarras de categoria para evitar perdas de rotas, mas que finalmente foi corrigido pelo roteamento preferido. Apesar disso, essas rodovias são minorias, enquanto boa parte delas serve mesmo só para fazer conexão de trechos pequenos, dentro de uma região sem rotas grandes. Ainda assim, é necessário muito estudo e boas URs de usuários com conhecimento local para subir o routing no geral.
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta