Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by jennerjcruz
Voltando ao tema... Desculpe a ausência.

Concordo com o Euler.
Peço que sejam consolidadas na Wiki as novas diretrizes para que só aí façamos as alterações cabíveis. Aqui na minha região a qualidade dos mapas em bairros menos centrais está tão abaixo do ótimo que ainda tenho muito o que fazer pelos próximos dias. Estou achando interessante fazer turismo pela cidade...

Resumindo o caminho que estamos tomando:
1. Redução de categoria para via onde haja tráfego urbano: vias de trânsito rápido onde haja tráfego urbano, sem cruzamentos em nível = minor highway; com cruzamentos de nível e acesso direto a imóveis = primary street.
2. Utilização de Service Road apenas em casos específicos já explicados exaustivamente aqui: service roads são vias que permitem acesso aos imóveis ao longo de vias expressas, mas não são vias de passagem. Se forem vias de passagem, devem ser street ou primary etc.
3. Só usar Ramps em conjunção com Highways e Freeways.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz
Posts: 105
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Oi, John.


Escutamos voce e seu ponto de vista. Sao os debates que visam o consenso que nos permitem amadurecer no que debatemos e por isto ouvimos seus argumentos.

Nao conheço muito (ou quase nada) da cidade de Sao Paulo e por esta razao que vou responder a voce considerando somente alguns aspectos. Aspectos de como ficará a cidade onde mora deverá ser decidido por voce em conjunto com todos os outros que moram ai e que estao participando das discursoes.

Considerando literalmente o que voce diz quanto a SR e PS ser uma questao de vocabulario, isto eu nao concordo. Acreditamos que SR se comporta como Primary Street em alguns aspectos, mas é uma categoria diferente e pode ser que se comporte de uma forma completamente diferente em outros aspectos. Vemos que alguns Waze Champs mundiais acreditam que elas se comportam como PS e outros como Street. Como que ela funciona? Ninguem sabe ao certo.

Veja o que o Fmoliveira argumenta em outro topico e que eu achei bem colocado:
Fmoliveira wrote:
jennerjcruz wrote:Você pode me dizer onde está no código fonte ou onde há alguma coisa afirmando que há penalidade de MINOR HIGHWAY para PRIMARY STREET?
Pare de se basear no código fonte do client do waze. O algoritmo de roteamento que interessa é o que é feito no servidor. O que é usado no client é apenas um quebra-galho para quando a conexão com o servidor falha. Eles não colocam todas as regras no algoritmo do client, e o waze não divulga detalhes do algoritmo deles, porque é um segredo comercial.

Alguma informação sobre o roteamento pode ser encontrada no wiki, mas é feita por usuários, com base em observação e uma que outra informação que o waze liberou:

http://www.waze.com/wiki/index.php/How_ ... tes_routes

Nao me agrada a comparaçao do Brasil com os EUA no que temos de diferente. Comparar duas coisas diferentes nao vale. Devemos comparar coisas iguais. O Waze tem uma gama limitada de categoria de vias que devem ser aplicadas em diferentes malhas viárias em diferentes países. Ou seja, ela tem que ser flexivel o suficiente para que cada país construa seus mapas com uma quantidade limitada de categorias e a sua maneira. Nao existe um manual feito pelo Waze. Existe o que nos experimentamos e que funciona melhor para todos. Estamos experimentando e tudo indica que nossos testes caminham na direçao certa. Essa construçao é feita por todos nós na base do consenso, com debates construtivos.

Ainda quanto a comparaçao do Brasil com EUA, nao acho que eles estajam tao mais maduros que todos nós em diversos mapas.

Veja nos links abaixo como diversas Service Roads deles estao em malhas completamente diferentes. Veja como eles tem mapa pouco amadurecidos. Dizer que fazemos errado porque nos EUA é diferente é depreciar nosso trabalho e atacar nossa auto-estima de país subdesenvolvido. Devemos compara o Brasil com os EUA no que eles tem de melhor, isto sim...e no que é semelhante. Comparar girafa com macaco nao vale.

Veja estes mapas. Nao estao maduros.
Permalink 1
Permalink 2
Permalink 3
Permalink 4
Permalink 5
Permalink 6


Quanto a seus argumentos da Marginal e da Tiete, voce pode estar certissimo. Nao sei porque nao conheço a cidade. Estou atento a como estao ficando os testes e ao que voces estao decidindo e gostei dos seus argumentos. :)


Abraço,
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
jennerjcruz wrote:Service Road é street e não primary street... Isso quem define é o software, independentemente do desejo meu ou seu, supondo, claro que a fonte de minha informação esteja correta...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
A fonte correta está no servidor e, alem de tudo, voce está se apoiando em uma fonte do app e da versao 2.4 se nao estou enganado. Ja estamos entrando na versao 3.5!!!

