Check the post about the New WME prod v.2.104! We released 6 community Suggestions, plenty of design changes and bug fixes. Dismiss
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Service Roads ou Primary Streets?

Post by jennerjcruz
Service Roads devem ser usadas na pista local das Marginais de SP? Antigerme pôs na cabeça que Service Road é um tipo de Primary Street e que deve ser usada em vias de passagem. O conceito de SR é bem conhecido nos EUA, mas desconhecido entre nós. Já expliquei diversas vezes e há farto material no Waze a respeito, incluindo o código do Waze 2.4.

Primeiro, basta olhar os mapas de cidades onde o Waze está mais avançado: Los Angeles, Miami, New York, Paris, Milano, London etc. Os mapas podem ser acessados nos links e . Vale notar que Milan tem um trânsito similar e ainda mais caótico do que São Paulo e mesmo assim eles lá classificam as vias de forma normal, sem tentar reinventar a roda. Lembrem-se: lá como cá o software é o mesmo... Notem também os usos de Freeways e Major Highways mesmo quando se adentra a áreas urbanas, nos casos em que a velocidade não é reduzida. Milano é um bom exemplo.

Segundo, Service Roads são internamente tratadas como Streets e não como Primary Streets. Usar Service Roads nas Marginais de SP irá levar o Waze a querer evitar estas pistas em trajetos mais extensos.

As pistas locais das Marginais de SP possuem alto tráfego de passagem e velocidade. Podem ser Primary Streets ou Minor Highways, mas nunca Service Roads.

Service Roads permitem entradas e saídas de propriedades e comunidades locais que margeiam vias expressas, mais frequentemente em zonas rurais e suburbanas. SR não são destinadas a tráfego de passagem / de alta vazão / de alta velocidade.

O tópico Service Roads or Primary Streets? já explica tudo. Vou pinçar algumas frases:
3.1. "It depends on whether it's being used primarily to access businesses, or if it's a through route. The former would be a Service Road. The latter would be something else." Depende (a classificação) se for usada (a via) para acessar empresas (ao lado da via expressa), ou se for uma rota de passagem. A primeira seria uma Service Road. A última seria alguma outra coisa."
3.2. "I would also say that it depends on the traffic handling capacity of the frontage road. The more volume it can handle the more likely it should be a primary instead of a service." Eu diria também que depende da capacidade de tratar tráfego da via lateral. Quanto mais volume ela puder tratar, mais provavelmente ela deva ser uma Primary (Street) em lugar de uma Service (Road).
3.3. "Service Roads 'service' the entrances to businesses and residences along a major thoroughfare. The Service Road does not have a name of its own or it has the exact same name as the major thoroughfare. If that road next to the major thoroughfare is itself a thoroughfare (even a minor one), then it is NOT a Service Road. If we totally removed a Service Road from the map, the only impact should be routing to/from a location directly on that Service Road. If it would impact more things, like people traveling cross town or accessing a freeway on ramp, then it is NOT a Service Road." Service Roads 'servem' de entrada para empresas e residências ao longo de vias de passagem de maior porte. A SR não tem um nome próprio e tem exatamente o mesmo nome da via de maior porte. Se a via lateral à via de passagem de maior porte é também de passagem (mesmo se for pequena), então ela (a via lateral) NÃO é uma SR. Se nós totalmente removermos a SR do mapa, o único impacto deve ser no roteamento de/para a localidade diretamente naquela SR. Se ela (a remoção) impactar mais coisas, como pessoas cruzando a cidade ou acessando uma freeway ou rampa, então a via NÃO é uma SR.
3.4. "The routing engine treats Service Roads as the same level as Streets. That gives strange, inefficient routing." O mecanismo de roteamento trata Service Roads no mesmo nível das Streets. Isso dá um roteamento estranho, ineficiente. NOTAS: a) Eu vi que Service Roads equivalem a Street (no que se refere a velocidade esperada) no próprio código fonte do Waze 2.4 e já mostrei em outro tópico onde isso ocorre; b) O autor da frase é o Weeezer14, country manager USA e forum moderator.
3.5. "All Service roads in my region, N. Texas, are labeled as such." Todas as Service Roads em minha região, norte do Texas, são classificadas desta forma. NOTA: veja o mapa do norte do Texas e vc notará o uso de SR para acesso a comunidades locais que margeiam vias expressas em zonas rurais e suburbanas, não para alto volume de tráfego de passagem.
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by hebermc
Dei uma pesquisada no que seria um "Service Road", segundo o dicionário dos ingleses:

