Lista de abreviações para o TTS

Este é o espaço para a troca de idéias sobre Waze, dar e receber recomendações, sugerir melhoras do programa e todo o relacionado com o aplicativo.

Moderator: Waze Champs Brazil

Re: Lista de abreviações para o TTS

Postby davipt » Thu Jan 17, 2013 2:26 pm

antigerme wrote:Bruno,

Tu é rápido no post. Publiquei e em seguida fui editar a besteira que fiz, você já estava com a resposta pronta. :lol: :lol:

LOL.

1 - Poderia adicionar os números romanos em feminino?

O que queres dizer com isto? Isto é complicado, e foi uma das razões para ter dado uma lista completa dos reis PT+ES com ordinal Primeiro..Décimo, separado da lista de rainhas e "rua" com ordinal feminino "primeira..décima". Como 11 a 30 são cardinais e neutros, não mudam.

Alem disso, tenta 1º, 2º, 2ª, etc, que parecem expandir bem.

Vocês têm numeração romana no Brasil? Cá em Portugal há demasiadas ruas com nomes de reis e rainhas e numeração romana. Isso e Santas e Santos. Há duas expansões que eventualmente preciso de pedir diferente do Brasil, uma é Rotunda vs. Rótula/Rotatória, a outra é St. para Santo (existe Sta. para Santa), porque a tabela actual tem St. como Setor.
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 284 times
Been thanked: 596 times

Postby antigerme » Thu Jan 17, 2013 2:21 pm

Bruno,

Tu é rápido no post. Publiquei e em seguida fui editar a besteira que escrevi e você já estava com a resposta pronta. :lol: :lol:
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3328 times
Been thanked: 9615 times

Postby davipt » Thu Jan 17, 2013 2:20 pm

antigerme wrote:1 - Poderia remover todas as abreviações que são compostas por números romanos e adicionar somente os números romanos? vai reduzir a lista e ainda o TTS vai começar como numeral ordinal para todo número romano.

Aqui sempre falamos os números romanos como numerais ordinais.
I = Primeiro
II = Segundo
III = Terceiro
IV = Quarto
...
XXVII = Vinte e Sete
XXVIII = Vinte e Oito
XXIX = Vinte e Nove
XXX = Trinta

Não sei porque foi tomado a decisão de expandir apenas após certos nomes e rua, mas parece-me mais seguro do que assumir "I" como número romano. Acho que poderia ser por isso que o "V" não existia. Alem disso, se expandir apenas os números romanos deixa de haver hipótese de ter "primeiro" vs. "primeira". Alem disso todas as combinações são ordinais de 1 a 10 (Primeiro/a a Décimo/a) e cardinais de 11 a 30 (onze a trinta).

antigerme wrote:4 - Se possível também remover todas as abreviações que começam com letras em minúsculo, só assim o pessoal aprende a abreviar corretamente nome de rua. Todas as palavras de nomes tem que começar com letra maiúscula.
:twisted:

Concordo plenamente em remover não só todas as abreviações em letra pequena, como as abreviações *sem ponto*. Se vires no wiki Portugal é uma confusão porque algumas abreviações funcionam com ponto, outras não, e haviam abreviações diferentes com e sem ponto (marechal ou general), e havia dois casos em que uma expansão era diferente das outras três - "Jr." lia "Jãnior" mas "Jr", "jr." e "jr" liam correctamente "Júnior".

antigerme wrote:5 - Poderia trocar os "Arq. = Arquitecto" e "Arqa. = Arquitecta" para "Arq. = Arquiteto" e "Arqa. = Arquiteta"? O acordo ortográfico dos países de língua portuguesa matou a letra "c" muda. No Brasil não usamos o "c" mudo e com o acordo ortográfico os portugueses também não.

:roll: não batam mais, pronto eu vou ler o acordo... depois de tudo o resto que tenho de fazer :P

antigerme wrote:davipt, alguma abreviações parece que a própria Nuance já expande.

Tens a certeza? eu testei várias delas no simulador e nenhuma funcionou, mas não testei todas. Alem disso há duas tabelas de expansão no waze, uma para os nomes de ruas, e outro para as instruções (o lang.portuguese_br_tts). Por exemplo, nas estradas rot é rótula, mas no outro é rotatória :P
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Postby antigerme » Thu Jan 17, 2013 2:12 pm

Adrian,

1 - Poderia adicionar os números romanos em feminino em ordinal até 10 e cardinal em diante?

