Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Post Reply
Forum rules
Waze Blog EN/Blog PT/Facebook/G+
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
Logomarca, imagens, vídeos
Parcerias do Waze, Connected Citizens e Emissoras

Waze 3.5 Orientação de Navegação

Post by nicholaszein
Olá.

Acabei de atualizar meu Waze para a última versão, e me deparei com um problema.
Minhas orientações de navegação foram mudadas para o modo Completo e agora só ouço a voz da Raquel.
O problema é que não consigo mais voltar para a versão que não inclui nomes das ruas (voz masculina) pois só tenho a opção de escolher a Raquel, e mesmo que eu selecione no menu 'Som > Orientações de navegação > Apenas direções (com temas)' o app volta para o modo completo.
Embora seja muito útil ouvir o nome das ruas enquanto dirijo, me encontrei bastante incomodado com o fato de que a voz da Raquel está praticamente inaudível, abafada, o que prejudica a minha navegação, enquanto que a voz masculina está muito mais clara.
O que fazer para conseguir voltar para a versão mais simples?
nicholaszein
Posts: 10

POSTER_ID:3823903

1

Send a message

Post by lebarros
Antigerme,

eu sempre usei o som em Inglês exatamente porque em pt-BR era extremamente baixo. Toda vez que eu atualizava o app, dava um conferida no som, mas sempre vinha baixo. Tente andar com o Waze em pt-BR com o vidro do carro aberto (somente a parte do motorista), e depois troque para o Inglês e veja a diferença.

Eu gosto bastante da Inglesinha (UK)!! :mrgreen:
lebarros
Posts: 20
Been thanked: 1 time
Send a message
https://i46.tinypic.com/2rfshzl.png Leandro Barros
Waze 3.7
iPhone 4S
Rio de Janeiro/RJ

Post by lebarros
nicholaszein wrote:Atenção, fiz uns testes no app e descobri um bug relacionado ao meu problema.

Ao entrar em 'Configurações > Som > Orientações de navegação', o app mostra as orientações mínimas se disponíveis. Mas a partir do momento que você volta para o menu anterior, o app altera para orientações completas.

A segunda parte do bug está no menu 'Configurações gerais > Vozes'. Antes de acessar o menu 'Configurações > Som > Orientações de navegação' o menu de vozes possui uma lista completa, com vários idiomas. Após acessar o menu de som, o menu de Vozes desaparece da lista de Configurações gerais, e só reaparece se você forcar encerrar o app. Ao reabrí-lo ele vai mostrar uma mensagem de erro com um relatório a ser enviado, e acessando as Configurações gerais, o menu de vozes está de volta, mas mostra somente a opção "Portuguese (BR) (Raquel)", sem a possibilidade de alterar até mesmo para outro idioma.
Mesmo tentando alterar o idioma geral do app para outro idioma qualquer, a lista de idiomas de navegação (Vozes) continua somente com a opção da Raquel.
Talvez isso esteja relacionado com o que estamos discutindo até agora não?
https://photos-6.dropbox.com/t/0/AADbor ... tVIuKOxQ_s
Eles já estão ciente desse problema e na próxima atualização já deve estar corrigido.
Abraço
lebarros
Posts: 20
Been thanked: 1 time
Send a message
https://i46.tinypic.com/2rfshzl.png Leandro Barros
Waze 3.7
iPhone 4S
Rio de Janeiro/RJ

Post by nicholaszein
scarlogarcia wrote:
nicholaszein wrote:Olá.

Acabei de atualizar meu Waze para a última versão, e me deparei com um problema.
Minhas orientações de navegação foram mudadas para o modo Completo e agora só ouço a voz da Raquel.
O problema é que não consigo mais voltar para a versão que não inclui nomes das ruas (voz masculina) pois só tenho a opção de escolher a Raquel, e mesmo que eu selecione no menu 'Som > Orientações de navegação > Apenas direções (com temas)' o app volta para o modo completo.
Embora seja muito útil ouvir o nome das ruas enquanto dirijo, me encontrei bastante incomodado com o fato de que a voz da Raquel está praticamente inaudível, abafada, o que prejudica a minha navegação, enquanto que a voz masculina está muito mais clara.
O que fazer para conseguir voltar para a versão mais simples?