"é uma rua paralela a uma rua principal que dá acesso a lojas na beira da estrada"

Ou seja, não é uma rua que dá acesso a outras ruas, é uma rua que você entra nela para acessar algum comercio e depois tem que retornar para a rua principal.

Logo, a classificação dela como equivalente a "street" não é um problema.

Concluindo, as marginas NÃO devem ser service road.
hebermc
Global Champs Localizers
Global Champs Localizers
Posts: 1633
Has thanked: 331 times
Been thanked: 577 times

Post by hebermc
Tchelow wrote:
hebermc wrote:Dei uma pesquisada no que seria um "Service Road", segundo o dicionário dos ingleses:

"é uma rua paralela a uma rua principal que dá acesso a lojas na beira da estrada"

Ou seja, não é uma rua que dá acesso a outras ruas, é uma rua que você entra nela para acessar algum comercio e depois tem que retornar para a rua principal.

Logo, a classificação dela como equivalente a "street" não é um problema.

Concluindo, as marginas NÃO devem ser service road.
Nao podemos nos basear somente na Wiki do Waze.
Fazendo uma pesquisa mais abrangente, encontrei o seguinte texto:
A frontage road (also access road, service road, "'parallel road'", etc.) is a local road running parallel to a higher-speed limited access road. A frontage road is often used where a major road passes through an urban area to provide access to private driveways, shops, houses, industries or farms. Where parallel high speed roads are provided as part of a major highway these are known as Local-express lanes.
A fonte é a Wikipedia Americana. Se buscar no Google verá que a maioria das definições de Service Road / Frontage Road é esta, ou seja, utilizada paralalemente às Highways e é por este motivo que o Waze acerta nas rotas quando existem as SR.

Abraços,
Ou seja, Service Road não é ramp. Ramp é que dá acesso as ruas principais locais.

"A frontage road is a type of service road that parallels a major road or freeway and is located between the road and building sites abutting the road."
http://ops.fhwa.dot.gov/publications/am ... primer.htm

Service Road == Frontage Road

"A frontage road (also access road, service road, "'parallel road'", etc.) is a local road running parallel to a higher-speed limited access road. A frontage road is often used where a major road passes through an urban area to provide access to private driveways, shops, houses, industries or farms. Where parallel high speed roads are provided as part of a major highway these are known as Local-express lanes."
http://en.wikipedia.org/wiki/Frontage_road
hebermc
Global Champs Localizers
Global Champs Localizers
Posts: 1633
Has thanked: 331 times
Been thanked: 577 times

Post by jennerjcruz
Olá...

Sobre o Queens, NY...

A via lateral da avenida no Queens é para uso dos moradores locais. Possui carros estacionados de ambos os lados, é de pequena velocidade, trânsito nitidamente local, não faz parte do tráfego de passagem. A classificação pode ser Service Road ou Street. Dá na mesma. Note que no lado oposto da avenida a classificação da via lateral está como Street. E a própria avenida principal não é lá essas coisas... É uma situação MUITO diferente daquela da pista lateral da Marginal do Tietê, concorda??

Existe uma situação similar a essa do Queens aqui em SJC, onde eu também empreguei Service Road faz uns dias. Por favor veja aqui. (Por favor mantenha minha edição, que está diferente da imagem de satélite pois a via foi estendida faz alguns meses.)
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by jennerjcruz
Boa noite...