2 - Remover a abreviação "Pr. = Pastor", ela está em conflito com "Pr. = Praia".

3 - Remover a abreviação "RS = Rio Grande do Sul". RS não é abreviação, é sigla. O pessoal de Porto Alegre está reclamando do TTS expandindo RS.

4 - Se possível também remover todas as abreviações que começam com letras em minúsculo, só assim o pessoal aprende a abreviar corretamente nome de rua. Todas as palavras de nomes tem que começar com letra maiúscula.
:twisted:

5 - Poderia trocar os "Arq. = Arquitecto" e "Arqa. = Arquitecta" para "Arq. = Arquiteto" e "Arqa. = Arquiteta"? O acordo ortográfico dos países de língua portuguesa matou a letra "c" muda. No Brasil não usamos o "c" mudo e com o acordo ortográfico os portugueses também não.

Adrian, acho que com os pontos acima da para fechar a lista. Agora só aguardar o pessoal que queira adicionar alguma nova abreviação. O que acha Bruno?

michaelpimentel, algumas abreviações foram os portugueses que pediram, davipt.

davipt, alguma abreviações parece que a própria Nuance já expande.
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3328 times
Been thanked: 9615 times

Postby davipt » Thu Jan 17, 2013 1:48 pm

adriansinger wrote:Aqui tem lista completa de todas as abreviações que funcionam hoje no TTS Português.

Adrian, há hipótese de colocar a lista completa (talvez no wiki e um link aqui), pois esta lista parece-me ser apenas as alterações que pedi, pois faltam várias regras que estavam a funcionar antes (espero que não tenham sido apagadas), e recentemente descobri mais regras que ainda não coloquei no wiki - por exemplo 1º, 2º, 2ª expandem para primeiro, segundo, segunda, etc.

Tenho de arranjar um tempinho para olhar bem para a lista :(
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Postby davipt » Thu Jan 17, 2013 1:44 pm

michaelpimentel wrote:MAPPING_REGEX_WORDS.pt-BR.Arq\\. = Arquitecto PODERIA SER Arquiteto

Já mencionei o "erro" do "c" de acordo com o acordo ortográfico ;)

michaelpimentel wrote:Estão duplicados: (existem varios outros)
MAPPING_REGEX_WORDS.pt-BR.Agr\\. = Agr\u00edcola
(...)

O que queres dizer com "estão duplicados"? as regras são case sensitive, e há casos com ponto e sem ponto.

michaelpimentel wrote:Desconhecidos:
MAPPING_REGEX_WORDS.pt-BR.Con\\. = C\u00f3nego
MAPPING_REGEX_WORDS.pt-BR.Dinis\u0020I = Dinis Primeiro

Cónego foi pedido por Portugal, tem algo a ver com a Igreja e já vi ruas com esse nome.

Dinis são as variações com e sem acento e com s e com z dependendo se metem Dinis actual ou Diniz antigo.

michaelpimentel wrote:A parte final da lista eu realmente não consegui entender direito

O que não entendeste?

Atenção que isto não é a lista completa, mas parece-me ser apenas as alterações efectuadas pelo meu pedido. Por exemplo, as regras "Rua I"/"R. I" já existiam, mas liam no masculino "Rua Primeiro". Como pedi para adicionar as rainhas Portuguesas e Espanholas, pedi também para alinhar o Primeiro...Décimo para ser feminino no caso das rainhas e no caso da rua, para ser "Rua Primeira".
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Re: Como categorizar e nomear vias

Postby Jefresongil » Thu Jun 02, 2016 2:08 am

MauricioCGB wrote:
arthurfsv wrote:Expansão é tranquilo. Precisamos testar é a busca. Há um tempo eu testei e parecia que funcionou.

Testei Senador e está buscando nos dois sentidos, abreviado e por extenso.

Duque abreviado trás resultados por extenso, não achei Duque abreviado no Waze, pelo menos não apareceu na busca que fiz, então, não sei se pesquisando pelo extenso, vai trazer o abreviado. Ou seja, está ok no vice mas não sei no versa.

No caso de Duque / Dq. fiz busca pelo abreviado e trouxe a ambos. Tanto por extenso como abreviado.
Jefresongil
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 4768 times
Been thanked: 1356 times

Re: Capitão

Postby gamasi » Mon Jan 23, 2017 3:11 pm

O problema está na pronuncia, não na expansão.

E 28/04/2016 já faz tempo em...ninguém teve uma resposta oficial? :?

denysdgcf wrote:
Masi, bom dia!

