Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by Tchelow
Finesko wrote:Caros,

Registro aqui minha opinião.

Acho que as Marginais deveriam ser Major Highway na pista expressa e Minor Highway na pista local. Isto para que ela seja priorizada em relação a qualquer outra via.

O exemplo que uso é tentar ir do Shopping Morumbi ao Eldorado. Se as marginais forem Primary Street, a rota será traçada por outras PS mais curtas, indo pela Berrini, Funchal e Faria Lima. Não faz sentido. Além disso, para um trajeto mais longo, vale sempre à pena pegar a expressa e não ficar na local.

E reduzir estas ruas (Funchal, Berrini...) a Street? Também não faz sentido, pois aí o Waze irá fazer a rota pela Nova Independência, Texas, Ribeiro do Vale... Irá escolher todas as ruazinhas de bairro.

Convenhamos, a Marginal é uma melhor opção, salvo se estiver trânsito. Mas aí o lindo do Waze é que ele avisa e alterna.
Marginais estão como Minor, não Primarys (que são apenas as locais).

Quanto a ruas com Funchal e Berrini podem ser Primarys, a Berrini tenho certeza que é, mas a Funchal fico em dúvida, pois é uma rua muito estreita e sempre cheia de trânsito.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Finesko wrote:
Tchelow wrote: Marginais estão como Minor, não Primarys (que são apenas as locais).

Quanto a ruas com Funchal e Berrini podem ser Primarys, a Berrini tenho certeza que é, mas a Funchal fico em dúvida, pois é uma rua muito estreita e sempre cheia de trânsito.

Abraços,
Tchelow, concordo com você. Só tenho dúvidas se a Marginal Pista Expressa seria Major Highway e a local uma Minor Highway.
Discutimos bastante sobre isso há bem pouco tempo, fizemos testes e vimos que Major Highway não funciona para as Marginais, assim como todas as pistas como Primarys também não rola. A solução, que parece ter funcionado muito bem pelas minhas andanças e feedbacks de amigos, foi colocar a central e expressa como minor e a local como primary. Isso nos tira do trânsito e nos envia para lá quando está livre.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Finesko,

O Waze possui 3 camadas importantes de dados nesta ordem:

1 - Tráfego atual: Ele verifica primeiramente o tráfego atual das vias para calcular a rota. Na falta destes dados ele parte para o item 2;
2 - Histórico da via: Ele verifica nesta camada o histórico da velocidade para as vias a percorrer no mesmo horário e mesmo dia da semana em que está calculando a rota. Na falta destes dados ele parte para o item 3;
3 - Classificação das vias: Em caso de não possuir nenhum dado real da via, ele faz o percurso de acordo com a classificação das vias, tentando te levar sempre pelas vias de maior classificação.

Há alguns pontos importantes a se considerar:

- O Waze pode construir as rotas utilizando as 3 camadas que mencionei para diversas vias, ele não utiliza apenas uma rota que possua completamente o tráfego atual ou somente que possua histórico;
- A cada mudança na classificação da via (para o trajeto calculado), ele impõe uma penalidade para a rota e isto é válido para qualquer tipo de camada utilizada;
- Para gerar a rota, o aplicativo também analisa os reports de tráfego e acidentes.

Além de tudo isso, há ainda umas incógnitas que não são reveladas, pois são consideradas como segredo do algoritmo pelo Waze.

Como te falei anteriormente, através dos testes que realizamos, a melhor combinação até o momento foi utilizar Minor nas pistais centrais e expressas e primary nas locais. Depois destas alterações, todos os users que conheço e trafegam pela região disseram que o aplicativo os estava roteando corretamente para fora do tráfego na região e os mandando para as marginais quando estava livre (vide relato do Vlad).

Como tu já disse algumas mensagens atrás, agora é o momento de avaliar se há algo mais que possamos fazer para melhorar. Eu olharei a região para analisar se há algo de errado que dê para identificar e corrigir, mas como ando bastante ali, não sei se encontrarei. Caso tenha alguma informação sobre isto, estou à disposição para ajudar.

Espero ter tirado pelo menos algumas de suas dúvidas sobre o funcionamento do roteamento do Waze e dado uma luz sobre a pequena, mas existente, importância das classificações das vias.
Se tiver algo que não tenha ficado claro, basta dizer que vou tentando trazer uma luz ao assunto.

Abraços e bom fim de semana! ;)
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Finesko wrote:Tchelow,

Obrigado novamente por uma bela explicação!

