Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by lucasm2
leuuuuu wrote:
adriansinger wrote:Oi galera, sobre a imagem satelital: por favor, lembrem que a edição das ruas deve ser baseada nos pontos GPS, que são os que mostram onde os wazers dirigiram REALMENTE. Sobre esses pontos GPS é que deve se fazer as ruas. As imagens do Bing são só um instrumento de ajuda se alguém tiver dúvidas especificas.

Valeu!
adriansinger, inflismente isso que você disse é praticamente impossível, tente editar um mapa pelos pontos GPS e você vai entender do que estou falando.

Se eu usar os pontos GPS, a maioria das minhas ruas vão passar pelos telhados das casas, sem contar que será um emaranhado impossível de entender.

Usar esses pontos como referência é sim possível, mas sem podermos ver as imagens de satélite, convenhamos que fica impossível.
adriansinger tem razão, leuuuuu. O que interessa quase que exclusivamente são os pontos GPS, pois são onde as pessoas efetivamente passaram. As imagens de satélite acho que são mais pra "não se perder". Claro que alguns pontos com sinal mais fraco ficam deslocados, mas na escala global eles devem ser o que determina o local exato da via.

Por outro lado, tem muita rua onde não passou muita gente, então com poucos pontos gps fica difícil. E com nuvem nas imagens, fica impossível. Não tiro tua razão.
lucasm2
Posts: 131
Has thanked: 19 times
Been thanked: 13 times
Send a message

Post by lucasm2
Caro adriansinger e demais editores do waze,

preciso da ajuda de vocês, mas principalmente da equipe do waze, pra solucionar estes conflitos de edição (um faz uma edição com base nos critérios discutidos aqui por nós, e outro vem e muda com base em seus próprios critérios). E isso parece se tornar mais presente agora, com os novos mapas de base, já que vieram muito cheios de classificações equivocadas principalmente.

Sou Area Manager de Belém-PA e desde que comecei a usar o waze (há pouco tempo), tenho tentado participar ao máximo do fórum e das edições. E claro, tenho tentado fazer tudo de acordo com o que discutimos aqui. Mas tem outros editores, um em especial (kysang), que desfaz boa parte do meu trabalho de reclassificação das ruas. Acredito que ele faça nas melhores das intenções, pois ele deve ter os critérios que pra ele são coerentes, mas que desvirtua do objetivo do waze de nos livrar dos congestionamentos.

Trago o exemplo da rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha. É uma rua estreita, onde só tem uma faixa e onde nem espaço pra estacionar existe. Mas ela é a "principal" do bairro, tem asfalto recente e um grande fluxo de carros e ônibus. Ela veio no novo mapa de base como principal, mas eu mudei para rua comum. E com base nos critérios do tópico do wiki, http://www.waze.com/wiki/index.php/Cate ... omear_vias, ela jamais deve ser considerada Primary Street.

Mas eu acredito que o kysang, que talvez não visite o fórum nem o wiki, deve acreditar que pelo fato dessa rua ser muito movimentada e ser a principal do bairro, ela deva ser classificada como Primary. Eu queria ao menos mandar uma mensagem ou e-mail pra ele, mas procurei aqui no site e no app e não encontrei como. Se tiver como, me digam!

Desde os novos mapas de base eu mudo uma coisa, alguém desfaz. Tenho grande apreço pela ideia toda do Waze e boa vontade pra editar, mas eu não tenho o mínimo interesse em ficar nessa "disputa". Desse jeito vou parar de editar, mesmo sendo Area Manager.

Aliás, o fato de ser Area Manager não deveria me dar mais respaldo hierárquico nas edições?

Permanlink da Dr. Assis: https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTTTTTTFT

Foto da Dr. Assis
http://mw2.google.com/mw-panoramio/phot ... 672977.jpg

Posso dar também vários outros exemplos. :(

(eu acho que deveria criar um tópico pra isso, mas como este está movimentado, sei que muitos vão ler e ajudar)
lucasm2
Posts: 131
Has thanked: 19 times
Been thanked: 13 times
Send a message

Post by lucasm2
Valeu pelas dicas, antigerme. O problema todo é a falta de comunicação. Vou mandar uma PM gentil pra ele, vamos ver no que dá. Sou o único AM da paragem, poderia trancar tudo! hehehehehe mas não vou, lógico. :D
lucasm2
Posts: 131
Has thanked: 19 times
Been thanked: 13 times
Send a message

Post by lucasm2
antigerme wrote:Prezados,

O Waze 3.2 agora tem pesquisa de preço para combustível, por enquanto apenas NA.

Acho que deveríamos mapear todos os postos de combustível para quando a feature ficar disponível por estas bandas. Mapear LANDMAK, entra e saída dos postos.
A respeito disso, fiz uma pergunta no tópico de feedback da nova versão sobre como isso funciona, se apenas com os postos no mapa do waze ou de fontes externas de POI como o foursquare.

Responderam que esses postos especificamente estão numa camada de dados "escondida" que o Waze importou de um fornecedor externo e que a funcionalidade pra adicionar e editar esses postos será liberada para o editor, mas não sabem quando, nem como vai ser (se será uma landmark ou uma categoria nova). Isso tudo porque a atual 'landmark gas station' não foi modelada pra ter os dados que essa funcionalidade nova exige.

De qualquer forma, acho que podemos adiantar cadastrando postos mesmo assim. Já fiz alguns por aqui.

Enfim, a resposta que tive foi essa:

http://www.waze.com/forum/viewtopic.php ... 93#p186793
Currently it's a 'hidden' layer based on some data Waze imported from an external provider. Waze is planning to allow edits and additional gas stations to be added via WME (we don't know when this will happen). Not sure if this will be a landmark or some other new type of map element. Likely it depends on what data needs to be maintained in WME for a gas station. The current landmark layer is not designed for commercial POI's since it lacks fields for things such as business names, brand, address, phone number, operating hours, ratings, reviews, etc.