Não conheço bem Salvador. Devo ter estado aí uma vez em 8 anos. Conheço SP, SJC, Milano (onde estive 8 vezes no último ano...), NYC etc... Então minha análise pode estar errada, já que se baseia em imagens estáticas.

1. Sobre o link https://world.waze.com/editor/?zoom=6&l ... TTTFTTTTFT:
1.1. Uma SR me parece que existe apenas para servir ao Shopping Iguatemi. Tem sentido de direção oposto à via expressa principal, logo não deve servir para tráfego de passagem. A classificação SR está certa. Fiz o mesmo com um Hipermecado Extra aqui em SJC.
1.2. O mesmo raciocínio de 1.1 se aplica à parte da mesma via que passa pelo Mc Donalds e pelo Hipermercado Bom Preço.
1.3. Já a SR da pista oposta, que passa pelo Comercial Ramos, merece uma análise feita no local. Por sua extensão e geometria, ela pode ser utilizada para escoamento de tráfego de passagem. Se esta for a realidade da via, eu a colocaria como Primary Street. Se a via for utilizada muito principalmente para o acesso aos imóveis lindeiros, SR está bom.
1.4. Quanta favela do lado de riqueza...

2. Sobre o link https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTFTTTTFT:
2.1. Vale o mesmo raciocínio feito em 1.3: esta pista lateral tem como finalidade desafogar o trânsito da BR, servindo ao tráfego de passagem, ou tem como finalidade dar acesso às propriedades lindeiras da BR, coletando o tráfego local? Se a finalidade for a primeira ou for mista, a via deve ser Primary Street ou alguma outra coisa. Se a finalidade for apenas a segunda, a via deve ser SR.

3. Sobre o link https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTFTTTTFT:
3.1. Numa análise superficial, as laterais me parecem ser SR. No entanto, vale o raciocínio já exposto: se a pista lateral funcionar para o escoamento do tráfego de passagem, ela deixa de ser uma SR para ser alguma outra coisa.
3.2. Sobre o Waze transferir o trânsito para a lateral, isso é normal, pois a SR é uma street e street só é penalizada a partir de uma certa extensão de rota.

Seus exemplos são interessantes. Nada têm a ver com a pista local da Marginal do Tietê (PLMT). A PLMT, apesar do nome, nada tem de local. Conduz pelo menos 25% de todo o tráfego da Marginal, de um lado a outro de SP. A PLMT não se estende apenas a algumas propriedades, retornando para a pista principal. Não, a PLMT está lá de uma ponta a outra da cidade. Seu objetivo principal é escoar tráfego, desafogar a pista expressa e o acesso a imóveis lindeiros existe, mas é insignificante. Quando em SP vc vai de um bairro a outro não muito distantes, vc usa em geral a PLMT. A velocidade da PLMT é alta, 70km/h, seu fluxo de veículos é imenso. Nada tem a ver com seus exemplos...
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by jennerjcruz
Anti Germe e pessoal,

Obrigado pelo feedback. No fds eu escrevo uma definição de Service Road, pois agora estou apenas no celular. Vou seguir a linha dada pelo Wazer Weeezer14.

Bom ver que estou sendo útil para alguma coisa...

Sobre as Marginais do Tietê e Pinheiros em SP, se forem adotar Minor Highway na pista expressa e central, usem Primary Street na pista local e Ramps apenas nas entradas e saídas para segmentos que sejam * Highway. Ou seja, entre a pista local da Marginal e as pontes, as entradas e saídas passam de Ramp para Primary Street. O mesmo vale para a marginal da via Anchieta, que nada tem a ver com Service Road.

Sobre os problemas de roteamento em SP e ABC, a solução se dará com a correta classificação de todas as vias principais e alternativas para o tráfego como Primary Street, sem esquecer os conectores (entradas e saídas da vias). O número de opções de rota a serem calculadas para qualquer trajeto mais longo (típico de SP) subirá exponencialmente. Uma vez feito isso, não vai importar se as Marginais são Freeway ou Minor Highway...

