Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by patajones
jennerjcruz wrote:Pessoal,

O Waze é uma ferramenta maravilhosa, mas que requer a colaboração dos usuários para ser usável. Assim, estou crianso este tópico para podermos tirar nossas dúvidas sobre como editar os mapas de forma mais uniforme.

Trabalhando juntos e de forma mais uniforme, teremos um mapa bem melhor.

Meu nome é Jenner e comecei a editar os mapas do Waze faz algumas semanas, quando me tornei um dos area manager da região de São José dos Campos (SP). Sou engenheiro aeronáutico do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), turma 1987, desenvolvedor de software por mais de 15 anos, usuário de GPS desde de 2001 (nos EUA), colaborador para os mapas Navteq (GPSs Garmin e Airis) e atualmente empresário na construção civil. Para contato, meu e-mail é jennejcruz@gmail.com e meu Skype é jennerjcruz1.
Olá
Seja bem-vindo, muito bom termos pessoas com bagagem aqui. Em 1987 eu provavelmente ainda estava aprendendo a fazer equações do 1º grau;
Já havia visto seu tópico, parecido com esse, no fórum antigo. Estamos em um momento de grande mudanças do projeto Waze aqui no Brasil e, acho eu, que no mundo todo. Com a nova versão do app, novo basemap cobrindo as pequenas cidades do Brasil e bagunçando as grandes, expansão do Wiki Brasil, vinda do Uri, primeiros Waze Champs / Moderadores Brasileiros e etc.
Muitas edições que vê no ar hoje foram feitas automaticamente pelo waze quando do merge com o basemap. Então, se a ultima atualização é anterior a Julho/2012, não tente entender o porque está daquele jeito.
Sugiro que quebre as discussões em mais tópicos procurando que em cada tópico, no final da discussão, seja possível adotarmos alguma medida simples, seja ela qual for, para resolvermos ou diminuirmos o problema.
jennerjcruz wrote: Para que possamos trabalhar de forma realmente produtiva, sugiro que nos esforcemos para entender e seguir o manual de edição de mapas do Wiki. Assim, um não irá refazer o trabalho do outro. Em particular, eu gostaria de destacar os seguintes links (em Inglês, pois nem tudo está traduzido e bem para o Português) e conteúdos:

