Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Cidade de São Paulo, Reclassificação das Marginais

Post by jennerjcruz
Prezados,

Estou na cidade de SP agora e pude sentir o efeito da reclassificação das marginais.

Para quem não é de SP, as marginais possuem três pistas de cada lado:
1. Pista expressa, com quatro faixas em geral, 90 km/h.
2. Pista central, com três faixas em geral, 70km/h.
3. Pista lateral, com três faixas em geral, 70km/h.

Com exceção da pista lateral, as pistas expressa e central têm acesso exclusivo por rampas.

As marginais estavam como FREEWAY na pista expressa e MAJOR HIGHWAY nas pistas central e lateral.

Agora elas foram classificadas como MINOR FREEWAY na expressa e PRIMARY STREET nas pistas central e lateral.

Pois bem. Ontem vim para SP pela via Dutra, com destino em Pinheiros. A rota proposta foi pela marginal, em detrimento de outra por dentro da cidade, 11 km mais curta e mais rápida. Mudar a classificação não adiantou nada.

Já expliquei o motivo disso em outros posts. O Waze prefere sempre excluir ruas comuns das rotas mais extensas e complicadas, que é o que mais há em SP.

Analisando o mapa de SP, a explicação é simples. Faltam PRIMARY STREETS no mapa. Como as marginais circundam a cidade, elas acabam gerando a rota com menor percurso por ruas comuns, atraindo todo o tráfego do Waze.

Sobre a classificação das Marginais, sugiro voltar para a normalidade: MAJOR HIGHWAY para para expressa e MINOR HIGHWAYS para as demais pistas.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

POSTER_ID:9431553

1

Send a message

finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
Last edited by finesko on Sat Nov 03, 2012 4:44 am, edited 1 time in total.
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Tchelow,

Obrigado novamente por uma bela explicação!

O motivo de eu ter levantado esses pontos é que aconteceu comigo algumas vezes do Waze me mandar via Berrini quando a Marginal estava livre. Confesso que isso já faz um tempo, mas frequentemente vejo pedidos de correção de outros usuários com esse mesmo problema. Pode ser que eles ainda não estivessem com os mapas atualizados?

Enfim, gostei de saber de sua experiência e do Vlad que dessa forma está funcionando.

Valeu!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by Fmoliveira
Jenner,

O fato de estar bem categorizado lá fora não quer dizer nada. Talvez o waze esteja criando rotas péssimas lá fora. Não existe nenhum benefício na classificação das ruas, mas está bem documentado que esta classificação gera rotas péssimas para qualquer distância maior do que 15km.

Talvez a solução seja se conformar que o waze é inútil em qualquer distância maior do que 15km mesmo, e largar ele de mão, porque o meu trabalho fica a mais de 15km de casa.

O roteamento mais perfeito que o waze poderia gerar seria se todas as ruas tivessem a mesma classificação, para ele se basear apenas na média das velocidades e nas condições atuais do tráfego.

A waze fez um atalho muito podre pra economizar o processamento nos servidores, e isto está gerando essa discussão toda, fazendo a comunidade se dividir e perder tempo. Erro deles.

Por mim, classificava tudo como street, e forçava o waze a achar um caminho que presta.
Fmoliveira
Posts: 27
Send a message

Post by Fmoliveira
Acrescentando, se alguém concordar comigo que é errado o waze ignorar ruas de determinadas classificações para viagens maiores de 15km, podem votar no negócio que eu lancei no uservoice do waze:

https://waze.uservoice.com/forums/59223 ... ong-routes
Fmoliveira
Posts: 27
Send a message

Post by hebermc
Você já tentou colocar um ponto "intermediario" no meio da cidade pra ver se ele ignora a marginal?

Eu já fiz isso com outros programas de GPS que insistiam em caminhos mais longos por irem pela BR ou outra estrada principal.

É claro que essa solução não vai funcionar em uma cidade que você não tenha algum conhecimento previo. Mas serviria pra ajudar você a "optimizar" o mapa.
hebermc
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1651
Has thanked: 340 times
Been thanked: 582 times
Send a message

Post by hebermc
A idéia do ponto intermediario seria simplesmente pra você poder "diagnosticar" quais ruas precisam ser passadas para Primary Street.

No entanto acho que o grande problema ai é que a rota é longa, por isso o algoritmo (talvez devido a custo de processamento no servidor) prefira usar automaticamente as highway. Nesse caso não vai haver optimização que você consiga fazer para forçar o trajeto por dentro da cidade.

A verdade é que precisamos de uma rua intermediaria entre primary street (+/- 35) e minor highway (+/- 60).
hebermc
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1651
Has thanked: 340 times
Been thanked: 582 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Tchelow wrote:Jenner,

Apenas uma dúvida: Você está editando os mapas também? Já experimento acrescentar essas primarys nos locais que devem existir?

Pergunto para saber se a ação que preciso tomar é concordar contigo quanto as Primary's ou se devo alterar o mapa, neste caso, preciso saber as ruas que quer que sejam alteradas!

Abraços,
Boa tarde!

Sim, edito mapas quase todo dia, especialmente na minha região de São José dos Campos, SP. O Waze está quase bom em SJC agora.

São Paulo capital é muito vasta e evito eu ficar editando mapas aí. Fiz algumas edições em SP semana passada, para figurar o caminho do Pacaembu até Pinheiros em PRIMARY STREETS. No caso específico, editei a Cardoso de Almeida, a Teodoro Sampaio e a ligação do Pacaembu até a Avenida Sumaré.

Muitas avenidas importantes para o escoamento do tráfego em SP estão como STREETS simples, o que é um problema para o roteamento. Outras vezes, as avenidas estão com a classe certa, mas as conexões entre elas estão como STREETS simples. Aí o roteamento não funciona.

O ideal mesmo seria os desenvolvedores do Waze mudarem o sistema de roteamento, de forma que a exclusão de vias se desse de forma automática, sem depender de nossa classificação. Por sinal, parte da classificação deveria ser automática, conforme os dados de fluxo de veículos e velocidade.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
hebermc wrote:Você já tentou colocar um ponto "intermediario" no meio da cidade pra ver se ele ignora a marginal?
Boa tarde! Usar ponto intermediário não tem graça. O Waze tem que ter essa inteligência própria. Minha namorada acha que sou maluco, mas costumo andar com dois GPSs ligados ao mesmo tempo: Waze e Airis com mapa Navteq.

Conforme a classificação de vias de SP for melhorando, esses problemas devem diminuir...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by jennerjcruz
Boa noite!

Criar uma via intermediária não mudaria muita coisa. Uma vez que a via é criada, sua velocidade original (35 ou 65 km/h) é trocada pelos dados coletados pelo sistema ou ainda é trocada pela velocidade em tempo real.

O Waze emprestou a classificação de vias de um GPS de código aberto feito em Linux onde os tipos de via são basicamente estes com que estamos trabalhando.

O que não dá é deixar avenidas, alças de acesso e ruas importantes de SP como STREET comum.

Se ninguém se manifestar contra, vou começar a corrigir isso em SP. Também vou corrigir as Marginais...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message