Veja a resposta que obtive sobre o mesmo questionamento em 28/04/2016 no seguinte tópico:

Jefresongil wrote:Olá Denys

Nas planilhas mencionadas em Post anteriores, poderás verificar que esta abreviatura já havia sido lançada com solicitação de correção na pronúncia.

Abçs

denysdgcf wrote:Boa tarde,

Referente á seguinte UR reportada em Fortaleza-CE:
O usuário informa que a abreviação de Capitão (Cap.) não expande, com isso resolvi fazer alguns testes:
1. Somente Cap. expande normalmente = Capitão. Ex: R. Cap. = Rua Capitão;
2. Com um nome após a abreviação ocorrem vários tipos de pronúncias; sugiro que façam os testes e verifiquem; Ex: R. Cap. Nogueira, Cap. Melo, Cap. Castro, Cap. Vasconcelos, Cap. Olavo, etc..
3. Agora se colocar dois espaços após o ponto da abreviação, expande normalmente com qualquer nome depois. Ex. R. Cap. Gustavo = Rua Capitão Gustavo.

Pediria que fizessem tais testes e confirmassem tais situações. ;)
Com relação à programação, para que não seja preciso mudar o país inteiro onde possuir uma rua com Capitão, quem poderá nos ajudar? :roll:

Abraços.
gamasi
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 763 times
Been thanked: 983 times

Re: Capitão

Postby denysdgcf » Mon Jan 23, 2017 2:49 pm

gamasi wrote:O TTS continua tendo problema na pronuncia da palavra "capitão".

Está falando Cápitão ao invés de Capitão :?

A busca expande corretamente as abreviações de Cap. porém a pronuncia está errada

Masi, bom dia!

Veja a resposta que obtive sobre o mesmo questionamento em 28/04/2016 no seguinte tópico:

Jefresongil wrote:Olá Denys

Nas planilhas mencionadas em Post anteriores, poderás verificar que esta abreviatura já havia sido lançada com solicitação de correção na pronúncia.

Abçs

denysdgcf wrote:Boa tarde,

Referente á seguinte UR reportada em Fortaleza-CE:
O usuário informa que a abreviação de Capitão (Cap.) não expande, com isso resolvi fazer alguns testes:
1. Somente Cap. expande normalmente = Capitão. Ex: R. Cap. = Rua Capitão;
2. Com um nome após a abreviação ocorrem vários tipos de pronúncias; sugiro que façam os testes e verifiquem; Ex: R. Cap. Nogueira, Cap. Melo, Cap. Castro, Cap. Vasconcelos, Cap. Olavo, etc..
3. Agora se colocar dois espaços após o ponto da abreviação, expande normalmente com qualquer nome depois. Ex. R. Cap. Gustavo = Rua Capitão Gustavo.

Pediria que fizessem tais testes e confirmassem tais situações. ;)
Com relação à programação, para que não seja preciso mudar o país inteiro onde possuir uma rua com Capitão, quem poderá nos ajudar? :roll:

Abraços.
denysdgcf
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 4257 times
Been thanked: 2956 times

Lista de abreviações para o TTS

Postby MauricioCGB » Sun Jan 31, 2016 6:09 pm

rodolphols wrote:
antigerme wrote:Se a turma do Waze conseguir fazer o escudo ser lido do alternativo, poderemos colocar os BR/UF-XXX no alternativo se desejarem.

Você diz nos casos em que a rodovia tem um nome né? Fica bom pra não ficar aquele nome bitelo pra falar e aparecer na tela. Mas será que não fica ruim para o usuário achar BR/UF-XXX não? Nome oficial quase ninguém conhece. Ainda mais BR onde a sinalização a respeito da mesma é de km em Km

Entendi que, caso o mais conhecido seja o nome, como a "Castelo Branco" por exemplo, vai o nome no principal e o BR/UF-xxx no alternativo.

Diminui o tamanho do texto a falar, atende buscas e visualização do mapa no APP.

E, a definir, se o nome oficial não é conhecido, fica só o BR-XXX no principal e coloca o nome no alternativo. O que aliás, na minha opinião, já poderia estar sendo feito. Como exemplo a BR-369 no norte do Paraná que só fiquei sabendo que tinha nome aqui no Waze.

Waze também é cultura.
MauricioCGB

Has thanked: 308 times
Been thanked: 1227 times

PreviousNext

Return to Comunidade do Brasil