Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Largura de Faixa

Post by CleitonCasarotto
Pessoal temos uma nova funcionalidade no WME e chama-se "Largura de Faixa" a primeira vista parece a mesma coisa que a "Orientação por Faixas" que já esta no WME, mas, não é.(Tá bom, sei que a maioria de vocês nem era nascido, mas, como diz um amigo meu "vocês que lute" da um Google ai e vejam a propaganda)
Denorex.jpg
(22.67 KiB) Downloaded 319 times
 
Para que serve?
A largura de faixa vai auxiliar a aprimorar o funcionamento do Falcon Snapper que melhorou muito o posicionamento do Waze em vias paralelas e com mais esse recurso ficará ainda melhor.


Como funciona?
Em vias em forma de Y ou saídas de rodovias e similares onde a pista se divide em 2 ou mais e também em vias paralelas leva um tempo para o Falcon identificar com certeza em qual delas você está justamente porque ele não tem a informação da quão larga é essa via, então, dando essa informação ele pode nos posicionar no mapa mais rápido aprimorando o tempo de recalculo caso não tenhamos seguido a rota dada pelo Waze.
via larga.jpg
(63.61 KiB) Downloaded 323 times
Quando usar?
Vias paralelas próximas, nos segmentos em que as vias se mantiverem próximas (não precisa por na via toda)
Bifurcações em Y ou saídas de rodovias e similares sempre lembrando de por nos 3 segmentos que formam esse tipo de junção. 


Tá, mas como vou incluir isso no WME?
Vamos lá no passo a passo

1 - Alinhe o melhor possível os segmentos com os traços GPS (muito importante para o funcionamento do Falcon)
alinhamento1.jpg
(102.66 KiB) Downloaded 318 times
alinhamento2.jpg
(106.93 KiB) Downloaded 316 times
 
  
2 - Clique no segmento e verá que a aba Faixas vai ter mudado o nome para Faixas & Largura da Faixa, clique nela
1.jpg
(348.78 KiB) Downloaded 314 times
 
3 - Clique em Largura da Faixa
2.jpg
(333.44 KiB) Downloaded 359 times
 
4 - Conte quantas faixas tem no início do segmento (tá ai a grande diferença entre Faixas, que é contada no fim do segmento quantas são e Largura de Faixas que é contada no começo) e adicione ao campo. Quanto a largura efetiva da faixa (medida) podem deixar como padrão mesmo a não ser que tenham essa informação, mas não precisa ir lá medir elas ta?
3.jpg
(310.6 KiB) Downloaded 312 times
 

Importante 
Devemos por essa informação nos 3 segmentos que fazem parte da junção em Y, isso é essencial para o bom funcionamento do Falcon
4.jpg
(116.08 KiB) Downloaded 356 times
 
 
Importante 2
Devo dividir segmentos para ajustar a largura e quantidade de faixas como por exemplo em pedágios? Não

Novamente nos foi reforçado o pedido para evitar dividir segmentos para esses ajustes, não é necessário, podem ficar tranquilos.
Num futuro "soon do Waze" teremos novidades que resolverão essas questões sem necessidade de dividir segmentos.


Importante 3
Não importa se o segmento começa com 3, aumenta para 4 e termina com 1, o que vamos usar é com quantas faixas ele começa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times

POSTER_ID:16633295

1

Send a message
Last edited by CleitonCasarotto on Tue Nov 30, 2021 12:55 pm, edited 1 time in total.

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by antigerme
Cleiton,

Será que este script ajuda?
viewtopic.php?t=149535

O Gonçalo de PT que deu a dica.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
CleitonCasarotto wrote: Mon Dec 06, 2021 7:09 pm
antigerme wrote: Mon Dec 06, 2021 1:49 pm Cleiton,

Será que este script ajuda?
viewtopic.php?t=149535

O Gonçalo de PT que deu a dica.



 
Olha André tenho meu receio do uso de scripts, prefiro fazer na unha como se dizia antigamente, mas, fica a critério de cada um, se julgarem que é bom e que não tem perigo de ficar coisa errada com seu nome no mapa, fiquem a vontade.


 
Demorei mas voltei.  ;)

Veja o script, basicamente ele ajuda no cálculo das faixas. Poderia instalar e avaliar para ver se ajuda?

PS.: eu mesmo é que não vou fechar o trânsito de vias para puxar uma fita métrica e medir :P
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by asileu
Olá Cleiton,

Posso estar enganado, mas como a ferramenta visa nos solicitar dados de largura, parece que o foco é informar o que acontece próximo à junção. Desta forma, a regra de considerar a largura inicial do segmento não se aplica ao segmento imediante anterior a junção.  Para este segmento restaria informar a largura no seu fim.

