Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!

Post Reply

[Revisão] Radares

Post by alexnrocha
Olá pessoal,

Caso não tenha visto, acesse aqui as orientações gerais que norteiam as atividades de revisão da Wazeopedia.

Assim, concentramos as discussões sobre a revisão da página de radares neste tópico.

Página alvo: https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil/Radares

Referências:
[1] https://wazeopedia.waze.com/wiki/United ... ed_Cameras
[2] Radares no Brasil viewtopic.php?f=299&t=54756

Qualquer outra sugestão ou crítica, concentre aqui neste tópico ;)
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1847
Has thanked: 528 times
Been thanked: 1051 times

POSTER_ID:8164620

1

Send a message

Post by alexnrocha
VitorGoiabeira wrote:Sobre a movimentação do radares:
Caso o mesmo esteja bem longe da localização real, é possível ir movendo até o limite de seu raio, salvar e arrastar novamente e assim sucessivamente até chegar no ponto correto.
Alguns editores menos experientes tentam arrastar de uma vez só e dá erro ao salvar e eles não sabem dessa dica acabam deletando o radar para colocar outro no local correto.
@VitorGoiabeira, essa dica fazia sentido quando a gente não tinha a opção para adicionar o radar pelo WME (apenas pelo App). Não? Agora que existe apenas pelo WME, acho que podemos melhorar apenas a redação do trecho "A movimentação pode ser realizada apenas dentro do raio do radar. Nesse limite você pode fazer os ajustes necessários como posicionar corretamente o radar."
Qual a sua sugestão?
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1847
Has thanked: 528 times
Been thanked: 1051 times
Send a message

Post by alexnrocha
Olá Leandro. Ótimas observações. Veja o que acha das minhas sugestões:
LPMarti wrote:Sugestão, ao invés desse título Quando aprovar um radar no editor de mapas? mudar para "Quando adicionar um radar no editor de mapas?"
Já existe um item sobre como adicionar com o título "Como adicionar, movimentar e remover radares no Waze".
Sugestão: Mesclar ou renomear o item como referências ou algo do gênero.

LPMarti wrote: Outra fonte de informação interessante é o DNIT, onde há a relação de todos os radares em funcionamento nas rodovias federais (no fim da página há o link: Clique aqui para visualizar os locais com equipamentos instalados em todo o Brasil).
Esse trecho me parece desatualizado no portal do DNIT.
Sugestão: Outra fonte de informação interessante é o DNIT, onde há a relação de todos os radares em funcionamento nas rodovias federais. Clique aqui para visualizar os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados no Brasil.
LPMarti wrote: Ainda, alguns motoristas com menos conhecimento do aplicativo ou confundidos por outros equipamentos pendurados em postes acabam enviando alertas de erro no mapa informando radar no local quando estes não existem. Por isso é muito importante garantir a sua localização e tipo antes de adicionar. Um erro muito comum é enviar alerta de erro confundindo radar de velocidade com semafórico (avanço de sinal).
Sugestão: Remover trecho da página ou talvez orientar rescrevendo para usar o alerta de erro para reportar radar fidedignos a posição do alerta seja muito útil para editores.
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1847
Has thanked: 528 times
Been thanked: 1051 times
Send a message

Post by alexnrocha
VitorGoiabeira wrote: Com a "frescura" (como diz Adrian) dos mapas, está cada vez mais difícil encontrar esse tipo de situação, mas mesmo só adicionando radares pelo WME eu já vi radares assim, muito fora da localização e que foi necessário utilizar essa dica. Talvez não seja necessário colocar na Wazeopedia.
juro que não me lembrava da "frescura". obrigado por refrescar minha memória kkkkk
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1847
Has thanked: 528 times
Been thanked: 1051 times
Send a message

Post by alexnrocha
LucasFOliveir wrote: Sun Jul 25, 2021 12:58 am Eu sei a resposta mas é pra deixar registrado. O radar é pra ser criado antes, ao lado ou depois do poste como na foto? Supostas marcações no chão ou sensores que, só quem instalou que sabe a localização, são levados em consideração na hora de posicionar um radar?

A regra pra posicionar radar semafórico é diferente dos outros radares? 

https://www.carlosbritto.com/wp-content ... C3%A3o.jpg
 
 
 

 
Lucas, boa note.
Você está sugerindo melhorar o texto sobre posicionamento dos radares? Não entendi, explica melhor aí.
Abraços,
 
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1847
Has thanked: 528 times
Been thanked: 1051 times
Send a message

Post by antiantigerme
Eu sei a resposta mas é pra deixar registrado. O radar é pra ser criado antes, ao lado ou depois do poste como na foto? Supostas marcações no chão ou sensores que, só quem instalou que sabe a localização, são levados em consideração na hora de posicionar um radar?

