Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Fato ou Fake? As Lendas do Waze

Post by paulogustavoPI
Muitas vezes nos deparamos com situações que lembram velhas regras que não sei (sinceramente) se ainda fazem sentido.

Sugiro que "Fato ou Fake?" seja o tema de um painel específico num próximo meetup, de preferência com a participação do staff.

Vou começar colocando aqui alguns exemplos tirados de minha cabeça, mas vocês podem continuar abaixo.

Isso aqui é um brainstorming, então não vale ficar mangando das sugestões dos outros, porque podem ser a dúvida de outra pessoa.

Podemos, depois, fazer uma votação para eleger aquelas perguntas que merecem ser incluídas no painel. O que acham?

IMPORTANTE: AS AFIRMAÇÕES ABAIXO PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. NÃO ESTOU FAZENDO JUÍZO DE VALOR.

1) Mapear as vias de um estacionamento consome muitos recursos do Waze mas não traz nenhum benefício ao wazer.

2) Retorno com menos de 16 metros não será sugerido para rotas, então é necessário afastar os segmentos.

3) Colocar o nome da cidade em vias distantes do núcleo urbano desloca o centro geométrico do município.

4) Praças arborizadas devem ser representadas como área verde.

5) A lista de abreviaturas da Wazeopedia é apenas exemplificativa, pois o TTS aceita outras que não estão lá.

6) Ao mudar o sentido de um segmento, é obrigatório verificar os revcons para evitar quebras de rota.
 
7) Rotatórias não devem ser representadas se forem muito pequenas ou se forem usadas como cruzamentos comuns.

8) O nome principal de uma via deve ser sempre aquele que consta na placa de rua.

9) Segmentos sem nome que levam a um place podem ter o nome do destino (Acesso para, Estrada para).

10) Places do tipo área não devem ser sobrepostos às calçadas.

11) A divisão de vias exige separação física ou marcas de canalização (em vias de mão dupla, faixas de desaceleração, faixas exclusivas, rotatórias etc.).

12) Vias do tipo "Trilha 4x4 / Off-road" não precisam ser marcadas como "Não pavimentado".

13) Segmentos que servem apenas como retorno devem ser nomeados como "Retorno".

14) Um place deve ser representado por área sempre que seu contorno for visível na imagem de satélite.

15) Não é necessário colocar nome em estacionamentos sem nome, para não poluir o mapa.

16) Abreviaturas oficiais devem ser usadas sempre, porque as telas dos celulares são muito pequenas.

 
edit: novos itens abaixo:
 
17) Se uma rodovia passa por dentro de uma cidade, é obrigatório encontrar um percurso interno oficial para conectar as pontas.

18) Todos os logradouros batizados com nomes próprios de pessoas mortas que estejam em língua portuguesa devem ser atualizados conforme a regra ortográfica vigente (ex. Pompeia, Bocaiuva, Sérgio, César, Válter, Porto).

19) Se uma estrada não tem nome, devo colocar o nome do local de destino ("Estrada para Povoado Tal").

20) Não tem problema colocar a categoria de rodovia federal em segmento com nome de rodovia estadual.

21) Devemos continuar ajustando os ângulos dos cruzamentos milimetricamente até conseguir a instrução correta, ferramenta para editar instruções de rota é só pra casos excepcionais.

22) As vias devem estar alinhadas com as imagens de satélite. 

23) Os segmentos devem ter o mínimo de nós possíveis, para não sobrecarregar o sistema.

24) Na zona rural, é proibido traçar vias parecidas com outras já existentes.

25) Se eu forçar um só número de casa fora de ordem, toda a interpolação da via se perderá.


Sugestões de @mikemachado:

26) Novos radares só podem ser colocados no mapa quando estiverem aferidos no INMETRO e multando oficialmente (antes disso, apenas como falsos)

27) A velocidade colocada na via influencia no algoritmo de rotas.

28) google vai fechar o waze para ficar só com o maps.  8-)


Sugestões de @LeoGregol :

29) Nós excessivos no segmento prejudicam a preferência do roteamento

30) Números fora de progressão na numeração não interferem na pesquisa

31) O Waze usa como sugestão de resultado servidores não confiáveis

32) Os editores são remunerados :lol:


Sugestões de @Augusto_NH :

33) Rotatórias não devem ser representadas se a preferencial não for sempre de quem estiver circulando nelas.

34) Não devo cadastrar o nome da cidade em vias rurais dentro do município.

35) Não se deve dividir um segmento para indicar mudança de velocidade máxima.


Sugestões de @romulo-nunes :

36) Rotatórias precisam ter o formato de círculo.

37) Não importa se a UR está aberta e inativa há 15 dias, se um colega está tratando é ele quem deve encerrá-la.

38) Rua estreita é aquela em que, se um carro estiver estacionado, vai comprometer fluxo de veículos.

39) Todas as rodovias Estaduais e Federeais, asfaltadas ou não, precisam estar conectadas a outras da mesma categoria (ou superior).

40) Rodovias Estaduais e Federais não asfaltadas não precisam do alerta de faróis ligados ativo.