1. A página básica do manual do editor de mapas: http://www.waze.com/wiki/index.php/Map_ ... ing_Manual
A partir deste link, se tem acesso a todas as pãginas importantes sobre edição de mapas.
Manual:
acho que o antigerme já havia fala isso no fórum portuga, mas não custa repetir: Não temos Manual Oficial do Waze (particularmente, acho uma falha do projeto) As páginas em inglês são um pouco mais confiáveis, porque tem muito mais usuários contribuindo, assim como é a wikipedia. Entretanto existem especificidades brasileiras que teremos que discutir e colocar na nossa wiki brasileira. Isso foi explicado pelo Uri na sua visita ao Brasil.
Agora, referencia ao wiki é legal, já li a wiki em outras línguas, li a Wiki Brasil, mas quando você menos espera alguém muda a página do wiki e sua referência fica caduca.
jennerjcruz wrote: 2. Melhores práticas para edição de mapas: http://www.waze.com/wiki/index.php/Best ... g_practice
As diretrizes básicas são SIMPLICIDADE, classificar corretamente os segmentos de vias e reter as informações coletadas. Em particular, destaco o seguinte texto: "It is not a goal to model the physical roadway lane-by-lane. Doing so often leads to unnecessary complexity--which means a cluttered map, confusing verbal directions, and lots and lots (and lots!) of extra map maintenance." De acordo com as normas do Waze, uma via com várias faixas (lanes) no mesmo sentido e sem barreira física entre elas deve ser representada como uma linha única. Também tomem cuidado em não apagar segmentos, pois corre-se o risco de serem perdidas informações importantes e complicadas de se obter, como a numeração dos imóveis que fazem frente para a via.
Simplicidade
aproveitei esse merge com o basemap para dar uma simplificada aqui no meu bairro, "excluindo" algumas "duplicações" já que informações de trânsitos das vias foram "zerada".
Falando nisso, essas informações estão no Wiki Brasil? [nota mental: verificar WIKI]
jennerjcruz wrote: 3. Uso de conectores entre vias:
http://www.waze.com/wiki/index.php/At-Grade_Connectors
O Waze recomenda que conectores entre vias não sejam usados em algumas situações, para manter a simplicidade do sistema e dos mapas, uma vez que não é objetivo do sistema modelar as vias faixa por faixa.
Conectores
Não entendi. No link fala sobre o tipo das vias para conectores em nível.
jennerjcruz wrote: 4. Classificação de vias:
http://www.waze.com/wiki/index.php/Map_Legend e http://www.waze.com/wiki/index.php/Road_Types_%28USA%29
As diretrizes nesta página são para vias americanas. Há uma tradução brasileira ligeiramente diferente do original. HÁ MUITO A EVOLUIR NA CRIAÇÃO DE UM PADRÃO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE VIAS. O padrão que criarmos deve estar alinhado com o Waze, por isso nossa criatividade será limitada. Pela minha interpretação do original em Inglês (posso estar errado), temos:
a) Vias intermunicipais com entradas e saídas por meio de rampas de aceleração e desaceleração, sem ruas perpendiculares, sem semáforos e com ou sem pedágios: freeways. Exemplos: Rodovias Dutra e Carvalho Pinto. (A tradução brasileira exclui muitas rodovias duplicadas de acesso controlado, por não as acharem importantes: eu acho errado...)
b) Ruas e avenidas de cidades, urbanas, com intersecções e de grande importância para o trânsito: primary streets. Inclui grandes avenidas e ruas.
c) Ruas e avenidas de cidades, urbanas e com intersecções, mas sem grande importância para o trânsito: streets. Pode incluir avenidas também. O editor do manual nos orienta a não se apegar ao título da via, mas sim levar em conta o tipo de uso real da via.
d) Estradas intermunicipais, duplicadas ou não, importantes, mas que não se enquadram no item a): major highways. Exemplo: algumas pistas laterais de freeways, diversas rodovias federais de pistas simples.
e) Estradas intermunicipais de menor importância: minor highways.
f) Vias municipais / urbanas com entradas e saídas por meio de rampas de aceleração e desaceleração, sem ruas perpendiculares e sem semáforos: major highways. Exemplos: Av. 23 de Maio (SP).
Classificação
Boa discussão, acho que ainda temos muito que amadurecer nela. Já criei um tópico sobre ela no fórum centro-oste que rendeu boas discussões, sugiro que crie outro, nesse fórum já colocando os erros mais comuns, com permalink e sugestões de alteração no Wiki Brasil, tabelas de refêrência e etc.. que vai "bombar". Não vou nem começar a discutir isso aqui nesse post, se não ele sozinho vai explodir o tamanho da pagina.
jennerjcruz wrote: 5. Como fazer junções (cruzamentos):
http://www.waze.com/wiki/index.php/Junction_Style_Guide
Dêem uma lida na parte de ângulos entre vias e "how complex should ramps be". A ideia é que nem tudo seja detallhadamente representado para simplificar manutenção, visualização no aplicativo, instruções por voz etc. Destaco o seguinte texto: "The primary goal should be to represent things as simply as possible and only introduce complexity to deal with an issue". Por favor dê atenção a correta utilização de níveis. Segmentos de vias na mesma altura da região circundante devem ter todos nível 0 (zero). Vias elevadas (como o Minhocão de SP) devem ter nível maior que 0. Passagens sob outras pistas, abaixo da altura da região circundante, devem ter nível menor que 0. Tomem especial atenção com a sobreposição de segmentos de vias que estão no mesmo nível e que, portanto, se cruzam. Nesta situação, vc pode fazer uma junção entre os segmentos e determinar as conexões permitidas (curvas para direita e esquerda, por exemplo). Se vc não criar a junção, os veículos não poderão mudar de direção quando os segmentos se cruzarem. Falando em junções e conexões, grande parte das junções em ruas bimanas de cidades menores estão com as conexões proibidas, impedindo o Waze de traçar rotas. Para que o navegador funcione como esperado, todas as conexões não proibidas devem estar permitidas em todas as junções.
Junções
não conhecia essa pagina. ela tá ficando bem legal. Perceba que ela foi criada em 01/08 e já teve mais de 100 edições em 20 dias. Boa candidata para uma futura tradução para o português
jennerjcruz wrote: 6. Como nomear vias. Há uma página a respeito para vias nos EUA: http://www.waze.com/wiki/index.php/How_ ... name_roads
A ideia básica é NUNCA abreviar os nomes das vias, incluindo títulos de logradouros, tais como Rua e Avenidas, EXCETO quando as abreviações forem expressamente permitidas pelo Waze. O sistema deve reconhecer as abreviações para poder falá-las corretamente. FALTA UM PADRÃO BRASILEIRO HOMOLOGADO PELO WAZE. Outra coisa ainda não implementada por nós no Brasil é a correta nomenclatura de rampas, usando os nomes das placas colocadas nas entradas e saídas das vias expressas e os números de saída quando existirem. Mapas mais maduros, como o Navteq, já fazem isso aqui no Brasil e é uma diretriz do Waze também.
Nome das Vias
Outro assunto que já discutimos bastante aqui no fórum.
Champs, acho que devemos ter um tópico fixo sobre Abreviaturas e uma página especifica no Wiki sobre isso. jennerjcruz, esse "nunca" e "expressamente" temos que discutir também, fica para um tópico específico sobre isso.
Quanto aos nomes das saídas, sugiro que crie um tópico sobre isso, jennerjcruz, informando como é esse padrão da Navteq para avaliarmos. O que temos no Waze é o do Wiki INTL que é o padrão norte americano que não vejo como pode ser aplicado aqui.
jennerjcruz wrote: Se houver alguma dúvida (de leitura em Inglês, por exemplo), ou se nossas interpretações divergirem, por favor usem este tópico para que possamos alinhar nossos procedimentos. Vamos melhorar muito nossa produtividade desta forma.