CONTINUANDO no assunto, alguém já viu o mapa de Manhattan? A ilha onde está a cidade de NY é circundada por uma Major Highway, tal como SP é circundada pelas Marginais. Os problemas que temos aqui com Marginais eles devem ter tido no passado lá... e lá o Waze deve estar funcionando bem atualmente, senão os americanos teriam deixado o sistema faz tempo...

Mais uma coisa sobre penalizações. É um chute meu, pois vi no código fonte que em pelo menos numa situação o sistema de comporta como vou descrever... Acredito que o Waze penalize as trocas de níveis de vias numa rota, mas não a extensão de cada trecho em si. Ou seja, uma rota de 20km com 5 trechos descontínuos de Street comum, cada um com 100m, será penalizada 5 vezes e será considerada pior que uma rota de 20km com um único trecho de 10km de street comum, que receberá apenas uma penalização, apesar de a rota segunda ter muito mais extensão em street comum. Uma rota alternativa linda, sem passar pelas Marginais, será desprezada pelo sistema se, no caminho, a categoria das vias ficar pulando entre Street e Primary Street algumas vezes. Recomendação: as vias de ligação entre vias expressas (primary para cima) não podem estar na categoria Street comum (ou assemelhados a Street comum, como SR).

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by jennerjcruz
Anti Germe,

Assim que eu tiver um teclado na minha frente e a namorada não pensar que estou atrás de mulher, eu comento seu post... Está difícil convence-la de que estou gastando minha madrugada com malha viária...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by jennerjcruz
Pessoal,

A pedido do Antigerme, segue uma definição de Service Road.

Definição de Service Road na Wiki americana: "A smaller street found running alongside a limited access highway or other primary street. Service roads allow local traffic to enter and exit driveways, parking lots, and intersecting streets without congesting thoroughfare traffic."
Tradução: "Uma via menor disposta ao lado de vias expressas (Primary Streets e Highways). Service Roas permitem ao tráfego local entrar e sair de acessos, estacionamentos e cruzamentos sem congestionar o trânsito de passagem."

Eu completaria a definição acima com as palavras do Wazer WeeeZer14 (Waze Champ, Country Manager USA segundo ele...) no tópico Service Roads or Primary Streets?: "Service Roads "service" the entrances to businesses and residences along a major thoroughfare. The Service Road does not have a name of its own or it has the exact same name as the major thoroughfare. If that road next to the major thoroughfare is itself a thoroughfare (even a minor one), then it is NOT a Service Road. If we totally removed a Service Road from the map, the only impact should be routing to/from a location directly on that Service Road. If it would impact more things, like people traveling cross town or accessing a freeway on ramp, then it is NOT a Service Road."
Tradução: "Service Roads 'servem' de entrada para empresas e residências ao longo de vias expressas (vias de passagem de maior porte). A Service Road não tem um nome próprio ou tem exatamente o mesmo nome da via expressa. Se a via próxima à via expressa é ela mesma uma via de passagem (mesmo se menor), então ela NÃO é uma Service Road. Se nós totalmente removermos uma Service Road do mapa, o único impacto deve ser no roteamento de/para a localidade diretamente naquela SR. Se ela impactar mais coisas, como pessoas cruzando a cidade ou acessando uma freeway ou rampa, então a via NÃO é uma Service Road."

Assim, adaptando a linguagem e mais o fato de que a Service Road é um tipo particular de via coletora (vide Código Brasileiro de Trânsito), temos:

"Service Road é um tipo de via coletora (vide Código Brasileiro de Trânsito) localizada às margens de uma via arterial ou de trânsito rápido (Primary Street ou Highway), com as seguintes características:
1. Serve de acesso às propriedades às margens da via principal; e
2. Não é de tráfego rápido; e
3. Coleta e distribui trânsito local; e
4. Não é usada para tráfego de passagem; e
5. Permite que o tráfego local não obstrua o tráfego de passagem da via principal; e
6. Em geral não possui um nome próprio ou possui o nome da via principal."
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by jennerjcruz
Finesko wrote:Meu protesto!

