Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by hebermc
O problema é que muitos lugares não tem AM. Aqui em Pernambuco por exemplo não vi nenhuma alteração no interior do Estado.

Seria interessante o Waze permitir além de country manager o cargo de state manager. Pelo menos as rodovias principais poderiamos consertar.
hebermc
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1651
Has thanked: 340 times
Been thanked: 582 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Tchelow wrote:1 - Prefiro que mesmo quando as rodovias cruzarem por dentro das cidades, sejam categorizadas, no mínimo, como Minor Highway. Exceções para aqueles que caem para 60 Km/h, que podem ser classificadas como PS, mas mesmo assim, se estiver dentro da malha viária, com faróis e etc e sem Services Roads.
Prezado amigo,

MINOR HIGHWAY não. Posso estar enganado, mas para o Waze MINOR HIGHWAY está abaixo de PRIMARY STREET. Tenho que arrumar um tempo para ler mais do código fonte... Então, se a rodovia entra na cidade, recebe trânsito local e passa a ter cruzamentos em nível baixo limite de velocidade, a rodovia passa a ser PRIMARY STREET neste trecho.

Em termos de Brasil, uma coisa a considerar é o que fazer com as importantes rodovias que são de pista simples. Devem ser MAJOR HIGHWAYS ou MINOR HIGHWAYS? Acho que várias deveriam ser MAJOR HIGHWAYS por uma questão de adaptação a nossa realidade.

Abraços, Jenner.

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Manter espaço sempre depois de abreviação para que o software de busca e o TTS continuem funcionando corretamente.

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Antigerme et alli, vocês têm por acaso o link onde se afirma que MINOR HIGHWAY está acima de PRIMARY STREET? Ou o arquivo fonte onde isso fique evidente? Realmente, apesar de parecer evidente, não estou certo disso por alguns motivos bobos (escolha de cores e largura de linha no editor, exemplo dado na página americana...) Tenho que ainda ler o Monte de arquivos fonte que me foi passado...

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Pessoal,

Vou parar de falar besteira... rs...
Na minha cabecinha inocente, eu imaginava que MINOR HIGHWAY fosse menos importante e mais lenta que PRIMARY STREET. Bem que Antigerme e outros me avisaram do contrário...

O código fonte do aplicativo cliente do Waze versão 2.4 está no link https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/waze ... _2.4.0.zip e há uma página wiki no link http://www.waze.com/wiki/index.php/Source_code. A partir da versão 3.x, o código fonte é fechado. Acredito, porém, que a base é a mesma...

Vamos às conclusões...

Internamente o Waze tem os seguintes tipos de vias para cálculo de velocidade média e penalidades, conforme o arquivo roadmap_types.h:
/* Category: road. */
#define ROADMAP_ROAD_FIRST 1
#define ROADMAP_ROAD_FREEWAY 1
#define ROADMAP_ROAD_PRIMARY 2
#define ROADMAP_ROAD_SECONDARY 3
#define ROADMAP_ROAD_RAMP 4
#define ROADMAP_ROAD_MAIN 5
#define ROADMAP_ROAD_EXIT 6
#define ROADMAP_ROAD_STREET 7
#define ROADMAP_ROAD_PEDESTRIAN 8
#define ROADMAP_ROAD_4X4 9
#define ROADMAP_ROAD_TRAIL 10
#define ROADMAP_ROAD_WALKWAY 11
#define ROADMAP_ROAD_LAST 11
Pelo código acima, a sequência de importância das vias é, como todo mundo sabe, em ordem decrescente:
1. FREEWAY
2. MAJOR HIGHWAY
3. MINOR HIGHWAY
4. RAMP
5. PRIMARY STREET
7. STREET

Mais legal ainda é saber que velocidade média o Waze atribui a cada tipo de via, quando não há dados históricos e nem informação em tempo real. As velocidades médias estão no arquivo navigate_cost.c (o Waze usa metros/segundo internamente...):
switch (cfcc) {
case ROADMAP_ROAD_FREEWAY:
m_s = (float)(100 / 3.6);
break;
case ROADMAP_ROAD_PRIMARY:
m_s = (float)(75 / 3.6);
break;
case ROADMAP_ROAD_SECONDARY:
case ROADMAP_ROAD_RAMP:
m_s = (float)(65 / 3.6);
break;
case ROADMAP_ROAD_MAIN:
m_s = (float)(30 / 3.6);
break;
default:
m_s = (float)(20 / 3.6);
break;
}
Pelo código acima, as velocidades médias por tipo de via, na ausência de dados históricos e de informação em tempo real, é:
1. FREEWAY: 100km/h
2. MAJOR HIGHWAY: 75km/h
3. MINOR HIGHWAY: 65km/h
4. RAMP: 65km/h
5. PRIMARY STREET: 35km/h (parece lento, mas velocidade média urbana é assim mesmo...)
6. STREET: 20km/h

Não confundir velocidade média dada acima com velocidade máxima prevista por tipo de via no CBT.

É muito importante não apagar o segmento de via já existente ao fazer edições, pois as informações históricas de velocidade se perdem. Notem que o tipo STREET é fortemente penalizado no cálculo de rota quando as distâncias são grandes, como em SP. Assim, deve haver uma rede de PRIMARY STREETS interconectada na malha urbana, como se fosse possível navegar pela cidade sem o tipo STREET. Na minha opinião, as vias acima de STREET devem compor pelo menos 15% da malha urbana.

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message
Last edited by jennerjcruz on Sat Sep 01, 2012 1:38 pm, edited 1 time in total.

Post by jennerjcruz
Disse sim. Coloco a mão à palmatória. Tenho tendência a ser cético... rs... Agora me diga: gostou de saber das velocidades médias por tipo de via? Aposto que você não sabia...

Enviado de Galaxy SIII!
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
antigerme wrote:Sobre a velocidade média depois de uma olhada mais abaixo que você vê que tem outra função que a altera e parece algo sobre penalização.
Sim, a velocidade é alterada se houver informação associada ao segmento de via. Aí o aplicativo pega a informação de velocidade, histórica ou em tempo real, do servidor.

As penalidades se sobrepõem ao cálculo de velocidade, para se obter o tempo de percurso. Conforme as opções de navegação do usuário e a distância entre chegada e partida, vias são praticamente excluídas do cálculo de rota pela adição de tempos de penalidade associadas a elas (até 3600 segundos, 1 hora). Há também adicionais de tempo de percurso associado a junções. Por isso, toda junção em nível deve ser corretamente representada. As penalidades, por serem tempos artificiais, são excluídas do tempo de percurso mostrado ao usuário...

Quando você estuda as penalidades no Waze, fica claro que a malha urbana em cidades grandes como SP deve ter uma rede de vias acima de STREET que permita a navegação pela cidade sem o uso do tipo STREET. Essa rede deve estar toda interconectada para funcionar corretamente. A fração de vias acima de STREET, sugiro que seja em torno de 15% (chute).

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Sim, a porcentagem de vias superiores a STREET que eu chutei é apenas um chute. Pode ser muito maior, ou algo na ordem de 10%. Depende muito... O melhor seria eu ter dito que não há uma porcentagem ótima para vias superiores, que depende caso a caso, para garantir o escoamento do trânsito em cada malha urbana.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message
Last edited by jennerjcruz on Mon Sep 03, 2012 4:59 pm, edited 1 time in total.

Post by jennerjcruz
Obrigado pelo feedback de todos.

Hoje eu acredito que a melhor forma de classificar vias seja pela velocidade média que se pode desenvolver nelas em condições normais de tráfego, levando em conta o tempo perdido em cruzamentos (acelerações e paradas). Assim, dada a velocidade média da via, podemos dar exemplos de suas características físicas.

FREEWAY é uma via com velocidade média de 100km/h. Isso só acontece em vias com acesso controlado por rampas e sem cruzamentos em nível.

MAJOR HIGHWAY é uma via onde a velocidade média em condições normais de tráfego, incluindo tempo perdido em cruzamentos, seja em torno de 75km/h. Não devemos nos preocupar com o número de faixas da via, mas sim com a velocidade média da via. Uma rodovia federal ou estadual de pista simples pode ser uma MAJOR HIGHWAY. Uma via com cruzamentos em nível não consegue ser uma MAJOR HIGHWAY pois sua velocidade média será baixa.

Na cidade de SP, MAJOR HIGHWAY é a pista expressa da Marginal do Tietê e Pinheiros. Como as vias expressas das Marginais se conectam com importantes FREEWAYS, elas podem ser FREEWAY também.

MINOR HIGHWAYS são vias com velocidade média de 65km/h. As pistas central e lateral das marginais, com 65km/h, são um exemplo. As avenidas 23 de Maio com Rubem Berta em SP, grandes avenidas com muitas pistas e sem cruzamentos em nível, podem ser MINOR HIGHWAYS. Rodovias pequenas, como o trecho de Serra da rodovia dos Tamoios, que leva ao litoral Norte de SP, estariam nessa classificação também.

PRIMARY STREETS e STREETS são vias com velocidade média até 40km/h. A diferenciação neste caso está mais no papel de cada uma. PRIMARY STREETS servem para rotear o trânsito pela malha urbana, tanto como rotas alternativas, como principais. STREETS são vias de trânsito local que são penalizadas (em geral excluídas) de rotas de maior distância.

O resto da cidade de SP é quase todo formado por PRIMARY STREETS (incluindo as grandes avenidas com cruzamentos em nível e ruas que servem de alternativa de tráfego) e STREETS para o trânsito realmente local.

As conexões (alças, acessos, pistas de aceleração, retornos) entre vias superiores a STREETS são RAMPS ou segmentos no mesmo nível das vias envolvidas.

Vias que não devem servir de rotas de passagem devem ser PRIVATE ROADS: ruas em condomínios fechados, vias dentro de comunidades e favelas.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87


Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Tchelow wrote: Eu pensava assim até a reunião dos AM's que ocorreu em São Paulo. Ficou claro nesta ocasião que nossa preocupação não deve ser com velocidade, inclusive para classificar as vias. Isto é um trabalho do Waze. Nossa preocupação deve ser direcionar o tráfego para fugir do trânsito quando possível.
Sim, o Waze substitui os dados de velocidade decorrentes da classificação por dados reais, coletados em tempo real ou em datas passadas. Isso é fato e é ótimo.

No entanto, se nós fizermos uma classificação tendo em mente a velocidade média esperada para a via a partir de sua geometria (com ou sem cruzamentos em nível etc) e do limite legal, vai ficar mais fácil para nós fazermos a classificação de forma menos subjetiva.

Tem usuário classificando estradinha em serra como FREEWAY... Eu estava em dúvida se MINOR HIGHWAY era mais expressa que PRIMARY STREET...

Se nós adotarmos como parte do critério objetivo a velocidade, que o próprio sistema adota internamente no código, só temos a ganhar. Apenas para distinguir FREEWAYS de MAJOR HIGHWAYS (muitas vezes estas últimas com acesso controlado por rampas e velocidade não tão alta) e MINOR HIGHWAYS (nem sempre pequenas estradas rurais) de PRIMARY STREETS (que podem ser largas avenidas)... E no caso de Brasil, acho que temos que considerar MAJOR HIGHWAYS nem sempre sendo duplicadas (Exemplo: BH / Brasília).

As páginas em inglês do Wiki também falam em velocidade, de forma não quantitativa.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message