Post Reply

Tipologia a atribuir aos segmentos intermédios de uma estrada

Post by linguasaltitante
Boa noite. 

No seguimento do Meetup PT de ontem – 14.nov.2021 – foram abordados alguns temas em off, entre eles a questão da tipologia a atribuir aos segmentos intermédios de uma estrada constituída por dois segmentos de sentido único e contrários. 

Em concreto, estão em causa os segmentos de inversão de marcha, como são exemplos este e este , e os segmentos de manobra à esquerda, como são exemplos estes  e este

Tipicamente, encontramos estes segmentos definidos ou como “Vias de acesso” ou com o mesmo tipo dos segmentos da via principal aos quais estão conectados. 

Visto não se ter conseguido chegar a um consenso quanto à tipologia a atribuir a este tipo de segmentos, seria útil levar a cabo uma discussão sobre o tema. 

Registo que, de certa forma, poder-se-ão enquadrar no mesmo tema os chamados at-grade connectors, como são exemplo estes e estes. Contudo, a regra para estes parece ser clara e estar bem definida na Wazeopedia (USA), a qual nos diz que a tipologia a atribuir a estes segmentos deve ser igual à tipologia mais baixa a que os mesmos estão conectados. Por esta razão, penso que possa ser dispensado de discussão os chamados at-grade connectors. 

Assim, que vos parece: os segmentos que comecei por enumerar devem ser do tipo “Vias de acesso” ou do mesmo tipo dos segmentos da via principal aos quais estão conectados :?: É possível encontrar aspetos a favor/contra alguma das duas formas de edição :?: 
:roll:
 
Cpm
 
 
 
 
 
 
 
 
linguasaltitante
Map Editor - Level 5
Map Editor - Level 5
Posts: 389
Has thanked: 220 times
Been thanked: 184 times

POSTER_ID:16881988

1

Send a message

Post by BR_AND
Concordo que sejam rampas de acesso. 
Pelas várias razões apresentadas acima.

Chamo atenção que tenho apanhado alguns com erro de rota, isto é não são considerados para rota.

Deixo exemplos
https://pasteboard.co/cbKRzIMyf2x5.png - PL
https://pasteboard.co/KURkJUYcxszT.png - PL

Em ambos eliminei os segmentos de ligação, eliminei os pontos nos segmentos principais, e criei novo segmento...
 
BR_AND
Map Editor - Level 4
Map Editor - Level 4
Posts: 72
Has thanked: 28 times
Been thanked: 29 times
Send a message
Last edited by BR_AND on Tue Nov 16, 2021 11:15 am, edited 1 time in total.

Post by BR_AND
Aproveitando os exemplos do @Hugo_Moreira acrescento mais alguns.

Exemplo 1 - Inversão de marcha para os 2 sentidos - PL


Exemplo 2 - Cruzamentos de ruas secundárias / principais - Ex. 2.1 PL | Ex. 2.2 PL

Exemplo 3 - Outros cruzamentos - PL + PL


Ou então invertendo o assunto. Onde não utilizar "Via de Acesso" nos segmentos intermédios de uma estrada
 
BR_AND
Map Editor - Level 4
Map Editor - Level 4
Posts: 72
Has thanked: 28 times
Been thanked: 29 times
Send a message

Post by Hugo_Moreira
Estes segmentos, penso que se enquadrarão nas excepções que a Wazeopedia dos USA também aponta:

Median U turn intersection (MUTI)The median crossing segments in a median U turn (aka "Michigan left") intersection should be set to the  Ramp  type.


e estes igualmente, numa destas categorias:
Restricted crossing U turn (RCUT) intersection: The median crossing segments in a Restricted crossing U turn (aka "Jturn" ou Superstreet) intersecion
Displaced left turn (DLT) intersection: The crossover left turn lanes and the resultant elongated right turn lanes in a displaced left turn (or "continuous flow") intersection should be set to the  Ramp  type.



Da mesma forma, o aspecto de segmento rampa fica mais subtil e tem a vantagem de que, mesmo que tenham nome este não irá aparecer na App



Posto isto, penso que haverá mais vantagens em considerar rampa e não com a categoria do segmento onde se originam.
 Lanço entretanto mais um ponto para discussão, que o Paulo Meireles levantou:
Que instruções colocamos e onde, nestes casos? (pegando no exemplo da inversão de marcha)
Mantenha-se à esquerda (ou saia à esquerda) e  depois faça inversão de marcha? Apenas uma delas? e se sim, no primeiro ou no segundo nó?
 