Acho errado essa classificação das Marginais como SR por alguns motivos.

Chamar se Service Road ou Primary Street é meramente uma discussão de vocabulário. Para fins de cálculo de rota, o peso dessas vias é o mesmo.

Vou usar um exemplo que conheço muito bem, pois viajo para lá com muita frequëncia: a cidade de Houston, mais especificamente a via 610. Essa via é um "Rodoanel" interno na cidade, havendo também a Beltway 8, outro Rodoanel mais afastado. A 610 é uma grande rodovia, chegando a ter 6 pistas de cada lado em alguns trechos (http://en.wikipedia.org/wiki/Interstate_610_(Texas)).

A 610 está corretamente classificada como uma Freeway. Ao lado dela, em todo o trecho, há uma outra via coletora, classificada como Primary Street. Essa via praticamente segue toda a 610, sendo interrompida apenas em alguns trechos, principalmente nos grandes ´cebolões´. Essa via paralela é conhecida como "Loop", sendo designada pela sua localidade, por exemplo, a "West Loop South" é a parte sul do trecho oeste - para quem conhece Houston, é a parte próxima ao Shopping Galleria. (https://www.waze.com/editor/?lon=-95.45 ... 4352496289)

Ora, por que a Marginal pista local não deveria ser classificada da mesma forma? Por um motivo muito simples: a pista lateral da 610 tem semáforos em todos os cruzamentos, então trafegar por ela é muito intermitente. A prática normal lá, querendo ir de um "quarteirão" a outro é pegar a Freeway, passar por cima do cruzamento, evitando o semáforo, e sair na rampa seguinte.

Na Marginal isso não ocorre. Salvo o trecho sul, próximo à Ponte Interlagos, a pista local da Marginal não tem semáforo, o transito é contínuo.

Classificar esta pista como SR ou Primary Street é um erro! Da forma como está, o Waze prefere mandar alguém indo do Shopping Morumbi ao Shopping Eldorado pela Berrini, Funchal e Faria Lima, ao invés de ir pela Marginal, pois o caminho é mais curto e tem o mesmo peso. Salvo momentos de muito transito, isso é um absurdo. A Marginal é a prioridade a não ser que haja transito.
Apoio seu protesto, John.

Quem dirige em diversas partes do mundo (incluo-me na lista) logo vê que a classificação feita está errada. Pior do que isso, Service Road é equiparada a Street e não a Primary Street. Vide Service Roads or Primary Streets?.

Por outro lado, ocorre que em SP a navegação está bagunçada, acredito que pela falta de consistência de classificação das vias. Trafegue por Houston, NY, DC, Milano etc e lá as vias estão classificadas todas de forma criteriosa. Em SP fica quase impossível traçar uma rota mais extensa sem passar por N segmentos tipo Street e N segmentos tipo via superior a Street. Cada vez que se cai de nível para Street, o Waze impõe uma penalidade à nota do trajeto. Assim, o Waze tende a escolher a rota com menos mudanças de nível, levando os usuários para as Marginais e desprezando rotas alternativas. A solução encontrada por nossos colegas foi de rebaixar as Marginais por isso. Eu particularmente discordo. As Marginais não são muito diferentes da Major Highway que circunda Manhattan. Minha solução é revisar a rede de Primary Streets em SP, incluindo todas as vias relevantes ao tráfego. Assim o Waze terá mais opções de tráfego sem variação de nível, de forma que a análise se fará em função da velocidade média efetiva de cada via, sem haver tantas penalidades...
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times

Post by jennerjcruz
Service Road é street e não primary street... Isso quem define é o software, independentemente do desejo meu ou seu, supondo, claro que a fonte de minha informação esteja correta...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times