O motivo de eu ter levantado esses pontos é que aconteceu comigo algumas vezes do Waze me mandar via Berrini quando a Marginal estava livre. Confesso que isso já faz um tempo, mas frequentemente vejo pedidos de correção de outros usuários com esse mesmo problema. Pode ser que eles ainda não estivessem com os mapas atualizados?

Enfim, gostei de saber de sua experiência e do Vlad que dessa forma está funcionando.

Valeu!
Se já faz um tempo, o problema pode ser realmente a atualização. Os mapas foram atualizados dia 26 só... Vamos ficar de olho.

Abraços,
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by Tchelow
Também acho que do que jeito que está atende 100% e quase nunca falha!
Tchelow
Posts: 926
Has thanked: 5 times
Been thanked: 102 times
Send a message
Marcelo Romera
_____________________________________________
Waze Champ
Social Media Expert
CM - Brasil
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!

Post by TiagoDelazari
Houve uma alteração na marginal pinheiros hoje, está aparecendo em vermelho nos dois sentidos. Só não consegui identificar quais alterações foram feitas...
TiagoDelazari
Posts: 12
Send a message

Post by VladPierami
antigerme wrote:Colocaria a principal e central como Minor e a lateral como Service.
Agora fiquei sem entender!

Qual o peso das SR? Esta equiparado a Primery?

Na via anchieta em SBC, no perímetro urbano, classifiquei as principais como Minor e as marginais como SR. Considerando que as SR teriam o mesmo peso das PS. O resultado até agora esta bom.

Antes com a classificação anterior (principais FW e marginais MJH) apesar das possibilidades e do transito parado na anchieta, o waze sempre forçava a rota por ela, agora ele me desvia pelas PS e S dos bairros. Pra m esta ótimo assim. :)





Vlad Pierami
Sent using Tapatalk
VladPierami
Posts: 531
Has thanked: 32 times
Been thanked: 201 times
Send a message
Vlad Pierami
__________________________
Country Manager Brasil
Dúvidas? Comece Por Aqui
A resposta foi útil? Então de um Joinha ali em cima! :D
WAZE BETA VERSION 3.9.0.500 - IOS 7.1.2
Waze São Paulo no Facebook

Post by VladPierami
Caros Wazers,

Acho que todos nós aqui concordamos que esta conversa esta seguindo para um lado improdutivo.

Peço a todos os envolvidos que revejam seus posts e apaguem aqueles que considerarem ter
escrito "de cabeça quente". ;)

Antigerme,

Como foi voce quem escreveu a maior parte do Wiki Brasil e também colaborou na edição do Wiki Americano, peço que faça uma revisão em nosso Wiki e avalie se existe algum conceito que possa estar desatualizado, considerando os testes efetuados no Brasil e no Mundo.
Voce como Waze Champ tem acesso ao Forum dos Champs Mundiais e pode trazer para nós as melhores praticas de edição.

Conto com a colaboração de todos!
VladPierami
Posts: 531
Has thanked: 32 times
Been thanked: 201 times
Send a message
Vlad Pierami
__________________________
Country Manager Brasil
Dúvidas? Comece Por Aqui
A resposta foi útil? Então de um Joinha ali em cima! :D
WAZE BETA VERSION 3.9.0.500 - IOS 7.1.2
Waze São Paulo no Facebook

Post by VladPierami
tiagomeira wrote:Houve uma alteração na marginal pinheiros hoje, está aparecendo em vermelho nos dois sentidos. Só não consegui identificar quais alterações foram feitas...
É parece que um usuario desavisado, mudou toda a classificação das marginais hoje.
Bom, pelo menos ainda não foi pro app.

E aí? Posso fazer o Lock das Marginais?
VladPierami
Posts: 531
Has thanked: 32 times
Been thanked: 201 times
Send a message
Vlad Pierami
__________________________
Country Manager Brasil
Dúvidas? Comece Por Aqui
A resposta foi útil? Então de um Joinha ali em cima! :D
WAZE BETA VERSION 3.9.0.500 - IOS 7.1.2
Waze São Paulo no Facebook

Post by VladPierami
Tchelow wrote:Pode desconsiderar o que eu disse... o Vlad já corrigiu tudo! =)

Abraços,

:lol: :lol: :lol: :lol:
VladPierami
Posts: 531
Has thanked: 32 times
Been thanked: 201 times
Send a message
Vlad Pierami
__________________________
Country Manager Brasil
Dúvidas? Comece Por Aqui
A resposta foi útil? Então de um Joinha ali em cima! :D
WAZE BETA VERSION 3.9.0.500 - IOS 7.1.2
Waze São Paulo no Facebook