Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Voltinhas desnecessárias e outros problemas

Post by finesko
Caros,

Tenho notado muita reclamação de usuários com um vício bobo do Waze: o navegador frequentemente manda pegar uma perpendicular, dar a volta no quarteirão ou fazer um "U-Turn" e voltar pela mesma rua alguns metros à frente. Vejam o exemplo.

http://world.waze.com/forum/download/fi ... 9e420a7df7

Pior ainda, quando uma conversão à esquerda é proibida, ele manda pegar à direita, fazer um "u-turn" mágico (digo mágico porque ele não avisa que é para fazer esta pequena barbeiragem), e voltar para cruzar a via.

Para mim, isso é coisa do software de navegação. Será que alguém está olhando isso?

Detalhe, antes que o digam: sim, todas as conexões estão corretas!

Abraços,
John
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times

POSTER_ID:7965520

1

Send a message
Attachments
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by antigerme
raahup wrote:
antigerme wrote:
gfariass wrote:Olá raahup.

Seja bem vindo ao fórum e a comunidade dos wazers.

Você gravou o endereço nos favoritos? se sim, remove o endereço dos favoritos, que para de perguntar. ;)
Mesmo sem favoritos o Waze continua sugerindo, vide casos de trocas de namoradas e o tadinho do wazer receber esporro por causa do Waze sugerindo ir para a casa da antiga. :lol: :lol:

Vá no seu painel de controle (Dashboard) e desmarque a opção de sugestões do Waze.
https://www.waze.com/pt-BR/dashboard/

Já tirei dos favoritos, mesmo assim continua perguntando se vou pra lá, acho que terei que desinstalar e instalar de novo né?
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A resposta está na minha mensagem que você usou como citação (quote). :roll:
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by canetafina
Estou tendo dificuldade para entender algo que o Waze faz quando traça a rota em algumas situações. Peguei um exemplo de rota. Vejam no final a imagem no mapa e o permalink do local.

São duas rotas, uma sendo traçada até a Linha Vermelha e a outra para Av. Brasil. As rotas se coincidem até certo ponto, mas onde poderiam ainda está se coincidindo, estranhamente, a rota traçada pela linha "azul" (rota seguindo p/ Av. Brasil), segue pela Av. Sargento de Milícias (essa parte da Av. é cheia de buracos e caminhões estacionados), mas a "roxa", que segue para Linha Vermelha, vira a direita para acessar a Rua Mercúrio, depois elas se coincidem, novamente, e se separam, para cada uma seguir pela sua rota, que, realmente, não tem como coincidir. Detalhe, isso acontece uma vez antes, também.

Verifiquei os seguimentos das rotas e achei um valor de velocidade absurda, na Av. Sargento de Milícias, como se não tivessem sido atualizados, ou seja, um seguimento está marcando velocidade de 2251 Km/h e outro 2061 Km/h, já vi acontecer isso em outros seguimentos, mas o que parece, o Waze pegou esse valor para traçar a rota mais rápida. Não deveria, pois é um erro, pelo que parece, os valores desses seguimentos, mas então, se fez isso com a rota da Av. Brasil, porque não vez com a rota para Linha Vermelha?

Ainda, tenho notado o Waze pegando ruas paralelas às principais, sem que as principais apresentem transito intenso ou parado e estando corretas as permissões. Daí fiquei pensando, será que é porque, as ruas paralelas, estão com esses valores de velocidades absurdos?

Comprovei uma situação dessas, nesse mesmo dia, pois resolvi seguir uma rota estranha para verificar e entrei em ruas paralelas cheias de quebra-molas e buracos. Detalhe, assim que saí da principal e segui pela rota sugerida, uma viatura da policia estava ao meu lado e seguiu em frente, quando, novamente, retornei a via principal, essa viatura estava a minha frente. Portanto, não justificaria a rota ser alterada para ganho de tempo. Isso nem sempre acontece, mas tenho notado ocorrer em locais que são menos assistidos por editores.

Não sei se consegui explicar bem o que acontece, mas será que é um problema?

Permalink: https://es.waze.com/editor/?lon=-43.352 ... TTTTTTTTFT
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Attachments
Guto

Post by canetafina
antigerme wrote:Guto,

Normalmente isso acontece nos locais abandonados pelos AM.

3 coisas:
  • O mapa livemap anda meio desatualizado, tem um bom tempo que ele não atualiza;
  • Alguém, gente boa :lol: , colocou a "Pç. Sargento Fábio Pavani" como roundabout, confirme no app que ele vai querer fazer a volta na rotatória e não seguir direto; https://world.waze.com/editor/?lon=-43. ... TTTFTTTTFT
  • Estes valores de velocidade malucos aparecem depois que você atualiza o segmento e não recarrega o mapa, F5.
Dei uma arrumada, veja se ficou legal. Agora só aguardar nova compilação de mapa. Tem mais algum local estranho que queira olhar?