In addition Wazers will be able to report missing gas stations or incorrect locations. More work for the volunteer community editors... In fact, surely editors are going to start seeing Map Issues / Update Requests shortly related to gas stations. I envision:

* Missing station
* Station no longer exists
* Wrong location
* Wrong street address
* Wrong brand
* Wrong prices
* Missing fuel type
* Gas station would not accept coupon
* Etc

Loads of fun for everyone!
lucasm2
Posts: 131
Has thanked: 19 times
Been thanked: 13 times
Send a message

Post by MarcusPereira
leuuuuu wrote:Quem não está conseguindo editar, tente limpar os cookies do navegador. Observei que aqui em casa, consigo alterar tudo normalmente, funciona que é uma beleza, dai ontem resolvi dar uma editada no mapa no computador do escritório, e lá deu o mesmo problema relatado por vocês. Voltei para o notebook e tudo estava normal.
Não adiantou! Limpei o cache e os cookies a ainda não dá para mudar as propriedades das ruas.

Por enquanto estou só acertando as conversões, cruzamentos e duplicações que ocorreram depois da inserção. Estou esperando o consertarem o editor pois também não quero colocar nada como "no city".

Bem que o adriansinger poderia nos posicionar sobre este problema..... :-)
MarcusPereira
Posts: 19
Been thanked: 5 times
Send a message

Post by MarcusPereira
alantiagofelipe wrote:Alguém conseguiu encontrar postos de combustíveis pela base de dados do waze na nova funcionalidade de busca por categoria? Aqui faz dias que eu tento e esta é a única que fica processando e nunca termina.
Por enquanto esta funcionalidade só está disponível nos EUA.
MarcusPereira
Posts: 19
Been thanked: 5 times
Send a message

Post by peralva
Eu tava ansioso pra começar a corrigir algum problema que viesse depois da inserção dos novos mapas base mas depois da quantidade de erro que apareceu, deu até preguiça. Quase todas (cerca de 90%) as vias aqui de Maceió não estão aliados com as ruas. Outra coisa é que atualizaram a imagem de satélite e imendaram com o antigo e ficou desalinhado (por exemplo: minha rua tá a metade um pouco pra cima outra metade mais pra baixo: https://world.waze.com/editor/?zoom=8&l ... TTTTTTTTFT) aí fica difícil alinhar as vias.
peralva
Posts: 17
Been thanked: 3 times
Send a message
Atenciosamente,

Peralva
MSN | Skype: brunoperalva@hotmail.com
Skype: brunoperalva https://mystatus.skype.com/smallclassic/brunoperalva

Post by peralva
leuuuuu wrote:Tem como mudar a foto de satélite deste ponto:
https://world.waze.com/editor/?zoom=3&l ... TTTFTTTTFT

Está impossível editar algo com esta nuvem em cima.

Obrigado.
Esqueci até de comentar isso, na foto anterior não tinha nuvens, agora tem alguns pontos aqui em Maceió que não consigo editar por causa disso.
peralva
Posts: 17
Been thanked: 3 times
Send a message
Atenciosamente,

Peralva
MSN | Skype: brunoperalva@hotmail.com
Skype: brunoperalva https://mystatus.skype.com/smallclassic/brunoperalva

Post by rcromero
adriansinger wrote:Oi queridos wazers, algumas aclarações.
1. A gente sabe que tem duplicates. São aproximadamente 40.000. A gente vai resolver esse problema daqui a pouco.
Isso inclui o nome das cidades estarem duplicados como o WalkerBR disse nesta thread?
adriansinger wrote: 2. Road types. A informação que venho com os mapas novos é contínua e decidimos não "cortar" ela. Vocês já tinham feito alguns "fine tuning" que se perdeu, mas como a gente não conhece as ruas, é precisso que vocês mudem os road types.
adriansinger wrote: 3. É verdade que os novos mapas podem dar a impressão de caos. Porém, são mapas muito bons e completos, principalmente para os novos usuários. O que tem que fazer agora é voltar a fazer o "fine tuning" e dar a eles o "rosto" de Waze - data atualizada e mais precisa feita por vocês, que dirigem por essas ruas todos os dias.
Vocês podem consertar o editor pelo menos?
adriansinger wrote: 4. O editor de mapas deveria estar trabalhando sem problemas. Lembrem editar desde o map editor e não desde o cartouche.
Não é o nosso caso. Esta atualização foi um desastre. Vocês não testam antes de colocar em produção um mapa cheio de erros e um editor que não funciona? Já pensaram em fazer um beta teste do mapa com alguns usuários de cada região antes?
adriansinger wrote: Abraço e como sempre, se tiver mais dúvidas/comentários, estou aqui para responder.
Idem.
rcromero
Posts: 27
Been thanked: 6 times
Send a message

Post by rcromero
antigerme wrote: ...
Ah... para quem quer saber a origem do BaseMap, "Multispectral". Olhe a notícia abaixo.
http://www.segs.com.br/index.php?option ... Itemid=331
"Isso tornou possível ter uma atualização extremamente eficiente para os motoristas." - Definitivamente não em Porto Alegre/RS - tá um caos aqui. Ainda que já se passou 1 semana e não vi nenhuma atualização ser replicada para o servidor de tráfego.

Quando eu olho algo no mapa, sempre acho algo errado! :(
E esta baixa resposta em atualizarem os mapas no servidor de tráfego é um problema grave! - bem.. antes nem conseguíamos arrumar os mapas.. agora queremos vê-las no celular!
rcromero
Posts: 27
Been thanked: 6 times
Send a message