Aguardo feedback.

Abraços, Jenner.
Mais uma vez, dou-lhe as boas vindas e espero discutir com você mais vezes.
Sugiro novamente que quebre os assuntos em mais tópicos para que possamos nos aprofundar mais em cada um.
Abraços
patajones
Posts: 178
Has thanked: 2 times
Been thanked: 43 times
Send a message

Post by patajones
Tchelow wrote:Estamos traduzindo o guia rápido de edição de mapas e fiz uma nota aqui pra mim criar algo sobre abreviações depois. Vou abrir um tópico para falarmos sobre Wiki.

Abraços,
tem isso também . Esqueci-me de comentar.


Sent using Tapatalk
patajones
Posts: 178
Has thanked: 2 times
Been thanked: 43 times
Send a message

Post by patajones
jennerjcruz wrote:O padrão NAVTEQ para nomenclatura de RAMPS é o mesmo usado nas páginas do Wiki em Inglês. É um padrão bem consagrado. Veja em http://www.waze.com/wiki/index.php/How_ ... n-ramps.29.

RAMPS devem ser nomeadas pelas placas associadas às mesmas. Por exemplo: se uma RAMP é a SAÍDA 148 de uma FREEWAY, então esta RAMP deve ser nomeada como "SAÍDA 148" e não como "acesso para a Avenida XYZ". É muito mais fácil para o usuário ter o nome da RAMP casado com o texto da placa.
Não sei como está atualmente em SP, mas aqui no DF não existe nenhuma saída com nome nas dezenas de estradas que temos aqui. Porisso não consigo encaixar esse padrão com as nossas estradas.
jennerjcruz wrote: Sobre o uso de abreviações, em todos os sistemas de mapas que eu conheço (e eu como engenheiro e usuário já vi vários), a preocupação é a seguinte:
1. Se eu abreviar uma palavra, o TTS (text to speech -- software que lê em voz alta o texto) conhece esta abreviação e consegue pronunciá-la? Isto é, "av." será lido "avê" ou "avenida"? Não adianta nós abreviarmos e depois o TTS não conhecer a abreviação. Logo, é necessário haver uma lista de abreviações homologada / reconhecida pelo TTS do Waze.
2. Se eu abreviar ou omitir uma palavra, o usuário conseguirá ainda assim fazer a pesquisa do endereço? POr exemplo, se a "Avenida Doutor João Guilherme da Silva Santos" for escrita no mapa como "Av. Dr. João Guilherme da S. Santos", o usuário que for pesquisar por "Doutor João Guilherme da Silva Santos" conseguirá encontrar a rua???

