Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Vale do Paraíba (SP) e Litoral Norte (SP) — SJC e Região

Post by jennerjcruz
Pessoal, estou criando esse tópico para cuidar de temas referentes à edição de mapas na região acima. Seria bom temos tópicos separados por região do país / estado / região.

Minhas últimas atividades na região:
1. Duplicação da Rodovia dos Tamoios na saída de SJC. Este trecho é FREEWAY e o restante eu acho que deve ser MAJOR HIGHWAY, dada sua importância para SP, apesar de ser uma dúvida de para simples.
2. Revisão das principais vias do bairro Urbanova.
3. Conclusão da Via Norte.
4. Conexão de dois segmentos da Rodovia Dutra que estavam desconectados na pista sentido Rio na altura de Guararema.
5. Inclusão das SERVICE ROADS marginais à Avenida Jorge Zarur, na pista sentido Shopping Colinas.
6. Revisão das PRIMARY STREETS de Jacareí.
7. Revisão da classificação da estrada velha entre SJC e Jacareí.
8. Revisão de PRIMARY STREETS do Centro de SJC.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

POSTER_ID:9431553

1

Send a message

Post by jennerjcruz
vladpierami wrote: Baixei a classificação de todas as Freeway que encontrei, mas peço a vc que conhece melhor a área de uma conferida no meu serviço.

Uma vez indo de S José para Bertioga fui enganado pelo meu Garmin com mapa da TrackSource, que me sugeriu uma rota 20km mais curta... Fui parar no meio das florestas de eucalipto da Suzano Report... Maior susto!!!
Olá!

Realmente as rodovias estão todas erradas. As únicas freeways da região na verdade são a Dutra, a Carvalho Pinto, o trecho da Tamoios na saída de SJC e o trecho inicial da rodovia de Taubaté para Campos do Jordão.

O resto é tudo minor highway. No entanto, dada a importância regional, penso em colocar a Tamoios e a rodovia para Campos como major highway.

Tenho dado mais importância, porém, às regiões urbanas de SJC e Jacareí, onde estou a maior parte do tempo.

Já peguei rota mais curta algumas vezes com mapa Navteq. Gosto das surpresas. Ainda bem que aqui não é o Rio... rs...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Depende... se a rodovia corta a cidade sem redução de velocidade nem passagens de nível, ela continua sendo uma freeway ou uma major highway, conforme o caso.

Veja qualquer mapa de cidade americana, onde isso é muito comum. Na wiki americana, também há texto (aceitando) sobre major highway em trecho urbano. Tudo depende de sua geometria (rampas e sem cruzamentos em nível), velocidade permitida etc.

O que realmente me deixa em dúvida é o que fazer com rodovias de pista simples, mas muito importantes, como a Rodovia dos Tamoios. É o principal acesso para o litoral Norte de SP. Eu acho que, estando no Brasil onde em vários estados as rodovias modernas são poucas, o certo seria deixar como major highway.

Abraços,

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
A rodovia Dutra corta SJC com velocidade de 100km/h.
SJC é primeiro mundo!

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
SJC tem sua rede própria de vias expressas, de forma que a via expressa da Dutra corta a cidade sem trânsito local. Além da pista expressa, na lateral há marginais a 90km/h e na lateral dessas, pistas locais tipo primary streets.

Em muitas cidades do estado de SP o mesmo ocorre. Campinas, com as rodovias Anhanguera e Dom Pedro, por exemplo. E muitas outras.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Pensando bem, em SP quase todas as rodovias importantes cortam as cidades sem deixar de serem freeways ou major highways.

Outros exemplos: a Imigrantes e a Anchieta no ABC Paulista.

São tantos exemplos... Bauru, Jundiaí, Limeira, Taubaté, São Carlos... etc etc etc...

As exceções em SP são as cidades menores servidas por rodovias pequenas, tipo as cidades do litoral, onde as rodovias se misturam com o trânsito local de fato.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Associar o tipo de via a velocidade média em horário de pico não é válido.

Fosse assim, todas as freeway de Los Angeles e New York deveriam ser classificadas como minor highway também. Em julho demorei horas para entrar em New York por uma freeway e não me parece que alguém teria a ideia de mudar o mapa do GPS e dos guias rodoviários para minor highway. Por sinal, nos EUA há uma definição legal do que seja freeway e haver congestionamento nunca foi um critério de classificação.

Nossa classificação não afeta o Waze no que tange a velocidade média da via, pois os dados de velocidade são substituídos por dados reais a medida em que usamos as vias.

Mas nossa classificação é importante em três aspectos:
1. Penalização / exclusão de vias na navegação por questões internas de sistema.
2. Visualização das vias no mapa com zoom mais afastado.
3. Informar corretamente o usuário do mapa, de forma que ele possa associar de forma intuitiva o que ele vê no mapa com o que ele vê na realidade.

É totalmente não intuitivo e contra o que se faz no mundo todo rebaixar uma via de dez faixas só porque ela tem congestionamentos na hora de pico. Tome alguém analisando o mapa sem conhecer a região e sem ver imagens do local. A pessoa será levada a pensar que a via é uma pequena rodovia, ou ainda uma via expressa sem controle de entrada e saída, com cruzamentos em nível etc.

Essa falta de uniformidade no mapa brasileiro passa uma péssima impressão ao usuário. Além do que dificulta o trabalho de edição.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Para registro, aqui a resposta no tópico que o tchelow falou http://www.waze.com/forum/viewtopic.php?t=26512


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by Tchelow
Apenas lembrando que a classificação máxima para rodovias em trechos urbanos é Minor Highway.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Difícil vai ser achar uma rodovia no Brasil que corte uma cidade sem redução de velocidade!!!
Concordo! =)
Todas as estradas por aqui viram rota dos moradores.
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!