Da versao 2.4 para a 3.5 o Waze ja cresceu em quase 20 milhoes de usuarios.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by Tchelow
Jenner,

O que me diz deste link? É no Queens, NY.

Estou lendo sua PM, mas talvez responda só amanhã pois quero conversar num nível com maior detalhamento e embasamento, Ok?

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
euleralves wrote:Pois aqui em BH Services Roads comportou com prioridade maior que Primary Streets.
A pista central e marginais da Av Nossa Senhora do Carmo estavam como Primary e algumas ruas laterais (paralelas) de acesso ou retorno como Service.
Ao passar por lá a rota ficou saltando da marginal Primary para as laterais Service em todas as ocasiões, e voltando para a Primary.
Não vai dar para mostrar aqui pois já mudei todas Service para street.
Mas na prática, aqui, a Service associada com uma Primary significou: você tem que passar aqui.
É isso que estamos vendo quando aplicamos Service Roads, por isso estamos tentando nos entender nesse quesito, pois tem grande impacto nas rotas.
Mas este debate tem valido a pena pela consolidação das informações de todos, por outro lado, alguns ataques pessoais estão estragando a coisa. Vamos trazer a conversa sempre para o lado produtivo.
[Puxão de Orelha] :mrgreen:
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
hebermc wrote:Dei uma pesquisada no que seria um "Service Road", segundo o dicionário dos ingleses:

"é uma rua paralela a uma rua principal que dá acesso a lojas na beira da estrada"

Ou seja, não é uma rua que dá acesso a outras ruas, é uma rua que você entra nela para acessar algum comercio e depois tem que retornar para a rua principal.

Logo, a classificação dela como equivalente a "street" não é um problema.

Concluindo, as marginas NÃO devem ser service road.
Nao podemos nos basear somente na Wiki do Waze.
Fazendo uma pesquisa mais abrangente, encontrei o seguinte texto:
A frontage road (also access road, service road, "'parallel road'", etc.) is a local road running parallel to a higher-speed limited access road. A frontage road is often used where a major road passes through an urban area to provide access to private driveways, shops, houses, industries or farms. Where parallel high speed roads are provided as part of a major highway these are known as Local-express lanes.
A fonte é a Wikipedia Americana. Se buscar no Google verá que a maioria das definições de Service Road / Frontage Road é esta, ou seja, utilizada paralalemente às Highways e é por este motivo que o Waze acerta nas rotas quando existem as SR.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
hebermc wrote:Ou seja, Service Road não é ramp. Ramp é que dá acesso as ruas principais locais.

"A frontage road is a type of service road that parallels a major road or freeway and is located between the road and building sites abutting the road."
http://ops.fhwa.dot.gov/publications/am ... primer.htm

Service Road == Frontage Road

"A frontage road (also access road, service road, "'parallel road'", etc.) is a local road running parallel to a higher-speed limited access road. A frontage road is often used where a major road passes through an urban area to provide access to private driveways, shops, houses, industries or farms. Where parallel high speed roads are provided as part of a major highway these are known as Local-express lanes."
http://en.wikipedia.org/wiki/Frontage_road
Com certeza! Service Road não tem nada a ver com Ramp.
Ramp é utilizada somente para acesso às Highways e Freeways.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
jennerjcruz wrote:Anti Germe,

Assim que eu tiver um teclado na minha frente e a namorada não pensar que estou atrás de mulher, eu comento seu post... Está difícil convence-la de que estou gastando minha madrugada com malha viária...

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Namoradas e esposas em primeiro lugar!
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Primeiro, concordo 100% com o scarlogarcia.
Segundo, temos acesso a uma pequena parcela do código Waze de uma versão muito ultrapassada e que já teve muitas modificações, inclusive nas penalidades de via e pesos da classificação. Não podemos nos basear em muita coisa de antes da versão 3.0, onde houve a mudança mais significativa.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
jennerjcruz wrote:Service Road é usado, por exemplo, para a via pública que passa atrás de uma loja, por exemplo, para alleys (becos em Protuguês...)

Service Road é empregado na prática em vias inferiores a uma Street, apesar de ser tratado pelo Waze como Street.

Service Road deve ser usado para beco onde possa passar carro: Dave2084, Waze Champ e country manager inglês.
Service Road tem comportamento maluco! A cada vez que a aplicamos ela é usada pelo Waze de maneira diferente: Marcelo Romera, Waze Champ também! =)
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!