Escudos das rodovias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Escudos das rodovias

Postby clebersonpertile » Thu Mar 21, 2013 2:06 pm

gusdantas wrote:
antigerme wrote:
amfadel wrote:hehehehe sou meio prático mesmo. :D
[...]
Vamos ver o desenrolar da questão... :P

Podemos colocar como a de maior volume e quando forem iguais deixar a de menor número.
[...]isar trocar de faixa.

Quanto rodovias com dupla codificação (ou que "dividem" o mesmo leito) deveria valer a codificação "real", aquilo q tá escrito na placa dela qdo vc passa por ela; por exemplo, em São Paulo temos a Via Anchieta q é SP-160 e BR-050, e a Rod. Fernão Dias q é tanto BR-384 qto SP-010, mas qdo vc está na Anchieta não há nada q a identifique como BR-050 assim como não tem na Fernão Dias nada com SP-010.

Quanto a um assunto q tava lá pra trás mas q vou dar um bump pq eu não tava na época: não acho bom ignorar um nome oficial pq não é o "conhecido". Lembre-mos q o nome oficial é o q vale, por exemplo, pros correios... se há alguém q mora lá, o endereço dela é o nome oficial do logradouro e não o apelido q as pessoas dão. Por exemplo, se vc pegar o endereço da Roche no site vai constar "Av. Eng. Billings, 1729, Jaguaré - São Paulo"... se resolvêssemos aplicar essa regra, ninguém encontraria nada dessa maneira, pois a Av. Eng. Billings é uma das vias cujo conjunto forma a Marginal Pinheiros (as Marginais valem um tópico sozinho, isso é um exemplo).
Afinal seria muito mais fácil substituir a denominação "SP-280 Rod. Pres. Castelo Branco" pra tão somente "Castelo", ou pior, substituir a "SP-075 Rod. Sen. José Ermírio de Moraes" por "Castelinho" (é um apelido dado à ela, sem falar q em São Paulo raramente alguém identifica a rodovia pela codificação, logo pra ela no nome?).

Trivia:
P/ quem edita São Paulo: aqui temos diversos tipos rodoviários com codificações q seguem:
Rodovia Tronco - SP-XXX
Acesso - SPA-XXX/XXX
Marginal Direita - SPM-XXXD
Marginal Esquerda - SPM-XXXE
Dispositivo - SPD-XXX/XXX
Interligação - SPI-XXX/XXX
Fonte: http://www.der.sp.gov.br/website/Instit ... acoes.aspx

Se fôssemos mais (chatos) afundo, até as passarelas e trevos possuem codificação e nomenclatura.

PS: perdoem a prolixidade, há muito tempo não passava por aqui.

Mas não é essa a intenção dos nomes secundários?
clebersonpertile

Has thanked: 18 times
Been thanked: 14 times

Postby gusdantas » Fri Mar 15, 2013 11:12 pm

antigerme wrote:
[...]

Podemos colocar como a de maior volume e quando forem iguais deixar a de menor número.
[...]isar trocar de faixa.

Quanto rodovias com dupla codificação (ou que "dividem" o mesmo leito) deveria valer a codificação "real", aquilo q tá escrito na placa dela qdo vc passa por ela; por exemplo, em São Paulo temos a Via Anchieta q é SP-160 e BR-050, e a Rod. Fernão Dias q é tanto BR-384 qto SP-010, mas qdo vc está na Anchieta não há nada q a identifique como BR-050 assim como não tem na Fernão Dias nada com SP-010.

Quanto a um assunto q tava lá pra trás mas q vou dar um bump pq eu não tava na época: não acho bom ignorar um nome oficial pq não é o "conhecido". Lembre-mos q o nome oficial é o q vale, por exemplo, pros correios... se há alguém q mora lá, o endereço dela é o nome oficial do logradouro e não o apelido q as pessoas dão. Por exemplo, se vc pegar o endereço da Roche no site vai constar "Av. Eng. Billings, 1729, Jaguaré - São Paulo"... se resolvêssemos aplicar essa regra, ninguém encontraria nada dessa maneira, pois a Av. Eng. Billings é uma das vias cujo conjunto forma a Marginal Pinheiros (as Marginais valem um tópico sozinho, isso é um exemplo).
Afinal seria muito mais fácil substituir a denominação "SP-280 Rod. Pres. Castelo Branco" pra tão somente "Castelo", ou pior, substituir a "SP-075 Rod. Sen. José Ermírio de Moraes" por "Castelinho" (é um apelido dado à ela, sem falar q em São Paulo raramente alguém identifica a rodovia pela codificação, logo pra ela no nome?).

Trivia:
P/ quem edita São Paulo: aqui temos diversos tipos rodoviários com codificações q seguem:
Rodovia Tronco - SP-XXX
Acesso - SPA-XXX/XXX
Marginal Direita - SPM-XXXD
Marginal Esquerda - SPM-XXXE
Dispositivo - SPD-XXX/XXX
Interligação - SPI-XXX/XXX
Fonte: http://www.der.sp.gov.br/website/Instit ... acoes.aspx

Se fôssemos mais (chatos) afundo, até as passarelas e trevos possuem codificação e nomenclatura.

PS: perdoem a prolixidade, há muito tempo não passava por aqui.
gusdantas

Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Postby antigerme » Sat Jan 12, 2013 4:33 pm

Mas sim, eu ia aguardar um pouco mais as discussões.

Antigerme, o que eu entendi da norma do DNIT é que usualmente se utilizava a via de maior volume, mas que agora estão padronizando para a BR de menor número, independente do volume de tráfego. Não entendi que seja algo opcional, ou um ou outro. Mas se acharem que é melhor manter do jeito que o "povo" conhece podemos manter como a de maior volume na Wiki e mais pra frente quando a regra do menor número realmente pegar, aí muda e atualiza.

