Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by antigerme
Finesko wrote:Caros,

Registro aqui minha opinião.

Acho que as Marginais deveriam ser Major Highway na pista expressa e Minor Highway na pista local. Isto para que ela seja priorizada em relação a qualquer outra via.

O exemplo que uso é tentar ir do Shopping Morumbi ao Eldorado. Se as marginais forem Primary Street, a rota será traçada por outras PS mais curtas, indo pela Berrini, Funchal e Faria Lima. Não faz sentido. Além disso, para um trajeto mais longo, vale sempre à pena pegar a expressa e não ficar na local.

E reduzir estas ruas (Funchal, Berrini...) a Street? Também não faz sentido, pois aí o Waze irá fazer a rota pela Nova Independência, Texas, Ribeiro do Vale... Irá escolher todas as ruazinhas de bairro.

Convenhamos, a Marginal é uma melhor opção, salvo se estiver trânsito. Mas aí o lindo do Waze é que ele avisa e alterna.
Não!! A forma que você sugere é você que está querendo ser o algorítimo do Waze. Por padrão o Waze usa as rotas mais rápidas.

Você prefere melhores rotas artificiais ou reais? Baixar a classificação nas rodovias de tráfego urbano é para termos melhores rotas reais e não rotas artificias com base em pesos por tipo de via.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Finesko wrote:A única forma do Waze saber que a Marginal é um caminho mais rápido é classificá-la de tal forma.
Unica forma! então você não conhece nada do Waze. O Waze pega a velocidade dos usuários que trafegam pela via.

Você continua querendo se fazer de algorítimo do Waze para encontrar melhor rota. Se a Marginal está mais rápida em certo horário o app vai utiliza-la, vai sempre procurar a rota mais rápida.

Procure por erros de edição no possível melhor trajeto, dica, use o livemap para fazer pequenas rotas para encontrar o problema.
Finesko wrote:Estou cansado de ver pedidos de correção de gente que quer ir do Shopping Morumbi até a Av. Bandeirantes. Como está, o Waze sempre sugere ir pela Av. Berrini que é muito mais demorado. A Marginal É uma via rápida.
Olhei agora a marginal e pegando 3 segmentos a velocidade é 45, 56 e 57 Km/h, não me parece tão rápido.

Só chutando valores fictícios para o trajeto Morumbi até a Av. Bandeirantes
- pela Marginal demora 30
- pela Av. Berrini demora 20

Qual seria o melhor? Você preferiria ir pela Marginal mesmo ela sendo mais demorada? Prefere priorizar artificialmente uma via do que usar o estado real dela?

O mundo perfeito seria que todas as vias tivessem o mesmo peso, mas, isso jogaria a carga de processamento dos servidores para as cucuias.

O Waze usa os dados, velocidade em tempo real, velocidade histórica do segmento para aquele horário e velocidade padrão baseada nos tipos.
Finesko wrote:Uma pergunta: você já andou na Marginal?
Sim
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Finesko wrote:Apenas me preocupo que o algorítimo do Waze tenha informações coerentes com a realidade.
Então para que aumentar a classificação? Onde está a coerência nisso? Quem deve dizer se a rota é melhor é o Waze e não você forçando uma melhor rota artificial.

Se for para rotas baseadas em classificação, melhor usar um GPS offline.
Finesko wrote:Falando nisso, salvo em momentos de muito trânsito, tipicamente entre 18:00 e 19:30, seus valores de tempo para ir do Shopping Morumbi à Av. Bandeirantes não fazem sentido.
Os valores que lancei não fui eu que inventei, tirei da media da pista informado pelo Waze para aquele horário.
Finesko wrote:Quase sempre é MUITO mais rápido ir pela Marginal sim, e não pela Berrini. Se você acha o contrário, apenas confirma minhas suspeitas.
E o que tem haver com EU achar o contrário? não sou eu que acho e sim o estado do trânsito para o horário.

Procure por erros no mapa, daqui a pouco esta percepção que você está tendo é culpa de alguma edição errada no mapa.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Finesko wrote:Tchelow,

Obrigado novamente por uma bela explicação!

O motivo de eu ter levantado esses pontos é que aconteceu comigo algumas vezes do Waze me mandar via Berrini quando a Marginal estava livre. Confesso que isso já faz um tempo, mas frequentemente vejo pedidos de correção de outros usuários com esse mesmo problema. Pode ser que eles ainda não estivessem com os mapas atualizados?

Enfim, gostei de saber de sua experiência e do Vlad que dessa forma está funcionando.

Valeu!
Não se preocupe, a turma é sempre muito boa e unida. Agora imagine que a cada 3 meses aparece alguém questionando a mesma coisa e como sempre, temos que explicar tudo novamente.

Se tiver tempo, isso já fui discutido várias vezes, 2 posts interessantes
http://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=302&t=16827
http://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=286&t=21107
Veja os posts e me diga o que achou.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by finesko
Caros,

Registro aqui minha opinião.