Sugestões de @VitorGoiabeira :

41) Se uma via começa e termina no mesmo segmento de via, eu tenho que segmentar essa segunda via para não dar erro. (No script fica azul, tenho que segmentar)
 
 
  ACRESCENTE ABAIXO AS SUAS SUGESTÕES. DEPOIS VOU CONCATENAR TUDO AQUI NESTE POST INICIAL.
 
 
 
 
 
 
 
 
paulogustavoPI
State Manager
State Manager
Posts: 745
Has thanked: 671 times
Been thanked: 305 times

POSTER_ID:16836582

1

Send a message
Last edited by paulogustavoPI on Tue Jun 20, 2023 1:03 pm, edited 11 times in total.

Post by Augusto_NH
Rotatórias não devem ser representadas se a preferencial não for sempre de quem estiver circulando nelas.

Não devo cadastrar o nome da cidade em vias rurais dentro do município.

Não se deve dividir um segmento para indicar mudança de velocidade máxima.
Augusto_NH
Posts: 249
Has thanked: 21 times
Been thanked: 9 times
Send a message

Post by LeoGregol
Nós excessivos no segmento prejudicam a preferência do roteamento
Números fora de progressão na numeração não interferem na pesquisa
O Waze usa como sugestão de resultado servidores não confiáveis
Os editores são remunerados :lol:
 
 
LeoGregol
Beta tester
Beta tester
Posts: 258
Has thanked: 205 times
Been thanked: 145 times
Send a message
https://s.waze.tools/c4.png
Eu não sei, eu tô chegando agora

Post by MauricioCGB
VitorGoiabeira wrote: Wed Nov 17, 2021 2:28 pm Se uma via começa e termina no mesmo segmento de via, eu tenho que segmentar essa segunda via para não dar erro. (No script fica azul, tenho que segmentar)

 
Se não segmentar pode ter problema de rotas. 
Pelo que sei isso ainda ocorre.
 
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 6072
Has thanked: 849 times
Been thanked: 924 times
Send a message

Post by mikemachado
Eita!!! Em primeira vista só quero dar os parabéns!!! Eu curti para caramba esse post!!! 




Hey Mauro! @BellVillense !!!  Bora colocar isso como uma das atividades do MEGA MEETUP BRAZIL em 21/11???? ( Galera, coloquem na agenda aí que semana que vem devem liberar as inscrições!!!)


E reforço o pedido: Sem respostas aqui!! Apenas as LENDAS DO WAZE!!!



 
 
 
 
mikemachado
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 1586
Has thanked: 956 times
Been thanked: 2979 times
Send a message
Michel Machado
--
Tentando deixar um tijolo na construção da comunidade!


Fanpage Waze RS

Post by mikemachado
xx) Novos radares só podem ser colocados no mapa quando estiverem aferidos no INMETRO e multando oficialmente (antes disso, apenas como falsos)

xx) A velocidade colocada na via influencia no algoritmo de rotas.

xx) google vai fechar o waze para ficar só com o maps.  8-)
 
 
mikemachado
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 1586
Has thanked: 956 times
Been thanked: 2979 times
Send a message
Michel Machado
--
Tentando deixar um tijolo na construção da comunidade!


Fanpage Waze RS

Post by paulogustavoPI
Se uma rodovia passa por dentro de uma cidade, é obrigatório encontrar um percurso interno oficial para conectar as pontas.

Todos os logradouros batizados com nomes próprios de pessoas mortas que estejam em língua portuguesa devem ser atualizados conforme a regra ortográfica vigente (ex. Pompeia, Bocaiuva, Sérgio, César, Válter, Porto).
 
paulogustavoPI
State Manager
State Manager
Posts: 745
Has thanked: 671 times
Been thanked: 305 times
Send a message

Post by paulogustavoPI
Se uma estrada não tem nome, devo colocar o nome do local de destino ("Estrada para Povoado Tal").
paulogustavoPI
State Manager
State Manager
Posts: 745
Has thanked: 671 times
Been thanked: 305 times
Send a message

Post by paulogustavoPI
Não tem problema colocar a categoria de rodovia federal em segmento com nome de rodovia estadual.

Devemos continuar ajustando os ângulos dos cruzamentos milimetricamente até conseguir a instrução correta, ferramenta para editar instruções de rota é só pra casos excepcionais.

As vias devem estar alinhadas com as imagens de satélite. 
paulogustavoPI
State Manager
State Manager
Posts: 745
Has thanked: 671 times
Been thanked: 305 times
Send a message

Post by paulogustavoPI
Os segmentos devem ter o mínimo de nós possíveis, para não sobrecarregar o sistema.

Na zona rural, é proibido traçar vias parecidas com outras já existentes.

Se eu forçar um só número de casa fora de ordem, toda a interpolação da via se perderá.



 
 
paulogustavoPI
State Manager
State Manager
Posts: 745
Has thanked: 671 times
Been thanked: 305 times
Send a message
Last edited by paulogustavoPI on Tue Jun 20, 2023 1:04 pm, edited 1 time in total.