Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.
Post by quantumjedi
O resumo que antigerme fez é excelente. Colocando como entendi:
  • Se tem UR reclamando que o Waze está roteando por um via estreita e estranha (ver fotos da Wazeopedia) é um indicativo de que ela deve ser classificada como rua estreita.
  • Se ninguém estiver reclamando das rotas pela via em foco e provavelmente vão reclamar se o Waze não rotear por ela, esta é um via normal.
Como uma curiosidade, há uma rua em Paris chamada Rue du Chat-qui-Pêche (que significa rua do gato que pesca) que tem 1,80m de largura. :lol:
quantumjedi
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1055
Has thanked: 238 times
Been thanked: 449 times
Send a message

Post by quantumjedi
antigerme wrote:Eu sei, o pior que o "danado" que fez agora está editando aqui na Bahia. Tenha medo! :P
E em São Paulo também.
quantumjedi
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1055
Has thanked: 238 times
Been thanked: 449 times
Send a message

Post by romulo-nunes
quantumjedi wrote:Esta via tem duas faixas de tamanho normal.
Mas não é bem assim... Não são faixas de tamanho normal. Veículos maiores não passam no Beco São José. Por isso eu discordei sobre ser uma via normal. :oops:



romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 163
Has thanked: 34 times
Been thanked: 88 times
Send a message

Post by romulo-nunes
Boa noite.

Talvez esse caso seja uma oportunidade para melhorarmos o entendimento. Em alguns casos (como esse) existe uma linha abstrata muito próxima das duas definições (rua e rua estreita). Talvez critérios mais concretos e menos abstratos ajudassem a minimizar isso (se possível, claro).

Precisamos ter em mente que, do ponto de vista da otimização de tráfego, o próprio algoritmo de roteamento dá conta de aprender e considerar o que é bom ou ruim. Assim, o tipo de rua estreita é muito mais pra evitar algumas dificuldades físicas.

Em todo caso, temos que estar cientes que:
  • o tipo "rua estreita" vai punir determinada rota que passa por ela. Então, que tenhamos a certeza que queremos a rua fora das principais rotas sugeridas;
  • existe um diferença no resultado de se aplicar o tipo "rua estreita" em ruas de mão única ou mão dupla. No último caso, a rua é bem mais caótica que no caso de mão única;
  • precisamos observar o contexto da rua onde vamos aplicar o "rua estreita" (as demais ruas da localidade). Nesse caso, muitas vezes as ruas normais são piores que o beco. Assim, o contexto do beco no centro da cidade, pode configurá-lo mais pra ser uma rota de fuga (pelo trânsito caótico nas ruas normais, ausência de semáforos no beco). Se estivesse numa localidade mais afastada, não.
Assim, mesmo achando que o Beco São José é fisicamente uma rua estreita, considerando esses pontos que citei, não vejo problema em deixá-lo como rua normal, para que o próprio algoritmo decida o que fazer. Mas precisamos fazer a restrição para veículos pesados, conforme sugestão de WEstrela.

;) :D
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 163
Has thanked: 34 times
Been thanked: 88 times
Send a message

Post by romulo-nunes
antigerme wrote: Tem que parar com essa mania de querer fazer um concerto onde não precisa de um conserto.
Não fui eu... :roll: Um editor novato alterou a rua pra "estreita". Ai nos juntamos pra filosofar sobre o caso. :lol: :D
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 163
Has thanked: 34 times
Been thanked: 88 times
Send a message

Post by valginhak
IMC85 wrote:Buenas,

Sobre segmentar,

Neste caso começa como Beco e termina como rua, para rota entendo que seria toda como beco pois não influenciaria e estaria correto sem segmentar, mas para confirmar um padrão segmentamos ou definimos toda quadra como beco ou somente a parte que cabe?

Ps.: no SV o término da rua parece estreito por causa de uma curva e muro que adentra a rua alí é normal até para retorno, beco é só aquela "entradinha"
Nesse caso eu editaria todo o trecho como Rua Estreita, pois pelo SV percebe-se que o acesso da via é bem estreito nos dois extremos, e passa somente um veículo por vez.

Isso influencia na velocidade do segmento todo, e segmentar não atribui nenhuma vantagem.
valginhak
Country Manager
Country Manager
Posts: 1381
Has thanked: 897 times
Been thanked: 559 times
Send a message

Post by valginhak
paulogustavoPI wrote: A rua indicada com setas vermelhas na imagem acima estava assinalada como rua estreita.

Mesmo assim, um usuário reportou que a rota foi indicada para ele.

Esse comportamento me parece inadequado.

Provisoriamente, mudei para "4x4 / offroad" apenas para que não seja indicada para roteamento (se eu mudasse para "via para pedestre", teria que deletar e perderia o histórico para estudos).

O que poderia ser feito?
Boa tarde, Paulo!


Pelo que vi o AG já passou por lá e deixou como Rua Estreita. :lol:

Baseado no Street View, realmente aquela via é uma RE, e não teria problema algum o Waze traçar rota pela mesma.

Existe uma penalização para rotear por esse tipo de via, e se o App o fez, possivelmente levou em consideração esse tempo.

O que você pode verificar (in loco) ou perguntando ao Wazer, é se a via realmente é transitável, se está obstruída, ou tem outro problema qualquer, pois o SV é de 2012 e pode ter havido alterações que não são perceptíveis pelo SV.

Abraço.
valginhak
Country Manager
Country Manager
Posts: 1381
Has thanked: 897 times
Been thanked: 559 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Com certeza absoluta é uma via normal...tanto que tem até um lado para estacionar e o carro da Google passou por lá de boa.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
antigerme wrote:
WEstrela wrote:E o Beco do Bernardinho em Pirenópolis-GO é rua estreita?
Isso é um calcadão
Concordo pelo SV...fui pessoalmente na cidade há muitos anos, não lembro direito.
Tenho um amigo que vai sempre para lá.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message