Então por isso que NUNCA deve se abreviar sem saber se o software que está pro trás é capaz de processar corretamente a informação. E SEMPRE se deve abreviar quando o software suportar a abreviação. Esta lista de abreviações suportada (homologada é sinômimo de suportada) deve estar punblicada e de fácil acesso a todos os editores. Em outros sistemas que eu já vi, a ideia era sempre digitar de forma não abreviada e o software por trás fazia a abreviação do texto conforme seu conhecimento.
Essa é uma constante preocupação nossa. Mas entenda que a publicação é dada apenas pelo Wiki Brasil (até agora) nas páginas que você já teve acesso, após testes feitos por nós mesmos. Veja tópicos sobre abreviação no fórum velho. Inclusive temos liberdade para solicitar adição de novas abreviações por meio do fórum.
patajones
Posts: 178
Has thanked: 2 times
Been thanked: 43 times
Send a message

Post by patajones
jennerjcruz wrote: SERVICE ROADS são largamente conhecidas no mundo inteiro. O que estou afirmando é que a definição no Waze Wiki brasileiro está errada. As definições no Wikipedia e no Waze Wiki não correspondem à página do Wiki brasileiro, que afirma que SERVICE ROADS são todas as vias definidas como coletoras no CTB. Isso não é verdade. As vias coletoras do CTB são, para todos os efeitos práticos, STREETS no Waze. O conceito de via coletora no CTB é um conceito bem amplo e genérico. Qualquer via que leva trânsito para dentro de um bairro pode ser chamado de coletora. Nas definições americanas, a SERVICE ROAD é uma via defronte a vias maiores que alimenta postos de serviço, centros de compras, condomínios fechados etc, que estariam defronte de uma pista de alta velocidade se não houvesse a SERVICE ROAD. SERVICE ROAD é aquela pista que, após sair de uma grande avenida, passa por dentro num posto de gasolina, por exemplo.
jennerjcruz, eu me confundo bastante nesses conceitos. já tentei relacionar esses conceitos e não consegui. Será que tem como vc fazer uma tabela relacionando as Categorias CTB x Categorias Wiki ?
patajones
Posts: 178
Has thanked: 2 times
Been thanked: 43 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Aguardamos seus permalink, jennerjcruz.


Abraços.


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
[attachment=0]ImageUploadedByTapatalk1345651476.383305.jpg[/attachment"Too many roads not taken"

Estou na duvida...como vocês classificariam estas avenidas? ;)


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message
Attachments

Post by scarlogarcia
Tchelow wrote:
gabrielsena21 wrote:olá,

já tentei a resposta para essa dúvida e achei em inglês, mas pelo que entendi a resposta meio que me mandou fazer e não fazer.

então, eu devo ajustar a rua no editor com a imagem de satélite?
Geralmente sim, mas em algumas regiões os mapas são um pouco "deslocados" e o melhor a fazer é seguir os GPS points.

Abraços,
Eu suponho que o acoramento da imagem de satelite ao nosso mapa é por meio de alguns pontos de GPS.

Algumas regioes vc pode nao ter os pontos de GPS, entao o ajuste seria com o satelite so e somente so.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by Tchelow
Como o André já cobriu muito bem todos os pontos do seu tópico, fica aqui as minhas boas vindas! =)

Quanto ao padrão brasileiro de vias, estamos em contato com o pessoal de Israel e eles nos deram carta branca para padronizarmos do jeito que melhor funcionar nas cidades do Brasil. Como o André informou, há alguns testes de vias ocorrendo em algumas cidades nesse momento.

Com sua experiência, acredito que terá muito a acrescentar a todos! Logo perceberá que nossa comunidade é bem ativa, divertida, responsável e amigável! ;)

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Estamos traduzindo o guia rápido de edição de mapas e fiz uma nota aqui pra mim criar algo sobre abreviações depois. Vou abrir um tópico para falarmos sobre Wiki.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Boa tarde jenner,

Acho que o que acontece é que tu perdeu um grande papo nosso aqui onde nos encontramos com os criadores do Waze e eles nos explicaram claramente o que deveríamos considerar em relação à categorização. Acredito que esse tópico seja um leitura importante para ti.
Apenas para resumir alguma coisa e dar um gostinho, sabemos que os cálculos de rota levam em consideração uma penalidade para sair de uma categorização e ir para outra de nível menor e, mesmo que a categorização de uma via seja claramente Minor Highway (por exemplo), é mais interessante colocarmos como PS para que o Waze forneça mais rotas alteranativas.
Acho que por aí já dá pra ver que existe muito mais nas categorizações que apenas a classificação de tipo de rua com seu nome aparentemente correto.
Espero que isso lhe ajuda a entender um pouco o caminho que já percorremos.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!