 
Hugo_Moreira
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 839
Has thanked: 480 times
Been thanked: 504 times
Send a message

Post by KarderGomes
Pelas razões explanadas nos posts anteriores e sem quer alongar e repetir o que já foi dito, também concordo a utilização de "vias de acesso", pois não existe a necessidade de dar tanto ênfase visual a este tipo acessos/saídas, apenas que façam o seu papel.

Relativamente ao TTS, numa inversão de marcha, eu considero que o ideal seria o seguinte:
1º nó - "faça inversão de marcha"
2º nó - "nenhuma"


Apenas quero fazer uma ressalva de um ponto que o Uglyduck76 referiu acerca de "quebrar a rota". Atenção que as vias de acesso não quebram rotas, pois o seu nível de "preferência" é bastante alto, eu diria até equivalente a um segmento de autoestrada.
 
KarderGomes
Country Manager
Country Manager
Posts: 103
Has thanked: 61 times
Been thanked: 47 times
Send a message

Post by magviegas
Allow,

Eu não tenho muita experiência para justificar a utilização de um ou de outro, mas o que posso acrescentar é que na minha terra (Brasília, Brasil) sempre usamos um segmento do mesmo tipo de via que está a ligar as duas paralelas.

Lá chamamos de "Retorno" e temos muitos, mas mesmo muitos casos destes. Praticamente a cada algumas centenas de metros temos um segmento de inversão de marcha na maioria das grandes avenidas de Brasília. Nestes segmentos ao invés de dar o nome das ruas ou avenidas que ligam, tem sempre o nome "Retorno" e eles tem isso bem definido na Wazeopedia local: https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... s#Retornos 

Claro que pode ou não fazer sentido no nosso caso, mas fica a informação de como é feito por lá, sempre ajudar ter uma visão diferente.

Se quiserem podem dar uma olha nestes PLs aqui: https://www.waze.com/pt-PT/editor?env=r ... =157337573https://www.waze.com/pt-PT/editor?env=r ... =157338982

Abraço!
 
 
magviegas
Posts: 18
Has thanked: 3 times
Been thanked: 6 times
Send a message

Post by olivetreePT
É sem duvida um bom tema. Para ser claro e conciso neste tema, justifico o meu ponto de vista podendo até enquadrar todos os exemplos aí mencionados com o seguinte:

 - Por norma são segmentos que não têm nome ou a ter, têm a designação "acesso", logo é o mais adequado.- Em todos os casos esse segmento liga algo a algo, logo segue o conceito de e "acesso" que é usado em todas as outras situações.
-Ajuda no TTS, quando se trata numa edição simples e standart de ângulos normais e ditos cruzamentos "normais" 
- Todos eles são zonas de atravessamentos, ou zonas de manobra, ou até de auxilio a manobra.
- Em suma, e para concluir, costumo dizer em caso de dúvida, que estes segmentos são todos aqueles que servem de apoio a uma manobra.  Se usar esta última expressão é fácil de perceber o que  deve e não deve ser catalogado como "acesso" 

Aguardarei mais opiniões para que se possa chegar a um consenso final, estando aberto a mais pontos de vista. 
 
 
 
 
olivetreePT
Waze Local Champs
Waze Local Champs
Posts: 65
Has thanked: 52 times
Been thanked: 36 times
Send a message

Post by Uglyduck76
Boas.
Na minha opinião, que vai de encontro aos comentários anteriores, a solução mais indicada seria a rampa de acesso, já que efetivamente é um acesso.
Alternativamente, a ser do tipo de estrada, julgo que fará mais sentido ser do tipo da estrada de destino. Se estamos numa nacional e há uma ligação apenas para uma secundária, essa ligação deveria ser secundária, tornando inclusive o mapa mais legível em no WME. Se essa ligação permitir também a inversão na nacional, então já fará sentido ser do tipo nacional, para não quebrar rota de quem precise de fazer inversão de marcha na nacional.
Seja de um tipo ou de outro, importante será definir e documentar regras para a criação desses at-gride connectors. Já vi cá na tuga cruzamentos que têm uns 12m de ponta a ponta e tem um pé de galo para acessos.
Pelo que o linguasaltitante me disse em tempos (espero ter percebido bem   ) só se deve separar caso a distancia entre nós seja de pelo menos 15 metros(ou seriam 20M?  ), o que para um pé de galo implica o cruzamento ter pelo menos 30 metros. 
Como se viu com as lanes no meetup, Portugal é um bom exemplo para case study, portanto venham de lá mais opiniões para se chegar a consenso. 
 
Uglyduck76
Map Editor - level 3
Map Editor - level 3
Posts: 12
Has thanked: 2 times
Been thanked: 21 times
Send a message