Por exemplo:

A: Largura no fim do segmento.
B: Largura no início do segmento.
C: Largura no início do segmento.
4.jpg
(118.74 KiB) Downloaded 267 times
 

Seria isso? Obrigado
 
 
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message

Post by CleitonCasarotto
Um pequeno esquema para mostrar aproximadamente o que isso vai fazer.
Os círculos vermelhos representam a área onde o Waze não tem certeza de em qual via estamos. 
No primeiro exemplo é como está hoje. O Waze considera as duas vias com o mesmo tamanho, já no segundo a via de saída a direita foi informada que tem apenas uma pista e a via principal duas.
Pronto agora o Waze sabe aproximadamente as larguras e pode diminuir bastante a área de imprecisão.
1.jpg
(374.88 KiB) Downloaded 260 times
 
 
 
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by CleitonCasarotto
asileu wrote: Tue Nov 30, 2021 8:37 pm Olá Cleiton,

Posso estar enganado, mas como a ferramenta visa nos solicitar dados de largura, parece que o foco é informar o que acontece próximo à junção. Desta forma, a regra de considerar a largura inicial do segmento não se aplica ao segmento imediante anterior a junção.  Para este segmento restaria informar a largura no seu fim.

Por exemplo:

A: Largura no fim do segmento.
B: Largura no início do segmento.
C: Largura no início do segmento.4.jpg
 

Seria isso? Obrigado
 
 

 
Olá, tudo bem?

Não, nos foi pedido para considerar sempre a quantidade de faixas no inicio do segmento. Entendo seu raciocínio mas, por algum motivo que não nos falaram, pediram que seja feito dessa forma.
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by CleitonCasarotto
IdomarCerutti wrote: Thu Dec 02, 2021 9:36 am Cleiton
Sobre o número de faixas quando temos faixa de redução de velocidade, como esse exemplo, no início do segmento são 2 faixas, no ponto de conexão temos 3 faixas, no meu entendimento devemos setar com 3 faixas.
É isso?3faixas.JPG
 Segue PL do local
https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =345746157
 
 
 
 

 
Não Idomar, esse é o mesmo caso que respondi antes, considere o inicio do segmento, no caso 2 faixas
 
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by CleitonCasarotto
antigerme wrote: Mon Dec 06, 2021 1:49 pm Cleiton,

Será que este script ajuda?
viewtopic.php?t=149535

O Gonçalo de PT que deu a dica.

 
Olha André tenho meu receio do uso de scripts, prefiro fazer na unha como se dizia antigamente, mas, fica a critério de cada um, se julgarem que é bom e que não tem perigo de ficar coisa errada com seu nome no mapa, fiquem a vontade.
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by CleitonCasarotto
antigerme wrote: Sun Dec 19, 2021 5:40 pm
CleitonCasarotto wrote: Mon Dec 06, 2021 7:09 pm
antigerme wrote: Mon Dec 06, 2021 1:49 pm Cleiton,

Será que este script ajuda?
viewtopic.php?t=149535

O Gonçalo de PT que deu a dica.




 
Olha André tenho meu receio do uso de scripts, prefiro fazer na unha como se dizia antigamente, mas, fica a critério de cada um, se julgarem que é bom e que não tem perigo de ficar coisa errada com seu nome no mapa, fiquem a vontade.



 
Demorei mas voltei.  ;)

Veja o script, basicamente ele ajuda no cálculo das faixas. Poderia instalar e avaliar para ver se ajuda?

PS.: eu mesmo é que não vou fechar o trânsito de vias para puxar uma fita métrica e medir :P

 
Não é necessário mexer na largura André, a menos que a largura seja evidentemente diferente do padrão que já vem no WME. 
A quantia de faixas é mais critica que a largura delas
CleitonCasarotto
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 2649
Has thanked: 231 times
Been thanked: 1184 times
Send a message

Como categorizar e nomear vias
Manual de edição
As Melhores Praticas de Edição

"Quem se coloca acima dos outros, perde a chance de aprender com eles."

Post by IdomarCerutti
Cleiton
Sobre o número de faixas quando temos faixa de redução de velocidade, como esse exemplo, no início do segmento são 2 faixas, no ponto de conexão temos 3 faixas, no meu entendimento devemos setar com 3 faixas.
É isso?
3faixas.JPG
(129.84 KiB) Downloaded 233 times
 Segue PL do local
https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... =345746157
 
 
 
 
IdomarCerutti
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 541
Has thanked: 22 times
Been thanked: 19 times
Send a message