Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Criação de Povoados

Post by
Conheço o tópico aqui no fórum que trata da criação de distritos.

Aqui no Piauí, segundo o IBGE, nenhuma cidade possui distritos.

Porém, existe uma tabela oficial do DER/PI que indica diversos povoados.

Alguns povoados são muito conhecidos, como, por exemplo, Barra Grande, que é um destino turístico do Município de Cajueiro da Praia, maior até que a própria sede municipal.

Pergunto: é possível a criação de povoados que estejam indicados por uma fonte oficial (DER/PI, no caso), ou é indispensável que se trate de um distrito seja oficializado por lei?

POSTER_ID:16836582

1

Send a message

Post by andresonmelo
Agora temos que trabalhar pro GMaps além do voluntariado pro Waze kkk :lol: :lol:
VitorGoiabeira wrote:
PauloM_Cunha wrote:
VitorGoiabeira wrote:Recomendo que não faça isso de criar place com o nome do distrito, não temos essa definição na comunidade ainda...Por enquanto não temos solução para isso.
É complicado porque esse povoado é distante da cidade, creio que dar uns 25km e é meio que zona rural. Se o motorista se basear pelo trajeto que hoje existe no waze, ele vai ter sérios problemas, por que o local é bastante perigoso a localização é completamente errada. [emoji26]

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Crie um place real do povoado, uma igreja por exemplo, ou um posto de saúde...assim o usuário pesquisaria por esses places reais e iria certinho para o povoado. Tipo: Posto de Saúde de "nome do povoado"...se existir lá, é claro.
Lembra Paulo que sugeri isso no nosso grupo?
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
georgenqueiroz wrote:Depois de tudo que li sobre esse assunto, juro que ainda não entendi o motivo de não podermos usar nos povoados o mesmo padrão de nomes que usamos nos distritos.
Seria interessante a meu ver. Mas tudo bem
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by antigerme
Juro que há um motivo de usarmos no campo Cidade apenas para cidades e distritos, só não lembro qual. :lol: :lol: :lol:

Vou catar das catacumbas e já já trago.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Kkkkkkkkk

É a mesma história do "rotatória não tem nome" - turma antiga sabe o motivo e houve discussão dos novatos sendo contra nomear por "estar na Wiki" dizendo que não. :D

Resumindo:

Sixto Martinez cumpriu serviço militar num quartel de Sevilha.

No meio da parada havia um banquinho. Junto do banquinho, um soldado montava guarda. Ninguém sabia por que motivo era necessário guardar o banquinho. A guarda fazia-se porque se fazia, noite e dia, todas as noites, todos os dias, e de geração em geração os oficiais transmitiam a ordem e os soldados a obedeciam. Nunca ninguém duvidou, nunca ninguém perguntou. Se assim se fazia, e sempre se havia feito, por algum motivo seria.

E assim continuou a ser, até que alguém, não sei qual general ou coronel, quis saber a ordem original. Tiveram que revolver a fundo os arquivos. E depois de muito procurar, ficou a saber-se – Trinta e três anos, dois meses e quatro dias atrás, um oficial tinha mandado montar guarda junto ao banquinho, que estava recém-pintado, para que não acontecesse alguém sentar-se sobre a tinta fresca


Amanhã complemento (após discutir e quebrar "mitos" com os pares).
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by bmrmezenga
PauloM_Cunha wrote:
VitorGoiabeira wrote:Recomendo que não faça isso de criar place com o nome do distrito, não temos essa definição na comunidade ainda...Por enquanto não temos solução para isso.
É complicado porque esse povoado é distante da cidade, creio que dar uns 25km e é meio que zona rural. Se o motorista se basear pelo trajeto que hoje existe no waze, ele vai ter sérios problemas, por que o local é bastante perigoso a localização é completamente errada. [emoji26]

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Nada impede de buscar a correção na fonte também. No Maps, busque o lugar, clique, vá no menu sanduíche e escolha enviar feedback, ou informar um problema com os dados. E relate a situação.

