Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Nomear rampas - Sentido da rodovia

Post by ciamagno
Ola pessoal,

Gostaria de saber se existe algum padrão para nomear rampas aonde se coloca a direção da rodovia?

Eu coloquei dois exemplos abaixo de como poderia ser uma rampa para a BR-290 trecho Porto Alegre litoral norte

Saída para BR-290 Leste (tipo de nomenclatura usada na Inglaterra, não sei se faz sentido para motoristas brasileiros)
ou
Saída para BR-290 Litoral

Para o outro lado seria
Saída para BR-290 Oeste
ou
Saída Para BR-290 Porto Alegre

Outra coisa que eu tenho duvida se devemos usar somente 'saída para' ou devemos usar também 'entrada para'?

Cheers

Ciamagno
ciamagno
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 800
Has thanked: 78 times
Been thanked: 267 times

POSTER_ID:1027214

1

Send a message

Post by antigerme
ciamagno wrote:Ola pessoal,

Gostaria de saber se existe algum padrão para nomear rampas aonde se coloca a direção da rodovia?

Eu coloquei dois exemplos abaixo de como poderia ser uma rampa para a BR-290 trecho Porto Alegre litoral norte

Saída para BR-290 Leste (tipo de nomenclatura usada na Inglaterra, não sei se faz sentido para motoristas brasileiros)
ou
Saída para BR-290 Litoral

Para o outro lado seria
Saída para BR-290 Oeste
ou
Saída Para BR-290 Porto Alegre

Outra coisa que eu tenho duvida se devemos usar somente 'saída para' ou devemos usar também 'entrada para'?

Cheers

Ciamagno
Aqui no Brasil tem uma regra oficial para nomear as rampas, pena que é um complicação terrível, é um número "magico"+A/B+direção. Veja a nomenclatura em http://ipr.dnit.gov.br/manuais/manual_s ... viaria.pdf na página 184.

Nestes sinais, a saída é definida por meio de um sistema de numeração referenciado ao marco
quilométrico mais próximo do ponto de cruzamento entre as vias da interconexão onde se encontra o
ramo de saída, de modo a auxiliar o usuário quanto à distância ainda a ser percorrida e ao tempo
restante de percurso. Havendo, numa mesma interconexão, mais de um ramo de saída para um
determinado sentido de tráfego, as duas saídas devem receber igual numeração, seguida das letras A e
B, conforme a ordem de chegada do tráfego em uma ou outra saída, dentro daquele sentido de
percurso.


Aqui em SSA tem o AM Jubiraci que nomeou as rampas da forma oficial, ele não foi atras no número mágico, aplicou o que tinha nas placas.

Acho que no Wiki tem isso, usar a nomenclatura oficial ou não sabendo, usar "Saída para..."

Ah... ta ficando legal sua alterações no Wiki, só troquei algumas bobagens de formatação. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
amfadel wrote:Acho que seria uma boa definir um padrão claro e colocar na wiki. Vejo que cada saída/entrada usa um padrão diferente.
Boa ideia amdadel, no Wiki realmente ficou muito solto.

Pessoal, o que acham de fecharmos isso até semana que vem para alterarmos no Wiki? Vou abrir no subforum AM e já posto o link aqui.

http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=331&t=36067
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
Last edited by antigerme on Wed Jan 02, 2013 8:48 pm, edited 1 time in total.
Reason: adicionei o link para o questionário de votação
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Aqui o link
http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=331&t=36067

Depois de ter criado a votação, me parece que a última opção é a mais válida. Acho que não foi válido a iniciativa.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
amfadel wrote:
antigerme wrote:Aqui o link
http://world.waze.com/forum/viewtopic.php?f=331&t=36067

Depois de ter criado a votação, me parece que a última opção é a mais válida. Acho que não foi válido a iniciativa.
Não entendi, qual última opção te pareceu mais válida? A última opção da votação que você criou ou a última que eu coloquei aqui no tópico? ;)
Besteira minha, apaguei a votação. Melhor elencar vantagens e desvantagens de cada abordagem, a noite começo.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
ciamagno wrote:
clebersonprt wrote:Oi, posso contribuir?

Na minha opinião, a rampa deve ter o que consta nas placas. Imagino que o motorista irá ouvir "Mantenha a direita para Cidade Tal" e procurará essa cidade nas placas da Rodovia onde se encontra.

Pelo menos eu teria essa atitude. Se o Waze me falasse "mantenha a direita para BR-XXX" e eu não encontrasse esse número de BR em nenhuma placa, eu não sei se seguiria a orientação.

Se nas placas só existe o nome da cidade mas o editor deseja colocar a BR também, poderia ser assim:

"Entrada para Cidade Tal via BR-XXX"

Abraços!
Boa, gostei muito, o que voces acham de fazermos assim?

Alguem ve alguma desvantagem para o seu estado/localidade?