E quando forem duas rodovias diferentes, uma estadual e outra federal, ambas de mesmo volume?

Fico preocupado é com o TTS. Imagine duas rodovias se separando mas uma delas separa em um angulo de 90 graus a direita enquanto a outra mantem reta. Se houver uma diferença de nome o Waze pode dar a instrução "Mantenha a esquerda" mesmo a pessoa indo direto, sem nem precisar trocar de faixa.
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3386 times
Been thanked: 9842 times

Postby antigerme » Fri Jan 11, 2013 4:53 pm

amfadel wrote:Existem alguns casos de superposições de duas ou mais rodovias. Nestes casos usualmente é adotado o número da rodovia que tem maior importância (normalmente a de maior volume de tráfego) porém, atualmente, já se adota como rodovia representativa do trecho superposto a rodovia de menor número, tendo em vista a operacionalidade dos sistemas computadorizados.[/i]"

Resumindo, hoje deve-se adotar a rodovia de menor número nos trechos de superposição.

Prefiro a primeira opção, me parece muito mais natural.

número da rodovia que tem maior importância (normalmente a de maior volume de tráfego)

Normalmente as de maior porte é que definem o traçado da via, eu enxergo é as de menor porte sempre desembocando nas de maior.
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3386 times
Been thanked: 9842 times

Postby scarlogarcia » Fri Jan 11, 2013 5:20 am

Mais alguma coisa relacionada por aqui

O Euler, autor desta postagem, tem certa experiencia profissional com o assunto.
scarlogarcia

Has thanked: 1015 times
Been thanked: 1846 times

Postby scarlogarcia » Fri Jan 11, 2013 5:08 am

paulosteiner wrote:Eu tenho uma pergunta...

(e me desculpem se isso já foi citado, não tive tempo para ler minuciosamente todo o thread)...

Mas.. E as BRs que têm denominação dupla?

Estava editando no MS, quando percebi que neste trecho, que por sinal é longo, a rodovia é tanto a BR-163 como a BR-060.. Fiquei imaginando como seria isso possível... Procurei até no mapa de rodovias do estado aprovisionado pelo DNIT, e ainda lá estava a mesma nomenclatura...

Na dúvida, deixei nomeada como está agora...
Mas numa situação dessas, como fica?

É uma boa questao. Me deparei ate o momento com dois casos como estes e logo pensei em dar preferencia para a BR de maior denominaçao. No caso apontado pelo link abaixo precisei substituir a nomeclatura de "BR" da rodovia para uma rodovia estadual, SP-330.

Estou tentando sem sucesso abrir agora site do DNIT para fazer busca de denominaçao de rodovias... vou dar uma pesquisada sobre o assunto para esclarecermos este caso. Algo um pouco relacionado com a sua questao está aqui esta questao está aqui
scarlogarcia

Has thanked: 1015 times
Been thanked: 1846 times

Postby paulosteiner » Fri Jan 11, 2013 4:49 am

Eu tenho uma pergunta...

(e me desculpem se isso já foi citado, não tive tempo para ler minuciosamente todo o thread)...

Mas.. E as BRs que têm denominação dupla?

Estava editando no MS, quando percebi que neste trecho, que por sinal é longo, a rodovia é tanto a BR-163 como a BR-060.. Fiquei imaginando como seria isso possível... Procurei até no mapa de rodovias do estado aprovisionado pelo DNIT, e ainda lá estava a mesma nomenclatura...

Na dúvida, deixei nomeada como está agora...
Mas numa situação dessas, como fica?
paulosteiner
State Manager
State Manager

Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Postby andjordan » Mon Dec 24, 2012 7:31 pm

Talvez meio tarde na discussão mas vou deixar minha opinião de qq forma D:

- Rodovias federais em São Paulo
Muitas delas são gerenciadas pelo estado de São Paulo, e a numeração/nomenclatura estadual prevalece. Creio que a estadual deve ser a padrão pois é o que está nos mapas oficiais.
Exemplos são vários como já citado BR-050 (Brasilia a Santos, onde coincide com Anhanguera e Imigrantes), BR-101 Gov. Mario Covas (Rio-Santos, onde coincide com SP-55 Pe. Manoel da Nobrega e outra que me fugiu o nome no Litoral Norte)

- Siglas com três letras
Em SP as municipais usam siglas de três letras.No RS elas todas são RS-8xx, então muda de estado para estado.
Em Minas as vias de ligação são LMG-xxx, então ter a possibilidade de escudos XXX-XXX é
andjordan

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby festinatio » Sun Dec 16, 2012 3:15 am

scarlogarcia wrote:
festinatio wrote:
scarlogarcia wrote:Você quer escudo nos anéis viários?

Não, não. Bom, acredito que não tem necessidade. Era só para saber como denominá-lo corretamente mesmo.

Eu acho que é uma boa questão colocada por você. Para mim resta saber o que mais pessoas gostariam para decidirmos juntos. O mais facil para mim é não fazer nada ;) Então acho que estou procurando problemas... :D

Bom, eu também acredito que seja um grande problema e não vá acrescentar nada de positivo. Mas essa é a opinião de um novato hehe
festinatio
Area Manager
Area Manager

Been thanked: 1 time

Postby festinatio » Sun Dec 16, 2012 3:02 am

scarlogarcia wrote:Você quer escudo nos anéis viários?

Não, não. Bom, acredito que não tem necessidade. Era só para saber como denominá-lo corretamente mesmo.
festinatio
Area Manager
Area Manager

Been thanked: 1 time

Next

Return to Mapas e edição de mapas