Quase sempre da para encontrar o motivo das "possivelmente" voltinhas desnecessárias.
Realmente a área é mal assistida por editores. :|

Essa da velocidade no segmento passou batido, concentrei no problema e não percebi que poderia ser apenas algo simples, como o de atualizar o navegador. :)

Isso não ocorreu só no livemap, mas também no Smartphone, pois passei por lá :)

Realmente tenho resolvido problemas de voltinhas desnecessárias, que são simples, como por exemplo, problemas nas permissões de seguir em frente.

Então, entendeu a questão do roteamento? Porque o waze traçou rota diferente, onde poderiam permanecer coincidentes, jogando para continuar na av. sgt de milícias (rota passando pela Av. Brasil), podendo virar a direita junto com a rota para Linha Vermelha? Isso tem acontecido algumas vezes, ou seja, saindo da principal para pegar uma paralela desnecessariamente.

A questão da roundabout, acho que não estaria influenciando, pois a rota traçada para a Linha Vermelha não foi estranha, ou seja, virou a direita para acessar a R. Mercúrio e passou direto pela roundabout. Bom, talvez então, influenciou para uma, mas não para outra. Corrigindo isso, pode ser que não ocorra mais.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by canetafina
hvdutra wrote: Bom dia, já vi algumas vias com velocidades absurdas como essa... 3500km/h, etc... Qual a recomendação? Apagar e fazer ela novamente?

Acredito que se deixarmos dessa forma, ela vai sempre "puxar" as rotas para ela....

Tks! ;)
Opa

Depende, isto estava sendo por conta de quando se atualizava um segmento as vezes gerava algum tipo de erro, mas pressionando o F5 ficava normal. Nunca mais percebi isto. Esta informação foi dada na época pelo AG. Caramba, este "Quote" é antigo. :)
Conforme solicitou o AG, mande o permalink.

Abraço.
canetafina
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1737
Has thanked: 204 times
Been thanked: 582 times
Send a message
Guto

Post by finesko
Não é o problema de um local somente. Isso acontece muito.

De qualquer forma, o do exemplo está aqui:
https://world.waze.com/editor/?lon=-46. ... TTTTTTTTFT

Outro que já apareceu bastante é esse:
https://world.waze.com/editor/?lon=-46. ... TTTTTTTTFT

O pessoal vem pel Chucri Zaidan, sentido sul, e o Waze pede para pegar essa rua ao lado do Hyatt, fazer o retorno e voltar à Chucri Zaidan, uns 10 metros à frente.
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
Attachments
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Obrigado pelas idéias. Vamos aos pontos levantados:

- Marginal com nível -1: sei lá! :lol: Nem tinha percebido mas não acho que faça diferença nesse caso. Depois corrijo.
- Ramps: Heber, acho que você entendeu certo (pelo menos é o que entendi). Convencionou-se que a Marginal Expressa seria uma Minor Highway e a local uma Primary Street. Nesse caso, a ligação entre elas seria uma rampa. Agora só Deus sabe porque a Ponte Estaiada é uma rampa - e estava bloqueada e assim ficou.
- Outros editores: tenho tentado observar isso e não acho que é o caso. Se fosse, a data da última edição seria recente e geralmente não é. Já peguei muitos lugares assim, em que outros já tinham corrigido (tipo ontem) o erro. Mas não acho que seja esse o problema. Acho que o hebermc concorda.
- "Roubadinhas": acho que esse é o problema mesmo. Como a pista está congestionada em alguns momentos, o Waze acha que vale à pena dar uma voltinha no quarteirão, ou algo assim, e ganhar preciosos segundos. Deveria ter uma consideração de "custo/benefício". Além disso, no mundo real, essas voltinhas nunca ganham nada, porque fominhas não deixam você entrar de volta.
- Os "U-Turns Mágicos" continuam um mistério... :roll:

Valeu!
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
Se o Live Map e o Editor não são iguais, isso é novidade e aceito a sugestão. Não precisa ficar irritado.

Quanto às "Roubadinhas", ótimo que o Waze aprenda e elimine. Enquanto isso, qual a sugestão para quem aponta o erro? Simplesmente dizemos que o erro não foi identificado?
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór

Post by finesko
antigerme wrote: Mesmo sem favoritos o Waze continua sugerindo, vide casos de trocas de namoradas e o tadinho do wazer receber esporro por causa do Waze sugerindo ir para a casa da antiga. :lol: :lol:
Peguei um taxi no Rio uma vez e o car disse que nãusava de jeito nenhum o Waze. Perguntei porque e ele me disse que tinha 3 namoradas e que elas ficavam seguindo ele no Waze!!! :lol: :lol: :lol:
finesko
Posts: 746
Has thanked: 182 times
Been thanked: 296 times
Send a message
______________________
John Finesko
Aspone Mór