Oi, Nicholas.

Foram muitas reclamaçoes que tive sobre a oriantaçao de navegaçao da Raquel. A voz masculina estava, como ja disseram, "infinitas vezes melhor" que a da Raquel. Infelizmente no momento nao temos opçao e está será a voz de orientaçao de navegaçao ao menos da versao 3.5.


Abraço
Ou seja, não é um problema que possa ser resolvido a não ser se que a equipe do Waze modifique essas configurações e adicione a outra voz? Utilizar o app ficou impossível. Lembrem-se que o app foi feito para orientar na navegação e não atrapalhar ela. Não posso ficar pegando meu celular o tempo inteiro para ver o que tenho que fazer quando estou dirigindo. E não, não tenho suporte para colocá-lo no para-brisa.

É uma pena, pois é o melhor app do gênero na minha opinião. Essa atualização embora melhore em muitos aspectos a funcionalidade do app (tirando alguns detalhes como o tempo excessivo em que os "pop-ups" ficam abertos), tornou-se inútil no meu ponto de vista.

Espero que consigam modificar isso.

Obrigado.
nicholaszein
Posts: 10
Send a message

Post by nicholaszein
antigerme wrote:
Nicholas,

Eu uso o app em um Samsung Galaxy Nexus, Android 4.1.2 e não acho o volume das instruções baixo.

As instruções completas é usado um software que reconhece o texto e converte para fala, as mínimas são um conjunto de MP3 gravadas por um wazer quando o app ainda estava crescendo. O TTS também gera mp3, mas isso é feito no lado do servidor e é baixando uma única vez, por via, para o app, cache.

Qual o aparelho que você está usando? Podemos fazer uma forcinha e pedir para aumentarem o volume da geração do audio feito pelo TTS.

Tem mais alguém que acha que o volume está muito baixo?
Então, eu uso os IPhones 3GS, 4 e 4S (familiares e eu), todos com iOS 6.0.1. Sempre tivemos problemas com a navegação por voz da Raquel desde que foi implementada, mas pelo menos conseguíamos usar a outra voz que é muito mais clara.
Mas o problema com a 'Raquel' não é só o volume, mas também (e principalmente) a clareza do som. Parece uma ligação de telefone publico, com péssima qualidade auditiva e extremamente baixa.
Com o mp3 não havia esse problema.
nicholaszein
Posts: 10
Send a message

Post by nicholaszein
antigerme wrote:O fornecedor do TTS do Waze é a Nuance.

Poderiam testar nesta página e comparar entre as vozes para saber se é problema de tunning da voz?
http://www.nuance.com/vocalizer5/flash/index.html
Com certeza é o problema de tunning da voz! No site está beem mais clara. Muito diferente do aplicativo...

Embora, pessoalmente eu ache que a outra versão ainda é melhor. Se vocês conseguirem melhorar esse aspecto, e aumentar o volume, com certeza resolverão o problema!
nicholaszein
Posts: 10
Send a message

Post by nicholaszein
antigerme wrote: Só para parar com a confusão. A "outra versão" foi um ser humano que gravou as instruções e só tem as instruções de conversão e alertas, a versão com Raquel é um software que lê os textos, nome de ruas, etc. Não da para ficar comparando um ser humano com um software.
Isso eu já entendi, e a diferença é gritante. O software está longe de conseguir enunciar o português brasileiro corretamente, pois possui limitações diversas (tendo em vista a complexidade do idioma brasileiro), além de ser feito por pessoas que falam outro idioma... Mas isso é assunto para outro tópico.

Caso eu tenha lhe confundido, quis dizer que gostaria muito de ter a opção de escolher entre o software que traduz os textos escritos em fala, e que inclui os nomes das ruas; e o mp3 gravado em estúdio que reproduz somente os termos básicos de navegação.

A partir desta versão 3.5, essa opção me foi tirada, o que prejudicou (pelo menos para mim) a utilização do app.

Essa foi a minha intenção quando abri o tópico. Espero tê-la esclarecido.
antigerme wrote:Vou ver o que pode ser feito.
Legal! Acompanharei o tópico.
Obrigado.
nicholaszein
Posts: 10
Send a message

Post by nicholaszein
Atenção, fiz uns testes no app e descobri um bug relacionado ao meu problema.

Ao entrar em 'Configurações > Som > Orientações de navegação', o app mostra as orientações mínimas se disponíveis. Mas a partir do momento que você volta para o menu anterior, o app altera para orientações completas.

A segunda parte do bug está no menu 'Configurações gerais > Vozes'. Antes de acessar o menu 'Configurações > Som > Orientações de navegação' o menu de vozes possui uma lista completa, com vários idiomas. Após acessar o menu de som, o menu de Vozes desaparece da lista de Configurações gerais, e só reaparece se você forcar encerrar o app. Ao reabrí-lo ele vai mostrar uma mensagem de erro com um relatório a ser enviado, e acessando as Configurações gerais, o menu de vozes está de volta, mas mostra somente a opção "Portuguese (BR) (Raquel)", sem a possibilidade de alterar até mesmo para outro idioma.
Mesmo tentando alterar o idioma geral do app para outro idioma qualquer, a lista de idiomas de navegação (Vozes) continua somente com a opção da Raquel.
Talvez isso esteja relacionado com o que estamos discutindo até agora não?
https://photos-6.dropbox.com/t/0/AADbor ... tVIuKOxQ_s
nicholaszein
Posts: 10
Send a message

Post by nicholaszein
scarlogarcia wrote:Eu acabo não experienciando o problema do volume baixo porque utilizo o cel acoplado com o som do carro.
Aí é que ta meu caro, qual o aparelho que você usa? Pois eu também uso a entrada auxiliar do som do meu carro e o áudio da Raquel é beeem baixo comparado ao áudio que era na versão mp3... Obviamente que todos os comandos de volume estão no máximo. Costumo ligar o iPod ou Rdio enquanto uso o Waze no carro...
nicholaszein
Posts: 10
Send a message

Post by nicholaszein
antigerme wrote:Pessoal,

Não querendo ser chato mas já sendo, peguei um decibelímetro para medir a diferença das orientações completas e minimas. Pode-se dizer que não há.

Vejam no app em "Config./Som" se o volume está no máximo, se estiver, troque o nível de orientação e veja se ainda há diferença, o completo é a Raquel e o minimo são as mp3 gravadas.

Tentem limpar a cache do TTS, vá em "Navegar" e na caixa de texto para pequisa de local/endereço, coloque o seguinte código, cc@tts.

Aguardo retorno dos testes. :)
Seria ótimo conseguir testar o som com um decibelímetro, porém não tenho a possibilidade de comparar os sons pois estou limitado ao som das orientações completas nesta última versão (3.5), como disse no começo do tópico cuja questão levantada é exatamente a falta da opção de usar orientação completa ou mínima.
E como expliquei anteriormente, não se trata somente do volume (afinal o volume já foi colocado no máximo), e sim da clareza da voz. É como a diferença entre um mp3 com taxa de bits baixa e outro com taxa alta: tanto volume quanto qualidade do áudio são prejudicados.

Já fiz outros testes, já fucei o app de cabo a rabo, rá reinstalei e acreditem, já restaurei meu iphone. Não resolve o problema. Vou tentar limpar o tal do cachê.

Valeu pela dica!

ps: Para mim, se somente houvesse essa possibilidade de escolher entre navegação completa e navegação mínima, não ligo a mínima para o nível do volume...
nicholaszein
Posts: 10
Send a message