Com places de area, povoados e bairros demora muito mais, mas devem acabar fazendo. Com pinos, se você tiver o custume de arrumar (virar local Guide) arrumam praticamente na hora.
Aqui na cidade já fiz diversas (403).
bmrmezenga
Posts: 374
Has thanked: 70 times
Been thanked: 48 times
Send a message

Post by ElcioEduardo
Também já consegui arrumar diversos locais aqui desta forma, criei o placar e solicitei no Gmap arrumar o local, as vezes demora dias, mas geralmente estão arrumando rapidão.
ElcioEduardo
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 510
Has thanked: 1085 times
Been thanked: 355 times
Send a message


Novo no Waze? Se apresente fale sobre você
Se apresentou?Veja esses links
Agora precisa de um mentor?Inscreva-se

Post by ElcioEduardo
andresonmelo wrote:Agora temos que trabalhar pro GMaps além do voluntariado pro Waze kkk :lol: :lol:


Lembra Paulo que sugeri isso no nosso grupo?
Atualmente está sendo uma opção :lol: :lol: :lol:
ElcioEduardo
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 510
Has thanked: 1085 times
Been thanked: 355 times
Send a message


Novo no Waze? Se apresente fale sobre você
Se apresentou?Veja esses links
Agora precisa de um mentor?Inscreva-se

Post by georgenqueiroz
Também sou favorável à criação de povoados, desde que eles estejam disponíveis em alguma fonte oficial. Na Bahia - e acredito que em outros estados brasileiros - existem diversos povoados que são bem maiores que distritos dentro do mesmo município.

Paulo, quando discutimos esse tema no Hangouts, eu não me lembrava, mas eu já havia feito essa pergunta no outro tópico. Segue o link...

viewtopic.php?f=299&t=122279&hilit=povo ... 0#p1761672
georgenqueiroz
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 602
Has thanked: 256 times
Been thanked: 217 times
Send a message
George Queiroz

Post by georgenqueiroz
paulogustavoPI wrote:Um possível critério (no Brasil) para decidir o que é relevante ser mapeado poderia ser a existência de um CEP próprio.
Eu concordo com esse critério, desde que ele não seja o único. Diversos povoados com população relevante não possuem CEP próprio.

Além disso, podemos usar outras fontes oficiais, como essa que temos aqui na Bahia:

http://www.sei.ba.gov.br/index.php?opti ... Itemid=188
georgenqueiroz
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 602
Has thanked: 256 times
Been thanked: 217 times
Send a message
George Queiroz

Post by georgenqueiroz
MauricioCGB wrote:Pessoal,

Relembrando a discussão (pelo menos parte dela).

As vilas/povoados na verdade são bairros e não temos ainda suporte a bairro no Waze.
Sugestão aparece como iniciada (11/2015)

Foi feito uma "armengue" para os distritos (oficiais) criando o nome da cidade entre parenteses. e só para os afastados do perímetro urbano, se fosse muito próximo ficava com o nome da cidade mesmo.
Essa flexibilização foi para não ficar restrito às cidades.

Soon teremos suporte à bairro. Pode ser que eu nem esteja mais aqui para ajudar a consertar, mas alguém vai ter que reverter tudo se fizermos isso. Mesmo assim, melhor esperar que o Waze corrija seus problemas e não ficarmos criando desvios.
Maurício,

Não há um consenso sobre a definição de bairro. Entretanto, mesmo que assumamos que povoados são bairros, isso não explica o porquê da impossibilidade de criá-los no Waze.

Afinal, da mesma forma que o Waze não dá suporte ao endereçamento utilizando bairros, também não há o suporte ao endereçamento utilizando distritos, mas os últimos são criados.

Concordo com você no que diz respeito aos "desvios" (soluções alternativas, armengues, etc), mas entendo que, nesse caso específico, seja necessário utilizá-los.

Em todo o mundo, há uma variedade enorme de divisões territoriais e seria muito difícil para o Waze criar e manter os campos necessários para representá-las corretamente em todos os países.

PS: Segue um link com algumas definições territoriais utilizadas pelo IBGE
https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencia ... tacao.html
georgenqueiroz
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 602
Has thanked: 256 times
Been thanked: 217 times
Send a message
George Queiroz