Eu nao vejo nenhuma desvantagem para o RS, ja que rampas(entradas e saidas de auto estradas) nao sao modificas por varios anos, entao a edicao tem que ser perfeita, de longo prazo e com o maximo de informacoes possiveis em uma mensagem curta para o motorista.
Eu acho horrível, e nem me parece que vai ficar curto. Se for seguir esta mesma linha de raciocínio, deveríamos nomear todas as rodovias composto pelo nome das cidades que elas interligam. :mrgreen:

A pessoa recebe o "Em 800m saia a direita", em "500m saia a direita", "Em 200m saia a direita em blablabla", "Saia a direita em blablabla". Se a pessoa acha que vai se perder ou não obedecer as instruções do GPS, melhor apreender a usar GPS ou largar logo o sistema de vez e seguir um mapa de papel.

Toda saída de uma rodovia deveria ter sinalização oficial "Saída XXX-A", pena que só encontro em poucas rodovias do nosso Brasi. Uma forma que não vejo problema é usar "Acesso <nome da próxima via>, poderíamos deixar até sem nome que o TTS usa o nome do próximo segmento.

Ah... a sinalização que fala sobre os destinos, não é a sinalização para rampas/saídas. Veja uma exemplo daqui de nossa BR-324, sinalização com o quilometro errado ou exatamente naquele local virou 609 para 608. :lol:
saida_1.png
(74.31 KiB) Downloaded 2680 times
saida_2.png
(265.63 KiB) Downloaded 2680 times
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
ciamagno wrote:A unica coisa que podemos concordar eh que nao estamos de acordo.
Isso é fato! :lol: :lol: :lol:
ciamagno wrote:Eu nunca vi uma placa assim no RS e nao achei pelo google tambem nas estaradas do estado, mas pode ser que tenha por que nao andei em todas as autoestradas daqui. Com certeza o acesso para as cidades maiores tem o nome da cidade e algumas placas tem quantos metros para chegar nele ou Km para chegar na cidade. do outro lado para quem vem da cidade pequena tem as placas indicando os nomes das cidades maiores com uma seta para cada lado em Km.

Nos estamos falando de padronizar as rampas para o Brasil inteiro, talvez tenhamos que padronizar por estado ja que os nossos estados nao falam a mesma 'lingua' em relacao a placas, mas ideia eh padronizar entao temos que achar alguma coisa que funcione para o motorista.

Do jeito que ta cada editor faz da maneira que acha melhor... isso eh horrivel

Eu sei que ta dificil, mas acho que podemos chegar a um acordo.
Mas já temos um padrão oficial e nacional. Se puder da uma olhada em http://ipr.dnit.gov.br/manuais/manual_s ... viaria.pdf e com atenćão especial na página 184.

Acabei de olhar novamente a pág. 184 e a sinalizaćão que te passei da BR-325, me enganei, ela está corretíssima.
ciamagno wrote:PS: para usar entre "Acesso <nome da próxima via>" ou nada eu prefiro nada por que da menos trabalho.
Ta vendo que não estamos em desacordo com tudo, também prefiro manter "sem nome" quando não tenha sinalizaćão suficiente para nomear a rampa.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by ciamagno
Obrigado, eu espero ate o final de fevereiro ter traduzido uma boa parte dos artigos em inglês. Eu preciso mesmo de outra pessoa lendo o que eu estou traduzindo... eu sempre leio de novo, mas as vezes esqueço de acentos ou preposições.

Achei boa essa sua ideia de nomear de acordo com as placas, tem como você passar uns links das rampas que ele nomeou?

falow
ciamagno
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 800
Has thanked: 78 times
Been thanked: 267 times
Send a message

Post by ciamagno
Eu gostei da opcao 3.

So tem uma coisa, eu tenho quase certeza que no RS nao tem saida com numero, pelo menos eu nunca vi.

Aqui as placas usam:
a proxima localidade tipo
- Porto Alegre (Centro/Zona Sul)
- BR-290 Litoral
etc

ou a proxima Cidade tipo
- Sao Gabriel
- Passo Fundo
etc
ciamagno
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 800
Has thanked: 78 times
Been thanked: 267 times
Send a message

Post by ciamagno
clebersonprt wrote:Oi, posso contribuir?

Na minha opinião, a rampa deve ter o que consta nas placas. Imagino que o motorista irá ouvir "Mantenha a direita para Cidade Tal" e procurará essa cidade nas placas da Rodovia onde se encontra.

Pelo menos eu teria essa atitude. Se o Waze me falasse "mantenha a direita para BR-XXX" e eu não encontrasse esse número de BR em nenhuma placa, eu não sei se seguiria a orientação.

Se nas placas só existe o nome da cidade mas o editor deseja colocar a BR também, poderia ser assim:

"Entrada para Cidade Tal via BR-XXX"

Abraços!
Boa, gostei muito, o que voces acham de fazermos assim?

Alguem ve alguma desvantagem para o seu estado/localidade?

Eu nao vejo nenhuma desvantagem para o RS, ja que rampas(entradas e saidas de auto estradas) nao sao modificas por varios anos, entao a edicao tem que ser perfeita, de longo prazo e com o maximo de informacoes possiveis em uma mensagem curta para o motorista.
ciamagno
EmeritusChamps
EmeritusChamps
Posts: 800
Has thanked: 78 times
Been thanked: 267 times
Send a message