Acho que as Marginais deveriam ser Major Highway na pista expressa e Minor Highway na pista local. Isto para que ela seja priorizada em relação a qualquer outra via.

O exemplo que uso é tentar ir do Shopping Morumbi ao Eldorado. Se as marginais forem Primary Street, a rota será traçada por outras PS mais curtas, indo pela Berrini, Funchal e Faria Lima. Não faz sentido. Além disso, para um trajeto mais longo, vale sempre à pena pegar a expressa e não ficar na local.

E reduzir estas ruas (Funchal, Berrini...) a Street? Também não faz sentido, pois aí o Waze irá fazer a rota pela Nova Independência, Texas, Ribeiro do Vale... Irá escolher todas as ruazinhas de bairro.

Convenhamos, a Marginal é uma melhor opção, salvo se estiver trânsito. Mas aí o lindo do Waze é que ele avisa e alterna.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote:
Não!! A forma que você sugere é você que está querendo ser o algorítimo do Waze. Por padrão o Waze usa as rotas mais rápidas.

Você prefere melhores rotas artificiais ou reais? Baixar a classificação nas rodovias de tráfego urbano é para termos melhores rotas reais e não rotas artificias com base em pesos por tipo de via.
Antigerme,

Sinto muito, mas não concordo com você. Não estou querendo ser o algorítimo do Waze - até porque a proposta é bastante tola. A única forma do Waze saber que a Marginal é um caminho mais rápido é classificá-la de tal forma. Estou cansado de ver pedidos de correção de gente que quer ir do Shopping Morumbi até a Av. Bandeirantes. Como está, o Waze sempre sugere ir pela Av. Berrini que é muito mais demorado. A Marginal É uma via rápida.

Uma pergunta: você já andou na Marginal?
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Tchelow wrote: Marginais estão como Minor, não Primarys (que são apenas as locais).

Quanto a ruas com Funchal e Berrini podem ser Primarys, a Berrini tenho certeza que é, mas a Funchal fico em dúvida, pois é uma rua muito estreita e sempre cheia de trânsito.

Abraços,
Tchelow, concordo com você. Só tenho dúvidas se a Marginal Pista Expressa seria Major Highway e a local uma Minor Highway.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Tchelow wrote: Discutimos bastante sobre isso há bem pouco tempo, fizemos testes e vimos que Major Highway não funciona para as Marginais, assim como todas as pistas como Primarys também não rola. A solução, que parece ter funcionado muito bem pelas minhas andanças e feedbacks de amigos, foi colocar a central e expressa como minor e a local como primary. Isso nos tira do trânsito e nos envia para lá quando está livre.

Abraços,
Tchelow,

Obrigado pela sua resposta educada e inteligente. Acredito que você tenha avaliado bem esta situação e me proponho a observar como está.

Abç
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote: Unica forma! então você não conhece nada do Waze. O Waze pega a velocidade dos usuários que trafegam pela via.

Você continua querendo se fazer de algorítimo do Waze para encontrar melhor rota. Se a Marginal está mais rápida em certo horário o app vai utiliza-la, vai sempre procurar a rota mais rápida.

Procure por erros de edição no possível melhor trajeto, dica, use o livemap para fazer pequenas rotas para encontrar o problema.

Olhei agora a marginal e pegando 3 segmentos a velocidade é 45, 56 e 57 Km/h, não me parece tão rápido.

Só chutando valores fictícios para o trajeto Morumbi até a Av. Bandeirantes
- pela Marginal demora 30
- pela Av. Berrini demora 20

Qual seria o melhor? Você preferiria ir pela Marginal mesmo ela sendo mais demorada? Prefere priorizar artificialmente uma via do que usar o estado real dela?

O mundo perfeito seria que todas as vias tivessem o mesmo peso, mas, isso jogaria a carga de processamento dos servidores para as cucuias.

O Waze usa os dados, velocidade em tempo real, velocidade histórica do segmento para aquele horário e velocidade padrão baseada nos tipos.
Antigerme,

Apesar de você fazer um bom ponto (que o Waze obtem as velocidades dos usuários) sua resposta beira o ridículo. Continuo dizendo que sua afirmação de que quero ser o algorítimo do Waze é tola e não faz sentido algum. Apenas me preocupo que o algorítimo do Waze tenha informações coerentes com a realidade.

Falando nisso, salvo em momentos de muito trânsito, tipicamente entre 18:00 e 19:30, seus valores de tempo para ir do Shopping Morumbi à Av. Bandeirantes não fazem sentido. Quase sempre é MUITO mais rápido ir pela Marginal sim, e não pela Berrini. Se você acha o contrário, apenas confirma minhas suspeitas.

Contento-me com outras respostas apresentadas aqui e acho que vale um período de observação.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
Last edited by finesko on Wed Oct 31, 2012 5:31 pm, edited 1 time in total.
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
vladpierami wrote:Eu como usuário diário das marginais, acho que esta legal assim!
Vlad, ótima observação. Obrigado!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór