Post Reply

[Revisão de Páginas] Orientações Gerais

Post by alexnrocha
Olá pessoal. É com prazer que anunciamos um novo marco na Wazeopedia BR, a continuação da revisão geral de páginas!

Como temos muito trabalho pela frente, precisaremos da maior ajuda possível para criar páginas, revisar, traduzir e apontar erros (gramaticais ou técnicos). Note que, não estaremos discutindo regras de edição de mapas na revisão geral de páginas. As regras são construídas nas comunidades e fóruns específicos para, posteriormente, serem transcritas para o wiki.

Formas de contribuir
Traduzindo: Clique aqui para ver o Dashboard com as páginas globais pendentes de tradução.
As páginas globais podem ser traduzidas, inicialmente, somente por Champs. Mas isso não impede que você possa participar interagindo em um tópico criado seguindo o modelo [Tradução] Título da Página. Por exemplo: [Tradução] Melhores Práticas de Edição de Mapas.

Revisando: Toda página necessita com o tempo de uma revisão geral (textos e imagens) para que esteja sempre atualizada e possua o menor número de erros técnicos ou ortográficos possíveis. Assim, para cada página, objeto de revisão, será criado um tópico seguindo o modelo [Revisão] Título da Página. Por exemplo, [Revisão] Radares.

Por fim, participe, sugira algo ou aponte erros nos tópicos criados especificamente para condução do processo de revisão das páginas do wiki.

FAQ:
Em elaboração.

Waze Champs Brasil
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times

POSTER_ID:8164620

1

Send a message

Post by alexnrocha
VitorGoiabeira wrote:Show de bola...vou ajudar no que puder!
As sugestões enviadas naquele outro tópico precisam ser repetidas aqui?
Precisa não. Deixamos as discussões nos tópicos específicos e tentamos concentrar aqui apenas as dúvidas e melhorias nas orientações ;)
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
@wargollo, boa noite.

O processo de revisão não abordará discussão de regras. A definição de regras possui fluxo próprio para a comunidade participar da definição. Ainda para esclarecer melhor, a revisão abordará apenas atualização dos conteúdos para refletirem uma regra ou consenso existente no Brasil (alguns deles documentados ou espalhados pelo nosso fórum).

Com relação aos consensos equivocados, que por ventura estejam documentados na wiki, convidamos todos que compartilham dessa percepção para apontarem, sugerirem melhorias ou contribuírem para atualizarmos ou corrigimos definitivamente qualquer informação ou equivoco existente. Caso não queiram se identificar, basta entrar em contato por PM para manter o anonimato.

Quanto a transparência, esclareço que a wiki possui ferramentas capazes de versionar conteúdo da página, permitir auditoria e o monitoramento bastando para isso usar a opção "Histórico" para exibir as modificações de uma determinada página, disponível inclusive para um usuário não autenticado.

Nosso objetivo, além dos informados, é o de fomentar a atualização da wiki diretamente pela comunidade. Como precisamos primeiro revisar um conjunto grande de páginas e subpáginas, decidimos atacar o desafio pelo varejo em vez do atacado. Assim, na primeira fase da revisão, a criação de tópicos será comum para guiar a atualização de conteúdos permitindo que todos possam opinar para melhoria continua das nossas páginas (regras locais) ou traduções (conceitos, interface e etc).

Obrigado por compartilhar seu ponto de vista.
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
brepilef wrote: Thu Feb 23, 2023 8:19 pm Fala pessoal,

cai numa pagina sem tradução com simbolo de em construção: https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... cionamento

Alem disso notei que os links que temos no post inicial não levam a nenhuma lista de paginas não traduzidas.

Ja existe um processo de tradução em andamento, ou posso começar a tradução da pagina?

 
Oi Felipe. É muito bem-vinda sua ajuda na tradução. Existia uma página em português sobre estacionamentos que ainda não a localizei. Assim, por favor aguarde mais um pouco antes de iniciar a tradução, Ok?

Tem mais alguma questão antiga que você mencionou no grupo de mentores que não localizei, poderia referenciar novamente?
 
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
Sniperkawakdx wrote: Sat Jan 13, 2024 9:58 pm Olá Pessoal!

Encontrei um link com problema no forum sobre postos de combustivel.

https://www.waze.com//wiki/Brazil/Locai ... t%C3%ADvel

O link da ANP não funciona mais.

Eles criaram outro site para pesquisa, segue abaixo:

https://cdp.anp.gov.br/ords/r/cdp_apex/ ... NyIgZQP9Nw

 
Olá. Link atualizado. Apenas alterei para o link entrar direto na página de consulta de postos. Obrigado 👍🏻
 
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by alexnrocha
pedaleiro_cwb wrote: Fri Apr 05, 2024 1:55 pm Bom dia, pessoal!

Estou na mentoração com o Idomar e nas diversas leituras encontrei erros ortográficos, de rápida correção se eu tivesse permissão para editar. Além de páginas com texto em inglês.

Pergunto, é possível liberar a edição? Já editei páginas da wikipedia e também faço algumas traduções para aplicativos, tanto para iOS quanto para o Android.

Caso a resposta seja negativa, eu deveria apontar os erros e trazer para cá, neste tópico?

Desculpem-me pela pergunta, mas aqui no fórum eu sou novo e não li muita coisa, por isso não sei qual foi o histórico da construção da wazeopedia em pt-BR.
 

 
Olá. As permissões no Brasil para edições na Wazeopedia  estão definidas para editores nível 3+. Sinta-se à vontade em contribuir enviando sugestões neste tópico, em um tópico novo, via mensagem ou diretamente para seu mentor 😉
Abraços
 
alexnrocha
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1856
Has thanked: 536 times
Been thanked: 1052 times
Send a message

Post by brepilef
Existe algum controle de todas as paginas?

Poderia fazer uma planilha para controlar o progresso e saber quais já foram revisadas, ou fazer algo similar ao Raid que tivemos a um tempo atras onde todas as paginas foram exportadas para um doc e cada um fazia os comentários que achavam pertinentes. Ao final um grupo menor poderia fazer a atualização da Wazeopedia considerando os comentários gerais do pessoal.
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times
Send a message

Post by brepilef
Fala pessoal,

cai numa pagina sem tradução com simbolo de em construção: https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... cionamento

Alem disso notei que os links que temos no post inicial não levam a nenhuma lista de paginas não traduzidas.

Ja existe um processo de tradução em andamento, ou posso começar a tradução da pagina?
brepilef
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 409
Has thanked: 243 times
Been thanked: 178 times
Send a message

Post by f3k1_
Bom dia. Item 7.2 de Locais da Wazeopedia, essa imagem tem no campo website o prefixo "http://www" . Poderiam alterar a imagem pois já foi citado na comunidade que não é obrigatório e dá certo sem. Exemplos: petrobras.com.br magazineluiza.com.br havan.com.br
f3k1_
Posts: 53
Has thanked: 9 times
Been thanked: 5 times
Send a message

Post by felipeavilis
Bom dia!!!

Estou sendo mentorado e durante meus estudos me deparei com essa página que está faltando traduão.

https://www.waze.com/wiki/Brazil/index. ... cionamento

Não quero ser chato, é apenas uma observação que notei durante a leitura.
felipeavilis
Area Manager
Area Manager
Posts: 14
Been thanked: 2 times
Send a message
Felipe Avilis
---
Ex-Uber e apaixonado pelo Waze
Wazer desde 2012