A regra pra posicionar radar semafórico é diferente dos outros radares? 

https://www.carlosbritto.com/wp-content ... C3%A3o.jpg
 
 
 
antiantigerme
Posts: 60
Been thanked: 5 times
Send a message

Post by antiantigerme
Lucas, boa note.
Você está sugerindo melhorar o texto sobre posicionamento dos radares? Não entendi, explica melhor aí.
Abraços,
 
 
O radar é pra ser criado antes, ao lado ou depois do poste como na foto? Supostas marcações no chão ou sensores que, só quem instalou que sabe a localização, são levados em consideração na hora de posicionar um radar?

A regra pra posicionar radar semafórico é diferente dos outros tipos de radares?  Por que na Bahia os radares semafóricos são posicionados em cima da faixa de pedestres ao invés de serem ao lado do radar? Estou perguntando isso porque antigerme não deixou eu consertar os radares semafóricos e eu não achei essa regra que ele está ordenando a gente seguir. Se é regra, tem que estar escrito. Se não, que deixem eu editar a posição correta dos radares.
 
 
antiantigerme
Posts: 60
Been thanked: 5 times
Send a message

Post by antigerme
Lucas-Driver wrote: Fri Sep 17, 2021 4:57 pm
Lucas, boa note.
Você está sugerindo melhorar o texto sobre posicionamento dos radares? Não entendi, explica melhor aí.
Abraços,
 
 
O radar é pra ser criado antes, ao lado ou depois do poste como na foto? Supostas marcações no chão ou sensores que, só quem instalou que sabe a localização, são levados em consideração na hora de posicionar um radar?

A regra pra posicionar radar semafórico é diferente dos outros tipos de radares?  Por que na Bahia os radares semafóricos são posicionados em cima da faixa de pedestres ao invés de serem ao lado do radar? Estou perguntando isso porque antigerme não deixou eu consertar os radares semafóricos e eu não achei essa regra que ele está ordenando a gente seguir. Se é regra, tem que estar escrito. Se não, que deixem eu editar a posição correta dos radares.
 

 
Os radares semafóricos em Salvador estão tão "chatos" no perfeccionismo (disputa eu e @biglins) que se você parar logo antes da faixa a janela de radar fica marcando 0 e não some.

Por favor, não inventa pois só será recusado ou desfeito.

PS.: para que corrigir algo que não precisa de conserto?
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by LPMarti
Sugestão, ao invés desse título Quando aprovar um radar no editor de mapas? mudar para "Quando adicionar um radar no editor de mapas?"

Sugestão alteração do texto:

Quando adicionar um radar no editor de mapas?

Um radar só deve ser adicionado no editor de mapas quando se tem certeza da existência do mesmo. Um mapa poluído com alertas de radares falsos atrapalha o motorista além de tirar a credibilidade das notificações.

Uma boa referência para saber se um radar existe ou não no local é o site do INMETRO (para fazer a consulta, preencha no mínimo o tipo de instrumento, UF e município). Nele constam todos os radares que foram verificados pelo instituto e, portanto, podem aplicar multa.

Outra fonte de informação interessante é o DNIT, onde há a relação de todos os radares em funcionamento nas rodovias federais (no fim da página há o link: Clique aqui para visualizar os locais com equipamentos instalados em todo o Brasil).

Além dessas referências, algumas prefeituras mantêm a relação de radares em funcionamento na cidade, bem como pode haver a informação no site do governo do estado quando se tratar de rodovias estaduais.

Ainda, alguns motoristas com menos conhecimento do aplicativo ou confundidos por outros equipamentos pendurados em postes acabam enviando alertas de erro no mapa informando radar no local quando estes não existem. Por isso é muito importante garantir a sua localização e tipo antes de adicionar. Um erro muito comum é enviar alerta de erro confundindo radar de velocidade com semafórico (avanço de sinal).

Surgindo alguma dúvida ou item não esclarecido neste artigo, procure ajuda e nos visite no fórum.

Se possível também falar sobre os lock do radar, como fica automático com o nível do editor que está adicionando ou editando, sugerir para deixar com lock 3 para padronizar.
LPMarti
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1098
Has thanked: 463 times
Been thanked: 92 times
Send a message
Leandro Martins
Local Champ - Brasil


Fórum ParanáEncontre ajuda em um fórum local, aqui
Novo no Waze? Acesse Galeria de Links Importantes

Post by VitorGoiabeira
Sobre a movimentação do radares:
Caso o mesmo esteja bem longe da localização real, é possível ir movendo até o limite de seu raio, salvar e arrastar novamente e assim sucessivamente até chegar no ponto correto.
Alguns editores menos experientes tentam arrastar de uma vez só e dá erro ao salvar e eles não sabem dessa dica acabam deletando o radar para colocar outro no local correto.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1802
Has thanked: 717 times
Been thanked: 897 times
Send a message